Governança

Lei Municipal nº 13.310 de 20 de Dezembro de 2021

SÚMULA: Institui a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Londrina.

 

PORTARIA CGM-GAB Nº 3, de 17 de fevereiro de 2022

SÚMULA: Institui o Comitê Interno de Governança Pública da Controladoria-Geral do Município em conformidade com os artigos 13 e seguintes, da Lei Municipal 13.310/2021

 

O que é Governança no Setor Público?

De acordo com o Referencial Básico de Governança do TCU, a Governança no Setor Público é a aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle, que permitem aos mandatários de uma organização pública e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar a sua atuação e monitorar o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e de políticas públicas. Este conceito, derivado principalmente da governança corporativa, foi delineado e adotado pelo TCU em virtude do propósito de apoiar a melhoria do desempenho das organizações públicas jurisdicionadas.

Material Complementar

O Tribunal de Contas da União em seu sítio eletrônico apresenta alguns materiais, dos quais, o CIG-CGM destaca os seguintes:


Imprimir