A Secretaria Municipal do Idoso - SMI, órgão da Prefeitura do Município de Londrina instituído pela Lei Municipal 7.995/1999, foi criada com a finalidade de desenvolver no âmbito municipal um conjunto integrado de ações para o atendimento das necessidades das pessoas idosas (aquelas com 60 anos de idade ou mais), de acordo com o que determina a Política Nacional da Pessoa Idosa, o Estatuto da Pessoa Idosa e demais leis correlatas, buscando assegurar os direitos desta população e criando condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na família e na sociedade.
Iniciou suas atividades em 08 de janeiro de 2000, sendo a primeira do gênero em todo o território brasileiro.
Na época de sua criação, a população idosa de Londrina era em torno de 41 mil pessoas. Porém, de acordo com os dados do Censo IBGE-2010, Londrina tinha quase 66 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que correspondia a 12,72% da população total da cidade, média maior que a nacional.
Atualmente, o número oficial de pessoas idosas residentes no município de Londrina corresponde a 101.948 (cento e um mil, novecentos e quarenta e oito), o que representa 18,33% (dezoito inteiros e trinta e três centésimos percentuais), da população total, de 555.965 (quinhentos e cinquenta e cinco mil, novecentos e sessenta e cinco) habitantes, segundo apuração e divulgação oficial por parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, por ocasião do Censo Demográfico 2022 (disponível em: Sistema SIDRA em Censo Demográfico 2022 - População por idade e sexo).
Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a população idosa no Brasil passará de 7,5% em 1999 (11 milhões) para cerca de 25% em 2025 e tal aumento nos colocará, em termos absolutos, como a 6ª população idosa do mundo, com 37 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
Diante disso, o principal objetivo da Secretaria Municipal do Idoso é desenvolver ações que permitam que esta população envelheça com qualidade de vida, de forma digna e com seus direitos fundamentais (individuais e sociais) assegurados.
Siga a SMI nas redes sociais:
idoso.londrina (clique aqui)
Secretaria do Idoso - Londrina (clique aqui)