Perguntas Frequentes

 Perguntas Frequentes

- O que é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)?
É uma unidade pública territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e articula a rede de serviços socioassistenciais. São locais onde se ofertam serviços da política de assistência social. Para mais informações clique aqui.

- Onde encontro os endereços dos CRAS?

Os endereços, horários e telefones estão disponíveis no link abaixo.
Endereço CRAS

- O que é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)?
É uma unidade pública onde se realizam atendimentos especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos (Negligência/Abandono; Violência Física, Psicológica, Patrimonial, Financeira, Sexual, Trabalho infantil; Situação de Rua) na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. Para mais informações clique aqui.

- Onde encontro os endereços dos CREAS?
Os endereços, horários e telefones estão disponíveis no link abaixo.
Endereço CREAS

- O que é uma abordagem social?
É uma ação da Assistência Social para localizar e abordar pessoas em situação de rua. Durante as abordagens são oferecidos escuta, acolhida e encaminhamentos necessários. Para maiores informações clique aqui.


- Como solicitar atendimento a uma pessoa em situação de rua (adulto, criança e adolescente)?
Munícipes e órgãos públicos poderão solicitar uma abordagem social por meio do telefone (43)99991-4568, de segunda a sexta das 08:00 as 23:00; nos sábados das 09:00 as 19:00; e aos domingos e feriados das 09:00 as 14:00.

- O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único é um instrumento que permite a identificação socioeconômica das famílias de renda mensal igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa; ou
renda familiar mensal de até três salários mínimos. Para maiores informações clique aqui.

- Como faço para me cadastrar/atualizar?
O (A) Sr.(a) pode entrar em contato com a Central de cadastro Único, para realizar o agendamento do atendimento, nos telefones:

3378-0420

3378-0425

3378-0426

3378-0431.


- Quais documentos levar para me cadastrar/atualizar no Cadastro Único?

Vai precisar levar a documentação de todas as pessoas que moram com você.
RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento; Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam; Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).

- O Cadastro Único me dá acesso a quais programas?

Se estiver dentro dos critérios de renda, poderá ter acesso a programas tais como:

Bolsa Família;
Carteira do Idoso;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Benefício de Prestação Continuada(BPC);
Isenção de Taxas de Concursos Públicos; entre outros

- O que é o Programa Bolsa Família?

É um Programa de Transferência de Renda do Governo Federal com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 89,01 a R$ 178,00) e extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 89,00).

- Como faço para ser beneficiário do Programa Bolsa Família?
O (A) Sr.(a) deve cadastrar sua família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

- Depois que fiz o cadastro quanto tempo demoro para receber o benefício do Programa Bolsa Família?

Não existe um prazo definido, caso seja contemplada a família receberá carta com a informação, mas também pode acompanhar através do CRAS da região da sua residência.

- Qual a forma de pagamento do Programa Bolsa Família?
O pagamento do benefício é mensal, e é realizado pela Caixa Econômica Federal, inclusive, o saque pode ser efetuado nas casas lotéricas.

 


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