Sistema Irsas- Informatização da Rede de Serviços socioassistenciais desenvolvido pela equipe técnica (assistente social e estagiário de TI) da Secretaria Municipal de Assistência Social em 2005, encontra-se no ar desde então atendendo à Secretaria Municipal de Assistência Social e todos os serviços da Rede Socioassistencial Governamental e Não Governamental. Além disso, esse sistema também está disponível para o INSS, Ministério Público, Cohab, ACESF, CMTU (para o serviço de reciclagem de resíduos sólidos), Conselhos Tutelares, Secretaria de Educação do Município e do Estado, Secretaria de Saúde, Escolas de Educação Especial, Secretaria da Mulher, Secretaria do Idoso. Na Secretaria de Assistência Social o IRSAS é utilizado em todas as suas unidades de atendimento, em todos os seus serviços, inclusive na gestão local dos programas de transferência de renda do governo federal e municipal e na gestão de benefícios municipais.
O sistema é disponibilizado para a rede de serviços governamental e não governamental de proteção social básica e especial, contemplando todas as peculiaridades dos serviços em questão, registrando diferentes ocorrências conforme especificidades identificadas. Esta função permite que todos os serviços conheçam os atendimentos/vulnerabilidades/encaminhamentos dados pelos outros serviços, sempre compartilhando os dados dentro dos princípios da ética que rege os profissionais e seus conselhos de classe.
O sistema também atende a necessidade de prontuário digital do público usuário das políticas publicas, emitindo relatórios de conhecimento das vulnerabilidades por bairro/território, conhecimento do perfil do público, dos serviços que cada família faz uso na rede, dos benefícios que utiliza, integrando o atendimento de forma transversal, permitindo ainda que as famílias sejam atendidas sempre a partir de sua história de vida, sem interromper a construção coletiva dada pela rede de serviços e eliminando as distorções nas histórias de vida dadas por cada membro do domicílio, bem como, permite a eliminação de duplicidade de benefícios, contribuindo, assim, para o cumprimento do princípio da eficiência na administração pública, visto possibilitar a otimização dos recursos e ampliação de seu alcance.
O sistema oportuniza ao gestor conhecimento da realidade, através da vigilância social a emissão de diagnóstico socioterritorial, possibilitando a construção de um planejamento estratégico pautado nas reais necessidades do público em seus territórios.
Cadastros:
O cadastro completo de cada pessoa no Irsas é formado várias categorias de informações, tais como:
- dados pessoais;
- identificação do domicílio no cadastro único;
- dados do responsável;
- filiação;
- documentos pessoais;
- escolaridade e escola;
- situação ocupacional e renda familiar;
- dados para contato;
- mapeamento da situação de deficiência;
- dados do cumprimento das condicionalidades;
- localização (endereço da residência ou de serviço onde se encontra dentro da rede sócio assistencial);
- composição familiar;
- ocorrências (registro de todos os procedimentos realizados); armazenando todo o histórico de atendimento com a família, o registro pode ser efetivado em todos os serviços da rede.
- avaliação de vulnerabilidade baseado em indicadores de proteção social básica e de proteção social especial;
Os relatórios devem permitir:
- controle sobre as ações desenvolvidas por todos os usuários dos sistema de todas as atividades desenvolvidas pelos serviços socioassistenciais do município.
- relatórios quantitativos de atendimentos, encaminhamentos e benefícios fornecidos;
- perfil da população atendida com base territorial;
- índice de vulnerabilidade das famílias, de uma região, ou de um determinado bairro;
- perfil dos beneficiários com vários indicadores a serem cruzados;
- concentração de demanda;
- subsídio à vigilância social e defesa socioinstitucional
- mapeamento das vulnerabilidades por território, serviço, outras.
- distribuição dos benefícios por território – gestão local da política
- perfil /vulnerabilidades do público beneficiário
- controle do trabalho técnico – monitoramento dos procedimentos adotados nos serviços
- controle da gestão de benefícios, programas, projetos e serviços.
- mapeamento das demandas por território ou serviço
- controle das atividades realizadas nos serviços
- diagnóstico socioterritorial e planejamento dos serviços a partir das vulnerabilidades locais e da cobertura dos serviços por público.
Possibilidades:
- controle das ações executadas nos serviços
- auditoria de registros técnicos
- prontuário digital
- gestão de benefícios
- avaliação de vulnerabilidades
- controle e gestão da política local
Integração com o CADASTRO ÚNICO:
- base de dados do cadastro único, incorporada ao Irsas
- possibilita a localização de irregularidades no cadastro único
- controle dos dados dos beneficiários do cadastro único no âmbito local
- integração dos programas sociais da união x programas locais
- inserção em prontuário digital do código da Ubs do beneficiários – cruzamento da base da saúde para execução das condicionalidades
- gestão local do cadastro único
- acompanhamento dos procedimentos realizados com os beneficiários na rede de serviços através das “ocorrências”
- acompanhamento da gestão de benefícios nas três esferas de governo
- integração dos níveis de gestão (básica e especial- processo de referência e contra referência).
Interface do sistema de cadastro e controle da Secretaria de Assistência Social. O processo de descentralização da Secretaria municipal de Assistência Social e as demais diretrizes que compõe a organização do serviço da mesma fizeram surgir uma essencial necessidade de construção de um sistema que facilitasse a organização das informações visando garantir o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social através de um trabalho mais ágil e eficiente.