Programas

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal do Idoso tem o objetivo de formular, executar, avaliar e aprimorar a gestão da política municipal de atendimento à pessoa idosa. 


Para tanto, desenvolve de forma intersetorial um conjunto integrado de ações para a defesa de direitos, valorização e socialização da pessoa idosa, estímulo à leitura, ao esporte, dentre outros, visando possibilitar ao idoso londrinense um processo de envelhecimento em condições de dignidade, respeito e autonomia.

Conheça algumas dessas ações avançando as setas abaixo ou utilizando o índice de artigos.


 

 

 

 

 

 

Centros de Convivência da Pessoa Idosa

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa, das Regiões Leste (CCI Leste), Oeste (CCI Oeste) e Norte (CCI Norte), estão vinculados à Gerência de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso.

Os CCI's têm dentre seus objetivos desenvolver trabalhos voltados à valorização, à defesa e à promoção dos direitos da pessoa idosa na sociedade, de modo a consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo.

Oferecem atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária, dentre outras.

A programação mensal destes espaços pode ser conferida no menu "Eventos" deste site, por telefone ou pessoalmente nos CCI's.

 

CCIs reforma

 

CCI Leste

O Centro de Convivência "Miguel Quessada Pelegrino" foi inaugurado em fevereiro de 2012, tem 410 m2 de área construída, e é um equipamento público construído a fim de ampliar a rede de serviços voltados ao público idoso.

Localização:

Rua Gabriel Matokanovic, 260 - Jardim da Luz 

Telefone: 3375-0307

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Linha de ônibus: 112 - Alexandre Urbanas

 

CCI Oeste

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa "Benedito Camargo Sobrinho" foi inaugurado em 2006. Foi reinaugurado no dia 11 de abril de 2013, após reforma que ampliou o local em mais de 443 m² (área construída).

O CCI Oeste conta com salão, auditório, sala de informática, salas de oficinas, cozinha semi-industrial e espaços destinados à equipe técnica.

No local são ofertadas diversas atividades à população idosa de Londrina, tais como: exercícios físicos, oficinas de artesanato, de memória, de psicologia, palestras educativas, dentre outras. Para participar, basta comparecer pessoalmente no CCI e realizar a inscrição.

Localização:

Rua Serra Pedra Selada, 111 - Jd. Bandeirantes

Telefone: 3375-0334

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Linhas de ônibus: 308 ou 314

 

CCI Norte

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa "Otair Sebastião Gonçalves" foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2018.

O local tem 672,75 metros quadrados e possui um auditório com capacidade para 160 pessoas com palco e camarim, auditório multimídia para 50 pessoas, biblioteca, salas para oficinas, sala para técnicos, sala de informática, cozinha, lavanderia, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, pátio de serviço, além de recepção, sala de espera, espaço para administração, jardim interno e duas vagas para deficientes físicos.

O custo da obra foi de R$1.383.692,12 somados a um aditivo no contrato no valor de R$ 70 mil. Todo o recurso é advindo de destinações de parte de Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), que é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Localização:

Rua Luiz Brugin, 570 (esquina com Av. Saul Elkind) - Cj. Maria Cecília

Telefone: 3373-0092

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Linhas de ônibus: 405, 406 e 407

 

Para acessar a programação de atividades acesse a página "Eventos".

 


 

 

 

 

 

Idoso Conectado

 

Projeto de inclusão digital para idosos em parceria com a Celepar. Ensino do uso de celulares e aplicativos.

O curso é realizado durante 3 dias seguidos, com carga horaria de 9 horas no total e emissão de certificado.

Durante as aulas os idosos aprendem como usar o celular (tipo smartphone) e os aplicativos disponíveis. É ensinado desde o básico ao mais complexo: fazer e receber ligações, agendar e salvar contatos, uso da lanterna, relógio, despertador, agenda, tamanho de letra, tempo de iluminação da tela, volume do som, galeria de fotos e vídeos, câmera, uso de dados, acesso wi-fi, redes sociais e aplicativos, tais como Facebook, WhatsApp, Youtube, Google Maps, Uber, e-mail, dentre outros. Tudo isto contribui para a inserção da pessoa idosa na vida comunitária, aproximando-a de seus familiares, de amigos, além de facilitar suas atividades cotidianas.

Já formamos mais de 1300 idosos.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Casa Dia

O "Casa Dia" é um serviço inédito na cidade de Londrina, lançado em abril de 2019. Consiste na oferta de acolhimento a idosos na modalidade de acolhimento semi-integral (segunda a sexta, exceto feriados, das 8 às 17 horas), com atendimento especializado realizado por equipe técnica multidisciplinar. Inclui 5 refeições por dia com cardápio elaborado por nutricionista, atividades recreativas/educativas e acompanhamento familiar.

Público alvo: pessoas idosas em situação de vulnerabilidade de renda, cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária (grau de dependência I e II) e cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele. A triagem das vagas é feita pela Gerência de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI) da Secretaria Municipal do Idoso.

Objetivos principais: - Prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos;

- Prevenir e evitar o isolamento social;

- Evitar a institucionalização, fortalecendo e preservando os vínculos familiares.

Estrutura oferecida: na Casa Dia os idosos atendidos contam com refeições balanceadas (café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde com cardápio elaborado por nutricionista, respeitando orientações médicas de possíveis restrições alimentares), atividades recreativas e comunitárias (de lazer, cultura, educacionais, esporte, etc.) e o acompanhamento pelos familiares será feito por meio de reuniões periódicas em que será relatada a evolução da pessoa idosa na instituição, além de serem fornecidas orientações gerais e esclarecidas eventuais dúvidas.

Equipe técnica ofertada pela instituiçãoCoordenador, Psicóloga, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta, Motorista, Auxiliares de enfermagem e cuidadores, Auxiliar de limpeza e Cozinheira.

Entidade conveniada: “Cristma – Movimento Cristo Te Ama” 

Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fluxo e Protocolo do Serviço Central de Vagas (ILPI e Casa Dia): Portaria SMI-GAB Nº 8, de 16 de fevereiro de 2022

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

 


  

 

 

 

 

  

 

Serviço de Atendimento as Situações de Conflito Familiar

 

O serviço consiste no atendimento as situações de conflitos familiares relacionados aos cuidados da pessoa idosa e/ou ao cuidador que esteja sobrecarregado pelo cuidado à pessoa idosa, desde que o idoso não esteja sofrendo violação de direitos.

Sendo que os atendimentos priorizaram a garantia de direitos dos idosos, indicando mediações as situações de conflito entre os familiares, através do entendimento e de uma resolução amigável mais positiva nestas relações, primando sempre pela qualidade de vida da pessoa idosa.

O objetivo deste serviço é proporcionar atendimento à pessoa idosa em situações envolvendo conflitos familiares, prevenindo situações de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e situações de desproteções a pessoa idosa.

Encaminhamento de caso: O fluxo de encaminhamento das situações de conflitos familiares relacionados aos cuidados da pessoa idosa poderão ocorrer pela rede socioassistencial, saúde, sistema judiciário e/ou população em geral. Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone para contato: (43) 3376-2644

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

Fluxo e Protocolo de Atendimento para os Casos de Conflitos Familiares envolvendo os Cuidados com a Pessoa Idosa: Portaria SMI-GAB Nº 40, de 19 de setembro de 2022


 

 

  

 

 

 

 

Central de Vagas - Encaminhamento de Pessoas Idosas

 

O Projeto Central de Vagas consiste no controle e encaminhamento, pela Secretaria Municipal do Idoso - Gerência de Atenção à Pessoa Idosa, das vagas disponíveis nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI’S) conveniadas com o município.

Este controle é realizado mediante avaliação da equipe que seguem critérios técnicos, definidos a partir da legislação (Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, Política Nacional de Assistência Social).

As instituições conveniadas são:

- Casa do Bom Samaritano;
- Obras Assistenciais São Vicente de Paulo de Londrina – Asilo São Vicente de Paulo;
- Sociedade Espírita de Promoção Social: Lar das Vovozinhas Gilda Marconi e Lar dos Vovôs;
- Lar Maria Tereza Vieira.

 

Atendimento - Vagas em Instituições de Longa Permanência


Secretaria Municipal do Idoso / Gerência de Atenção à Pessoa Idosa

Av. Duque de Caxias, 333 - Prédio da CAAPSML - Jd. Igapó

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 3771-6340

Horário de atendimento: segunda a sexta, 11h às 17h, mediante agendamento prévio

Linhas de ônibus: 202, 203, 206, 210, 212, 217, 222, 601 (Parador), 603, 801, 802, 807, 905

 

Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fluxo e Protocolo do Serviço Central de Vagas (ILPI e Casa Dia): Portaria SMI-GAB Nº 8, de 16 de fevereiro de 2022

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

 


 

  

 

 

 

 

 

Serviço de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Acumulação de Objetos Gerais e/ou Animais

 

O serviço consiste no atendimento de pessoas idosas em situação de acumulação de objetos em gerais e/ou animais e seus familiares, desde que o idoso não esteja sofrendo violação de direitos.

Ofertando atendimento especializado em conjunto com as demais Secretarias Municipais de Londrina, visamos proporcionar ao idoso e seus familiares o acesso as políticas públicas e a garantia de seus direitos.

Encaminhamento de caso: O fluxo de encaminhamentos das situações envolvendo a pessoa idosa em situação de acumulação, poderão ocorrer pela rede socioassistencial, saúde, sistema judiciário e/ou população em geral. Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone para contato: (43) 3376-2644

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

 


 

  

 

 

 

 

Monitoramento e Avaliação das Instituições de Longa Permanência para Idosos

Realizado em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), tem o objetivo de monitorar e avaliar as instituições de longa permanência para idosos (ILPI’S) públicas e particulares, garantindo o cumprimento das diretrizes da política de atendimento à pessoa idosa, bem como das legislações e normativas locais e Estatuto do Idoso.


Estratégias de Ação

- Conhecer as principais dificuldades no atendimento à pessoa idosa inseridas nas ILPI’S para diagnosticar e propor ações resolutivas, garantindo a melhoria e qualidade no atendimento.
- Acompanhamento e visitas sistematizadas.
- Visitas para averiguação de denúncias sobre instituições irregulares e/ou clandestinas em parceria com Vigilância Sanitária e Ministério Público - Promotoria do Idoso.
- Reuniões de orientação junto à equipe das ILPI’S.
- Elaboração de pareceres e laudos técnicos ao CMDPI que direcionem a discussão de políticas, programas e projetos.
- Fiscalização das ILPI’S particulares em parceria com o CMDPI.


Imprimir