Programa de Preparação à Aposentadoria

ppa

Introdução

ppa01.jpgO homem é um ser complexo que traz consigo uma gama de emoções e participa dos meios socioculturais, sociais, esportivos, entre outros. Além disso, possui um trabalho que permeia toda a sua existência. Ou seja: é um cidadão!
Quando chega a fase da sua aposentadoria, importante fase de transição na vida, vivência possíveis desafios relacionados a mudanças, compreendidas entre o afastamento habitual do seu trabalho e a consequente troca de hábitos cotidianos, podendo afetar sua dinâmica familiar e social.

Compreender e se preparar para essas mudanças é uma forma adequada e positiva de construir uma aposentadoria digna.
A Prefeitura de londrina, por meio de sua Secretaria Municipal de Recursos Humanos, vem oferecer subsídios facilitadores para a transição natural na vida de qualquer trabalhador, oportunizando uma reflexão prévia, quando estes ainda estão em pleno exercício de sua atividade profissional.

Sobre o Programa

ppa02.jpgImplantado em 1993, o Programa de Preparação à Aposentadoria possui o objetivo de minimizar o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste e/ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria. O desenvolvimento do Programa dá-se por meio de encontros mensais e anuais, com a participação opcional dos aposentados, pré-aposentados e cônjuges, abordando temas pertinentes a este universo, programa este embasado no respeito ao ser humano e na consciência dos prejuízos que podem advir do rompimento brusco das rotinas de trabalho. Público Alvo: Servidores Municipais aposentados no ano passado e com previsão para aposentadoria no corrente e no próximo ano, bem como seus respectivos cônjuges.

Objetivos do Programa de Preparação à Aposentadoria:

ppa03.jpg

• Esclarecer quanto ao processo natural de envelhecimento;
  • Proporcionar aos servidores informação e reflexão sobre as questões relacionadas com a fase de aposentadoria, no que diz respeito aos aspectos legais, psicossociais e de saúde;
  • Oportunizar aos servidores um espaço de inter-relacionamento;
  • Discutir sobre as formas de utilização do tempo livre com o advento da aposentadoria.

Encontros Mensais - Programação do Ano de 2022

ppa04.jpg

16/03/2022 – Abertura - Palestra: Aposentadoria: Será que estou preparado? Relatos de Aposentados sobre sua participação no PPA

13/04/2022 - Palestra Atualizações Previdenciárias