Produção de vídeos
Formadoras responsáveis: Regina Aparecida de Oliveira e Eliane Sborgi Lovo - Apoio Pedagógico de Matemática
Subtração_centenas
O vídeo "Subtração_centenas" tem como objetivo apresentar um algoritmo para subtração com apoio em cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Indicado para estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m30s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil / 2020
Quanto mede - parte I
O vídeo é o primeiro da série “Quanto mede?” cuja intenção é retomar ideias relacionadas ao estudo das medidas de comprimento. Indicado para estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m56s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil / 2020
Quanto mede - parte II
O vídeo é o segundo da série "Quanto mede?". O objetivo dele é ensinar o estudante a utilizar corretamente a régua para realizar medições de pequenos objetos do seu dia-a-dia. Ele é indicado para estudantes do 4º e 5° ano Ensino Fundamental.
Duração: 3m14s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil / 2020
Quanto mede - parte III
O vídeo "Quanto mede-parte III" mostra algumas relações entre metros, decímetros e centímetros. Indicado para estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 2m49s / Fonte: SME / Londrina/País: Brasil / 2020
Quanto mede - parte IV
O vídeo "Quanto mede-parte IV" tem como objetivo mostrar as relações entre metro, centímetro e milímetro. Indicado para estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 1m40s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil/2020
A vida, o tempo e suas relações (horas) - parte III
O vídeo “A vida, o tempo e suas relações (horas) - parte III” tem como objetivo introduzir conceitos relacionados a horas, minutos e segundos. Indicado para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m44s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Horas - Parte 1
O vídeo “A vida, o tempo e suas relações” - Horas - Parte 1” tem como objetivo ler e registrar medidas de tempo utilizando relógio analógico. Indicado para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.
Horas - Parte 2
O vídeo “A vida, o tempo e suas relações” - Horas - Parte 1” tem como objetivo ler e registrar medidas de tempo utilizando relógio analógico. Indicado para alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental.
Sistema Monetário - Parte I
O vídeo "Sistema Monetário - parte I" apresenta as cédulas e moedas que compõe o Real, a moeda brasileira. O conteúdo direciona para o estudo das relações que se estabelece entre os valores de tais cédulas e moedas: possibilidades de agrupamentos e trocas. Indicado para estudantes a partir de 4º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m57s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Sistema Monetário - Parte II
O vídeo "Sistema monetário - Parte II" tem como objetivo mostrar as relações entre reais inteiros e centavos. O conteúdo direciona para estudo de números decimais a partir do contexto monetário. Indicado para estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m46s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Tratamento da Informação Leitura de Gráficos - Matemática 2º ano
O vídeo possibilita integração com o componente de Ciências. Trata-se de uma proposta que envolve pesquisa e organização de dados, leitura e compreensão de informações apresentadas em gráficos de colunas. O vídeo explora também a resolução de problemas a partir de informações apresentadas em gráficos. Indicado para estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental.
Duração: 4m4s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Números Naturais - composição e decomposição
O vídeo apresenta uma proposta de trabalho com o sistema de numeração decimal, em especial a composição e decomposição de números naturais utilizando o material dourado como recurso pedagógico. Indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 6m10s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
A vida, o tempo e suas relações
O vídeo possibilita integração com os componentes de Ciências, História e Língua Portuguesa. Trata-se de uma proposta de trabalho sobre as medidas de tempo e suas relações com a natureza, em especial, com os seres vivos. O foco do vídeo é a exploração do calendário. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m17s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
A vida, o tempo e suas relações - com animação
O vídeo possibilita integração com os componentes de Ciências, História e Língua Portuguesa. Trata-se de uma proposta de trabalho sobre as medidas de tempo e suas relações com a natureza, em especial, com os seres vivos. O foco do vídeo é a exploração do calendário. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m17s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
A vida, o tempo e suas relações - parte II com animação
O vídeo faz parte da série “A vida, o tempo e suas relações” cuja intenção é aprofundar o estudo do calendário. Também possibilita integrações com outros componentes curriculares: Ciências, História e Língua Portuguesa. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m30s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
A vida, o tempo e suas relações - parte II
O vídeo faz parte da série “A vida, o tempo e suas relações” cuja intenção é aprofundar o estudo do calendário. Também possibilita integrações com outros componentes curriculares: Ciências, História e Língua Portuguesa. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m30s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Subtração - parte 1
O vídeo faz parte de uma série, cujo objetivo é o estudo do algoritmo da subtração, apresenta-se em três partes. A proposta é o trabalho com fatos básicos de subtração envolvendo números naturais. Indicado para estudantes a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m19s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Subtração - parte 2
O vídeo faz parte de uma série sobre estudos do algoritmo da subtração. O conteúdo deste vídeo envolve operações com números naturais sem uso de desagrupamento. Indicado para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m04s / Fonte: SME/Londrina País: Brasil/2020
Subtração - parte 3
O vídeo faz parte de uma série sobre estudos do algoritmo da subtração. Indicado para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m54s Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Multiplicação
O vídeo apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da multiplicação envolvendo números naturais sem agrupamento na dezena. Indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 2m31s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Divisão por técnica convencional
O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais. A técnica apresentada neste vídeo é a convencional, geralmente encontrada nos livros didáticos. Ele é indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m20s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Divisão por subtrações sucessivas
O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais. A técnica apresentada neste vídeo é por subtrações sucessivas. Ele é indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 2m14s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Divisão por estimativa
O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais. A técnica apresentada neste vídeo é por estimativa. Ele é indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m28s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Divisão de objetos inteiros em partes
O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais e racionais. A técnica apresentada neste vídeo é a convencional, geralmente encontrada nos livros didáticos. Ele é indicado para estudantes a partir de 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m54s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020
Adição
O vídeo apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da adição envolvendo números naturais com agrupamento na dezena. Indicado para estudantes a partir de 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m05s / Fonte: SME/Londrina / País: Brasil/2020