Perguntas Frequentes

 

- O que é o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI)?

É um equipamento público em que é desenvolvido o Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos voltado às pessoas idosas.
Executa serviços de proteção social básica, articulando-se com a rede de serviços socioassistenciais.

Os CCI's têm dentre seus objetivos desenvolver trabalhos voltados à valorização da pessoa idosa na sociedade, à defesa e à promoção dos direitos do idoso de modo a consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo.

 

- Quantos CCI’s existem no município de Londrina?

Existem atualmente 3 (três) Centros de Convivência da Pessoa Idosa – CCI's em Londrina, quais sejam:

  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste – “Miguel Quessada Pelegrino”;

  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste – “Benedito Camargo Sobrinho”;

  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte – “Otair Sebastião Gonçalves”.

 

- Onde encontro os endereços dos CCI’s?

Os endereços, horários e telefones estão disponíveis no link abaixo.

https://portal.londrina.pr.gov.br/localizacao-contatos-idoso

 

- Como se dá o acesso aos CCI’s?

O acesso aos CCI’s dá-se mediante busca espontânea, sendo realizado um cadastro da pessoa idosa para participação nas diversas atividades ofertadas

 

- Quais atividades são ofertadas para as pessoas idosas nos CCI’s?

Os CCI’s oferecem atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária, dentre outras.

A programação mensal destes espaços pode ser conferida no link abaixo, bem como por telefone ou pessoalmente nos CCI's.

https://portal.londrina.pr.gov.br/eventos-idoso

 

- Quais documentos são necessários para realizar/atualizar o cadastro nos CCI’s?

Somente um documento de identificação civil, contendo RG e CPF, preferencialmente a cédula de identidade, bem como comprovante de residência.

 

- Quais são os principais Serviços ofertados pela Gerência de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI)?

  • Avaliação e encaminhamento para vagas conveniadas com o Poder Público Municipal em: Instituição de Longa Permanência para Idosos(ILPIs); Casa Dia para Idosos; e Abrigo Institucional para Idosos.

  • Serviço de atendimento à pessoa idosa em situação de acumulação;

  • Orientações aos familiares de pessoas idosas em relação a direitos e prestação de cuidados.

 

- O que é a Central de Vagas da Secretaria Municipal do Idoso?

É um serviço que realiza a avaliação e o encaminhamento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade – social, econômica, familiar e demais fragilidades advindas do envelhecimento – para as Instituições de Longa Permanência para Idosos, Casa Dia e Acolhimento, com Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal do Idoso - PML . A Central de Vagas realiza também o monitoramento, acompanhamento e avaliação das instituições colaboradoras.

 

- Como funcionam esses Serviços?

  • ILPIs

Caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em Londrina há no mínimo dois anos, que apresentam vulnerabilidades e desproteções sociais, prioritariamente aqueles que não possuem familiares, ou cuja família não apresente condições de oferecer os cuidados mínimos necessários para uma velhice com condições básicas e dignas.

  • Casa Dia para Idosos

 Atendimento para pessoas idosas que apresentam vulnerabilidades e desproteções sociais na modalidade semi-integral, diurno de(segunda a sexta, exceto feriados), com atendimento especializado realizado por equipe técnica multidisciplinar. Idosos com grau de dependência intermediário, que precisam de supervisão e cuidados, para que seu familiar possa trabalhar. Durante a permanência na Casa Dia, os idosos participam de atividades que propiciam convívio social e atendimentos multiprofissionais.

  • Acolhimento Institucional para Idosos

Serviço que oferece moradia por tempo determinado para pessoas idosas independentes, que se encontrem em situação de rua, desproteção, vulnerabilidades e risco social, com vínculos familiares rompidos, que necessitam de acolhimento durante o período necessário superar a condição de rua.

 

- Quais são as Instituições com Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal do Idoso – PML, que prestam atendimento às pessoas idosas?

O munícipio possui Termo de Colaboração com três Instituições de Longa Permanência para Idosos: Asilo São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza Vieira e Lar das Vovós e Lar dos Vovôs.

E também com a instituição Cristma – Cristo de Ama (Fundação Tamarozzi), que executa o Serviço Casa Dia; e com a Casa do Bom Samaritano, que executa o Serviço de Acolhimento para pessoas Idosas na modalidade Abrigo Institucional.

 

- Quais são os documentos exigidos para solicitar a vaga nas ILPIs, Casa Dia e no Acolhimento Institucional Idoso?

Para avaliação técnica da equipe Central de Vagas da Secretaria Municipal do Idoso, é necessário:

  • Preencher ficha de solicitação de atendimento (http://servicos.londrina.pr.gov.br/Servico/Details/413?banner=true);

  • Apresentar a cópia dos documentos: RG e CPF do idoso, comprovante de renda e endereço do idoso e filhos (na ausência de filhos dos irmãos), relatório médico constando os problemas da saúde física e mental, e prescrição dos medicamentos;

  • Ficha e os documentos devem ser enviados por email, whatsapp ou entregues pessoalmente na recepção da Secretaria Municipal do Idoso, para ser realizada.

Mais informações através do telefone 3771-6340 (das 8h às 17h, de segunda a sexta), ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

- Quais são os critérios para participar destes serviços, ofertados pela Central de Vagas?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em Londrina há pelo menos (2) dois anos, renda mensal de até 1 (um) salário mínimo, que apresentam vulnerabilidades e desproteções sociais e devem passar por avaliação técnica da Secretaria do Idoso. Para as vagas em ILPI, a prioridade é para aqueles que não possuem familiares, ou cuja família não apresente condições de oferecer os cuidados mínimos necessários para uma velhice com condições  dignas.

 

- Como funciona o atendimento às pessoas idosas em situação de acumulação?

Considerando a crescente demanda de notificações envolvendo as pessoas idosas com Transtorno de Acumulação, foi estabelecido um fluxo de ações intersetoriais com as áreas de saúde, meio ambiente e assistência social, afim de garantir o direito de tratamento especializado e de qualidade as pessoas idosas acometidas por este transtorno. Tendo em vista, a complexidade do transtorno de acumulação, torna-se imprescindível a articulação conjunta das políticas públicas do município para um atendimento eficaz à esta população.

 

 


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