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Certidão Negativa de Pendências - CGM
Certidão Positiva com Efeito de Negativa - CGM
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ENDEREÇO E CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Localização: Centro Administrativo - Av. Duque de Caxias, n° 635 - 1° Andar - Jd. Mazzei
CEP: 86015-901- Londrina/Paraná
Horário de atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 12h às 18h
Informações sobre Certidões: (43) 3372-4295 - Contato Ely
Assessoria de Gabinete: (43) 3372-4295
Assessoria Técnica: (43) 3372-4295
Assessoria Administrativo-Financeiro: (43) 3372-4954
Diretoria de Auditoria Interna: (43) 3372-4456
Diretoria de Controle e Análise de Contas: (43) 3372-4066
Diretoria de Transparência e Integridade: (43) 3372-4301
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A Controladoria-Geral do Município é o órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo, tem como missão institucional estabelecer metas de Controle Interno, em conformidade com o artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal, com a finalidade de fiscalizar de forma prévia, concomitante e posterior os atos administrativos, bem como a preservação e a aplicação correta dos recursos disponíveis, em atendimento ao programa de governo e zelando pelos princípios que regem a administração pública.
A História da Controladoria-Geral
No Município de Londrina, através da Lei Municipal nº 2.300, de 20 de setembro de 1.973, foi criada na estrutura do Poder Executivo, a Auditoria Interna. Secretaria subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo com a atribuição de fiscalizar as ações desenvolvidas pela Administração Direta e Indireta através de auditorias de rotina e/ou denúncias.
No ano de 2004, por orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e com base na Constituição Federal e outros diplomas legais pertinentes à matéria, iniciaram-se os estudos para transformação do Órgão Auditoria Interna em Controladoria-Geral do Município e a implantação do Sistema de Controle Interno no Município de Londrina.
Concluídos os estudos, a proposta foi apresentada ao Chefe do Poder Executivo, que encaminhou ao Poder Legislativo o projeto de lei que recebeu o número 441/2004.
O projeto tramitou pelas respectivas comissões internas do Poder Legislativo, recebendo parecer favorável para aprovação, sendo aprovado em Plenário e transformado em Lei Municipal de nº 9.698 de 29 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial do Município nº 622 em 30 de dezembro de 2004.
O Prefeito Municipal, dentro dos limites da Lei, através do Decreto nº 408 de 25 de agosto de 2005, regulamentou o funcionamento do Sistema de Controle Interno e o Regimento Interno da Controladoria-Geral do Município – CGM, que foi publicado no Diário Oficial do Município nº 677 de 01 de setembro de 2005. Encontra-se atualmente vigente o Regimento Interno aprovado através do Decreto Municipal nº 1504 de 17 de novembro de 2023.
A CGM é vinculada diretamente ao Chefe do Poder Executivo e tem a finalidade de atuar como órgão central responsável pela coordenação das atividades do Sistema de Controle Interno.
Guilherme Arruda Santos
Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR;
Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR;
MBA em Gestão da Qualidade;
MBA em Gestão de Pessoas no Serviço Público;
MBA em Políticas Públicas;
Engenheiro Químico;
Bacharel em Ciências Contábeis;
Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica;
De 2019 a 2024 atuou como Assessor Técnico de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Paraná TCE/PR realizando atividades de assessoramento e desenvolvimento de novos projetos na 5ª Inspetoria de Controle Externo;
Professor da Escola de Gestão Pública – EGP e de Pós-graduação em temas voltados para Governança, Compliance, Integridade, Controle Interno e Planejamento;
Entre os anos de 2016 e 2018 esteve como coordenador do Observatório da Despesa Pública do Paraná e coordenador de Controle Interno e Auditoria durante os anos de 2014 a 2016 na Controladoria Geral do Estado – PR;
Entre os anos de 2013 a 2018 atuou como gerente do Projeto do Banco Mundial junto a CGE/PR no processo de modernização administrativa;
Coordenou, em 2015, o projeto piloto de autoavaliação com base na metodologia IA-CM - IAA entre Paraná e São Paulo, junto ao Banco Mundial e ao Conselho Nacional de Controle Interno CONACI, além de atuar na área de Controle da Administração Pública desde 2011.
CONTROLADOR-GERAL DO MUNICÍPIO
Guilherme Arruda Santos
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Telefone: (43) 3372-4295
Nomeação conforme DECRETO Nº 2 DE 01 DE JANEIRO DE 2025, publicado no Jornal Oficial do Município nº 5379 p.46.
Assessoria de Gabinete
Assessora: Ely Tieko Yoshinaga - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPB01
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Telefone: (43) 3372-4295
Data de Admissão: 19/01/2009
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Pós graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina.
Assessoria Técnica
Assessora: Gleice Rafaela Ferreira Alves Cutisque - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPA01
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Telefone: (43) 3372-4295
Data de Admissão: 10/06/2019
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Formação em Administração pela Unopar (2010). Pós-graduada em Gestão Financeira e Controladoria e Liderança e Gestão Pública.
Assessoria Técnica
Assessora: Vanessa Sayuri de Oliveira Uehara Fukui - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPA01
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Telefone: (43) 3372-4954
Data de Admissão: 03/11/2014
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Formada em Gestão Pública pela Unicesumar em 2014.
Equipe:
Jaime Antonio Paixão - Cargo: Agente Administrativo
Diretoria de Auditoria Interna
Diretor: Fábio Rodrigo Cordeiro - Cargo: Auditor Interno - AINU01
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Telefone: (43) 3372-4456
Data de Admissão: 02/08/2018
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração de Empresas - UFPR (2005); Ciências Contábeis - Unifil (2021); Pós-graduação MBA em Auditoria Integral - UFPR (2013); Pós-Graduação em Controladoria - UFPR (2018).
Gerência de Auditoria Geral
Gerente: Ivan César Marconi - Cargo: Auditor Interno - AINU01
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Telefone: (43) 3372-4475
Data de Admissão: 01/09/2017
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração (2011); MBA em Gestão Pública (2012); Especialização em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2013); Mestrado em Administração (2014).
Coordenadoria de Monitoramento
Coordenador: vago
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Telefone: (43) 3372-4137
Gerência de Auditoria de Parcerias e Convênios
Gerente: Daniele Yenes Galão - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
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Telefone: (43) 3372-4137
Data de Admissão: 11/03/1996
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração de Empresas - UEL (1996); Pós-graduação em Marketing e Propaganda - UEL (1998); Pós-graduação em Gestão Pública - INBRAPE (2010), em Políticas Públicas - NSE Cursos (2017) e em Liderança e Gestão Pública - FAINSEP (2025).
Equipe:
Alexandre Sanches Oliveira - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
Data de Admissão: 02/12/1996
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Diretoria de Controle e Análise de Contas
Diretora: Regina Motoki de Oliveira - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
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Telefone: (43) 3372-4449
Data de Admissão: 04/07/1994
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis - UEL (1998); Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - UFPR (2005), Conselheira Fiscal na CAAPSML (2010 a 2017), Pós-Graduação em Gestão de Pessoas - Unespar (2009) e em Controladoria, Contabilidade e Auditoria Interna - FAINSEP (2024).
Gerência de Controle Interno
Gerente: vago
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Telefone: (43) 3372-4025
Gerência de Análise de Contas
Gerente: Luiz Antonio Pires Furtuoso - Cargo: Contador - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4064
Data de Admissão: 02/01/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Ciências Contábeis - UEL (2002); Licenciatura Plena em Gestão e Negócios - UEL, com Especialização em Contabilidade e Controladoria Empresarial – UEL, MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal – UNINTER; Especialização em Gestão Pública - Faculdade Campos Elíseos e Especialização em Direito – Faculdade Campos Elíseos. Professor do Estado do Paraná - Concursado - entre 2009 a 2013 - Área de Gestão de Negócios.
Equipe:
Angela Biazon Moraes Massoni - Cargo: Contador - CONU01
Data de Admissão: 20/02/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Flávio Roque - Cargo: Contador - CONU01
Data de Admissão: 10/03/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Ciências Contábeis - UEL (2002); Pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Empresarial - UEL (2004); Tecnólogo em Gestão Pública - IFPR (2012); Especialiação em Perícia Contábil e Auditoria - UEL (2014), em Direito Administrativo - FCE (2024) e Gestão Pública - FCE (2024). Cursando Direito - UEL (2022).
Coordenadoria de Acompanhamento de Contas de Governo
Coordenador: Hélio Akihiro Tsuchiya - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
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Telefone: (43) 3372-4025
Data de Admissão: 10/03/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Tecnologia da Informação (1990).
Diretoria de Transparência e Integridade
Diretor: Rodolfo Lansoni - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPB01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 20/03/2017
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduado em Direito pela PUC-PR (2016); Pós-Graduado em Direito Administrativo (Faculdade Campos Elíseos); Gestão Pública (UEL) e Políticas Públicas (Faculdade Campos Elíseos).
Gerência de Transparência e Integridade
Gerente: Marcos José de Lima Urbaneja - Cargo: Contador - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 21/01/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia FACCAR (1996); Pós-graduação em Controladoria e Gerencia Financeira - FACCAR (1998).
Coordenadoria de Transparência Ativa
Coordenadora: Karina Maki Izumi Orsi - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPA01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 15/10/2019
Horário de Trabalho: 11h às 17h
Currículo abreviado: Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2007); Mestrado em Cadeia de Suprimentos e Logística Internacional (2009); Especialização em Engenharia de Produção Enxuta - Lean Manufacturing (2013), Gestão Pública - Faculdade Iguaçu (2024).
Equipe:
Eduardo Miranda Andrade Wollmann - Estagiário
Coordenadoria de Apoio ao Compliance e Integridade
Coordenador: Gleyson Arlei de Oliveira - Cargo: Auditor Interno - AINU01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 04/12/2017
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA); MBA em Redes de Computadores (LARC/POLI/USP); MBA em Gestão de Negócios (FGV); MBA em Gestão e Controle Externo de Contas Públicas (TCM-SP).
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura organizacional da Controladoria-Geral do Município está prevista no Regimento Interno, aprovado pelo Decreto Municipal nº 1504 de 17 de novembro de 2023. Atualmente, conta com as seguintes unidades organizacionais:
O QUADRO DOS CONTROLADORES
No decorrer dos anos as contribuições apresentadas pelos controladores foram fundamentais para o desenvolvimento institucional da Controladoria-Geral: