Biblioteca Ramal Padre Adelino de Carli (antiga Biblioteca Ramal Vila Nova)

Índice de Artigos

bib vila nova

Localização:
Rua Purus, 45, Bairro Vila Nova
CEP: 86025-310 - Londrina - Paraná
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira, das 08h00m às 14h00m
Telefone: (43) 3329-6993

Gestor Cultural/Bibliotecário responsável pela unidade: Silvana da Silva Vilas Boas


 

Histórico

A Biblioteca Ramal “Padre Adelino de Carli” foi inaugurada em 12 de março de 1996 com o nome de Biblioteca Ramal “Vila Nova”. Foi criada a partir da reivindicação das comunidades da Vila Nova e Vila Recreio, que solicitaram junto à Secretaria de Cultura uma biblioteca para atender a região.
Está localizada na praça em frente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e atende os moradores e estudantes da região do entorno.
Em 2019 a biblioteca ganhou um novo nome, homenageando o Padre Adelino de Carli, que contribuiu com os moradores do bairro por meio dos projetos desenvolvidos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

 


 

 

 

 

O acervo da Biblioteca Ramal "Padre Adelino de Carli" é composto de aproximadamente 6.000 volumes, divididos em livros infanto-juvenis, didáticos, enciclopédias, atlas, almanaques, apostilas, folhetos, gibis, revistas e jornais.

acervo vila nova

 


 

Cadastro e empréstimo de livros

Para realizar o empréstimo de livros, o usuário deverá, primeiramente, efetuar um cadastro de identificação para a emissão do cartão de empréstimos.
Todos os residentes em Londrina e seus distritos podem se cadastrar. Os moradores de outras cidades que trabalham e/ou estudam em Londrina também podem ser cadastrados, mediante comprovação de vínculo com esta cidade.*
Para realizar o cadastro, o usuário deverá comparecer à Biblioteca Padre Adelino de Carli portando os seguintes documentos:
- CPF;
- Um documento oficial com foto: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, etc.;
- Comprovante de residência do município de Londrina, em seu nome ou dos responsáveis;
-*Comprovante de vínculo empregatício ou estudantil com o município de Londrina (apenas para moradores de outras cidades);
- Telefone para contato (recomendado);
- Conta de e-mail válida (recomendado);
Obs.: A fotografia é tirada durante a realização do cadastro do leitor.
O cadastro e a emissão do cartão de empréstimos ficam prontos na hora e o usuário pode realizar o empréstimo de livros em seguida. Os serviços oferecidos pela Biblioteca são inteiramente gratuitos.

Empréstimo de livros

O prazo de empréstimo é de 10 (dez) consecutivos. O usuário poderá emprestar até 03 (três) livros por vez, sendo até 02 (dois) de uma mesma área de conhecimento e mais 01 (um) de área diferente.

Renovação
A renovação será realizada por duas vezes consecutivas pelo período de 10 (dez) dias cada uma. O usuário deverá trazer o material emprestado e o cartão de empréstimos fornecido pela Biblioteca para que seja efetuada a renovação.
A renovação do material emprestado poderá ser realizada desde que não haja atraso no prazo de empréstimo.
OBS.: Os livros de Literatura solicitados para o Vestibular da UEL não podem ser renovados.

Devolução
Os materiais emprestados deverão ser devolvidos até a data estipulada no ato do empréstimo. Caso contrário, esse serviço será suspenso pelo mesmo período do atraso e só poderá ser continuado mediante doação do material conforme tabela a seguir:

Dias de atraso  Doação
 01 a 10 dias

01 exemplar de jornal (do dia):

- Folha de Londrina;
- Folha de São Paulo, etc.

 11 a 100 dias

01 revista (do mês):
- Veja;
- Isto é;
- Época, etc.

 Mais de 100 dias  01 Livro.

 

Atividades desenvolvidas

Exposições

As exposições promovem a o espaço da biblioteca e incentivam a participação da comunidade. A biblioteca oferece exposições de fotografias, artes plásticas, de trabalhos escolares, entre outras.

 

Contação de histórias

É um instrumento que ajuda a desenvolver a imaginação e a criatividade e estimula na criança o gosto pela leitura. A biblioteca é contemplada pelo projeto “Toda quinta tem história”, que agrada a muitas crianças do entorno.

 

Oficinas

Após a contação de histórias, são elaboradas oficinas de desenho retratando a história ouvida. São meios de desenvolver a criatividade, bem como interesse pelo livro.


Imprimir   Email