A Controladoria-Geral do Município é o órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo, tem como missão institucional estabelecer metas de Controle Interno, em conformidade com o artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal, com a finalidade de fiscalizar de forma prévia, concomitante e posterior os atos administrativos, bem como a preservação e a aplicação correta dos recursos disponíveis, em atendimento ao programa de governo e zelando pelos princípios que regem a administração pública.
A História da Controladoria-Geral
No Município de Londrina, através da Lei Municipal nº 2.300, de 20 de setembro de 1.973, foi criada na estrutura do Poder Executivo, a Auditoria Interna. Secretaria subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo com a atribuição de fiscalizar as ações desenvolvidas ela Administração Direta e Indireta através de auditorias de rotina e/ou denúncias.
No ano de 2004, por orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e com base na Constituição Federal e outros diplomas legais pertinentes à matéria, iniciaram-se os estudos para transformação do Órgão Auditoria Interna em Controladoria-geral do Município e a implantação do Sistema de Controle Interno no Município de Londrina.
Concluídos os estudos, a proposta foi apresentada ao Chefe do Poder Executivo, que encaminhou ao Poder Legislativo o projeto de lei que recebeu o número 441/2004.
O projeto tramitou pelas respectivas comissões internas do Poder Legislativo, recebendo parecer favorável para aprovação, sendo aprovado em Plenário e transformado em Lei Municipal de nº 9.698 de 29 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial do Município nº 622 em 30 de dezembro de 2004.
O Prefeito Municipal, dentro dos limites da Lei, através do Decreto nº 408 de 25 de agosto de 2005, regulamentou o funcionamento do Sistema de Controle Interno e o Regimento Interno da Controladoria-Geral do Município – CGM, que foi publicado no Diário Oficial do Município nº 677 de 01 de setembro de 2005. Encontra-se atualmente vigente o Regimento Interno aprovado através do Decreto Municipal nº 1504 de 17 de novembro de 2023.
A CGM é vinculada diretamente ao Chefe do Poder Executivo e tem a finalidade de atuar como órgão central responsável pela coordenação das atividades do Sistema de Controle Interno.
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura organizacional da Controladoria-Geral do Município está prevista no Regimento Interno, aprovado pelo Decreto Municipal nº 1504 de 17 de novembro de 2023. Atualmente, conta com as seguintes unidades organizacionais:
Controladoria-Geral do Município
- Controladora: Beatriz de Oliveira Teixeira
Assessoria de Gabinete
- Assessora: Ely Tieko Yoshinaga
Assessoria Técnica
- Assessor: Marcos José de Lima Urbaneja
Assessoria Administrativo Financeira
- Vanessa Sayuri de Oliveira Uehara Fukui
Diretoria de Auditoria Interna
- Diretor: Fábio Rodrigo Cordeiro
-
- Gerência de Auditoria
- Gerente: Ivan César Marconi
- Coordenadoria de Monitoramento
- Coordenadora: Gleice Rafaela Ferreira Alves Cutisque
- Gerência de Auditoria de Parcerias e Convênios
- Gerente: Daniele Yenes Galão
- Gerência de Auditoria
Diretoria de Controle e Análise de Contas
- Diretora: Viviane Aparecida Américo de Oliveira
- Gerência de Controle e Análise de Contas
- Gerente: Luiz Antonio Pires Furtuoso
- Coordenadoria de Acompanhamento de Contas de Governo
- Coordenador: Hélio Akihiro Tsuchiya
- Gerência de Controle Interno
- Gerente: (vago)
- Gerência de Controle e Análise de Contas
Diretoria de Transparência e Integridade
- Diretora: Paula Caroline Alves de Oliveira Favoreto
-
- Gerência de Transparência e Integridade
- Gerente: Rodolfo Lansoni
- Coordenadoria de Transparência Ativa (vago)
- Coordenadoria de Apoio ao Compliance e Integridade (vago)
- Gerência de Transparência e Integridade
A nossa equipe é multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de contabilidade, direito, administração, informática e afins.
EQUIPE DE TRABALHO:
CONTROLADORA-GERAL DO MUNICÍPIO
Beatriz de Oliveira Teixeira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - 3372-4295
Currículo abreviado: Graduação em Direito pela Faculdade Arthur Thomas, Londrina (2015) e Pós-Graduação em Gestão Publica – Faculdade Eficaz, Maringá - (2017).
Nomeação conforme DECRETO Nº 1531 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2022, publicado no Jornal Oficial do Município nº 4808, de 30/12/2022.
Assessoria de Gabinete
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Assessora: Ely Tieko Yoshinaga
Cargo: Técnica de Gestão Pública
Telefone: 3372-4295
Data de Admissão: 19/01/2009
Horário de Trabalho: 12h as 18h
Currículo (abreviado): Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Pós graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina.
Assessoria Técnica
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Assessora: Marcos José de Lima Urbaneja
Cargo: Contador
Telefone: 3372- 4295
Data de Admissão: 21/01/2008
Horário de Trabalho: 12h as 18h
Currículo (abreviado): Graduação em Ciências Contábeis pela FACCAR/PR - Conclusão: 1996. Graduação em Ciências Jurídicas pela UNOPAR - Conclusão: 2003.
Pós Graduação a nìvel de Especialização em Controladoria e Gerência Financeira conclusão:1998-FACCAR/PR
Pós Graduação a nìvel de Especialização em DIreito Aplicado-conclusão 2004-Escola da Magistratura do Estado do Paraná
Assessoria Administrativo Financeira
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Assessora: Vanessa Sayuri de Oliveira Uehara Fukui
Cargo: Técnica de Gestão Pública
Telefone: 3372-4954
Data de admissão: 03/11/2014
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo (Abreviado): Formada em Gestão Pública pela Unicesumar em 2014.
Equipe:
Jaime Antonio Paixão - Cargo: Agente Administrativo
Mariana Makihara - Estagiária
Diretoria de Auditoria Interna
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Diretor: Fábio Rodrigo Cordeiro
Cargo: Auditor Interno
Telefone: 3372-4456
Data de Admissão: 02/08/2018
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração de Empresas (UFPR). Conclusão: 2005; Ciências Contábeis (Unifil). Conclusão: 2021; Pós-graduação MBA em Auditoria Integral (UFPR). Conclusão: 2013; Pós-Graduação em Controladoria (UFPR). Conclusão: 2018.
Gerência de Auditoria Geral:
Gerente: Ivan César Marconi - Cargo: Auditor Interno.
Telefone: 3372-4475
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Equipe:
Gleyson Arlei de Oliveira (em licença) - Cargo: Auditor Interno
Cristiane de Souza Lima - Estagiária
Bruna Fernandes Lima Uehara - Estagiária
Coordenadoria de Monitoramento:
Coordenador(a): Gleice Rafaela Ferreira Alves Cutisque - Cargo: TGPA01
Telefone: 3372-4137
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Gerência de Auditoria de Parcerias e Convênios
Gerente: Daniele Yenes Galão
Telefone: 3372-4137
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Equipe:
Alexandre Sanches Oliveira - Cargo: TGPC08
Diretoria de Controle e Análise de Contas
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Diretora: Viviane Aparecida Américo de Oliveira
Cargo: Técnica de Gestão Pública
Telefone: (43) 3372-4066
Data de Admissão: 16/05/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo (abreviado): Formada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina – INESUL (2012); Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria pela UNOPAR Londrina (2015).
Gerência de Controle Interno
Gerente:
Telefone: 3372-4449
Equipe:
Maria Eduarda de Souza - Estagiária
Gerência de Análise de Contas
Gerente: Luiz Antonio Pires Furtuoso - Cargo: Contador
Telefone: 3372-4064
Equipe:
Angela Biazon Moraes Massoni - Cargo: Contadora
Coordenadoria de Acompanhamento de Contas de Governo
Coordenador: Hélio Akihiro Tsuchiya - Cargo: TGPC08
Telefone: 3372-4025
Diretoria de Transparência e Integridade
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Diretora: Paula Caroline Alves de Oliveira Favoreto
Cargo: Técnica de Gestão Pública
Telefone: 3372-4301
Data de Admissão: 18/02/2013
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo (abreviado): Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ano de conclusão: 2013; Pós-Graduada em Direito do Estado, com ênfase em Direito Administrativo - Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Graduada em Direito Tributário Empresarial (Faculdade CERS).
Gerência de Transparência e Integridade
Gerente: Rodolfo Lansoni - Cargo: TGPB01
Telefone: 3372-4301
Equipe:
Eduardo Miranda Andrade Wollmann - Estagiário
Coordenadoria de Transparência Ativa:
Coordenador: (vago)
Coordenadoria de Apoio ao Compliance e Integridade:
Coordenador: (vago)
ENDEREÇO E CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Localização: Centro Administrativo - Av. Duque de Caxias, n° 635 - 1° Andar - Jd. Mazzei
Londrina/Paraná - CEP: 86015-901
Telefone: (43) 3372-4025 / (43) 3372-4017
- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Informações sobre Certidões: (43) 3372-4295 - Contato: Ely
Assessoria de Gabinete: (43) 3372-4295
Assessoria Técnica: (43) 3372-4295 - Assessoria Administrativo Financeira: (43) 3372-4954
- Diretoria de Auditoria Interna: (43) 3372-4456
Diretoria de Controle e Análise de Contas: (43) 3372-4066 - Diretoria de Transparência e Integridade: (43) 3372-4301
REDES SOCIAIS
Instagram:
Obs: o instagram da Controladoria está temporariamente suspenso devido às restrições do período eleitoral. Será reativada após as eleições municipais.
FALE CONOSCO
E-mail Geral:
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E-mails e Telefones/Contato dos integrantes da Equipe:
O QUADRO DOS CONTROLADORES
No decorrer dos anos as contribuições apresentadas pelos controladores foram fundamentais para o desenvolvimeno institucional da Controladoria-Geral:
Beatriz de Oliveira Teixeira
01/2023 - Atual
Newton Hideki Tanimura
06/2018 - 12/2022
Marcos José de Lima Urbaneja
02/2018 - 06/2018
João Carlos Barbosa Perez
01/2015 - 02/2018
Helcio dos Santos
05/2011 - 01/2015
Luiz Nicacio
01/2010 - 05/2011
Milson Antonio Ciriaco Dias
09/2007 - 12/2009
Sinival Osorio Pitaguari
01/2005 - 09/2007
Acesse os principais serviços desta secretaria através da Carta de Serviços
Certidão Negativa de Pendências - CGM
Certidão Positiva com Efeito de Negativa - CGM