História

 A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) foi criada através de Lei Municipal nº 4.977 de 24/04/92, de autoria do vereador Carlos Eikiti Hirooka, denominada inicialmente como Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SAMA, tendo sido efetivamente implantada no primeiro ano de mandato do prefeito Luiz Eduardo Cheida em 1993, e nomeado o primeiro secretário Nilson Roberto Ladeia de Carvalho.

Neste mesmo ano, após uma Reforma Administrativa, através da Lei 5460 de 09/07/93, foi desvinculada dessa Secretaria as questões de Meio Ambiente, sendo então entitulada como Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com as seguintes atribuições:

- Estabelecer e desenvolver projetos e programas visando a expansão da produção Agropecuária no Município;

- Fomentar a produção Agropecuária e apoiar o sistema de distribuição dos produtos agrícolas na Zona Urbana;

- Criar e Viabilizar mecanismos de apoio e sustentação aos produtores rurais;

- Definir e executar a política agrícola e de abastecimento para o Município.

No ano de 2002, a partir do Decreto 548 de 21/08/02, a Secretaria assumiu duas novas atribuições: a responsabilidade pela Conservação e Manutenção das Estradas Rurais de todo o município e também a administração dos oito Distritos e Patrimônios, incluindo as atividades administrativas das subprefeituras. 

Sua equipe técnica é composta por Engenheiros Agrônomos, Técnico Agropecuário, Médicos veterinários e Técnicos de Gestão Pública. 

A sede administrativa da Secretaria está localizada no Prédio Administrativo da Caapsml  na R. Anísio Rigioli, s/n - Centro Cívico.

A Secretaria ainda mantém um centro de operações e atividades: o Setor Operacional de Estradas Rurais localizado no Jardim Acapulco com três pontos de apoio nos distritos de Guaravera, Lerroville e Irerê.

 


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