acessibilidade

Educação Infantil e Funcionamento Escolar

 

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade garantir condições adequadas para promover o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, bem como favorecer a construção da identidade e autonomia, complementando a ação da família e da comunidade.

A criança, no município de Londrina, é percebida como “[...] sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade [...]”. Além disso, “o currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral da criança [...]”. (Resolução CNE/CEB 5/2009 - art. 3º, art. 4º).

 

 

 

LEGISLAÇÃO REFERENTE À EDUCAÇÃO INFANTIL:

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB

Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

Resolução CNE/CEB 5/2009

Resolução CNE/CEB 1/2024

Deliberação 02/2016

Deliberação 03/2016

Deliberação 05/2016

Deliberação 03/2018

Deliberação 01/2024

 


FUNCIONAMENTO ESCOLAR:


Para acessar as orientações contidas nas Deliberações vigentes do CMEL, referentes aos seguintes processos:


Cessação das Atividades

Credenciamento e Autorização de Funcionamento

Renovação de Autorização de Funcionamento

Ampliação de Oferta

Mudança/Alteração de Denominação

Mudança de Representante Legal

Mudança de Mantenedora

Mudança de Endereço

Atendimento em Tempo Integral e Ampliação de Jornada

CLIQUE AQUI - Acesse os documentos e obtenha todas as informações necessárias.

 

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP


Caderno de Orientações para Elaboração da Proposta Pedagógica

 

 

REGIMENTO ESCOLAR

Orientações para elaboração do Regimento Escolar

 

 

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES - SEI

Tutoriais para Peticionamento de Processos no SEI

 

 

 

- Relação dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs

- Relação dos Centros de Educação Infantil Filantrópicos (Conveniados) - CEIs

 

 

Contato:
Gerência de Educação Infantil
MIRNA DE CASSIA G GENTILE
Fone: (43) 3375-0279
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Fiscal Setorial

 

 

O TRABALHO DO FISCAL SETORIAL É A CONSTANTE BUSCA POR:

  • Aprimorar a qualidade
  • Buscar a Eficiência
  • Otimizar o dinheiro público
  • Promover a eficácia do atendimento
  • Proporcionar a satisfação da clientela atendida
  • Obrigação Legal

 

 

PORTARIAS

 

PORTARIA - ESCOLAS/CMEIS - SME-GAB Nº 99, de 13 de março de 2023

PORTARIA - CEIS -  SME-GAB Nº 147, de 08 de março de 2023 

 

 

MERENDA 

 

 

 LIMPEZA

 

 

INSPETOR ESCOLAR

 


Ensino Fundamental

 

 

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

A Rede Municipal de Educação de Londrina dispõe de unidades escolares na Zona Urbana (distribuídas nas regiões: leste, oeste, norte, sul e central) e na Zona Rural. A SME também oferece a Educação de Jovens e Adultos.

 

Documentos para download:

 

 

Plano Municipal de Educação de Londrina
Lei nº 12.291, de 23 de julho de 2015
Jornal Oficial Nr. 2749 de 24/06/2015
Vigência 2015 - 2025

Plano Decenal de Educação de Londrina
Lei nº 11.043, de 06 de outubro de 2010
Jornal Oficial Nr. 1397 de 22/10/2010
Vigência 2008 - 2018

 

 

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Fonte: Portal INEP

 

 

Ideb Metas e Resultados – Município de Londrina

 

  IDEB Observado Metas Projetadas 
 Município   2005   2007   2009   2011   2013   2015   2017   2019   2021  2023  Metas do 1º ciclo do Ideb3,4 (2007-2021)
 2007   2009   2011   2013   2015   2017   2019   2021 
Londrina 4,7 4,9 5,7 5,4 6,4 6,5 6,8 6,8 6,4 6,9 4,7 5,0 5,4 5,7 5,9 6,2 6,4 6,7

  

Fonte: MEC/Inep                          
(1) - Médias do SAEB 2011 e Ideb 2011 calculados sem as escolas federais;
(2) Ver Nota informativa do Ideb de 2021 (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2021/nota_informativa_ideb_2021.pdf) e Relatório de Resultados do Saeb de 2021 (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf)
Relatório de Resultados do Saeb de 2021 (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf)
para maiores informações sobre o impacto da pandemia no Ideb;
(3) O primeiro ciclo do Ideb considera as metas pactuadas no Compromisso Todos pela Educação (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm)
que foram definidas (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n2_metas_intermediarias_IDEB.pdf) para cada ente federado de 2007 até 2021;
(4) Com o fim do primeiro ciclo do Ideb, o Inep criou um Grupo Técnico para elaborar estudo e subsidiar a atualização do Ideb e a avaliação de novas metas - para maiores
informações ver Portaria nº 26 de 29/01/2024 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-26-de-29-de-janeiro-de-2024-540345023) que institui o Grupo Técnico e
Portaria nº 231 de 17/06/2024 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-231-de-17-de-junho-de-2024-566241404) que prorroga o prazo para conclusão das atividades.

 

 

Ideb Metas e Resultados – Escolas da Rede Municipal de Ensino

  

  IDEB Observado Metas Projetadas
Nome da Escola 2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 20211 2023 Metas do 1º ciclo do Ideb2,3 (2007-2021)
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
AMERICA S COIMBRA EM EF - - - 5,1 - 6,8 - 5,9 5,6 5,7 - - - 5,3 5,6 5,8 6,1 6,3
ANCHIETA EM PE EF 4,5 4,7 5,8 6,1 7,0 6,5 6,0 6,6 6,5 6,5 4,5 4,9 5,3 5,5 5,8 6,1 6,3 6,5
ANDREA NUZZI EM MAESTRO EF - 5,8 6,5 7,1 7,8 7,7 8,2 7,3 7,1 7,8 - 6,0 6,2 6,5 6,7 6,9 7,1 7,3
ANITA GARIBALDI EM EI EF 4,3 4,5 5,5 4,6 5,6 5,7 6,1 6,1 5,8 6,2 4,3 4,7 5,1 5,3 5,6 5,9 6,1 6,4
ARACY S DOS SANTOS EM PROF EI EF 4,3 3,8 5,4 4,7 5,5 6,0 6,3 6,4 6,1 6,7 4,4 4,7 5,1 5,4 5,6 5,9 6,2 6,4
ARISTEU DOS S RIBAS EM EI EF 4,9 4,6 5,3 5,6 6,3 6,3 6,4 6,9 6,2 6,4 5,0 5,3 5,7 5,9 6,2 6,4 6,6 6,9
ARMANDO ROSARIO CASTELO EM EI EF 4,2 3,4 6,0 6,1 5,7 6,6 7,3 6,1 6,0 6,6 4,3 4,6 5,0 5,3 5,6 5,8 6,1 6,4
ARTHUR THOMAS EM EF - 6,5 6,6 6,8 7,2 7,1 7,1 7,6 7,3 8,2 - 6,6 6,9 7,1 7,2 7,4 7,6 7,7
AUREA ALVIM TOFFOLI EM PROF EI EF 4,1 5,3 6,0 5,3 6,7 7,0 6,5 7,0 5,7 6,3 4,1 4,5 4,9 5,2 5,4 5,7 6,0 6,2
BARBARA F VIEIRA EM PROFA E FUND 3,5 4,3 4,8 - - - - - - - 3,5 3,9 4,3 4,6 4,9 5,2 5,4 5,7
BARTOLOMEU DE GUSMAO EM EF 6,2 6,1 6,4 6,6 7,6 7,5 7,3 8,1 7,0 7,6 6,2 6,5 6,8 7,0 7,2 7,4 7,5 7,7
BENTO M DA ROCHA NETTO EM PROF EI EF 5,0 4,9 5,3 4,4 6,7 6,3 6,7 7,3 6,3 7,7 5,0 5,3 5,7 6,0 6,2 6,4 6,7 6,9
CARLOS DA C BRANCO EM PROF DR EI EF 5,0 5,4 5,9 6,0 6,0 6,8 7,3 7,5 6,6 7,0 5,1 5,4 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7 7,0
CARLOS KRAEMER EM EI EF 5,2 5,0 5,9 5,4 5,9 6,4 6,8 6,9 5,8 6,3 5,2 5,5 5,9 6,2 6,4 6,6 6,8 7,0
CARLOS Z COIMBRA EM EF 3,8 3,6 4,7 3,2 5,6 6,0 7,5 6,7 6,4 7,3 3,8 4,2 4,6 4,9 5,1 5,4 5,7 6,0
CECILIA H O GONCALVES EM EI EF 5,2 5,6 6,5 6,8 7,0 7,4 7,7 7,3 7,1 7,2 5,3 5,6 5,9 6,2 6,4 6,6 6,9 7,1
CLAUDIA RIZZI EM EF 4,4 4,9 5,4 4,9 5,5 5,9 6,6 6,4 6,2 6,1 4,4 4,8 5,2 5,4 5,7 6,0 6,2 6,5
CLAUDIO DE A E SILVA EM DR EF 4,6 4,8 5,5 5,7 6,1 6,9 8,0 7,9 6,8 7,3 4,6 5,0 5,3 5,6 5,9 6,1 6,4 6,6
CORINA M OKANO EM PROFA EI EF - - - - - - - 6,5 6,4 - - - - - - - - 6,7
CORVETA CAMAQUA EM EI EF 6,1 6,2 6,4 6,3 6,7 7,3 7,9 8,0 8,1 7,9 6,1 6,4 6,7 6,9 7,1 7,3 7,5 7,6
DALVA F BOAVENTURA EM EI EF - 5,2 6,5 6,5 7,7 7,3 7,8 7,6 7,3 7,5 - 5,4 5,7 5,9 6,2 6,4 6,6 6,8
DAVID DEQUECH EM EI EF 5,8 5,5 5,9 6,9 7,8 7,5 7,7 7,6 7,4 7,2 5,8 6,1 6,4 6,7 6,9 7,1 7,3 7,4
EDMUNDO ODEBRECHT EM EI EF 4,2 5,3 5,8 6,0 6,3 6,8 6,8 6,8 6,1 7,6 4,2 4,6 5,0 5,2 5,5 5,8 6,0 6,3
ELIAS KAUAM EM EI EF 3,2 3,8 4,7 3,8 5,0 5,7 5,6 5,4 5,7 6,1 3,3 3,6 4,0 4,3 4,6 4,9 5,2 5,5
JADIR DUTRA DE SOUZA EM EI EF - 5,0 - 4,7 5,6 - 7,5 7,9 6,5 7,4 - 5,2 5,5 5,7 6,0 6,2 6,5 6,7
EUGENIO BRUGIN EM EI EF 3,5 4,6 4,8 5,0 6,2 6,1 - 5,8 5,6 5,8 3,6 3,9 4,3 4,6 4,9 5,2 5,5 5,8
EURIDES CUNHA EM EF 5,8 4,9 5,8 5,8 6,5 6,5 6,9 6,5 6,0 6,8 5,9 6,2 6,5 6,7 6,9 7,1 7,3 7,5
FRANCISCO AQUINO TOLEDO EM EF 4,3 4,6 5,4 5,6 7,3 6,8 6,2 7,2 6,3 7,3 4,3 4,7 5,1 5,3 5,6 5,9 6,1 6,4
FRANCISCO P ALMEIDA JR EM EF 4,6 4,3 5,8 5,2 6,3 6,0 6,2 7,1 6,4 6,3 4,7 5,0 5,4 5,7 5,9 6,2 6,4 6,7
GASPAR VELLOSO EM SEN EI EF 4,8 5,4 5,8 5,3 5,9 6,6 7,1 7,1 6,7 6,6 4,8 5,1 5,5 5,8 6,0 6,3 6,5 6,8
HAYDEE C MONTEIRO EM EI EF 4,1 4,4 4,7 5,4 6,3 6,1 6,8 7,1 6,1 7,7 4,2 4,5 4,9 5,2 5,4 5,7 6,0 6,2
HIKOMA UDIHARA EM EI EF 4,6 5,0 5,8 5,8 6,2 6,3 6,4 6,7 6,2 6,3 4,7 5,0 5,4 5,7 5,9 6,2 6,4 6,7
IGNEZ CORSO ANDREAZZA EM EF 4,9 5,2 5,5 4,5 6,3 7,1 6,7 6,8 6,2 6,6 5,0 5,3 5,7 5,9 6,2 6,4 6,6 6,9
JOAO XXIII EM EI EF 5,1 5,1 6,4 5,9 6,9 6,5 6,6 7,6 6,6 7,6 5,2 5,5 5,9 6,1 6,3 6,6 6,8 7,0
JOAQUIM V DE CASTRO EM DR EI EF 5,0 5,2 5,9 5,4 6,8 6,4 6,7 7,1 6,5 7,3 5,0 5,3 5,7 6,0 6,2 6,4 6,7 6,9
JOHN KENNEDY EM EI EF 3,7 4,8 5,7 5,5 6,2 6,3 6,3 6,2 5,3 5,9 3,7 4,1 4,5 4,8 5,1 5,3 5,6 5,9
JOSE G VILLAR EM EI EF 4,9 5,0 5,6 5,6 6,3 6,6 6,5 6,7 - 7,0 5,0 5,3 5,7 5,9 6,2 6,4 6,6 6,9
JULIANO STINGHEN EM PROF EI EF 4,8 4,7 5,2 5,1 5,9 6,2 6,5 6,0 6,4 6,9 4,9 5,2 5,6 5,8 6,1 6,3 6,6 6,8
LEONIDAS S PORTO EM PROF EI EF 5,0 5,0 5,5 5,3 6,0 6,3 6,7 6,5 6,3 7,6 5,1 5,4 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7 7,0
LEONOR M DE HELD EM EI EF 5,2 5,2 5,8 6,0 6,7 6,7 7,6 7,0 6,3 7,4 5,3 5,6 6,0 6,2 6,4 6,6 6,9 7,1
LUIZ MARQUES CASTELO EM EI EF 5,4 4,6 4,9 5,4 4,8 6,1 6,4 6,6 6,3 7,2 5,5 5,8 6,1 6,3 6,6 6,8 7,0 7,2
MABIO G PALHANO EM EI EF 5,1 5,6 6,2 5,9 7,4 6,7 7,1 7,2 6,8 6,9 5,1 5,4 5,8 6,1 6,3 6,5 6,8 7,0
MACHADO DE ASSIS EM EI EF - - - - - - 6,9 7,6 6,4 6,8 - - - - - - 7,1 7,2
MARI C BUENO EM PROFA EI EF 3,9 4,3 5,2 4,7 6,2 5,8 6,1 6,1 - 6,6 4,0 4,3 4,8 5,0 5,3 5,6 5,9 6,1
MARIA C V MAGALHAES EM EI EF - 5,8 6,3 6,2 7,8 7,2 7,7 8,0 7,2 7,9 - 6,0 6,3 6,5 6,7 6,9 7,1 7,3
MARIA IRENE V THEODORO EM PRO EIEF 3,6 3,8 4,9 4,4 6,0 6,0 6,4 6,0 5,7 7,1 3,7 4,0 4,5 4,7 5,0 5,3 5,6 5,9
MARIA JOSE CARNEIRO EM E FUND 5,0 5,3 6,0 - - - - - - - 5,1 5,4 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7 6,9
MELVIN JONES EM EI EF - - 6,3 6,2 - 7,5 7,7 8,5 6,9 8,8 - - 6,5 6,7 6,9 7,1 7,3 7,5
MERCEDES MARTINS MADUREIRA EM EF 4,4 4,9 6,2 6,7 7,2 7,5 7,2 7,4 6,5 7,3 4,4 4,8 5,2 5,4 5,7 6,0 6,2 6,5
MIGUEL BESPALHOK EM EF 5,9 6,1 6,7 6,6 7,3 7,6 7,4 7,0 7,0 8,1 6,0 6,3 6,6 6,8 7,0 7,2 7,4 7,5
MOACYR C MARTINS EM EF 5,3 6,4 7,2 7,3 7,6 7,5 8,2 7,5 7,3 7,7 5,4 5,7 6,0 6,3 6,5 6,7 6,9 7,1
MOACYR TEIXEIRA EM PROF EI EF 5,2 5,6 6,0 5,8 6,7 7,1 7,2 7,2 6,6 7,4 5,3 5,6 6,0 6,2 6,4 6,7 6,9 7,1
NAIR AUZI CORDEIRO EM EI EF 4,5 5,2 6,0 5,9 7,0 7,2 7,7 7,6 7,2 7,5 4,5 4,9 5,3 5,5 5,8 6,0 6,3 6,5
NARA MANELLA EM EF 4,7 5,2 5,8 5,4 6,6 6,4 6,4 6,3 6,4 6,3 4,8 5,1 5,5 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7
NEMAN SAHYUN EM EF 4,7 4,9 6,8 7,5 7,9 8,2 8,6 8,4 - 8,7 4,8 5,1 5,5 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7
NINA GARDEMANN EM EI EF 4,9 6,2 5,0 4,5 6,7 6,1 7,3 6,8 6,7 7,9 5,0 5,3 5,7 6,0 6,2 6,4 6,7 6,9
NORMAN PROCHET EM EI EF 5,0 6,7 7,5 6,4 7,8 7,3 7,5 7,4 7,4 7,8 5,1 5,4 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7 6,9
ODILON G NOCETTI EM REV EI EF - 5,4 4,9 4,9 5,3 6,2 6,3 6,5 - 5,7 - 5,6 5,9 6,1 6,4 6,6 6,8 7,0
OSVALDO CRUZ EM EI EF 4,2 4,4 5,3 4,5 5,7 5,5 6,2 6,2 5,3 5,8 4,3 4,6 5,0 5,3 5,5 5,8 6,1 6,3
PEDRO VERGARA CORREA EM EI EF 4,5 4,5 6,0 5,1 6,4 6,4 7,3 - 6,4 7,6 4,6 4,9 5,3 5,6 5,8 6,1 6,3 6,6
RUTH LEMOS EM PROFA EI EF 4,8 5,3 5,5 5,2 6,2 6,8 6,3 7,0 6,2 6,5 4,9 5,2 5,6 5,8 6,1 6,3 6,6 6,8
SALIM ABORIHAM EM EF 4,4 4,2 5,3 4,7 5,5 5,4 - 5,8 5,7 5,7 4,5 4,8 5,2 5,5 5,7 6,0 6,2 6,5
SANTOS DUMONT EM EI EF 5,3 5,6 6,1 6,0 7,0 7,3 7,5 7,8 7,5 7,9 5,4 5,7 6,1 6,3 6,5 6,7 7,0 7,2
SUELY IDERIHA EM EI EF - 5,1 6,0 4,9 6,1 6,7 7,1 6,9 6,1 6,9 - 5,3 5,6 5,9 6,1 6,4 6,6 6,8
VITORIO LIBARDI ER M EF - - - - - - - - 6,4 6,6 - - - - - - - -
NOEMIA A GARCIA MALANGA EM EF 4,1 4,3 4,7 3,9 5,4 5,9 6,3 6,3 6,0 6,5 4,2 4,5 4,9 5,2 5,5 5,7 6,0 6,3
ODESIO FRANCISCON EM PROF EF 5,0 5,0 5,7 5,7 7,0 6,8 6,3 7,0 6,9 6,8 5,0 5,3 5,7 6,0 6,2 6,4 6,7 6,9
SONIA PARREIRA DEBEI EM EI EF 5,0 5,4 5,6 5,4 6,7 6,8 6,8 6,7 6,9 6,5 5,1 5,4 5,8 6,0 6,3 6,5 6,7 7,0
SAN IZIDRO EM EF 5,2 6,0 5,7 5,6 6,1 6,5 6,9 7,1 6,7 6,5 5,2 5,5 5,9 6,1 6,4 6,6 6,8 7,0
JOSE HOSKEN DE NOVAES EM DR EI EF - - - - 6,7 6,7 7,4 7,3 6,7 7,3 - - - - 6,9 7,1 7,3 7,4
ESC MUNICIPAL DE APLICACAO - UEL - - - 6,6 - - - - - - - - - 6,8 7,0 7,2 7,4 7,6
CARLOS DIETZ EM EI EF - - - 6,4 6,5 7,6 8,0 7,6 7,0 8,0 - - - 6,6 6,8 7,0 7,2 7,4
ROBERTO PEREIRA PANICO EM MTO EI EF - - - - 5,9 7,2 6,8 6,9 6,3 6,7 - - - - 6,2 6,4 6,6 6,8
GENI FERREIRA EM EI EF - - - - 4,9 5,0 6,4 6,2 5,5 6,9 - - - - 5,2 5,5 5,7 6,0
VILA BRASIL EM DA EI EF - - - - - 6,8 7,9 7,5 6,8 7,6 - - - - - 7,0 7,2 7,4
HELVIO ESTEVES EM PROF EF - - - - - - 6,9 7,5 6,6 7,6 - - - - - - 7,1 7,3
VILMA RODRIGUES ROMERO EM PROF EIEF - - - - - - 6,9 7,1 - 7,3 - - - - - - 7,1 7,2
TRABALHO E SABER ESC MUNICIPAL DO CAMPO - - - - - - - - 5,2 6,3 - - - - - - - -
JOAQUIM PEREIRA MENDES EM PROF EIEF - - - - - - - 7,4 7,7 7,7 - - - - - - - 7,6
JOSE GASPARINI EM PROF EI EF 4,2 4,5 4,9 4,3 5,7 5,7 6,4 6,4 6,1 6,6 4,3 4,6 5,0 5,3 5,6 5,8 6,1 6,3
ZUMBI DOS PALMARES EM EI EF 3,6 4,8 4,6 4,3 5,2 4,9 5,5 5,2 5,5 5,9 3,7 4,0 4,4 4,7 5,0 5,3 5,5 5,8
IRENE AP DA SILVA E M EI EF 3,8 3,7 4,2 5,2 5,4 5,3 5,5 5,7 6,1 6,5 3,8 4,2 4,6 4,9 5,1 5,4 5,7 6,0
MARIA CANDIDA P SALLES EM EI EF 3,6 3,7 4,6 4,6 4,5 5,2 5,5 5,5 5,6 5,4 3,7 4,0 4,4 4,7 5,0 5,3 5,6 5,8
MARIA SHIRLEY B LYRA EM EI EF 5,3 5,7 5,9 5,7 7,2 6,1 7,1 6,7 6,6 6,9 5,4 5,7 6,1 6,3 6,5 6,7 6,9 7,2
ATANAZIO LEONEL EM EI EF 4,0 4,1 5,2 5,1 6,3 6,0 5,9 - - 5,2 4,1 4,5 4,9 5,1 5,4 5,7 5,9 6,2
TEREZA C BERTAN EM PROFA EI EF 3,7 4,2 4,9 4,1 5,0 5,6 6,3 6,4 6,0 6,1 3,7 4,1 4,5 4,8 5,1 5,3 5,6 5,9
RUTH F DE SOUZA EM EF 3,9 4,6 5,1 4,8 5,3 5,8 6,6 6,8 6,4 7,0 3,9 4,3 4,7 5,0 5,2 5,5 5,8 6,1
EGYDIO TERZIOTTI E M ED INF ENS FUND - 4,9 5,3 - - - - - - - - 5,1 5,4 5,7 5,9 6,2 6,4 6,7
JOVITA KAISER EM PROFA EF 4,9 4,9 5,5 5,5 6,3 6,4 6,5 6,8 6,7 7,1 4,9 5,3 5,6 5,9 6,1 6,4 6,6 6,8
MARIA T M AMANCIO EM PROFA EI EF 4,6 4,8 5,5 5,8 6,9 6,8 6,7 7,1 6,7 6,7 4,7 5,0 5,4 5,7 5,9 6,2 6,4 6,7
 
Fonte: MEC/Inep
Notas: ND - Número de participantes no SAEB insuficiente para que os resultados sejam divulgados;
ND* - Solicitação de não divulgação conforme Portaria Inep nº 410 de 03 de novembro de 2011 ou Portaria Inep nº 304 de 24 de junho de 2013;
ND** - Não divulgado por solicitação da Secretaria/Escola por situações adversas no momento da aplicação do SAEB;
ND*** - Escola com pelo menos 20% do material extraviado, com participação insuficiente para divulgação dos resultados;
(*) - Média calculada a partir dos resultados dos alunos nas avaliações estaduais, em decorrência do extravio de provas e impossibilidade do cálculo da proficiência para o SAEB;
(1) Ver Nota informativa do Ideb de 2021 (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2021/nota_informativa_ideb_2021.pdf) e 
Relatório de Resultados do Saeb de 2021 (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf)
para maiores informações sobre o impacto da pandemia no Ideb;
(2) O primeiro ciclo do Ideb considera as metas pactuadas no Compromisso Todos pela Educação (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm)
que foram definidas (https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n2_metas_intermediarias_IDEB.pdf) para cada ente federado de 2007 até 2021;
(3) Com o fim do primeiro ciclo do Ideb, o Inep criou um Grupo Técnico para elaborar estudo e subsidiar a atualização do Ideb e a avaliação de novas metas - para maiores
informações ver Portaria nº 26 de 29/01/2024 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-26-de-29-de-janeiro-de-2024-540345023) que institui o Grupo Técnico e
Portaria nº 231 de 17/06/2024 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-231-de-17-de-junho-de-2024-566241404) que prorroga o prazo para conclusão das atividades.

 

Fontehttps://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados 

 

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1. GESTÃO ESCOLAR: GUIA E FUNDAMENTOS PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LONDRINA

 

2. ANAIS - LONDRINA MAIS GENTE (2022)

 

3. REVISTA ELETRÔNICA DA EDUCAÇÃO (REDE)

 

4. LONDRINA MAIS