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Atualmente, conforme estabelece a Lei Municipal nº 11.610, de 11 de junho de 2012 e suas alterações, regulamentada pelo Decreto nº 275, de 5 de março de 2020, compete a esta Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia:

  • Realizar estudos e pesquisas para o planejamento das atividades do Governo Municipal;
  • Elaborar o Plano Plurianual de Investimentos;
  • Elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • Elaborar o Orçamento Fiscal do Município, compreendendo a Administração Direta e Indireta, orçamento de investimento das empresas públicas e orçamento da seguridade social;
  • Controlar a execução orçamentária da administração direta e indireta e dos fundos municipais;
  • Implementar a integração das atividades e dos programas do governo municipal;
  • Elaborar projetos e estudos que visem à captação de recursos perante as instituições públicas ou privadas;
  • Coordenar e executar as atividades na área de informática da administração municipal;
  • Efetuar outras atividades afins, no âmbito de sua competência.

Localização e Contatos - Planejamento, Orçamento e Tecnologia

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia
Localização: Centro Administrativo
Av. Duque de Caxias, 635 - Jd Mazzei II
CEP: 86015-901- Londrina - Paraná
Telefone: (43) 3372-4312
Horário de Atendimento: 12 às 18h

 

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia
Secretário
Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci
(43) 3372-4312
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Assessoria de Planejamento
Claudio Roberto Rufino
(43) 3372-4315
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Assessoria Tecnica Administrativa
Flaida Cristina Favaretto dos Santos
(43) 3372-4312
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Coordenadoria Administrativa
Carlos Renato Trevisani
(43) 3372-4158
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Diretoria de Planejamento
Deborah T. B. P. Ramos
(43) 3372-4542
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Gerência de Pesquisas e Informações
Alexander Korgut
(43) 3372-4450
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Coordenadoria de Dados Socioeconômicos
Renato Rugene de Carvalho
(43) 3372-4234
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Gerência de Captação de Recursos
Deny Hideki Arasaki
(43) 3372-4318
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Diretoria de Orçamento
Darling Silvia Maffato Genvigir
(43) 3372-4380
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Gerência de Programação Orçamentária
Thiago de Paula Espinosa Gouvea
(43) 3372-4313
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Coordenadoria de Elaboração Orçamentária
Fabio Issamu Ariji
(43) 3372-4313
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Gerência de Controle de Limites e Prazos Orçamentários
Ricardo Morita
(43) 3372-4311
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Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI
Marcio Horaguti da Silva
(43) 3372-4054
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  • Gerência de Atendimento ao Usuário
    Valquiria de Fátima P. Pereira
    (43) 3372-4723
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  • Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas II
    Glauco Carlos Silva
    (43) 3372-9425
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    • Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas II
      André Luciano Nadal
      (43)3372-9422
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    • Coordenadoria de Suporte Técnico II
      William Issamu Kunioka
      (43) 3372-9428
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  • Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas I
    Diego Prandini Porpeta
    (43) 3372-4725
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  • Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas III
    Marcos César Ishii
    (43) 3372-4177
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  • Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV
    Norberto Alves Filho
    (43) 3372-4733
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  • Gerência de Infraestrutura
    Marco Aurélio Jerônymo
    (43) 3372-4352
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  • Gerência de Sistemas de Informação Geográfica de Londrina - SIGLON
    Bruno de Camargo Mendes
    (43) 3372-4873
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REDES SOCIAIS

Facebook:
https://www.facebook.com/planejamento.londrina

Instagram:
https://instagram.com/planejamento.londrina?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Youtube:
https://www.youtube.com/@smpotpml9886

Legislação/Competências - Planejamento, Orçamento e Tecnologia

Atualmente, conforme estabelece a Lei Municipal nº 11.610, de 11 de junho de 2012 e suas alterações, regulamentada pelo Decreto nº 275, de 5 de março de 2020, compete a esta Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia:

  • Realizar estudos e pesquisas para o planejamento das atividades do Governo Municipal;
  • Elaborar o Plano Plurianual de Investimentos;
  • Elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • Elaborar o Orçamento Fiscal do Município, compreendendo a Administração Direta e Indireta, orçamento de investimento das empresas públicas e orçamento da seguridade social;
  • Controlar a execução orçamentária da administração direta e indireta e dos fundos municipais;
  • Implementar a integração das atividades e dos programas do governo municipal;
  • Elaborar projetos e estudos que visem à captação de recursos perante as instituições públicas ou privadas;
  • Coordenar e executar as atividades na área de informática da administração municipal;
  • Efetuar outras atividades afins, no âmbito de sua competência.

 

Regimento Interno (PDF) (publicado no Jornal Oficial do Município nº 1955, de 27 de agosto de 2012)

Regimento Interno (PDF) - (alteração publicada no Jornal Oficial do Município nº 2410, de 10 de abril de 2014)

Regimento Interno (PDF) - (atualização publicada no Jornal Oficial do Município nº 4019, de 13 de março de 2020)

 

História

A Secretaria Municipal de Planejamento foi criada pela Lei Municipal nº 2.266, de 05 de julho de 1973, com dois Departamentos (de Planejamento e Programação e de Controle Orçamentário) e um Centro de Pesquisas e Informações. Embora contasse com uma Divisão de Planejamento Físico e uma de Planejamento Sócioeconômico, durante vinte anos suas atividades estiveram voltadas, fundamentalmente, para o planejamento físico do município, para as questões de infra-estrutura urbana relativas às vias de circulação, à habitação, ao saneamento básico, ao transporte coletivo, à criação de espaços públicos de esporte, cultura, lazer. Teve uma importante participação, ao lado de outros órgãos públicos, na estruturação dos equipamentos urbanos necessários à satisfação da demanda gerada pelo rápido e intenso crescimento urbano das décadas de 1970 e 1980. Através do depoimento abaixo, do ex-prefeito Dalton Fonseca Paranaguá (1969-1973), é possível ter uma noção de como foi esse processo de urbanização:

O planejamento aqui é diferente. Os pioneiros vieram colando trilhos diretamente sobre os espigões. Marcou-se a cidade e o seu urbanismo foi um reticulado a lápis em cima da paisagem. Havia pressa. Juntou a fome com a vontade de comer. Famintos esperando só frutos da terra e os seus conquistadores com fome no coração. Mas os esquemas eram simples e válidos. 

Planejar hoje, na conquista definitiva, e retocar os grosseiros traços iniciais. Enxugar as baixadas poluídas fazendo jardins, mudar barracos de construtores, feitos favelas, em casas e, depois, lares. Transformar caminhos de conquista em estradas de desenvolvimento. A harmonização dos sistemas viários de 71 começou com a ferrovia. Em 1972 vamos para as rodovias. 73 marcará o início da malha urbana definitiva com a Avenida de Integração, os estacionamentos, os terminais e outras coisas que nos virão no leito da atual estrada de ferro.

Assim é Londrina. Um planejamento simultâneo: a primeira etapa já com o risco vermelho da lâmina do trator no chão, a segunda no papel e a terceira na cabeça de todos. Esta é, de fato, a característica do nosso planejamento. Ele é global porque é de todos. Nestas pranchas vão rabiscar e discutir os administradores, os políticos, os técnicos e, principalmente, os homens do povo. O comerciante, o industrial, o universitário, o desportista e o vendedor de amendoim. Como sempre, independente da posição política, todos gostam da cidade. Uns, na briga de irmãos, se dizem contra e votam a favor. Só existe um verdadeiro planejamento: aquele que sai da realidade e torna-se realidade porque sempre o foi. Como nos disseram há pouco: “Londrina é um exemplo”. Ao que todos nós acrescentamos: continuará sendo.
 
No início da década de 1990, com a criação do IPPUL – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, a Secretaria de Planejamento ficou com a responsabilidade de alimentar os demais órgãos públicos, e a sociedade civil, de informações sobre a realidade do município, aí incluídas as informações sobre o orçamento municipal, cuja elaboração coordena, e cujo execução acompanha. Todo um conjunto de atividades relacionadas à disseminação da tecnologia de informação no interior do órgão público também compete a esta Secretaria. . As informações visam subsidiar o planejamento das políticas públicas municipais, e até mesmo regionais, já que o município é polo da Região Metropolitana de Londrina. Temos como prioridade a melhor distribuição de recursos para os órgãos da prefeitura, sejam eles financeiros (provenientes da arrecadação municipal ou da captação em diversas fontes financiadoras, sejam dados, informações ou tecnologia, recursos voltados ao aprimoramento da gestão administrativa e à melhoria constante dos serviços prestados à população. 

Vista Aerea do Centro de Londrina

moringao

Rodoviaria Atual de Londrina

Vista Aérea do Centro
de Londrina

 Ginásio
do Moringão

Rodoviária Atual
de Londrina

Estadio do Cafe

catuai shopping

Autodromo de Londrina

    Estádio do Café

Catuaí Shopping

           Autódromo de Londrina

Perfil do Secretário

 

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Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci

 Secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia

 

Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui pós-graduação em Economia Empresarial e Gestão de Instituições Educacionais. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Administração pela Faculdade Pitágoras.

Com mais de 30 anos de experiência no setor privado, atuou na área de telecomunicações e foi Diretor-Geral da Faculdade Pitágoras de Londrina. Atualmente é professor de Economia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina.

Estrutura /Responsáveis - Planejamento, Orçamento e Tecnologia

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E TECNOLOGIA
Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci
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Telefone: (43) 3372-4312
Nomeação conforme Decreto Nº 137 de 30 de janeiro de 2025, publicado no Jornal Oficial do Município nº 5404 p.07.

Assessoria de Planejamento
Assessor: Claudio Roberto Rufino - Cargo:Técnico de Gestão Pública - TGPC-01
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Telefone: (43) 3372-4315
Data de Admissão: 14/12/2009
Horário de Trabalho: 12 h às 18 h
Curriculum abreviado: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina, Pós Graduação em Auditoria e Pericia Fiscal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC, Pós Graduação MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter, Pós Graduação em Direito Financeiro e Orçamentação pela Faculdade Pólis Civitas.

Assessoria Técnica Administrativa
Assessora: Flaida Cristina Favaretto dos Santos – Cargo: Técnico de Gestão Pública – TGPC01
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Telefone: : (43) 3372-4312
Data de Admissão: 27/12/1999
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Formação em Assessoria e Secretariado Executivo – UNOPAR (2004),
Pós graduada em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde – INESUL e MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades – UNINTER.

Coordenadoria Administrativa
Coordenador: Carlos Renato Trevisani - Cargo: Técnico de Gestão Pública -  TGPC-01
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Telefone: (43) 3372-4158
Data de Admissão: 07/06/1999
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003)

Equipe:
Ana Beatriz Ferri Gonçalves - Estagiária

Diretoria de Planejamento
Diretora: Deborah T. B. P. Ramos - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPB-01
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Telefone: (43) 3372-4542
Data de Admissão: 01/08/2014
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Administração pela UEL (2012). Pós-graduação em Direito do Estado pela UEL (2023). Pós-graduanda em gestão pública municipal pela UTFPR (2026).

Gerência de Captação de Recursos
Gerente de Captação de Recursos: Deny Hideky Arasaki - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPC01
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Telefone: (43) 3372-4318
Data de Admissão: 12/04/2004
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Pós graduado em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania, Gestão Pública e Inovação pela UNICENTRO.

Equipe:
Cassia Talita Terciotti Moretti - Cargo: Técnico de Gestão Pública - TGPB-01
Data de Admissão: 02/01/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h

Coordenadoria de Captação de Recursos
Coordenador: vago
E-mail:
Telefone: (43) 3372-4318

Gerência de Pesquisas e Informações
Gerente: Alexander Korgut - Cargo: Gestor Social / Serviço de Sociologia - GSOU-01
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Telefone: (43) 3372-4450
Data de Admissão: 02/01/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Ciências Sociais pela UEL (2003). Mestrado em Ciências Sociais pela UEL (2008). Especialização em Tecnologias na Educação pela PUC-RJ (2010). MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades pela UNINTER (2018). Pós-graduação em Licitações e Contratos sob o Viés da Lei 14.133 pela Faculdade Polis Civitas (2024).

Equipe:
Natalia de Oliveira Nicoleti Aparicio - Estagiária

Coordenadoria de Dados Socioeconômicos
Coordenador: Renato Rugene de Carvalho - Cargo: Economista - ECOU01
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Telefone: (43) 3372-4234
Data de Admissão: 01/11/2011
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Ciências Econômicas - UNINOVE (2007); Pós-Graduação em Análise Econômica - FIPE/USP (2009); Pós-Graduação em Economia Empresarial - UEL (2016); Mestrado em Economia Regional - UEL(2018).

Equipe:
Rayane Poltronieri Fattori - Estagiária

Diretoria de Orçamento
Diretora: Darling Silvia Maffato Genvigir - Cargo: Contador  - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4380
Data de Admissão: 17/12/2007
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado:  Ciências Contábeis - UEL (1994); Especialização em Administração Financeira e Comércio Exterior - FECEA (2000); Especialização em Administração Pública - Faculdades do Brasil - Curitiba (2003); MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades - UNINTER (2017); e Pós-Graduação em Direito Financeiro e Orçamentação - Faculdade Pólis-Civitas (2024).

Gerência de Controle de Limites e Prazos Orçamentários
Gerente: Ricardo Morita - Cargo: Contador - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4311
Data de Admissão: 02/01/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis - UEL (1994); Pós-Graduação em Auditoria - UNOPAR (1997/1998); Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal - UNINTER (2012) e Pós-Graduação em Direito Administrativo – Faculdade Campos Elísios (2020).

Coordenadoria de Execução Orçamentária e Avaliação de Resultados
Coordenadora: Rosana Amarilha de Castro - Cargo: Contadora - CONU01
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Telefone: (43) 3372-4323
Data de Admissão: 03/11/2014
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis - UEL (2003); Pós-Graduação em Administração Empresarial e Finanças (2009); Pós-Graduação em Governança Publica e Gestão Administrativa (2020) e Pós-Graduação em Direito Financeiro e Orçamentário (2024). 

Equipe:
Lina Tiemi Sanada – Cargo: Economista - ECOU01
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4609
Data de Admissão: 03/10/2023
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado:  Ciências Econômicas – UEL (2015); Mestre em Economia Regional – UEL (2018); Especialização em Business Intelligence, Big Data e Analytics – Faculdade Pitágoras (2020); Especialização em Gestão Pública – Faculdade Focus (2024); Especialização em Administração Pública – Faculdade Focus (2024); Especialização em Ciência de Dados – Faculdade Focus (2024).

Gerência de Programação Orçamentária
Gerente: Thiago de Paula Espinosa Gouvea - Cargo: Contador - CONU01
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4314
Data de Admissão: 18/06/2012
Horário de Trabalho: 07h às 13h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis - UEL; Pós-Graduação Controladoria e Finanças - PUCPR; Pós-graduação em Direito e Processo Tributário - Polis Civitas.

Coordenadoria de Elaboração Orçamentária
Coordenador: Fabio Issamu Ariji - Cargo: Contador - CONU01
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4608
Data de Admissão: 16/01/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Contábeis - UEL (2008); Pós-Graduação em Governança Pública e Gestão Administrativa - Pólis-Civitas (2019).

Equipe:
Lígia Maria Bento Silva - Cargo: Economista - ECOU01
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Telefone: (43) 3372-4313
Data de Admissão: 02/05/2014
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Ciências Econômicas - UEL (2009); MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades - UNINTER (2017); Pós-Graduação em Governança Pública e Gestão Administrativa - Pólis-Civitas (2019); Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Financeira – Pólis-Civitas (2022); Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Estratégica de Finanças - Uninter (2024); e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Sociais - Uninter (2024).

Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI
Diretor: Marcio Horaguti da Silva
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Telefone: (43) 3372-4054
Data de Admissão: 01/06/2011
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduando em Direito – Faculdades Londrina. Graduando em Administração de Empresas – Unicesumar. Servidor público há 14 anos na Prefeitura de Londrina. Diretor de Gestão de Informações e Arquivo Público (3 anos). Diretor de Tecnologia da Informação (6 anos). Ouvidor Geral do Município. Principais Atividades e Projetos: Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Prefeitura de Londrina; Implantação da Telefonia IP no Município de Londrina; Implantação do banco de dados Oracle Exadata e Apoio técnico e processual em dezenas de contratações estratégicas para o Município de Londrina

Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas I
Gerente: Diego Prandini Porpeta
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Telefone: (43) 3372-4725
Data de Admissão: 01/07/2016
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Engenharia da Computação pela Unopar. Especialização em Sistemas de Informação pela PUC-PR. Possui ainda formações em Gestão de Desenvolvimento de Software, Projetos, Segurança da Informação e Governança de TIC (SENAI), além de Estratégias em Segmentação de Dados (ESPM). Possui mais de 18 anos de experiência em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com tecnologias Oracle e soluções Microsoft em projetos para órgãos públicos e privados.

Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas II
Gerente: Glauco Carlos Silva
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Telefone: (43) 3372-9422
Data de Admissão: 03/08/1995
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná. Mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Atua com Técnico de Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Londrina desde 1995 atuando com análise e desenvolvimento de sistemas para as áreas de Saúde e Assistência Social; e  possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação e Banco de Dados.

Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas III
Gerente: Marcos César Ishii
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Telefone: (43) 3372-4177
Data de Admissão: 16/06/2008
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Processamento de Dados pela Unifil. Especialização em Engenharia de software pela Unopar. Especialização em Desenvolvimento Web pela Unopar. Atua como Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal de Londrina desde 2008 com Analise e desenvolvimento de Sistemas para área de Recursos Humanos.

Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV
Gerente: Norberto Alves Filho
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Telefone: (43) 3372-4733
Data de Admissão: 01/11/1994
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Licenciatura em Matemática (UEL). Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Web (UEL)

Gerência de Infraestrutura
Gerente: Marco Aurélio Jerônymo
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Telefone: (43) 3372-4352
Data de Admissão: 01/11/2007
Horário de Trabalho: 7h às 13h
Currículo abreviado: Graduação em Processamento de Dados - Cesulon/Unifil. Especialização em Redes de Computadores - Unopar e Mestrado em Ciências da Computação - UEM

Gerência de Atendimento ao Usuário
Gerente:Valquiria de Fátima P. Pereira
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Telefone: (43) 3372-4723
Data de Admissão: 16/11/2010
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Bacharelado em Administração com habilitação em Gestão em Negócios Internacionais - Faculdade Pitágoras (2010). MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web - Faculdade Pitágoras (2016). Pós-graduação Esp. em Gestão Pública - FCE (2022). Pós-graduação Esp. em Gestão de Pessoas - FCE (2023). Pós-graduação Esp. em Direito Administrativo - FCE (2023). Pós-graduação Esp. em Governança em Tecnologia da Informação - FASUL Educacional (2025).

Gerência de Sistemas de Informação Geográfica de Londrina - SIGLON
Gerente: Bruno de Camargo Mendes
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Telefone: (43) 3372-4873
Data de Admissão: 05/03/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp Rio Claro). Mestrado em Geografia-Organização do Espaço pela mesma universidade. Especialização em Sensoriamento remoto e topografia. É Gestor Territorial da Prefeitura do Município de Londrina desde 2012 atuando nas áreas de meio ambiente, planejamento urbano e sistema de informação geográfica.

Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas II
Coordenador: André Luciano Nadal
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Telefone: (43)3372-9422
Data de Admissão: 18/11/1992
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2002). Graduação em Sistemas de Informação (UENP/UNIFIL 2011) e Mestrado em Genética Molecular (UEL 2013). Atua como Coordenador de Desenvolvimento de Software (2013) na Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Londrina.

Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas III
Coordenador: Adilson Nalin Luiz
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Telefone: (43)3372-4874
Data de Admissão: 01/10/2004
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Licenciatura e bacharelado em Geografia pela UEL. Mestrado em Desenvolvimento regional e planejamento ambiental pela UNESP - Presidente Prudente-SP.  Especialização em Didática e metodologia do ensino pela UNOPAR. Especialização em Geoprocessamento pela AVM - Faculdade Integrada. Especialização em Topografia e sensoriamento remoto pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Atuação na prefeitura como Gestor territorial - Geografia desde 2004, atuando com geoprocessamento.

Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas IV
Coordenador: Renato Martins
Telefone: (43)3372-4302
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Data de Admissão: 04/05/2009
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Superior Técnico em Gestão Pública (IFPR Curitiba). Graduação em Desenvolvimentos de Sistemas para Internet (Uningá). Graduação emTécnico Segurança do Trabalho (Faculdade Pitágoras). Pós-graduação em Segurança da informação (Unicivit). Pós graduação em Redes de computadores e segurança. da informação (Unicivit ).  Pós-graduação  em Tecnólogo em informática (Unifil).

Coordenadoria Central de Atendimento de T.I
Coordenador: Sergio Carlos Dalmaso
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Telefone: (43) 3372-4470
Data de Admissão: 15/08/1995
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Contabilidade e Educação Física (UNOPAR). Pós Graduação em Gestão Pública.

Coordenadoria de Suporte Técnico I
Coordenador: Flavio Venturini
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Telefone: (43) 3372-4302
Data de Admissão: 14/06/2012
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Vincit (EAD), 2025. Atuação há mais de 25 anos na área de Técnico de Suporte (UNOPAR e atualmente na Prefeitura de Londrina).

Coordenadoria de Suporte Técnico II
Coordenador: William Issamu Kunioka
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Telefone: (43) 3372-9428
Data de Admissão: 18/11/1999
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, pela Faculdade Cesulon de Londrina em 1999. Pós-Graduação Lato Sensu em Rede de Computadores, pela Escola Superior do Brasil - ESAB em 2015. Pós-Graduação Lato Sensu em Governança Pública e Gestão Administrativa, pela Faculdade Polis Civitas em 2020

Coordenadoria de Datacenter
Coordenador: Tizuru Fukuda Nakao
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Telefone: (43) 3372-4352
Data de Admissão: 04/02/1999
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Processamento de Dados. Pós Graduação em Redes de Computadores. Pós Graduação em Segurança em Redes

 

Galeria de Secretários

Relação dos Secretários Municipais de Planejamento

Nome do Secretário

Decreto de Nomeação

Período

Formação

Início

Término

Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci 137/2025 01/02/25 --

Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui pós-graduação em Economia Empresarial e Gestão de Instituições Educacionais. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Administração pela Faculdade Pitágoras.

Eder Alexandre Pires 02/2025 01/01/25 01/02/25 Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL. Professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Simulação Empresarial, consultor em Compliance Tributário, Auditoria Tributária Digital e Planejamento Tributário. Auditor independente e coautor do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.
Marcelo Baldassarre Cortez 753/24 10/06/24 31/12/24 Direito pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Pós-graduação pela Escola de Magistratura do Paraná e em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Já exerceu o cargo de procurador jurídico da CMTU e do município de Assaí. Foi diretor administrativo-financeiro e presidente da Cohab-Ld. Presidente da Sercomtel e presidente da CMTU de abril de 2018 à junho de 2024
Janderson Marcelo Canhada 01/21 01/01/21 05/06/24 Assessor  da Pref. Londrina; Dir.  Planejamento da Pref. de Marialva; Sec. Planejamento e Comunicação da Pref.  Ibiporã; Sec. Exec. do Copati; Sec. Governo PML; Sec. de Orçamento, Planej e Tecnol. da PML.
Janderson Marcelo Canhada
1438/18
08/10/18 31/12/20 Assessor  da Pref. Londrina; Dir.  Planejamento da Pref. de Marialva; Sec. Planejamento e Comunicação da Pref.  Ibiporã; Sec. Exec. do Copati; Sec. Governo PML; Sec. de Orçamento, Planej e Tecnol. da PML.

Marcos José de Lima Urbaneja

1243/18

27/08/18

08/10/18

Ciências Contábeis - FACCAR. Ciências Jurídicas - UNOPAR. Especialização em Controladoria e Gerência Financeira pelo Instituto Paranaense de Ambiência Empresarial, e em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná - Núcleo Londrina.

Janderson Marcelo Canhada

767/18

22/05/18

27/08/18

Assessor  da Pref. Londrina; Dir.  Planejamento da Pref. de Marialva; Sec. Planejamento e Comunicação da Pref.  Ibiporã; Sec. Exec. do Copati.

Darling Silvia Maffato Genvigir

330/18

26/02/18

21/05/18

Graduação em Ciências Contábeis - UEL (1994). Especialização em Administração Financeira e Comércio Exterior - FECEA (2000). Especialização em Administração Pública - Faculdades do Brasil - Curitiba (2003). MBA em Administração Pública e Gerência de Cidade - UNINTER - Londrina (2017).

Edson Antonio de Souza

001/17

01/01/17

26/02/18

Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática e Ciências Contábeis

Daniel Antonio Pelisson

002/13

01/01/13

31/12/16

Economia e Especialização em Administração Municipal 

João Carlos Barbosa Perez

 1108/12 

12/09/12 

 31/12/12

 Economia

Lindomar Mota dos Santos

 974/12 

 07/08/12

 04/09/12

Ciências Contábeis 

Airton Costa do Amaral

 817/12

16/07/12

 02/08/12

Sociólogo e graduado em Processamento de Dados e especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação (TI).

Edson Antonio de Souza

641/11 

11/07/11

16/07/12

Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática e Ciências Contábeis 

Fábio Passos de Góes

413/11

02/05/11

 11/07/11

Adm. de Empresas

Lindomar Mota dos Santos

171/10

24/02/10

02/05/11

Ciências Contábeis

Edson Antonio de Souza

1119/09

21/12/09

24/02/10

Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática e Ciências Contábeis

Fábio Passos de Góes

3349/09

01/05/09

21/12/09

Administração de Empresas

Denilson Vieira Novaes

01/09

05/01/09

30/04/09

Engenharia Industrial Elétrica

Paulo César dos Santos

234/08

01/04/08

29/12/08

Ciências Contábeis

Ézer Mariano da Silva

076/07

01/02/07

31/03/08

Cursando Direito

Sérgio Plínio

001/05

01/01/05

31/01/07

Cursando Direito

Horácio Hideki Utiamada

078/04

19/02/04

31/01/05

Professor e Biólogo

Marcos Defreitas

713/02

18/11/02

19/02/04

Jornalismo

Rubens Menoli

254/02

08/04/02

17/11/02

Direito

Paulo Bernardo da Silva

001/01

01/01/01

05/04/02

Geologia

Fábio Cesar Reali Lemos

084/00

21/02/00

20/12/00

Ciências Sociais

Sidnei Dionísio de Oliveira

605/99

09/12/99

21/02/00

Contabilidade

Jair Gravena

548/99

11/11/99

09/12/99

Contabilidade

Ismael Mologni

144/99

22/03/99

11/11/99

Economia

Luis Cesar Auvray Guedes

001/97

01/01/97

22/03/99

Economia

Erasmo Garanhão

191/96

18/03/96

30/12/96

Economia e Direito

Alexandre Modesto Cordeiro

047/95

24/01/95

18/03/96

Engenharia Civil

João Batista de Rezende

578/94

24/10/94

24/01/95

Economia

Marcos de Toledo Tito

001/93

01/01/93

24/10/94

Administração de Empresas

Léo de Judá Barbosa

362/90

06/08/90

15/12/92

Arquitetura

Hermas de Melo

001/89

01/01/89

03/08/90

Economia

Ernani Lauriano Rodrigues

057/87

17/03/87

30/12/88

Economia

José Pio Martins

081/84

20/03/84

17/03/87

Economia

Edson Mazei Ponti

084/83

02/02/83

20/03/84

Agronomia

Hely Brêtas Barros

250/82

15/04/82

26/01/83

Arquitetura

Léo de Judá Barbosa

047/77

02/02/77

15/04/82

Arquitetura

Manoel Barros de Azevedo

065/75

03/02/75

13/01/77

História Natural

Heinz Georg Hewig

716/73

01/10/73

29/01/75

Engenharia civil


Fontes: Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Gestão Pública.

Organização dos Dados: Gerência de Pesquisas e Informações – Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia/PML