acessibilidade

Remoção Geral 2025

 

 

 

 

 

 REMOÇÃO GERAL 2025

 

 

tic 2 PORTARIA SME-GAB Nº 15, de 13 de fevereiro 2025 - Designa novos membros para constituírem a Comissão responsável pela realização do Processo de Remoção dos Servidores e Servidoras da Rede Pública Municipal de Ensino.

 

 

tic 2  PORTARIA SME-GAB Nº 178, de 27 de maio de 2024 - Regulamentar a Remoção dos(as) Professores(as) Efetivos da Rede Municipalde Ensino de Londrina para o ano de 2024/2025.

tic 2 PORTARIA SME-GAB Nº 216, de 04 de novembro de 2024 - Alteração da PORTARIA SME-GAB Nº 178, DE 27 DE MAIO DE 2024, que dispõe sobre o a Remoção dos professores efetivos da Rede Municipal de ensino de Londrina para o ano de 2024/2025.

tic 2 PORTARIA SME-GAB Nº 41, de 06 de março de 2025 - Complementa a PORTARIA SME-GAB Nº 178, de 27 de maio de 2024 e regulamenta a Remoção Extratempore

 

 

TUTORIAIS:

tic 2  Tutorial SEI - para eventuais pedidos de remoção

 

 


  

tic 2 PORTARIA SME-GAB Nº 172, de 09 de maio de 2024 - Designa as servidoras abaixo relacionadas para, sob a presidência de Mariangela de Sousa Prata Bianchini, constituírem a Comissão responsável pela realização do Concurso de Remoção por Classificação e Permuta de Servidores e Servidoras da Rede Pública Municipal de Ensino, bem como para a elaboração da Portaria que o regulamenta (revogada).

 

tic 2  CRONOGRAMA REMOÇÃO GERAL 2024/2025

tic 2

 CRONOGRAMA REMOÇÃO GERAL 2024/2025 - COMPLEMENTAR

 

 

EDITAIS DE CLASSIFICAÇÃO:

tic 2CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - PROA01 E PEBU01

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES DE SALA DE RECURSOS

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES DA EJA

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES INTERESSADO NA EJA

tic 2 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES INTERESSADOS EM ESCOLAS DE PERÍODO INTEGRAL

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES EXCEDENTES E CEDIDOS

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES QUE DESEJAM RETORNAR ÀS FUNÇÕES DE ORIGEM

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES QUE DESEJAM RETORNAR ÀS FUNÇÕES DE ORIGEM (PROF. EDUCAÇÃO FÍSICA)

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - PROA03 E PEBU02

tic 2

 CLASSIFICAÇÃO PROFESSORES QUE NECESSITAM DE COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA - PROA03 E PEBU02

EDITAIS DE RECLASSIFICAÇÃO: (a partir das 14h)

tic 2

 RECLASSIFICAÇÃO PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - PROA01 E PEBU01

tic 2

 RECLASSIFICAÇÃO PROFESSORES EXCEDENTES E CEDIDOS

tic 2

 RECLASSIFICAÇÃO PROFESSORES QUE NECESSITAM DE COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA - PROA03 E PEBU02

 

EDITAIS ETAPAS REMOÇÃO GERAL 2024/2025 (disponível a partir das 11h30):

tic 2  Edital Remoção Geral 2024/2025 - 1ª ETAPA

tic 2  Edital Remoção Geral 2024/2025 - 2ª ETAPA

tic 2  Edital Remoção Geral 2024/2025 - 3ª ETAPA

tic 2  Edital Remoção Geral 2024/2025 - 4ª ETAPA (final)

 

 

EDITAIS FINAIS - REMOÇÃO 2024/2025 (disponível a partir das 9h):

tic 2  Edital Final - Remoção Geral 2024/2025 - PROA01 e PEBU01

tic 2  Edital Final - Remoção Geral 2024/2025 - PROA03 e PEBU02

tic 2  Edital Final - Remoção Complementação de Carga Horária - Educação Física

tic 2  Edital Final - Remoção Professores da Sala de Recurso

tic 2  Edital Final - Remoção Professores que atuam na EJA

tic 2  Edital Final - Remoção Professores interessados na EJA

tic 2  Edital Final - Remoção Professores interessados na Escola Integral

tic 2  Edital Final - Remoção Retorno às Funções - Ed. Física 

tic 2  Edital Final - Remoção Retorno às Funções

tic 2  Edital Final - Remoção Professores Excedentes e Cedidos

tic 2  Edital Final - Remoção por Permuta

 

tic 2  TESTE SELETIVO - informações de lotação

 

 

TUTORIAIS:

  Como fazer a inscrição na Remoçãotic 2

tic 2  Como fazer o Pedido de Revisão

tic 2  Tutorial SEI - para eventuais pedidos de remoção

 

 


 

 

REMOÇÃO GERAL 2023 / 2024 - ONLINE - FINALIZADO

 

 

tic 1 PORTARIA SME-GAB nº 257, de 30 de outubro de 2023 - Regulamenta a Remoção dos(as) Professores(as) da Rede Municipal de Ensino de Londrina para o ano de 2023.

 

tic 1 CRONOGRAMA GERAL - REMOÇÃO 2023/2024

 

 tic 1 SGI - Sistema de Gestão de Informações - acesso ao sistema clique aqui - Remoção Geral - 27/11/2023 a 30/11/2023

 

 

EDITAIS:

tic 1

 Resultado Geral da Remoção 2023/2024 - não haverá publicação de edital tendo em vista que todos os processos de escolha foram transparentes e já tiveram anuência do professor no momento da mesma. Dúvidas entrar em contato com a Diretoria Pedagógica nos telefones: (43) 3375-0277 / 3375-0117 (13/12/2023 - 10h)

  

tic 1

 Edital da 3ª Etapa (Final) da Remoção Específica PEBU01 - iniciantes em 01/11/2023 (07/12/2023 - após às 11h)

tic 1

 Edital da 2ª Etapa da Remoção Específica PEBU01 - iniciantes em 01/11/2023 (06/12/2023 - após às 16h)

tic 1

 Edital da 1ª Etapa da Remoção Específica PEBU01 - iniciantes em 01/11/2023 (05/12/2023 - após às 16h)

 

tic 1

 Edital da 4ª Etapa (Final) da Remoção Geral PROA01 e PEBU01 (01/12/2023 - após às 16h)

tic 1

 Edital da 3ª Etapa da Remoção Geral PROA01 e PEBU01 (30/11/2023 - após às 16h)

tic 1

 Edital da 2ª Etapa da Remoção Geral PROA01 e PEBU01 (29/11/2023 - após às 16h)

tic 1

 Edital da 1ª Etapa da Remoção Geral PROA01 e PEBU01 (28/11/2023 - após às 16h)

 

tic 1

 Edital de Reclassificação Remoção Geral dos Professores PROA01 e PEBU01 (22/11/2023)

 

tic 1 Edital de Classificação Remoção Geral dos Professores PROA01 e PEBU01 (20/11/2023)

tic 1 Edital de Classificação Remoção Geral dos Professores PROA03 E PEBU02 (20/11/2023)

tic 1 Edital de Classificação Remoção Específica dos Professores PEBU01 que iniciaram em 01/11/2023 (20/11/2023)

 

 

TUTORIAIS:

  Como fazer a inscrição na Remoçãotic 1

tic 1  Como fazer o Pedido de Revisão

tic 1  Tutorial SEI - para eventuais pedidos de remoção

 

 

 


 

 PROCESSO DE REMOÇÃO 2022/2023 - ONLINE - FINALIZADO

 

tic 1PORTARIA SME-GAB Nº 221, de 21 de novembro de 2022 - Regulamenta o Processo de Remoção dos Professores e Professoras da Rede Municipal de Ensino de Londrina.

tic 1PORTARIA SME - GAB Nº 212, de 11 de outubro de 2022 - Designa servidores para compor a Comissão responsável pela realização do Processo de Remoção.

tic 1 CRONOGRAMA GERAL do Processo de Remoção – 2022/2023

 

 

  tic 1 EDITAIS

tic 1Edital de Classificação  -  Docência Séries Iniciais do Ensino Fundamental (PROA01) e Docência de Educação Básica (PEBU01) 

tic 1 Edital de Classificação  -  Docência de Educação Física (PROA03) 

tic 1 Edital da Primeira Etapa - Processo de Remoção 2022/2023 - clique aqui

 tic 1Edital da Segunda Etapa - Processo de Remoção 2022/2023 - clique aqui

 tic 1Edital da Terceira Etapa - Processo de Remoção 2022/2023 - clique aqui

tic 1 Edital da Quarta Etapa (última) - Processo de Remoção 2022/2023 - clique aqui

tic 1  RESULTADO FINAL - REMOÇÃO DOS PROFESSORES DA DOCÊNCIA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (PROA01) E DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (PEBU01)

 tic 1 RESULTADO FINAL - REMOÇÃO DOS PROFESSORES DA DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (PROA03)

tic 1  RESULTADO FINAL - REMOÇÃO DOS PROFESSORES EXCEDENTES

tic 1  RESULTADO FINAL - REMOÇÃO POR PERMUTA

 

 

TUTORIAIS:

  Como fazer a inscrição no processo tic 1

tic 1  Como fazer o Pedido de Revisão

tic 1  Live com a Diretora Pedagógica Prof. Mariangela disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=-4GuNrfIS9s 

 

 

 


 

 PROCESSO DE REMOÇÃO 2021/2022 - FINALIZADO

 

Portaria SME-GAB Nº 117 de 09 de novembro de 2021 (clique aqui)

- Portaria SME-GAB Nº 117 de 09 de novembro de 2021 - regulamentação do Processo de Remoção dos Professores e Professoras da Rede Municipal de Ensino de Londrina para o ano de 2022 

- Portaria SME-GAB Nº 115, de 20 de outubro de 2021 - designa comissão.

- Cronograma da Remoção Geral

- Formulário – Remoção por Permuta

- Modelo de Requerimento

ATENÇÃO: alteração de cronograma do Processo de Remoção 2021/2022

alteracao cronograma site

 

Edital de Classificação do Processo de Remoção 2021/2022:

- Professor do Ensino Fundamental - PROA01

- Professor da Educação Infantil - PEIA01

- Professor de Educação Física - PROA03

RESULTADO FINAL - Processo de Remoção 2021/2022:

- Professor do Ensino Fundamental - PROA01

- Professor da Educação Infantil - PEIA01

- Professor de Educação Física - PROA03

- Remoção por Permuta

- Remoção dos professores Excedentes

 


 

 PROCESSO DE REMOÇÃO 2020/2021 - FINALIZADO

 

PORTARIA DE REMOÇÃO - SME/GAB Nº 089/2020, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2020

- Modelo de Requerimento

- Formulário Remoção por Permuta

PROFESSORES DO TESTE SELETIVO -  ALOCAÇÃO PARA 2021

 


 

  

PROCESSO DE REMOÇÃO 2019/2020 - FINALIZADO

SOMENTE PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

PORTARIA DE REMOÇÃO - SME/GAB Nº 339/19, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2019 - JO Nº 3924

EDITAL DE ALOCAÇÃO DOS PROFESSORES DE TESTE SELETIVO:
- PROEFD - Séries Iniciais Ensino Fundamental - Temporário
- PROEFI - Docência Educação Física - Temporário
- PROEIN - Docência Educação Infantil - Temporário
- PROTCEF - Professor Temporário do Campo de Educação Física e PROTCIF - Professor Temporário do Cmpo de Ensino Fundamental e Infantil

Resultado Final do Processo de Remoção 2019 /2020
- Resultado Remoção Geral - PROA01
- Resultado Remoção Geral - PEIA01 *
- Resultado Remoção Geral - PROA03
- Resultado Remoção de Excedentes - PROA01
- Resultado Remoção de Excedentes - PEIA01
- Resultado Remoção por Permuta - PROA01
- Resultado Remoção por Permuta - PEIA01
- Resultado Remoção por Permuta - PROA03
 * ERRATA - Remoção Geral PEIA01

Edital de Classificação e Reclassificação:
- Professor do Ensino Fundamental - PROA01 - reclassificação
- Professor da Educação Infantil - PEIA01 - reclassificação
- Professor de Educação Física - PROA03

Boas Práticas Escolares - Gestores

 

Boas Práticas - Orientações

- Formulário - Boas Práticas Gestores

- Autorização de uso de imagem - Diretor e Coordenador Pedagógico

- Autorização de uso de imagem - Aluno

 

 



 

TEMA: Bate papo Moacyr Teixeira: Refletir e aprender juntos

A proposta apresentada está sendo desenvolvida na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, com o objetivo de:

  • Compartilhar conhecimentos, angústias e experiências pedagógicas, proporcionando a escuta ativa entre os pares, fortalecendo os vínculos afetivos da equipe.

Devido a Pandemia, a interação social bem como os modos de se comunicar e ensinar precisaram ser repensados/reinventados. Foi necessário adaptar-se a esta nova realidade, que trouxe consigo o isolamento e o distanciamento social que alteraram a rotina de toda comunidade escolar.

No contexto educacional, evidenciou-se a importância de partilhar conhecimentos, angústias, frustações e as experiências pedagógicas advindas desta nova realidade. O fechamento das escolas em função da pandemia representou um desafio para a continuidade do ensino, trazendo consigo algumas transformações que podem se consolidar no pós-pandemia, como o ensino via internet, por exemplo.

Diante do exposto, a equipe gestora da E. M. Prof. Moacyr Teixeira tem organizado semanalmente um bate papo virtual entre os professores, cujo objetivo é proporcionar a escuta ativa entre os pares e, consequentemente, o fortalecer dos vínculos pedagógicos e afetivos da equipe e dos professores, preocupando-se em avaliar as dificuldades e a buscar estratégias de superação dos obstáculos encontrados nas atividades remotas.

Para cada encontro, em média, três professores conduzem o bate papo. Em seguida, a equipe gestora faz a mediação junto ao grupo para encaminhamento de dúvidas e/ou discussões. Também recebem convidados especiais, que agregam seus conhecimentos à equipe proporcionando reflexões sobre os mais diferentes assuntos.

Na abertura do projeto, realizada dia 31 de julho, contou-se com a presença da Psicóloga Elaine Prestes e da Psicopedagoga Michele Garcia Paes. O tema de abertura foi “Reflexões acerca do trabalho docente durante a pandemia: partilhando sentimentos”.

A escola caminha para a terceira semana do projeto e a equipe gestora relata que tem sido gratificante a participação do grupo, tendo em vista o retorno positivo que recebem durante os encontros. Assim, esperam que, ao longo do tempo, possam construir novas estratégias de trabalho para lidar com todo o contexto adverso que estão vivenciando na pandemia. Para a equipe gestora o trabalho realizado tem sido gratificante, uma vez que podem contar com uma equipe alinhada e comprometida que trabalha junto pelo bem estar das crianças, especialmente nesses tempos tão difíceis que estamos vivendo.

 

Relato das professoras: https://docs.google.com/document/d/10SjHjf7rtEGoAl8ObakhM0sO-4EP0oeyYlrOjN9QAM0/edit?usp=sharing 

 

Trabalho desenvolvido pela equipe gestora Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira

 



 

TEMA: Tempos de pandemia, o diferente se faz necessário!

Muitas Lives têm movimentado as redes sociais, não é mesmo? A Escola Municipal Norman Prochet está nesse movimento, e resolveu aproximar ainda mais as famílias da escola para a comemoração do Dia dos Pais e dos Estudantes. Para tanto, a escola realizou uma Live com muita música, culinária e brindes para os familiares.

A música ficou por conta do ex-aluno Leonardo Massaroto, que tocou e cantou de forma brilhante. Na culinária o show ficou por conta do professor Gláudio Renato de Lima e da aluna Lívia, que fizeram uma deliciosa pizza. A homenagem para os estudantes ficou aos cuidados da ex-aluna Beatriz da Silva Santos e da professora Gisele Martins Lopes. Os brindes foram doados por pais e amigos da escola e sorteados pela coordenadora pedagógica Glaucimara de Arruda Simon.

A transmissão foi feita em duas redes sociais, Facebook e Instagram, e a mesma foi coordenada pela mediadora de TDCIs Gisele Martins Lopes.

Foi emocionante o encontro virtual, as mais de mil visualizações e as participações online demonstraram a satisfação e alegria dos familiares.

De acordo com a diretora Margarida, mudar a forma de ensinar causa insegurança e estranhamento, mas o desafio das aulas remotas tem movido toda a equipe a fazer o diferente, pois o que é atrativo torna-se um caminho para a aprendizagem. Assim, por meio dessa Live, a equipe gestora foi além dos conteúdos curriculares, abordando, também, aspectos socioemocionais, uma vez que promoveu o bem estar nos alunos e seus familiares.

A escola está muito feliz com o sucesso dessa ação e afirma que novas Lives estão por vir!

Link da live completa: 

 

Trabalho realizado pela equipe gestora - Margarida Cândida Silva Lopes (Diretora) e Glaucimara de Arruda Simon (Coordenadora Pedagógica)

Escola Municipal Norman Prochet

 



 

 

TEMA: Importante iniciativa da Gestão escolar em organizar live para sua Comunidade Escolar.

 

Lives da Professora Vânia Costa diretora da E.M. Carlos Dietz

live vania marluy

Clique para acessar o vídeo

 

bp gestor live vania camila

Clique para acessar o vídeo

 

 



 

TEMA: Valorização do professor

Logo no início do trabalho remoto, a equipe gestora da Escola Municipal Nina Gardemann procurou pensar em meios de valorizar as professoras e, também, de estabelecer uma postura atenta e solidária acerca da saúde mental de cada uma.

Como forma de estreitar os vínculos entre toda a equipe, surgiu a ideia de fazer algo que fosse além do contato virtual. Então, a cada final de mês, quando as professoras comparecem a escola para justificar o seu ponto eletrônico, elas recebem um “mimo”, pensado e elaborado pela equipe gestora, a fim de prestigiá-las ainda mais.

No mês de abril, as professoras receberam uma caixinha com chocolates e frases motivadoras, tais como: “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará para o seu tamanho original”, “Quem compartilha seu talento, merece todo o nosso prestígio e “O nosso carinho e gratidão, a vocês que além de transmitir seus conhecimentos, souberam apoiar-nos nesse momento”.

Em maio, foi preparado um Happy Hour virtual. Durante uma determinada semana, a equipe gestora colocou mensagens no grupo de WhatsApp da escola, anunciando que as professoras teriam uma surpresa. A semana foi movimentada, pois a curiosidade e a vontade de adivinhar o que aconteceria fez com que todas participassem ativamente do grupo com entusiasmo e alegria. Na data agendada, foi entregue uma tábua de frios e um bolinho para cada professora em suas residências. Inclusive houve a colaboração voluntária para a entrega nos endereços mais distantes. Ao receberem seu presente, as professoras se dirigiam ao grupo de WhatsApp e deixavam mensagens instigando as demais sobre a surpresa. Após às 17h30, todas organizaram em suas casas um “cantinho” para aproveitarem o Happy Hour virtual. Ouviram boa música, conversaram, cantaram e socializaram momentos de descontração.

Em junho, mês em que se comemora as Festas Juninas, foi preparado um kit para cada professora e também para os membros da APM e Conselho Escolar. Nele foi colocado canjica, pé-de-moça, bolinho de fubá caseiros e pipoca. Houve a colaboração da Jacqueline, secretária, que fez os quitutes em sua casa. Em síntese, mais uma vez os objetivos da equipe gestora foram cumpridos. E para o mês de julho... vem mais surpresa!

 

bp gestor v1

Trabalho realizado pela equipe gestora
Escola Municipal Nina Gardemann

 


 

TEMA: Econina

Trabalho realizado pela equipe gestora - Escola Municipal Nina Gardemann

 

No dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, a Escola Municipal Nina Gardemann lançou um desafio a todos os alunos e seus familiares, com o objetivo de fazer refletirem a respeito do contexto em que estão vivendo.

Então, neste dia, no período da manhã, a equipe gestora enviou nos grupos de WhatsApp um convite para que os alunos juntamente com suas famílias fizessem um vídeo contando o que estão fazendo para tornar suas vidas mais felizes neste momento de distanciamento social.

Os vídeos deveriam ter no máximo 2 minutos e os mesmos poderiam ser selecionados e divulgados no Facebook da escola e na página Educação em tempos de COVID-19, do site da Prefeitura Municipal de Londrina, de acordo com as normas de publicação.

Houve significativa participação de muitas famílias e também de algumas professoras. A alegria em participar das crianças foi perceptível, pois elas demonstraram muita satisfação em apresentar as brincadeiras, as culinárias, as músicas, os jogos, entre outras atividades que têm realizado na presença da família. Todos os exemplos manifestados foram no sentido de mostrar formas mais suaves e criativas de passar o tempo e contornar o distanciamento social.

As professoras, por sua vez, afirmaram sobre a importância da família em suas vidas. A equipe gestora concluiu que esta experiência foi muito exitosa, pois uma parte significativa da comunidade escolar demonstrou através dos vídeos enviados que podem realizar atividades em benefício do bem estar, e o mais importante, junto com sua família.

 

 

 


 

TEMA: Instrução aos pais e motivação aos professores

A equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra, que atende 560 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de fortalecer a comunicação entre escola e família, produziu um vídeo explicativo com o propósito de sanar dúvidas sobre o funcionamento dos grupos de WhatsApp/linhas de transmissão e também acerca dos encaminhamentos das aulas remotas. Assim, esclarecimentos sobre o horário de atendimento das turmas, professores responsáveis pelos respectivos atendimentos, envio de foto dos alunos cumprindo as atividades, entre outros, são alguns dos recados enfatizados no vídeo. A equipe gestora entende que o vídeo às famílias com orientações claras e objetivas, instrui e atenua as dúvidas acerca das aulas remotas. Desse modo, já foi possível observar pela equipe gestora que desde a divulgação do vídeo, as dúvidas frequentes diminuíram e os pais/responsáveis já compreendem melhor o andamento das atividades remotas.

O recurso do vídeo foi utilizado pela equipe gestora em mais uma ocasião, no entanto, com outra intenção; a de agradecer e motivar seus professores. Nele cada um dos 39 professores da escola é reconhecido pelo seu empenho ao realizarem planejamentos e atendimentos remotos com cuidado, clareza e atenção necessários diante dos desafios postos pelo contexto de pandemia.

Link:


Vídeo desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra para as FAMÍLIAS

 

 

Vídeo desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra para os PROFESSORES

 

 


 

TEMA: Contação de História: o vírus Malvadão e as crianças poderosas

 

A Escola Municipal Carlos Dietz atende 315 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e para incentivar a comunicação, ainda que remotamente, com todos os alunos e suas famílias, a gestora Vânia, juntamente com a colaboração de sua equipe, produziu um vídeo que conta uma história envolvente, intitulada “O vírus Malvadão e as crianças poderosas”.

O objetivo da história é tratar de aspectos referente a Pandemia e sua prevenção. De forma criativa e também muito instrutiva, a história transmite mensagens importantes que sensibilizam e conscientizam sobre o atual momento vivido. Toda a comunidade é convidada a ouvir e interagir com os personagens dessa incrível história contada de formada entusiamada pela gestora Vânia.

Ao final, a gestora incentiva os alunos a participarem de uma atividade que tem como objetivo promover o bem estar emocional. Assim, é solicitado que anotem os seus sentimentos e emoções em um diário, na intenção de fazer com que as crianças compartilhem suas histórias no retorno das aulas, o que poderá resultar em um incrível livro produzido por todos os super-heróis e super-heroínas da Escola Municipal Carlos Dietz. E como diz a história: “Vamos todos ficar bem”!  

 

Trabalho desenvolvido pela diretora Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa
Escola Municipal Carlos Dietz

 


TEMA: Cuidando da Articulação Família e Escola


A Escola Municipal Padre Anchieta atende 387 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, e para promover uma melhor articulação com as famílias deles nesse período de aulas remotas, a equipe gestora tem utilizado algumas estratégias de comunicação, dentre elas, a produção de vídeos explicativos que são postados na página da escola no Facebook (clique aqui para acessar a página) e, também, no YouTube.
Os vídeos tem a intenção de reforçar a comunicação com os pais/responsáveis enfatizando as mensagens encaminhadas pelas linhas de transmissão via WhatsApp. Com uma linguagem acessível e afetuosa, a equipe gestora composta pela diretora Mariana e pela Coordenadora Pedagógica Cláudia, reitera nos vídeos a necessidade de manter os laços que integram escola e família com o objetivo de manter a qualidade do ensino, ainda que remotamente.
Nesse sentido, os vídeos possuem cunho orientador, explicativo, mas também transmitem agradecimentos aos pais/responsáveis e a equipe de professores da unidade escolar, pois todos contribuem para a superação dos desafios atuais impostos pela pandemia.
A equipe gestora acredita que ao transmitir vídeos sucintos, com mensagens claras, objetivas e motivadoras, além daquelas que já são encaminhadas pelo WhatsApp, contribui para que as famílias mantenham-se informadas sobre as ações da escola, bem como compreendam a organização do trabalho remoto proposto por ela. A comunicação aberta e afetuosa possibilita o fortalecimento de vínculos entre escola e família, uma conexão afetiva, o que é fundamental para práticas educativas de qualidade.
Essa prática que vem ocorrendo semanalmente desde o início das aulas remotas tem contornado a dificuldade de alguns pais em compreender certas informações contidas nos documentos. Além disso, as gestoras sinalizam que a utilização de vídeos como estratégia de comunicação expressa às famílias que ainda que distanciada fisicamente, a escola se faz presente.
Essa experiência tem proporcionado um crescimento profissional e pessoal a todos os envolvidos no processo educacional dos alunos.

 

Trabalho desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal Padre Anchieta

 

 


TEMA: Aulas remotas com inovação: o google classroom 

Na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico as aulas remotas acontecem por meio da plataforma virtual Google Classroom, e a equipe gestora coordena o trabalho em torno das TDICs na intenção de conectar professores e alunos.

A integração de toda a equipe é fundamental para o sucesso do trabalho, e cada um tem papel decisivo para que o sucesso da ação fosse logo constatado.
A equipe gestora (diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica e secretário escolar) organiza a gestão de acesso e conexão de pais e professores à plataforma, bem como organiza a atuação do mediador da tecnologia na orientação aos professores e a conferência dos kits de estudos com instruções aos alunos.

Além disso, a coordenação pedagógica orienta as atividades docentes, cria slides para os pais informando sobre os procedimentos de acesso e intervém diretamente junto aos professores por meio de vídeo conferências, orientando sobre as diretrizes pedagógicas.

As professoras mediadoras de TDICs na escola exercem papel extremamente importante, pois garantem suporte técnico aos professores no âmbito da tecnologia, no ambiente virtual, o Google Classroom para a escola toda, favorecendo um trabalho coeso e muito integrado.

Os demais professores elaboram materiais de forma compartilhada, contribuindo no suporte às dúvidas na plataforma e auxiliam na preparação de materiais e atividades adaptadas.

Para implementação da ação, o primeiro passo foi mapear a conexão e posteriormente, definir a plataforma digital. No WhatsApp o professor envia áudio/ vídeo convidando para a interação na plataforma Google por meio do chip disponibilizado pela SME.

Os resultados são: mais de 92% dos 480 alunos matriculados tem acesso aos conteúdos por meio de celular. Os alunos que não postam as atividades propostas pelos docentes estão sendo monitorados por um grupo de professores, que se mobiliza para que estes também tenham acesso aos conteúdos trabalhados. Experiência de sucesso coletivo!

 Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico

Cursos e Formações

  

 

CURSOS E FORMAÇÕES / 2025

 

 

 

 

INFORMATIVO N° 11/2025 - 14/04/2025 a 18/04/2025

 

tic 2LIVE GESTÃO - Engajar, envolver e motivar – os desafios da gestão pedagógica diante da coletividade. Devido a instabilidades na Internet o NRE informou que a live que seria dia 07/04/2025 foi transferida para o dia 28/04 às 14h. A live terá como convidada Daniele Souza - Pedagoga, especialista em gestão escolar, Analista de formação de gestão na Associação Bem Comum. Para participar, basta acessar o link:  https://www.youtube.com/live/bMvGu2vIiH

 

tic 2 CONSULTA PÚBLICA - PLANO MUNICIPAL DO LIVRO, DA LEITURA, DA LITERATURA E DAS BIBLIOTECAS DE LONDRINA (publicado no diário oficial nº 5462). 
A Gerência do Ensino Fundamental no uso de suas atribuições legais, convida toda a comunidade para  participar  Consulta Pública sobre o PLANO MUNICIPAL DO LIVRO, DA LEITURA, DA LITERATURA E DAS BIBLIOTECAS DE LONDRINA conforme segue:
O texto referência será disponibilizado para consulta pública, possibilitando a participação da comunidade educacional e da sociedade em geral, que poderão apresentar suas considerações. As sugestões poderão ser encaminhadas até o dia 09 de maio de 2025.
Uma comissão para análise será composta por representantes de vários segmentos. Essa medida tem o objetivo de garantir transparência e incentivar a participação ativa no desenvolvimento da norma, assegurando que o documento final contemple as demandas e expectativas da comunidade educacional de Londrina.

Texto de referência: https://docs.google.com/document/d/1W_LLaz5wbCyhLicaZtRGZloOhGD__tcmbwolDCickuQ/edit?usp=sharing 

Formulário envio de contribuições: https://forms.gle/7gsVCtZAbViXCUfG8 

Formulário para participar da comissão análise: https://forms.gle/HcNx3pmVyqLUxgS89 

 

tic 2FORMAÇÃO DE PROFESSORES -  LEEI - P4 E P5 

  • LOCAL: COMPLEXO EDUCA (Rua Pref. Faria Lima, 400)
  • HORÁRIO MANHÃ: 8h às 11h30
  • HORÁRIO TARDE: 13h30 às 17h

 

Data

Manhã

Tarde

14/04 - Segunda-feira  

T1 – PR 264
T2 – PR 265
T3 – PR 266

T4 – PR 267

15/04 - Terça-feira

 

T5 – PR 268
T6 – PR 269
T7 – PR 270

16/04 - Quarta-feira

T8 – PR 271
T9 – PR 272

 

 

tic 2CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO SEMANAL

 

TURMA

DATA

HORÁRIO

LOCAL

R2 formação on-line

15/04 - Terça-feira

Atenção:  esta formação que inicialmente seria presencial, foi alterada para o formato online (assíncrono). Encaminharemos, em breve, o link para inscrição no AVA/EG.

Regente P5 CEI/CMEI/Escola

(Não inscrito no LEEI)

17/04 - Quinta- feira

Manhã: 8h
Tarde: 13h30

Auditório do Complexo Educa 
Rua: Pref. Faria Lima, 400.

 

 

 


 

INFORMATIVO N° 10/2025 - 07/04/2025 a 11/04/2025

 

tic 2

PEDIDOS DE REMOÇÃO - Alertamos aos professores que conforme PORTARIA SME-GAB Nº 41/2025“Art. 3º Os pedidos de Remoção Extratempore deverão ser peticionados via SEI Externo pelo próprio professor(a) interessado(a) apenas nos 5 (cinco) primeiros dias úteis, dos meses de Março, Maio e Agosto de 2025.”  Por este motivo os pedidos peticionados fora do prazo serão indeferidos. A portaria na íntegra e outros documentos estão disponíveis no site da SME https://portal.londrina.pr.gov.br/professores-sme 

 

tic 2

PERÍCIAS DE AFASTAMENTO, CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS DE SAÚDE E DISPENSA DE PERÍCIAS - Informamos que, através do Processo SEI nº 19.009.051761/2025-34, foi enviado o Despacho Administrativo nº 45808/2025, a Recomendação nº 171 que tem como objetivo atualizar todos os servidores municipais da administração direta, autárquica e fundacional sobre o andamento das Perícias de Afastamento realizadas pela Diretoria de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos. A recomendação trará detalhes importantes sobre os processos em andamento.

 

tic 2ESTATÍSTICA DE EMPRÉSTIMOS DE LIVROS – FEVEREIRO | BIBLIOTECA ESCOLAR - A coleta de dados sobre os empréstimos de livros é essencial para melhorar a gestão da biblioteca, justificar investimentos e reforçar seu papel no processo educativo. Por isso, solicitamos que o(a) professor(a) auxiliar responsável pelo projeto — ou, na ausência deste(a), a coordenação — preencha o formulário abaixo com as informações referentes ao mês de fevereiro, até o dia 10/04/2025: https://forms.gle/Er58mXgphDiZaqVg9

 

tic 2

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO SEMANAL:

 

TURMA

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Palavras Andantes

09/04

Quarta-feira

Manhã: 8h 

Tarde: 13h30min

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400.

Reunião

Coordenador de escola que atende P4 e P5

com a Gerência de Educação Especial - PEI 

(via meet)

09/04

Quarta-feira

Manhã: 8h 

https://meet.google.com/ico-apfn-umb

Reunião 

Coordenador CMEI/CEI  

com a Gerência de Educação Especial - PEI 

(via meet)

09/04

Quarta-feira

Manhã: 10h 

https://meet.google.com/ypz-xyvf-uxn

Regente de P4

CMEI/ESCOLA

(não inscrito no LEEI)

10/04


Quinta-feira

Manhã: 8h 

Tarde: 13h30min

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400.

Encontro com os diretores das escolas e CMEIs 

11/04

Sexta-feira

Manhã: 8h

Auditório da Faculdade Anhanguera Catuaí.



tic 2INSCRIÇÃO CURSO:

 

TÍTULO DO CURSO 

PÚBLICO-ALVO

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

LINK DE INSCRIÇÃO

Mediação de Leitura – Palavras Andantes 2025/01

Professores atuantes no Projeto Palavras Andantes

01/04/2025

 a 

30/04/2025

Turma Manhã

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7334

Turma Tarde

 https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7335

 

 

 


 

 

INFORMATIVO N° 09/2025 - 31/03/2025 a 04/04/2025

 

 

tic 2PROJETO DE PESQUISA (convite) - PRÁTICAS DE ENSINO DO ATO DE LER E DO ATO DE ESCREVER DE PROFESSORES DO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LONDRINA-PR – II - Universidade Estadual de Londrina- (autorizado via SEI)

A professora Greice Ferreira da Silva, convida as professoras regentes de 1º e 2º anos a participarem do Projeto de Pesquisa "Práticas de ensino do ato de ler e do ato de escrever de professores do 1o e 2o anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Londrina- PR, coordenado pela professora Greice Ferreira da Silva, docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Este projeto busca proporcionar um espaço de estudo, reflexão e pesquisa sobre as práticas alfabetizadoras com crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os encontros do projeto ocorrerão quinzenalmente sendo:

  • um encontro às terças-feiras das 18h30 às 20h30 - de forma remota 
  • um encontro aos sábados das 8h30 às 10h30- de forma presencial. 
  • Local: Laboratório dos Anos Iniciais, CECA/UEL. 

Os interessados devem entrar em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 tic 2FORMAÇÃO DE PROFESSORES -  LEEI - P4 E P5 

Segue o cronograma para formação de professores para o mês de abril

  • LOCAL: COMPLEXO EDUCA (Rua Pref. Faria Lima, 400)
  • Horário manhã: 8h às 11h30
  • Horário tarde: 13h30 às 17h

Data

Manhã

Tarde


31/03 - Segunda-feira   

T1 – PR 264

T2 – PR 265

T3 – PR 266


T4 – PR 267

01/04 - Terça-feira

 

T5 – PR 268

T6 – PR 269

T7 – PR 270

02/04 - Quarta-feira

T8 – PR 271

T9 – PR 272

 

03/04 - Quinta-feira

T10 – PR 273

T11 – PR 274

T12 – PR 275

T13 – PR 276

T14 – PR 277

T15 – PR 278 

04/04 - Sexta-feira

T16 – PR 279

 

14/04 - Segunda-feira

T1 – PR 264

T2 – PR 265

T3 – PR 266


T4 – PR 267

15/04 - Terça-feira

 

T5 – PR 268

T6 – PR 269

T7 – PR 270

16/04 - Quarta-feira

T8 – PR 271

T9 – PR 272

 

24/04 - Quinta-feira

T10 – PR 273

T11 – PR 274

T12 – PR 275

T13 – PR 276

T14 – PR 277

T15 – PR 278 

25/04 - Sexta-feira

T16 – PR 279

 

 

 

tic 2CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO SEMANAL:

 

TURMA

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Educação Física - Regionais 

31/03 - Segunda-feira

Orientamos  cada grupo verificar horário e local com o coordenador da região

Conhecer Londrina - R3

(R3 que  atende  3º ano e que  nunca participou dessa formação)

01/04 - Terça-feira

12h às 13h

https://meet.google.com/gcs-xyvy-qnn

Formação do AEE

(professores de SRM)

01/04 - Terça-feira

Manhã: 7h30min

Tarde: 13h30min 

Auditório do CMEI Valéria Veronesi 

Rua: Benjamin Constant, 800.

Educação Física

(professores de 6h)

02/04 - Quarta-feira

12h às 13h

https://meet.google.com/oyi-idng-nyo

Diversidade - Gestores 

(um representante por unidade)


Evento: Fortalecendo parcerias para a igualdade racial: colaboração entre Ministério Público, Poder Público, espaços acadêmicos e sociedade civil na construção de políticas inclusivas

02/04 - Quarta-feira


*Esta formação ocorreria no dia 08/04, contudo foi antecipada.

13h30min

às

17h30min

Local: Auditório da Sede da OAB-Subseção Londrina.

Rua: Governador Parigot de Souza, 311, Jd. Caiçaras.

Para participar é necessário se inscrever por meio do link:

https://forms.gle/sAdyisHVUSLkwyaR9

Professores e coordenadores - EJA

04/04 - Sexta-feira

18h30min

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400

 

 

 tic 2SEMANA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

 

De 31/03 a 02/04/2025 acontecerá a “Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Para participar é necessário a inscrição prévia pelo QR code que consta no convite abaixo.

  • Equipe gestora, pedimos gentilmente que divulgue o evento no Instagram da Unidade Escolar e marque @educacaolondrina
  • Durante a semana, orientamos que as unidades escolares trabalhem com a temática, conscientizando sobre o TEA, suas características e necessidades. Link do convite:  https://drive.google.com/file/d/1EjEobm0tJh7AA7K36hiExNWIj0AN1aGM/view?usp=sharing","fple-mt":"image/jpeg","type":"first-party-link"}">convite semana do autismo.jpg

 

 

 

tic 2INSCRIÇÃO CURSO

 

TÍTULO DO CURSO 

PÚBLICO-ALVO

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

LINK DE INSCRIÇÃO

Mediação de Leitura – Palavras Andantes 2025/01

Professores atuantes no Projeto Palavras Andantes

01/04/2025

 a 

30/04/2025

Turma Manhã

 https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7334

Turma Tarde

 https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7335  

 

 

 


 

 

INFORMATIVO N° 08/2025 - 24/03/2025 a 28/03/2025

 

 

tic 2

CONSULTA PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina convida toda a comunidade escolar e a sociedade em geral a participarem da Consulta Pública sobre POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL LONDRINA ALFABETIZADA.

As sugestões podem ser enviadas até o dia 30 de abril de 2025, por meio do formulário disponível abaixo.

Sua colaboração é fundamental para o aperfeiçoamento das estratégias que asseguram o direito à educação e fortalecem o sistema de ensino.

Acesse os documentos na íntegra e envie suas contribuições!

 

tic 2

MEC Lança Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática

Professores, fiquem atentos: teremos até o dia 28 de março, para participar da primeira  Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática. 

A iniciativa busca coletar percepções e sugestões de professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional e tecnológica, para garantir a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos estudantes em matemática ao longo da educação básica. 

A participação dos professores é voluntária, mas sua contribuição ajudará no aprimoramento das políticas públicas.

Para participar acesse

https://matematica.semanadaescuta.org.br/form

 

 

tic 2

CADASTRO DE SERVIDORES AUTORES

Este formulário tem por objetivo reunir informações sobre as produções literárias dos servidores do município de Londrina, possibilitando sua divulgação e viabilizando a participação em eventos culturais e literários. Solicitamos que os interessados o respondam até o dia 31/03/2025: https://forms.gle/H6szQe9NArEfUwHQA 

 

tic 2Regentes do 5º ano - Coordenadoria 4º e 5º ano: informa a criação de  Grupos Regionais para os professores com o intuito de atender às necessidades específicas dos professores regentes do 5º ano em cada região e promover a troca entre os pares, propomos a criação de grupos de WhatsApp para os Regentes do 5º ano. Inicialmente, formaremos dois grupos:

📍 Zona Sul – Representante, a princípio, professora Renata, da E.M. Maria Irene Vicentini Theodoro.

Link do grupo: https://chat.whatsapp.com/KyyBidLrhjQ7lBrO2NLeGA 

 

📍 Zona Norte – Representante, a princípio, professora Mykarla, da E.M. Haydee Colli Monteiro.

Link do grupo: https://chat.whatsapp.com/LZobUqo8y8J71MFh8sL0Pj 

As representantes foram convidadas considerando o tempo de regência no 5º ano, incluindo a experiência em períodos de SAEB e os resultados obtidos em 2023.

Nas demais regiões, os grupos serão formados após reunião com os professores, seguindo o mesmo processo realizado para a Zona Sul e a Zona Norte.

Estamos abertos a sugestões sobre a organização dos grupos e os encaminhamentos dos trabalhos, que poderão ser encaminhados no email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



tic 2EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Avaliação Pedagógica

 A disciplina de Educação Física já está incluída no SGI para o lançamento das notas   trimestrais das turmas de 3°, 4°, e 5° anos. Acompanhar e seguir as orientações do Apoio de Educação Física repassadas nos grupos regionais  para PROA03 e do grupo único PEBU02. O primeiro trimestre encerra-se dia 22/05/2025.

  • Avaliação em Saúde

O SGI está liberado para o lançamento das avaliações antropométricas. Lembrem-se da importância de realizar os lançamentos dentro do mês, para garantir uma diferença de 6 meses entre o 1º e o 2º lançamento.

Qualquer dúvida entrar em contato via Coordenador de grupo, ou diretamente com o Apoio de Educação Física.(3375-0278)

 

tic 2

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - LEEI - P4 E P5 

Local: COMPLEXO EDUCA (Rua Pref. Faria Lima, 400)
Horário manhã: 8h às 11h30
Horário tarde: 13h30 às 17h

 

24/03
Segunda-feira

T1 – PR 264
T2 – PR 265
T3 – PR 266

T4 – PR 267

25/03
Terça-feira

 

T5 – PR 268
T6 – PR 269
T7 – PR 270

26/03
Quarta-feira

T8 – PR 271
T9 – PR 272

 

27/03
Quinta-feira

T10 – PR 273
T11 – PR 274
T12 – PR 275

T13 – PR 276
T14 – PR 277
T15 – PR 278

28/03
Sexta-feira

T16 – PR 279

 

 

tic 2CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO SEMANAL

 

TURMA

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Conhecer Londrina

R2

(R2 que  atende

3º ano e que  nunca participou dessa formação)

25/03

Terça-feira                                                                              

Manhã: 8h

https://meet.google.com/ioj-tzuf-wda

Tarde: 13h30

https://meet.google.com/scb-hnab-rwh

5º ANO

R1

28/03

Sexta-feira

Considerando o fluxo de aplicação e lançamento de dados das avaliações na plataforma CNCA nas unidades escolares, a formação presencial de professores de 5º do dia 28/03 foi (re)estruturada para o formato online

Regentes

Sala TGD

28/03

Sexta-feira

Manhã: 7h30

Tarde: 13h30

Auditório do CMEI Valéria Veronesi

Rua: Benjamin Constant, 800.

 

tic 2INSCRIÇÕES CURSOS

Prezado(a) coordenador(a), solicitamos ampla divulgação das inscrições nos cursos abaixo relacionados, com atenção  para o público ao qual se destina.

 

TÍTULO DO CURSO 

PÚBLICO-ALVO

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

LINK DE INSCRIÇÃO

Ouvir, falar, brincar: A formação da linguagem na Educação Infantil

Professores regentes da Educação Infantil das turmas de CB, C1, C2 e C3 (CMEIs e CEIs).

19/03/2025

 a

 19/04/2025

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7311

O coordenador pedagógico enquanto formador e articulador dos 6 Direitos de Aprendizagem - 

CMEIs e CEIs

Coordenadores Pedagógicos de CMEIs e CEIs

20/03/2025 

a

20/04/2025

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7310

O coordenador pedagógico enquanto formador e articulador dos 6 Direitos de Aprendizagem - 

P4 e P5

Coordenadores Pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental que atendem P4 e P5.

21/03/2025

 a 

21/04/2025

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7313



 

 


 

 

INFORMATIVO N° 07/2025 - 17/03/2025 a 21/03/2025

 

 

tic 2FORMAÇÃO DE PROFESSORES -  LEEI - P4 E P5 

Segue o cronograma para formação de professores para o dia 24/03.

  • LOCAL: COMPLEXO EDUCA (Rua Pref. Faria Lima, 400)
  • HORÁRIO MANHÃ: 8h às 11h30
  • HORÁRIO TARDE: 13h30 às 17h

Data

Manhã

Tarde

24/03 - Segunda-feira

T1 – PR 264

T2 – PR 265

T3 – PR 266


T4 – PR 267

 

 

tic 2CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO SEMANAL:

 

Turma

Data

Horário

Local

Formação sobre o PPP

(as escolas participantes foram comunicadas via SEI)

17/03 - Segunda-feira

Manhã: 8h:30min 

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400.

Recuperação Paralela

(leste, oeste, rural)

17/03 - Segunda-feira

Manhã: 8h 

Tarde: 13h30min 

Sala 2 do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400

CB, C1, C2 e C3

Formação Assíncrona

Março

Para inscrição no curso, consulte o item 4 deste informativo.

Diversidade 

(Professores)

18/03 - Terça-feira

Manhã: 8h30min

Tarde: 13h30min

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400.

Conhecer Londrina

(R1/3º ano)

(via meet)

19/03 - Quarta-feira

Manhã: 8h

https://meet.google.com/cbo-tpyh-vwe

Tarde: 13h30min

https://meet.google.com/qgq-ktue-jvm

Coordenadores CEI/CMEI

20/03 - Quinta-feira

Manhã: 8h

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400.

Coordenadores das escolas de Ensino Fundamental que atendem P4 e P5 

21/03 - Sexta-feira

Manhã: 8h

Auditório do Complexo Educa 

Rua: Pref. Faria Lima, 400.

Coordenadores Ensino Fundamental

21/03

Sexta-feira

Carga horária substituída em virtude do Curso Desenvolvimento Profissional em Análise e Apropriação dos Resultados – Prova Paraná Mais 2024, proposto pelo  Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM), da Diretoria de Educação (DEDUC).

 

 

tic 2INSCRIÇÃO CURSOS: Prezado(a) coordenador(a), solicitamos ampla divulgação dos cursos abaixo relacionados, com atenção para o público ao qual se destina.

 

Título do curso 

Público-alvo

Período de inscrição

Link de inscrição

Ouvir, falar, brincar: A formação da linguagem na Educação Infantil

Professores regentes da Educação Infantil das turmas de CB, C1, C2 e C3 (CMEIs e CEIs).

19/03/2025

 a

 19/04/2025

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7311

O coordenador pedagógico enquanto formador e articulador dos 6 Direitos de Aprendizagem - 

CMEIs e CEIs

Coordenadores Pedagógicos de CMEIs e CEIs

20/03/2025 

a

20/04/2025

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7310

O coordenador pedagógico enquanto formador e articulador dos 6 Direitos de Aprendizagem - 

P4 e P5

Coordenadores Pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental que atendem P4 e P5.

21/03/2025

 a 

21/04/2025

https://egl.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=7313

 

 

tic 2EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO PIBID UNOPAR/ANHANGUERA: Divulgamos ao interessados o edital com o resultado final de seleção dos supervisores do PIBID UNOPAR/ANHANGUERA  https://linktr.ee/unoparcatuai

 

tic 2DIVULGAÇÃO 

Inscrições abertas para o Ler e Pensar (direcionado à professores da   Educação Infantil) e o Televisando (direcionado à professores do Ensino Fundamental I). Para saber mais:

 

tic 2DIVULGAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS, oferecido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), está com processo seletivo aberto para vagas regulares. 

O curso, gratuito e financiado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, tem início previsto para abril de 2025 e é voltado para graduados em Licenciatura em Letras (Português/Inglês ou Língua Inglesa), Pedagogia ou outras licenciaturas, com foco no ensino de inglês na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). 

As inscrições ocorrem de 14 a 24 de março de 2025, exclusivamente pelo site https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, com taxa única de inscrição de R$ 81,00. 

Isenção para eleitores convocados pela Justiça Eleitoral do Paraná ou doadores de sangue, com pedidos entre 07 e 10 de março. 

A seleção será de 25 a 28 de março, com divulgação em 31 de março e matrícula de 01 a 07 de abril de 2025. O edital completo está em https://sites.uel.br/nead/editais/.

Para mais informações, consultar o edital:  https://sites.uel.br/nead/wp-content/uploads/2025/03/EDITAL-10-2025-SELECAO-ALUNO-2025.pdf  

Site do curso: https://sites.uel.br/nead/ensino-de-ingles-para-criancas/



tic 2GAMIFICANDO o SAEB 2025 com a MATIFIC - Professores do 5º ano

 

Formador: Prof. Me. Cristiano Tironi – Assessor pedagógico de formação e currículo da Matific

Data:  18/03/2025

Horário: 19:00h às 20:00h

Plataforma: YouTube SEED

Link da Live no YouTube: https://www.youtube.com/@NCPMFORMA%C3%87%C3%95ESSEED/streams 

 

 

tic 24º ano - GOOGLE SALA DE AULA 2025

 

Segue o link de acesso ao Google Sala de Aula para os professores regentes dos 4º anos entrarem. Nesta sala de aula estão disponíveis:

  • Os slides da primeira formação. 
  • O passo a passo para o professor acessar o livro digital Objeto 2 do professor.
  • O passo a passo para o professor acessar o gabarito da CNCA.

https://classroom.google.com/c/Njg5NjQ5ODQzOTk5?cjc=7uonh5e 



tic 2Educação Física

Orientamos todos os regentes de Educação Física que ainda não fazem parte de um grupo regional para PROA03 ou do grupo único para PEBU02, a entrarem em contato com o Apoio de Educação Física para seu devido direcionamento. Estes grupos desempenham um papel essencial na organização das formações continuadas e são o principal canal para o compartilhamento de informações e orientações sobre as atribuições dos professores.



 

 

INFORMATIVO N° 06/2025 - 10/03/2025 a 14/03/2025

 

 

tic 2FORMAÇÃO DE PROFESSORES -  LEEI - P4 E P5

 

Segue o cronograma para formação de professores para o mês de março/abril.

  • LOCAL: COMPLEXO EDUCA (Rua Pref. Faria Lima, 400)
  • HORÁRIO MANHÃ: 8h às 11h30
  • HORÁRIO TARDE: 13h30 às 17h

 

Data Manhã Tarde
24/03 - Segunda-feira   T1 – PR 264
T2 – PR 265
T3 – PR 266
T4 – PR 267
25/03 - Terça-feira   T5 – PR 268
T6 – PR 269
T7 – PR 270
26/03 - Quarta-feira T8 – PR 271
T9 – PR 272
 
27/03 - Quinta-feira T10 – PR 273
T11 – PR 274
T12 – PR 275
T13 – PR 276
T14 – PR 277
T15 – PR 278  
28/03 - Sexta-feira T16 – PR 279  
31/03 - Segunda-feira          T1 – PR 264
T2 – PR 265
T3 – PR 266
T4 – PR 267
01/04 - Terça-feira   T5 – PR 268
T6 – PR 269
T7 – PR 270
02/04 - Quarta-feira T8 – PR 271
T9 – PR 272
 
03/04 - Quinta-feira T10 – PR 273
T11 – PR 274
T12 – PR 275
T13 – PR 276
T14 – PR 277
T15 – PR 278
04/04 - Sexta-feira T16 – PR 279      

 

 

tic 2FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE (CB,C1,C2 E C3)

Atendendo as demandas, a formação continuada deste ano foi alterada para o formato assíncrono. Desta forma os professores realizarão o curso pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo (AVA/EG). As informações para inscrição, bem como o período de realização, serão encaminhadas em breve.  

 

tic 2AÇÃO HOFTALON NAS ESCOLAS

A primeira ação do Projeto Hoftalon nas Escolas de 2025, vai acontecer no dia 29/03/2025, sábado, no CMEI Valéria Veronesi (Centro). 

Para que possamos atender as urgências de todas as unidades escolares, cada unidade (escola/cmei) indicará 02 dois alunos (as) para avaliação oftalmológica. 

Nessa primeira ação todas as 05 regiões irão participar, e os alunos indicados farão as avaliações com os médicos oftalmologistas. 

Para indicar os 02 alunos, preencha adequadamente o formulário abaixo, que deverá ser entregue até dia 14/03/2025 e será necessário para listarmos os (as) alunos (as) que irão participar da ação do Hoftalon. 

https://forms.gle/NcicubAHfFhPZ2QE8

 

tic 2CURSO PRÁTICAS RESTAURATIVA

A Plataforma AVA MEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação) está ofertando um curso gratuito de Práticas Restaurativas. Aos interessados, segue o link de inscrição: CURSO PRÁTICAS RESTAURATIVAS_AVAMEC

 

tic 2EDUCAÇÃO FÍSICA

Grupos Regionais - Orientamos todos os regentes de Educação Física que ainda não fazem parte de um grupo regional a entrarem em contato com o Apoio de Educação Física para seu devido direcionamento.

Estes grupos desempenham um papel essencial na organização das formações continuadas e são o principal canal para o compartilhamento de informações e orientações sobre as atribuições dos professores.

 

 

tic 2ATENÇÃO! Oferta de capacitação aos coordenadores pedagógicos das escolas

PROVA PARANÁ MAIS 2024

O Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM), da Diretoria de Educação (DEDUC), encaminha as informações sobre Curso Desenvolvimento Profissional (DP) em Análise e Apropriação dos Resultados – Prova Paraná Mais 2024.

A Capacitação é oferecida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) para a apropriação e uso adequado dos resultados das avaliações, especialmente daquelas realizadas externamente.

PÚBLICO-ALVO DAS SME: Coordenadores(as) Pedagógicos(as) da Secretaria Municipal de Educação - SME (3 vagas), representante de cada escola da rede municipal que oferta os anos iniciais no município (1 vaga para equipe diretiva ou professor(a),  Articulador(a) Renalfa Municipal de cada SME (1 vaga por SME), Articulador(a) Renalfa Regional (1 vaga por regional).

CARGA HORÁRIA: 40 horas, distribuídas em 4 módulos/aulas, com 10 horas cada uma.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 09 de abril a 03 de junho de 2025.

Orientações e link no Classroom dos Coordenadores.

 

 

tic 2LETRAMENTO DIGITAL: INSCRIÇÃO PARA  PARA PARTICIPAR DA TURMA 6 -  FORMAÇÃO DE NOVOS MULTIPLICADORES

As inscrições estarão abertas de 17/02 a 30/03

Para visualizar o cronograma, clique em: https://drive.google.com/file/d/1sdy_ud9-JeYaL56nziHMLiyB91I2I6WB/view?usp=sharing   

INSCREVA-SE A PARTIR DE 17/02  em: Inscrição para Capacitação Tecnológica Gratuita do Projeto Letramento Digital: 

https://letramentodigital.org.br/londrina  

IMPORTANTE: Inscreva-se apenas se tiver disponibilidade para atuar como multiplicador do projeto com alunos do 4º e 5º ano das escolas da Rede Municipal de Londrina

 

 

tic 2MATIFIC: IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES E ALUNOS DE 4º E 5º ANOS

O QUE É?

A MATIFIC é uma plataforma digital voltada para o ensino de Matemática, que oferece atividades interativas, jogos educativos e conteúdos alinhados aos currículos escolares. Ela foi desenvolvida para tornar o aprendizado de matemática mais divertido, prático e eficaz, tanto para alunos quanto para professores.


ONDE ENCONTRAR INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES?

Foi criada uma Turma no Google Sala de Aula. Podem participar dessa turma: Coordenadores pedagógicos, professores regentes dos 4º e 5º anos, e professores auxiliares mediadores de TDIC.

Link de convite para a Turma do Google Sala de Aula: https://classroom.google.com/c/NzI5NjQzNDAyNDM1?cjc=za3qpux 

Observação: Estamos aguardando o envio dos e-mails para que professores e alunos tenham acesso à plataforma. Esse envio será realizado pelo Estado, considerando que se trata de uma parceria entre o Estado e o Município.

 

 

tic 2FORMAÇÃO DA COMISSÃO DA DIVERSIDADE

Para a formação do mês de MARÇO a unidade escolar (cei, cmei e escola) deve enviar para a formação:

1 Representante da Direção ou Coordenação (escolher manhã ou tarde) ou

2 Professores (1 professor do matutino e 1 professor do vespertino cada um em seu horário de trabalho)e conforme disponibilidade dos mesmos:

1 Representante do Conselho Escolar e/ou da APMF que façam parte da comissão da diversidade para participar no período MATUTINO ou VESPERTINO.

As inscrições devem ser feitas até 17/03

 

tic 21ª FORMAÇÃO DAS COMISSÕES DA DIVERSIDADE/2025 

Local: Complexo Educacional da SME - Data: 18/03/25 - Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 (cada representante em seu horário de trabalho)

MARÇO    

LINK DE INSCRIÇÃO

MANHÃ

LINK DE INSCRIÇÃO

TARDE

18/03

https://forms.gle/FEojxFEmtBaxVKNu7

Local: COMPLEXO EDUCA 

Endereço: R. Pref. Faria Lima, 400

Horário: 8:00 às 12h 

Número de vagas: 100

https://forms.gle/cEm7MVNpjvu3Br1TA

Local: COMPLEXO EDUCA 

Endereço: R. Pref. Faria Lima, 400 

Horário: 13:30 às 17h30min 

Número de vagas: 100

Obs: Levar garrafa de água e lanche individual / Cada representante em seu horário de trabalho

 

 tic 25º ano - GOOGLE SALA DE AULA 2025

Segue o link de acesso ao Google Sala de Aula para os professores R1 dos 5º anos entrarem. Nesta sala de aula estão disponíveis:

  • 1 Os slides da primeira formação (onde o professor(a) encontra os links de acesso às informações oficiais do INEP)
  • O Banco de Questões de Matemática e de Língua Portuguesa (informado na formação)
  • O passo a passo para o professor acessar o livro digital Objeto 2 do professor
  • O passo a passo para o professor acessar o gabarito da CNCA 

https://classroom.google.com/c/Njg5MzQ2OTYwMTgw?cjc=626s4zs 

 

 

Transporte Escolar

 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, todos os brasileiros têm direito à educação, sendo dever do Estado e da família promove-la e incentivá-la com a colaboração da sociedade. Para os estudantes residentes na área rural, o Transporte Escolar Rural é fundamental para que se garanta o acesso e permanência nas escolas. 

A Constituição também garante, ao estudante, em seu artigo 208, o direito de usufruir de transporte escolar gratuito, cabendo ao Poder Público a obrigação de oferecer este serviço com qualidade e segurança, através de regras que estabeleçam como, onde e a quem deve atender o transporte escolar rural, através de assistência financeira do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e de programas específicos:

PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar

– PETE – Programa Estadual de Transporte Escolar.

O transporte escolar é fundamental para facilitar o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, especialmente aqueles residentes em áreas rurais. Por isso, todas as ações que visam a melhoria das condições do serviço ofertado, são relevantes para o aprendizado dos alunos que dele fazem uso, contribuindo para o desenvolvimento da educação nacional.

Na cidade de Londrina, a Secretaria Municipal de Educação, vem através das linhas de transporte escolar, ofertar gratuitamente transporte escolar aos alunos da rede Estadual e Municipal, promovendo a melhoria qualitativa no nível de ensino rural e urbano.

O transporte escolar tem prestado relevantes serviços em prol das comunidades escolares, haja vista que beneficia mais de 4500 escolares diariamente, onde são transportados de algumas áreas urbanas, sítios, chácaras e fazendas, através de linhas de ônibus, micro-ônibus e utilitários, veículos esses que percorrem mais de 8.000 quilômetros diários nos períodos matutino, vespertino e noturno.

 

Central de Vagas

 

 logo centralvagas2

 

 

 

 - PORTARIA SME-GAB Nº 69, de 17 de setembro de 2020 - dispõe sobre os critérios da Central Única de Vagas, para
agendamento de entrevista, classificação de crianças em lista de espera para vaga em creche, e transferência de matrícula entre unidades escolares.

 

Clique aqui para acessar a Lista de Espera

 

 

Atenção: informamos que a classificação em lista de espera segue critérios, portanto a posição em lista de espera não é fixa e pode mudar conforme realização de novas entrevistas.

 

 

CORTE ETÁRIO 2025 – EDUCAÇÃO INFANTIL

CB 01/04/2024 E 2025
C1 01/04/2023 A 31/03/2024
C2 01/04/2022 A 31/03/2023
C3 01/04/2021 A 31/03/2022
P4 01/04/2020 A 31/03/2021
P5 01/04/2019 A 31/03/2020
1º ANO 01/04/2018 A 31/03/2019

 

 

Os cadastros serão realizados somente com dia e horário agendados

  

 

AVISOS IMPORTANTES PARA CADASTRO E ATUALIZAÇÕES:

  • Será atendida apenas uma pessoa por cadastro. Evitar trazer acompanhantes

  • Menores de 18 anos, virem acompanhados pelo responsável;

  • Tempo para realização de cadastros: de 30 a 40 minutos;

  • Atualização de cadastros: Trazer cópia dos documentos que precisam ser atualizados;

  • Em caso de dúvidas, ligar na Central de Vagas, 3375-0220 ou 3375-0282.

 

 

 

DOCUMENTOS PARA O CADASTRO 

TRAZER CÓPIAS ("xerox") E ORIGINAIS para conferência

 

 Os documentos em asterisco (*) são obrigatórios, a falta desses NÃO será efetuado o cadastro.

 

→ CRIANÇA(S)

* CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou RNM (Registro Nacional Migratório) para crianças nascidas no exterior - documento expedido pela Policia Federal.

* TERMO DE GUARDA/TUTELA DE GUARDA (definitivo ou provisório) – em casos especiais/acolhimento (quando a criança não mora com os pais biológicos).

NIS (Número de Inscrição Social) da criança e do responsável (Folha Resumo do Cadastro Único) se tiver.

CARTÃO DO SUS da criança, se tiver.

* LAUDO MÉDICO em caso da criança ou outro membro da família moradora na mesma residência ser diagnosticada com necessidades especiais, apresentar a cópia do laudo médico atualizado constando assinatura do médico / nº CID e CRM do profissional.

 

→ RESPONSÁVEIS


* RG e CPF ou CNH (carteira de motorista) de TODOS os ADULTOS que moram com a criança.

* PAIS MENORES DE IDADE (18 ANOS), deverão estar acompanhados pelos responsáveis (adultos) na efetuação do cadastro.

* COMPROVANTE DE RENDA de TODOS que trabalham e moram com a criança:

* 2 últimos holerites (dos dois últimos meses do ano vigente)

OU

* Impressão da Carteira de Trabalho Digital (imprimir dados pessoais e registro atual, PDF página 1);

* Trabalhador(a) Autônomo(a), MEI (Microempreendedor Individual, apresentar folha impressa do MEI) ou Freelancer: Declaração de Trabalhador Autônomo com renda (clique aqui), parentes não podem assinar como testemunhas;

                 * Aposentados, pensionistas ou trabalhadores com auxílio doença: 2 últimos extratos bancários.

* Desempregado: informar ao servidor no momento da entrevista social;

 

 

→ MORADIA


* COMPROVANTE DE ENDEREÇO:

* Talão da SANEPAR OU COPEL, atualizado;

* Alguma correspondência em nome do responsável (exemplo: contas de telefone, banco, faturas de lojas, guias de consultas, INSS, FGTS, CONTRATO DE LOCAÇÃO - página com o nome do locador e locatário, endereço, valor do alugel e última página do contrato com assinatura do locador e locatário).

          * Obs.: A família moradora em ASSENTAMENTO/ INVASÃO, sem nenhum comprovante de endereço, deve OBRIGATORIAMENTE trazer a FOLHA RESUMO do CADASTRO ÚNICO.

 

 

 SITUAÇÃO MORADIA

Casa alugada: 3 últimos recibos OU Contrato de Locação (página com o nome do locador e locatário, endereço, valor do aluguel e última página do contrato com assinatura do locador e locatário).

Casa financiada: Comprovante de pagamento (2 últimos extratos bancários OU demonstrativo das prestações);

Casa cedida ou própria: Informar ao servidor no momento da entrevista.

  

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO / CENTRAL ÚNICA DE VAGAS EM CRECHES DE LONDRINA


Rua Benjamin Constant, 800 / Centro (acesso pela viela ao lado do Museu Histórico)


Horário de Atendimento ao público: Segunda a Sexta-feira das 7h30 às 17h30


Telefones: (43) 3375-0220  / 3375-0282

Site: www.londrina.pr.gov.br/central-vaga