PARA ACALENTAR A ALMA
Proteger agora
É cuidar de cada qual
Com fé sem igual!
Educar na pandemia
É um desafio
Para quem sabia
O que ensinar?
Ensine a esperança
E não vai errar
O mundo será
Aquele que construirmos
Agora e já
Então acredite
Na força da empatia
E mude seu dia
PARA PENSAR JUNTAS
1 – Durante a suspensão das aulas, não haverá conteúdo novo para estudar em casa;
2 – Serão encaminhadas atividades para manutenção das habilidades de leitura e do vínculo com o processo de aprendizagem;
3 – Cada criança possui um estilo próprio de aprendizagem;
4 – O processo de ensino e de aprendizagem ocorre ao longo das etapas de escolarização, não devendo ser estanque e fechado em cada ano ou série;
4 – Ao retornar, o currículo poderá ser reorganizado para se dimensionar as atividades acadêmicas entre os anos letivos vindouros;
5 – As crianças deverão ser poupadas do massacre conteudista;
6 – A rede poderá experimentar práticas inovadoras de ensino, integrando áreas do conhecimento, a partir da revisão dos conceitos desenvolvidos antes da suspensão das aulas;
7 – As crianças poderão significar suas aprendizagens por meio da vinculação dos conteúdos à realidade vivida antes e depois da pandemia;
8 – Pelo Programa VIDA, a escola poderá sentir o estado emocional de cada criança e organizar espaços de escuta e de refortalecimento dos vínculos entre todos os integrantes da comunidade escolar.