O Serviço de Acolhimento Institucional é competência da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, e tem o objetivo de promover acolhimento em diferentes tipos de equipamentos, destinado a famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, garantindo proteção social e favorecendo o convívio.
No município de Londrina, a Gestão do Acolhimento Institucional fica localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 2896.
Telefone: (43) 3378-0021
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para ler: Projeto Político-Pedagógico (PPP) - CENTRAL DE VAGAS UNIFICADA
A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.
Para ler: Perfil dos Acolhidos abril de 2020.
Para crianças e adolescentes:
Acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As unidades não devem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes atendidos.
Parceiros:
- NUSELON - Projeto Político-Pedagógico (PPP);
TRILHA DA CIDADANIA INFANTO-JUVENIL histórico 2019
TRILHA DA CIDADANIA - PÚBLICO INFANTOJUVENIL
GUIA - CAMINHOS PARA MEU FUTURO
Para adultos
Acolhimento provisório com estrutura para acolher com privacidade pessoas do mesmo sexo. É previsto para pessoas com vivência de situação de rua, migração e trânsito, sempre de caráter temporário. Deve estar distribuído no espaço urbano de forma democrática, respeitando o direito de permanência e usufruto da cidade com segurança, igualdade de condições e acesso aos serviços públicos.
Parceiros:
- Casa do Bom Samaritano;
- SOS;
- Morada de Deus;
- MMA;
- Projeto Renascer;
- Missão Casa Verde.
TRILHA DA CIDADANIA ADULTO:
Trilha da Cidadania - Público Adulto
Para jovens e adultos com deficiência:
Acolhimento destinado a jovens e adultos com deficiência, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados. É previsto para jovens e adultos com deficiência que não dispõem de condições de autosustentabilidade, de retaguarda familiar temporária ou permanente ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência.
Parceiros:
- Casa do Caminho;
- Associação Flávia Cristina.
Para idosos:
Acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. A natureza do acolhimento deverá ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares. É previsto para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Parceiros:
- São Vicente de Paulo;
- Lar Maria Tereza Vieira;
- Lar dos Vovôs e das Vovós.