Cidade Amiga da Pessoa Idosa
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas, o número de idosos está crescendo mais rápido que todas as outras faixas etárias e, em 10 anos, estima-se que teremos mais de 1 bilhão de pessoas com mais de 60 anos no mundo.
Segundo divulgado pelo IBGE, através do Censo 2022, restou apurado que Londrina tem 555.937 habitantes. No entanto, não houve ainda a divulgação do quantitativo estratificado por faixa etária.
No dia 27 de abril de 2022, o Prefeito Municipal de Londrina, Sr. Marcelo Belinati Martins, manifestou oficialmente o interesse em integrar a Cidade de Londrina, na Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoa Idosas, da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No dia 05/10/2023, foi realizado um evento referente à incorporação da cidade de Londrina ao Programa Internacional Cidade Amiga da Pessoa Idosa.
Para conduzir tal processo, foi instituído o Comitê Gestor composto por representantes da Administração Pública Municipal, e por representantes do segmento denominado Instituições Públicas, Instituições Privadas e Organizações.
A finalidade da incorporação à Rede Global consiste no estabelecimento de ações intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa, observando-se principalmente os oito eixos essenciais propostos pelo "Guia Global: Cidade Amiga do Idoso" (OMS, 2008), quais sejam: I. Espaços exteriores e edifícios; II. Transporte; III. Habitação; IV. Participação social, V. Respeito e inclusão social; VI. Participação cívica e emprego; VII. Comunicação e informação; e VIII. Apoio comunitário e serviços de saúde).
Link para a página da OMS/OPAS - Cidades e comunidades amigas das pessoas idosas:
- Ant
- Próximo >>