Abril Verde

 

 

Abril_verde.png

A data de 28 de abril foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define que: “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A Campanha Abril Verde em Londrina é uma iniciativa baseada na Lei Municipal nº 12.604, de 30 de novembro de 2017, que instituiu a campanha de promoção para a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em âmbito municipal, sancionada pelo Prefeito Marcelo Belinati Martins, sendo o símbolo do movimento um laço verde.

Neste ano de 2022, a Campanha Abril Verde terá como tema: Sua Segurança é Nossa Prioridade! O objetivo principal é a conscientização dos servidores, para que se tornem multiplicadores das práticas preventivas quanto a saúde e segurança no trabalho.

 

O lançamento da Campanha Abril Verde será:

Data: 4 de abril de 2022
Horário: 14h00
Local: Sede Administrativa da Prefeitura do Município de Londrina, 2º andar
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 635, Jardim Mazei II.

 

Após abertura oficial acontecerá o momento de ação em parceria com Educadores Físicos da FEL, promovendo a Ginástica Laboral com os servidores das unidades localizadas na sede da PML.

Durante o mês de abril, os servidores receberão informações, orientações e palestras, rodas de conversas, voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, qualidade de vida, alimentação saudável, ergonomia, saúde mental, entre outros temas com profissionais do setor público e privado.

Todos os servidores municipais estão convidados a participar.

As inscrições serão realizadas pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na Escola de Governo (Canal Interação). Caso o servidor não tenha acesso ao AVA, a orientação é que ele busque a chefia imediata para se inscrever. Todos os participantes serão certificados, inclusive nas palestras online e nas rodas de conversa.

 

Programação:

Entre as atividades que serão realizadas estarão:

Dia 11/04 - 14:00 às 17:00
Saúde Mental – Psicóloga Camila Menezes - Auditório 2º Andar PML;

Dia 12/04 - 14:00 às 16:00
Aposentadoria Especial. Eu tenho direito? – Advogado Paul Jurgen Kelter - Auditório 2º Andar PML;

Dia 12/04 - 16:00 às 18:00
Promover a vida com bem-estar e equilíbrio – Técnica de Saúde Pública Assistência de Enfermagem, Jucelei Pascoal Boaretto - Auditório 2º Andar PML;

Dia 14/04 - 08:00 às 12:00
Como evitar acidentes com mordeduras caninas – GM Jesse Vander Bortoto - Auditório da UniCesumar;

Dia 19/04 - 08:00 às 12:00
Cuidados com riscos elétricos – Engº Charles Polizelli – Auditório da UniCesumar;

Dia 29/04 - 08:00 às 12:00
Como evitar acidentes com mordeduras caninas – GM Jesse Vander Bortoto – Auditório da SEMA;
Comportamento Seguro – Dra. Fernanda Honorato – Auditório da SEMA;

Palestras On-line

  • Aspectos da Ergonomia no Setor Administrativo - Equipe Técnica da GSSO;
  • Sindrome do Impostor: como lidar com uma condição que assombra milhões de profissionais? - Administrador Rubens de França; 


Rodas de Conversa

Conhecendo o Perfil Profissiográfico Previdênciário - Técnica de Segurança do Trabalho Kelly Roberta de Lima;

Entendendo o Comprovante de Entrega de EPI - Técnica de Segurança do Trabalho Kelly Roberta de Lima;

Diálogo Diário de Segurança: Trabalho a céu aberto - Equipe Técnica da GSSO;

Diálogo Diário de Segurança:Conscientização sobre Alcoolismo - Assistente Social – Rita de Cássia Fioratte e Psicóloga Nome da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO);

Inscrições através do link: http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php

Maiores informações podem ser obtidas com a Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones 3372-4039 ou 3372-4392.

 


Imprimir   Email