acessibilidade

Localização e Contatos - Controladoria

ENDEREÇO E CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Localização: Centro Administrativo - Av. Duque de Caxias, n° 635 - 1° Andar - Jd. Mazzei
CEP: 86015-901- Londrina/Paraná

Horário de atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 12h às 18h

Informações sobre Certidões: (43) 3372-4295 - Contato Ely
Assessoria de Gabinete: (43) 3372-4295
Assessoria Técnica: (43) 3372-4295
Assessoria Administrativo-Financeiro: (43) 3372-4954
Diretoria de Auditoria Interna: (43) 3372-4456
Diretoria de Controle e Análise de Contas: (43) 3372-4066
Diretoria de Transparência e Integridade: (43) 3372-4301

 

FALE CONOSCO

E-mail Geral:
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E-mails e Telefones/Contato dos integrantes da Equipe:
Contatos Controladoria-Geral do Município

 

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA CGM:

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História

A Controladoria-Geral do Município é o órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo, tem como missão institucional estabelecer metas de Controle Interno, em conformidade com o artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal, com a finalidade de fiscalizar de forma prévia, concomitante e posterior os atos administrativos, bem como a preservação e a aplicação correta dos recursos disponíveis, em atendimento ao programa de governo e zelando pelos princípios que regem a administração pública.

 

A História da Controladoria-Geral

No Município de Londrina, através da Lei Municipal nº 2.300, de 20 de setembro de 1.973, foi criada na estrutura do Poder Executivo, a Auditoria Interna. Secretaria subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo com a atribuição de fiscalizar as ações desenvolvidas pela Administração Direta e Indireta através de auditorias de rotina e/ou denúncias.

No ano de 2004, por orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e com base na Constituição Federal e outros diplomas legais pertinentes à matéria, iniciaram-se os estudos para transformação do Órgão Auditoria Interna em Controladoria-Geral do Município e a implantação do Sistema de Controle Interno no Município de Londrina. 

Concluídos os estudos, a proposta foi apresentada ao Chefe do Poder Executivo, que encaminhou ao Poder Legislativo o projeto de lei que recebeu o número 441/2004.

O projeto tramitou pelas respectivas comissões internas do Poder Legislativo, recebendo parecer favorável para aprovação, sendo aprovado em Plenário e transformado em Lei Municipal de nº 9.698 de 29 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial do Município nº 622 em 30 de dezembro de 2004.

O Prefeito Municipal, dentro dos limites da Lei, através do Decreto nº 408 de 25 de agosto de 2005, regulamentou o funcionamento do Sistema de Controle Interno e o Regimento Interno da Controladoria-Geral do Município – CGM, que foi publicado no Diário Oficial do Município nº 677 de 01 de setembro de 2005. Encontra-se atualmente vigente o Regimento Interno aprovado através do Decreto Municipal nº 1504 de 17 de novembro de 2023.

A CGM é vinculada diretamente ao Chefe do Poder Executivo e tem a finalidade de atuar como órgão central responsável pela coordenação das atividades do Sistema de Controle Interno.

Perfil do Chefe da Pasta


Foto Controlador

 

Guilherme Arruda Santos

Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR;
Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR;
MBA em Gestão da Qualidade;
MBA em Gestão de Pessoas no Serviço Público;
MBA em Políticas Públicas;
Engenheiro Químico;
Bacharel em Ciências Contábeis;
Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica;
De 2019 a 2024 atuou como Assessor Técnico de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Paraná TCE/PR realizando atividades de assessoramento e desenvolvimento de novos projetos na 5ª Inspetoria de Controle Externo;
Professor da Escola de Gestão Pública – EGP e de Pós-graduação em temas voltados para Governança, Compliance, Integridade, Controle Interno e Planejamento;
Entre os anos de 2016 e 2018 esteve como coordenador do Observatório da Despesa Pública do Paraná e coordenador de Controle Interno e Auditoria durante os anos de 2014 a 2016 na Controladoria Geral do Estado – PR;
Entre os anos de 2013 a 2018 atuou como gerente do Projeto do Banco Mundial junto a CGE/PR no processo de modernização administrativa;
Coordenou, em 2015, o projeto piloto de autoavaliação com base na metodologia IA-CM - IAA entre Paraná e São Paulo, junto ao Banco Mundial e ao Conselho Nacional de Controle Interno CONACI, além de atuar na área de Controle da Administração Pública desde 2011.

 

Estrutura / Responsáveis - Controladoria

CONTROLADOR-GERAL DO MUNICÍPIO
Guilherme Arruda Santos
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Telefone: (43) 3372-4295
Nomeação conforme DECRETO Nº 2 DE 01 DE JANEIRO DE 2025, publicado no Jornal Oficial do Município nº 5379 p.46.

Assessoria de Gabinete
Assessora: Ely Tieko Yoshinaga - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPB01
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Telefone: (43) 3372-4295
Data de Admissão: 19/01/2009
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Pós graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina.

Assessoria Técnica
Assessora: Gleice Rafaela Ferreira Alves Cutisque - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPA01
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Telefone: (43) 3372-4295
Data de Admissão: 10/06/2019
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Formação em Administração pela Unopar (2010). Pós-graduada em Gestão Financeira e Controladoria e Liderança e Gestão Pública.

Assessoria Técnica
Assessora: Vanessa Sayuri de Oliveira Uehara Fukui - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPA01
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Telefone: (43) 3372-4954
Data de Admissão: 03/11/2014
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Formada em Gestão Pública pela Unicesumar em 2014.

Equipe: 
Jaime Antonio Paixão - Cargo: Agente Administrativo 

 

Diretoria de Auditoria Interna
Diretor: Fábio Rodrigo Cordeiro - Cargo: Auditor Interno - AINU01
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Telefone: (43) 3372-4456
Data de Admissão: 02/08/2018
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração de Empresas - UFPR (2005); Ciências Contábeis - Unifil (2021); Pós-graduação MBA em Auditoria Integral - UFPR (2013); Pós-Graduação em Controladoria - UFPR (2018).

Gerência de Auditoria Geral
Gerente: Ivan César Marconi - Cargo: Auditor Interno - AINU01
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Telefone: (43) 3372-4475
Data de Admissão: 01/09/2017
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração (2011); MBA em Gestão Pública (2012); Especialização em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2013); Mestrado em Administração (2014).

Coordenadoria de Monitoramento
Coordenador: vago
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Telefone: (43) 3372-4137

Gerência de Auditoria de Parcerias e Convênios
Gerente: Daniele Yenes Galão - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
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Telefone: (43) 3372-4137
Data de Admissão: 11/03/1996
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração de Empresas - UEL (1996); Pós-graduação em Marketing e Propaganda - UEL (1998); Pós-graduação em Gestão Pública - INBRAPE (2010), em Políticas Públicas - NSE Cursos (2017)
 e em Liderança e Gestão Pública - FAINSEP (2025).

Equipe: 
Alexandre Sanches Oliveira - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
Data de Admissão: 02/12/1996
Horário de Trabalho: 12h às 18h

 

Diretoria de Controle e Análise de Contas
Diretora: Regina Motoki de Oliveira - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
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Telefone: (43) 3372-4449
Data de Admissão: 04/07/1994
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis - UEL (1998); Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - UFPR (2005), Conselheira Fiscal na CAAPSML (2010 a 2017), Pós-Graduação em Gestão de Pessoas - Unespar (2009) e em Controladoria, Contabilidade e Auditoria Interna - FAINSEP (2024). 

Gerência de Controle Interno
Gerente: vago
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Telefone: (43) 3372-4025

Gerência de Análise de Contas
Gerente: Luiz Antonio Pires Furtuoso - Cargo: Contador - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4064
Data de Admissão: 02/01/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Ciências Contábeis - UEL (2002); Licenciatura Plena em Gestão e Negócios - UEL, com Especialização em Contabilidade e Controladoria Empresarial – UEL, MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal – UNINTER; Especialização em Gestão Pública - Faculdade Campos Elíseos e Especialização em Direito – Faculdade Campos Elíseos. Professor do Estado do Paraná - Concursado - entre 2009 a 2013 - Área de Gestão de Negócios.

Equipe:     
Angela Biazon Moraes Massoni - Cargo: Contador - CONU01
Data de Admissão: 20/02/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h

Flávio Roque - Cargo: Contador - CONU01
Data de Admissão: 10/03/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Ciências Contábeis - UEL (2002); Pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Empresarial - UEL (2004); Tecnólogo em Gestão Pública - IFPR (2012); Especialiação em Perícia Contábil e Auditoria - UEL (2014), em Direito Administrativo - FCE (2024) e Gestão Pública - FCE (2024). Cursando Direito - UEL (2022).

Coordenadoria de Acompanhamento de Contas de Governo
Coordenador: Hélio Akihiro Tsuchiya - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC08
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Telefone: (43) 3372-4025
Data de Admissão: 10/03/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Tecnologia da Informação (1990).

 

Diretoria de Transparência e Integridade
Diretor: Rodolfo Lansoni - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPB01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 20/03/2017
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduado em Direito pela PUC-PR (2016); Pós-Graduado em Direito Administrativo (Faculdade Campos Elíseos); Gestão Pública (UEL) e Políticas Públicas (Faculdade Campos Elíseos).

Gerência de Transparência e Integridade
Gerente: Marcos José de Lima Urbaneja - Cargo: Contador - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 21/01/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia FACCAR (1996); Pós-graduação em Controladoria e Gerencia Financeira - FACCAR (1998).

Coordenadoria de Transparência Ativa
Coordenadora: Karina Maki Izumi Orsi - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPA01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 15/10/2019
Horário de Trabalho: 11h às 17h
Currículo abreviado: Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2007); Mestrado em Cadeia de Suprimentos e Logística Internacional (2009); Especialização em Engenharia de Produção Enxuta - Lean Manufacturing (2013), Gestão Pública - Faculdade Iguaçu (2024).

Equipe:
Eduardo Miranda Andrade Wollmann - Estagiário

Coordenadoria de Apoio ao Compliance e Integridade
Coordenador: Gleyson Arlei de Oliveira - Cargo: Auditor Interno - AINU01
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Telefone: (43) 3372-4301
Data de Admissão: 04/12/2017
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA); MBA em Redes de Computadores (LARC/POLI/USP); MBA em Gestão de Negócios (FGV); MBA em Gestão e Controle Externo de Contas Públicas (TCM-SP). 

Organograma

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional da Controladoria-Geral do Município está prevista no Regimento Interno, aprovado pelo Decreto Municipal nº 1504 de 17 de novembro de 2023. Atualmente, conta com as seguintes unidades organizacionais:

 Black and White Minimalist Organizational Chart 2

  

Galeria de Secretários

O QUADRO DOS CONTROLADORES

No decorrer dos anos as contribuições apresentadas pelos controladores foram fundamentais para o desenvolvimento institucional da Controladoria-Geral:

 

Foto Bia

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