acessibilidade

Serviços

Acesse os principais serviços desta secretaria através da Carta de Serviços 

carta servicos

 

 

Localização e Contatos - Agricultura e Abastecimento

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Localização: Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico (prédio da CAAPSML).
CEP: 86015-660 – Londrina - Paraná
Fone Geral: (43) 3372-4791    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento:  Das 12h00 às 18h00.

______________________________________________________________________________________________________________

 

NOTA DO PRODUTOR LONDRINA

Localização: Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico (prédio da CAAPSML-piso térreo).
CEP: 86015-660 – Londrina - Paraná
Fone : (43) 3372-4788    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: das 7h30 às 17h30.

ATENDIMENTO COM AGENDAMENTO PRÉVIO 

______________________________________________________________________________________________________________

NOTA PRODUTOR LERROVILLE

Localização:Rua Alivercino Marçal, 55, Distrito de Lerroville

CEP: 86123-000 – Distrito de Lerroville -Londrina - Paraná
Fone : (43) 3398-2010    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento:  das 8h00 às 13h00

ATENDIMENTO COM AGENDAMENTO PRÉVIO 

 


 

GABINETE DO SECRETÁRIO

Localização: Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico (prédio da CAAPSML - subsolo)
CEP: 86015-660 – Londrina - Paraná
Fone : (43) 3372-4791   E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

______________________________________________________________________________________________________________

ASSESSORIA TÉCNICA ADMINISTRATIVA:

Localização: Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico (prédio da CAAPSML - subsolo).
CEP: 86015-660 – Londrina - Paraná
Fone : (43) 3372-4790   E-mail: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

______________________________________________________________________________________________________________

Diretoria de Desenvolvimento Rural:
Localização: Av. Chepli Tanus Daher 500 - Jardim Acapulco 
Fone: (43) 3372-4793  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de Funcionamento: das 7h às 18h

______________________________________________________________________________________________________________

Diretoria de Abastecimento:

Localização: Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico (prédio da CAAPSML - subsolo).
CEP: 86015-660 – Londrina - Paraná
Fone : (43) 3372-4789   E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

______________________________________________________________________________________________________________


Setor Rodoviário da SMAA/Patrulha Rural Mecanizada/PDR

Localização: Av. Chepli Tanus Daher 500 - Jardim Acapulco

Fone: (43) 3342-4888  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Horário de Funcionamento:  De segunda a sexta-feira - das 8h às 14h.

 


REDES SOCIAIS:

Instagram: @agricultura.londrina 

https://www.instagram.com/agricultura.londrina/ 

Legislação/Competências - Agricultura e Abastecimento

Decreto Municipal nº 1.142 de 16 de novembro de 2010.

( Aprova o Regimento Interno da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento )

História

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) foi criada através de Lei Municipal nº 4.977 de 24/04/92, de autoria do vereador Carlos Eikiti Hirooka, denominada inicialmente como Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tendo sido efetivamente implantada no primeiro ano de mandato do prefeito Luiz Eduardo Cheida em 1993, e nomeado o primeiro secretário Nilson Roberto Ladeia de Carvalho.
Neste mesmo ano, após uma Reforma Administrativa, através da Lei 5460 de 09/07/93, foi desvinculada dessa Secretaria as questões de Meio Ambiente, sendo então “recriada” como Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com as seguintes atribuições:


- Estabelecer e desenvolver projetos e programas visando a expansão da produção Agropecuária no Município;


- Fomentar a produção Agropecuária e apoiar o sistema de distribuição dos produtos agrícolas na Zona Urbana;


- Criar e Viabilizar mecanismos de apoio e sustentação aos produtores rurais;


- Definir e executar a política agrícola e de abastecimento para o Município.


No ano de 2002, a partir do Decreto 548 de 21/08/02, a Secretaria assumiu duas novas atribuições: a responsabilidade pela Conservação e Manutenção das Estradas Rurais de todo o município e também a administração dos oito Distritos e Patrimônios, incluindo as atividades administrativas das subprefeituras.


Sua equipe técnica é composta por Engenheiros Agrônomos, Técnico Agropecuário, Técnicos de Gestão Pública e Economista Doméstico.


A secretaria tem como missão promover o Desenvolvimento Rural e o Abastecimento, desenvolvendo Programas de base divididos em projetos com atuação abrangente no meio rural e também na zona urbana.


A sede administrativa da SMAA está localizada na rua da Natureza, 155, no Parque Arthur Thomas - Jardim Piza. A Secretaria mantém dois centros de operações e atividades, o Viveiro de Mudas, localizado no Conjunto Cafezal, em área cedida pelo IAPAR e o Setor de Estradas Rurais localizado no Jardim Acapulco com três pontos de apoio nos distritos de Guaravera, Lerroville e Irerê.

Perfil do Secretário

 

 

GILMAR DOMINGUES PEREIRA

Arquiteto, Urbanista e Engenheiro Civil, Pós-graduado em Engenharia Ambiental e Planejamento, Gestão e Auditoria Ambiental, Mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, servidor de carreira do Município com 29 anos de experiência. Desempenhou as funções de Secretário do Ambiente de Londrina por duas vezes (2012 e 2018), Diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Diretor de Projetos e Diretor de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Em Ibiporã, foi Secretário de Serviços Públicos, Obras e Viação, Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Diretor Presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Ibiporã (CODESI).

Atualmente está acumulando as funções de Secretário Municipal do Ambiente e Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento do Município de Londrina.

Responsáveis/Equipe - Agricultura

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Gilmar Domingues Pereira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Telefone: (43) 3372-4791 / (43) 3372-4793

ASSESSORIA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA – GABINETE

Vanessa Ruthes Silva Gonçalves
Cargo: Assessora de Gabinete
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4793
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Formação em Direito

Karine Gerber de Azevedo
Cargo: (TGPB01)
Função: Técnica de Gestão Pública 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Telefone: (43) 3372-4791
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Graduação em Administração Empresarial pelo Instituto Superior de Pós-Graduação – Curitiba/PR.

Thais Fernanda Flausino Aparecido
Cargo:  (TGPB01)
Função:Técnica de Gestão Pública
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Telefone: (43) 3372-4790
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Administração de Empresas, com especialização em Marketing, Recursos Humanos e Gestão Pública.

GERÊNCIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Amanda Cristina Andrello Costa
Cargo:  (TGPC01)
Função: Gerente Administrativo-Financeira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Telefone: (43) 3372-4790
Horário de Trabalho: 12h às 18h

DIRETORIA DE ABASTECIMENTO – DA

Priscila Lima Magarotto de Paula
Cargo: Promotora de Saúde Pública – Médica Veterinária
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4789
Horário de Trabalho: 8h às 17h
Currículo abreviado: Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Mestra em Tecnologia de Alimentos pela UTFPR (2018). Pós-Graduações em Inspeção de Produtos de Origem Animal (2009), MBA em Avicultura Industrial (2012) e Zoonoses e Saúde Pública (2024). Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Londrina.

 

GERÊNCIA DE AGROINDÚSTRIA

Arilson Pereira de Araujo
Cargo:(TGPA01)
Função: Técnico de Gestão Pública
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4789
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Tecnólogo em Logística pela Universidade Norte do Paraná (2012).

Maria Carolina Ricciardi Sbizera Ruiz
Cargo: (PSPUMEV)
Função: Médica Veterinária
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4785
Horário de Trabalho: 8h às 17h

Michel Okamoto
Cargo: (FMB)
Função: Fiscal
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4785

GERÊNCIA DE COMERCIALIZAÇÃO

Maitê Marques Elias
Cargo: (TGPB01) 
Função: Gerente de Comercialização
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4789
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Currículo abreviado: Técnica em Secretariado Executivo (2008). Bacharel em Administração pela Unopar (2015). Curso de Chefia e Liderança pelo SENAC.

Osvaldo de Souza Campos Junior
Cargo: (GEAU04)
Função: Engenheiro Agrônomo 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4789

Estagiário – Jeferson Ferreira
Curso: Relações Públicas

NOTA DO PRODUTOR RURAL – LONDRINA

Marcos Antonio Alves Mota
Cargo: (TGPC01)
Função: Técnico de Gestão Pública
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Flávio Marcelo Cavalari
Cargo: (TGPA01)
Função:Técnico de Gestão Pública
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4788

NOTA DO PRODUTOR RURAL – DISTRITO DE LERROVILLE

Rosangela Chimenes de Miranda Batista
Cargo:  (TGPA01)
Função: Técnica de Gestão Pública 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3398-2010

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL – DDR

Alessandro Antonio Capeloto
Cargo: (ACVPU01)
Função: Diretor de Desenvolvimento Rural
E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br  -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4796
Horário de Trabalho: 8h às 14h
Currículo abreviado: Servidor municipal há 29 anos, atuou 9 anos na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, nas áreas de Iluminação Pública e Serviços Urbanos; 9 anos na Secretaria de Cultura como Gerente de Ação Cultural; e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente como Gerente de Proteção Animal. Na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, exerceu funções como Gerente de Serviços Rodoviários e Produção Agropecuária e, atualmente, Diretor de Desenvolvimento Rural. É formado em Administração com habilitação em Comércio Exterior e possui pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e em Logística e Cadeia de Suprimentos, além de diversos cursos técnicos nas áreas de mecânica, suprimentos e gerenciamento de frotas, entre outros.

Elton Manoel Sacoman Longo
Cargo:  (TGPB07)
Função:Técnico de Gestão Pública
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4796

Rodrigo Laureano da Silva
Cargo:  (GEAU02) 
Função:Gestor de Engenharia e Arquitetura – Serviço de Engenharia Civil
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4796

Estagiária – Gabrielle Strini Gebara de Sousa
Curso: Arquitetura

GERÊNCIA DE SERVIÇOS E ESTRADAS RURAIS E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Mariana Galvão J. M. Carvalho
Cargo:  (TGPB01)
Função: Gerente de Serviços e Estradas Rurais e Produção Agropecuária
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4796

Maristela Cristina Mrtvi
Data de admissão: 23/11/1999
Cargo: (TGPB01)
Função: Assistência Técnica de Gestão
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (43) 3372-4796
Formação: Educação Física (UEL)
Pós-Graduação em Gestão Pública com ênfase em Políticas Públicas (Intesp)
Pós-Graduação em Gestão de Pessoas (FCE)
Especialização Lato Sensu em Formação Desportiva – iniciado em 2025

 

 

 

Estrutura

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) compõe a estrutura organizacional da Prefeitura de Londrina, conforme a Lei Municipal nº 8.834, de 1º de julho de 2002 e sua estrutura e funcionamento estão dispostos no Regimento Interno publicado no Jornal Oficial nº 1429, por meio do Decreto Municipal nº 1.142, de 16 de novembro de 2010.

A sua estrutura está constituida por três assessorias técnico-administrativas, duas diretorias, três gerências que atuam junto à sede da SMAA, localizada na Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico (prédio CAAPSML), ao Setor Rodoviário e Patrulha Rural Mecanizada, localizado na Avenida Chepli Tanus Daher 500, Jardim Acapulco e aos distritos e patrimônios rurais.

Legislação de referência:

Lei Municipal nº 8.834, de 1 de julho de 2002
SÚMULA: Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Administração Direta e indireta do Município e dá outras providências.

Decreto Municipal n.º 1.142, de 16 de novembro de 2010
SÚMULA: Aprova o Regimento Interno da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

 

Histórico dos Secretários

SECRETÁRIOS

Gestão 2025
Gilmar Domingues Pereira (janeiro de 2025 - em exercício)

Gestão 2024
João Mendonça da Silva (maio de 2024 - em exercício)

Gestão 2024
Gilmar Domingues Pereira (abril de 2024)

Gestão 2021 - 2024
Reginaldo Cesar Choucino (janeiro 2021 á abril de 2024)

Gestão 2017 - 2020
João Mendonça da Silva (janeiro de 2017 a março de 2018)

Alexandre Fujita (abril de 2018 a janeiro de 2019)
Ronaldo Deber Siena (janeiro de 2019 a abril de 2020)
Gustavo Gomes dos Santos ( maio a setembro de 2020)
Jacélio Dionisio Oliveira ( outubro e novembro 2020)
Gustavo Gomes dos Santos ( novembro de 2020 - dezembro 2020 )

Gestão 2013 - 2016 
Cleuber Moraes Brito (janeiro a abril de 2013)

Guilherme Casanova Junior (abril de 2013 a maio de 2014)
Rodrigo de Menezes Trigueiro (junho de 2014 a fevereiro 2015)
Vitor dos Santos Junior (fevereiro de 2015 a 2016)

Gestão 2009 - 2012 
Florindo Dalberto (janeiro a abril de 2009)

Gervásio Vieira (maio a dezembro de 2009)
Carlos Eikiti Hirooka (dezembro de 2009 a fevereiro de 2010)
Marisol de Oliveira Chiesa (fevereiro de 2010 a agosto de 2012)
Jefferson Costa Hernadez (agosto a dezembro de 2012)

Gestão 2005 - 2008 
Nilson Roberto Ladeia Carvalho

Gestão 2001 - 2004 
Nilson Roberto Ladeia Carvalho

Gestão 1997 - 2000 
Samir Curi Eide

Gestão 1993 – 1996 
Nilson Roberto Ladeia Carvalho

Onaur Ruano
Ademar Santo Ferreira