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Cronograma de Execução Mensal de Desembolso

 

Cronograma Mensal de Desembolso

 

Conforme disposto no artigo 8º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 e no artigo 25 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 do município de Londrina, o Poder Executivo publica o Cronograma Mensal de Desembolso.

Conheça os Decretos de Cronograma Mensal de Desembolso do Munícipio de Londrina.

Os Decretos de Cronograma Mensal do munícipio dos três últimos exercícios anteriores estão acessíveis no indice ao lado.

 

Cronograma Mensal de Desembolso de 2025

DECRETO Nº 1639 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2024

Publicado no Jornal Oficial nº 5.375 de 26 de dezembro de 2024 (pag. 8 a 20).

Estabelece o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício financeiro de 2025, do Poder Legislativo e do Poder Executivo - Administração Direta e Administração Indireta.


Cronograma Mensal de Desembolso de 2024

DECRETO Nº 2 DE 3 DE JANEIRO DE 2024

Publicado no Jornal Oficial nº 5.085 de 3 de janeiro de 2024 (pag. 15 a 32).

Estabelece o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício financeiro de 2024, do Poder Legislativo e do Poder Executivo - Administração Direta e Administração Indireta.


Cronograma Mensal de Desembolso de 2023

DECRETO Nº 2 DE 3 DE JANEIRO DE 2023

Publicado no Jornal Oficial nº 4.810 de 3 de janeiro de 2023 (pag. 17 a 33).

Estabelece o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício financeiro de 2023, do Poder Legislativo e do Poder Executivo - Administração Direta e Administração Indireta.

 


Cronograma Mensal de Desembolso de 2022

DECRETO Nº 2 DE 3 DE JANEIRO DE 2022

Publicado no Jornal Oficial nº 4.525 de 3 de janeiro de 2022 (pag. 51 a 66).

Estabelece o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício financeiro de 2022, do Poder Legislativo e do Poder Executivo - Administração Direta e Administração Indireta.

 

Poder Legislativo e Executivo

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO - CONSOLIDADO

 

Poder Legislativo

01 - Câmara Municipal de Londrina

 

Poder Executivo - Administração Direta

02 - Chefia de Gabinete

03 - Controladoria-Geral do Município

04 - Procuradoria-Geral do Município

05 - Secretaria Municipal de Governo

06 - Secretaria Municipal de Fazenda

07 - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia

08 - Secretaria Municipal de Gestão Pública

09 - Secretaria Municipal de Recursos Humanos

20 - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

21 - Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

22 - Secretaria Municipal de Educação

23 - Secretaria Municipal do Ambiente

24 - Secretaria Municipal de Cultura

25 - Secretaria Municipal de Assistência Social

26 - Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

27 - Secretaria Municipal do Idoso

28 - Secretaria Municipal de Defesa Social

29 - Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda - SMTER

 

Poder Executivo - Administração Indireta

40 - Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina - ACESF

41 - Autarquia Municipal de Saúde

42 - Fundo Municipal de Saúde de Londrina - FMSL

43 - CAAPSML - Plano de Assistência à Saúde

45 - CAAPSML - Plano de Previdência Social - Fundo Previdenciário

46 - CAAPSML - Órgão Gerenciador

47 - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina - IPPUL

48 - Instituto de Desenvolvimento de Londrina - CODEL

49 - Fundação de Esportes de Londrina - FEL

50 - Fundo de Urbanização de Londrina - FUL

 

 


 

Cronograma Mensal de Desembolso de 2021

DECRETO Nº 6 DE 4 DE JANEIRO DE 2021

Publicado no Jornal Oficial nº 4.244 de 4 de janeiro de 2021 (pag. 1 a 68).

Estabelece o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício financeiro de 2021, do Poder Legislativo e do Poder Executivo - Administração Direta e Administração Indireta.

 

Poder Legislativo e Executivo

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO - CONSOLIDADO

 

Poder Legislativo

01 - Câmara Municipal de Londrina

 

Poder Executivo - Administração Direta

02 - Chefia de Gabinete

03 - Controladoria-Geral do Município

04 - Procuradoria-Geral do Município

05 - Secretaria Municipal de Governo

06 - Secretaria Municipal de Fazenda

07 - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia

08 - Secretaria Municipal de Gestão Pública

09 - Secretaria Municipal de Recursos Humanos

20 - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

21 - Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

22 - Secretaria Municipal de Educação

23 - Secretaria Municipal do Ambiente

24 - Secretaria Municipal de Cultura

25 - Secretaria Municipal de Assistência Social

26 - Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

27 - Secretaria Municipal do Idoso

28 - Secretaria Municipal de Defesa Social

29 - Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda - SMTER

 

Poder Executivo - Administração Indireta

40 - Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina - ACESF

41 - Autarquia Municipal de Saúde

42 - Fundo Municipal de Saúde de Londrina - FMSL

43 - CAAPSML - Plano de Assistência à Saúde

45 - CAAPSML - Plano de Previdência Social - Fundo Previdenciário

46 - CAAPSML - Órgão Gerenciador

47 - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina - IPPUL

48 - Instituto de Desenvolvimento de Londrina - CODEL

49 - Fundação de Esportes de Londrina - FEL

50 - Fundo de Urbanização de Londrina - FUL

 

 


 

DECRETO Nº 5 DE 2 DE JANEIRO DE 2020

Publicado no Jornal Oficial nº 3.962 de 3 de janeiro de 2020 (pag. 63 a 78).

Estabelece o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício financeiro de 2020, do Poder Legislativo e do Poder Executivo - Administração Direta e Administração Indireta.

 

Poder Legislativo e Executivo

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO - CONSOLIDADO

 

Poder Legislativo

01 - Câmara Municipal de Londrina

 

Poder Executivo - Administração Direta

02 - Chefia de Gabinete

03 - Controladoria-Geral do Município

04 - Procuradoria-Geral do Município

05 - Secretaria Municipal de Governo

06 - Secretaria Municipal de Fazenda

07 - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia

08 - Secretaria Municipal de Gestão Pública

09 - Secretaria Municipal de Recursos Humanos

20 - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

21 - Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

22 - Secretaria Municipal de Educação

23 - Secretaria Municipal do Ambiente

24 - Secretaria Municipal de Cultura

25 - Secretaria Municipal de Assistência Social

26 - Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

27 - Secretaria Municipal do Idoso

28 - Secretaria Municipal de Defesa Social

29 - Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda - SMTER

 

Poder Executivo - Administração Indireta

40 - Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina - ACESF

41 - Autarquia Municipal de Saúde

42 - Fundo Municipal de Saúde de Londrina - FMSL

43 - CAAPSML - Plano de Assistência à Saúde

44 - CAAPSML - Plano de Previdência Social - Fundo Previdenciário

46 - CAAPSML - Órgão Gerenciador

47 - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina - IPPUL

48 - Instituto de Desenvolvimento de Londrina - CODEL

49 - Fundação de Esportes de Londrina - FEL

50 - Fundo de Urbanização de Londrina

 

 

Emendas Parlamentares

 O que são Emendas Parlamentares?

As emendas parlamentares são instrumentos previstos na Constituição Federal que permitem aos parlamentares (deputados e senadores) sugerir alterações no projeto de lei orçamentária anual, com o objetivo de destinar recursos para ações específicas, como obras, projetos sociais e serviços públicos, de acordo com interesses e demandas de suas bases eleitorais.

Isso significa que os parlamentares podem influenciar onde o dinheiro público será gasto, de acordo com compromissos políticos feitos durante o mandato, seja em estados ou municípios, sendo que o Município de Londrina não recebe emendas parlamentares estaduais nos últimos 3 anos.

 

Quais os tipos de emenda disponíveis no portal da transparência do governo federal?

  • Individuais - transferências com finalidade definida: propostas por cada parlamentar, possuem recursos vinculados à programação estabelecida na emenda parlamentar e aplicados nas áreas de competência constitucional da União;

  • Individuais - transferências especiais: aquelas que alocam recursos orçamentários para Estados, Municípios e Distrito Federal (sem a necessidade de celebração de convênio ou instrumento congênere) e que devem ser aplicados em programações finalísticas das áreas de competência do Poder Executivo do ente beneficiado;

  • Bancada: de autoria das bancadas estaduais no Congresso Nacional relativa a matérias de interesse de cada Estado ou do Distrito Federal;

  • Comissão: apresentadas pelas comissões técnicas da Câmara e do Senado, bem como as propostas pelas Mesas Diretoras das duas Casas;

  • Relator: de autoria do deputado ou senador que, naquele determinado ano, foi escolhido para produzir o parecer final (relatório geral) sobre o Orçamento. Há ainda as emendas dos relatores setoriais, destacados para dar parecer sobre assuntos específicos divididos em dez áreas temáticas do orçamento.

Fonte: Portal da Transparência do Governo Federal 

 

Como consultar as emendas parlamentares destinadas ao Poder Executivo do Município de Londrina?

É possível consultar as emendas parlamentares destinadas ao Município de Londrina no Painel Parlamentar. O Painel apresenta informações sobre as emendas parlamentares: ano, número, autor, tipo de emenda, localidade do gasto, função, subfunção, programa orçamentário, ação orçamentária, plano orçamentário, código, valor empenhado, valor liquidado, valor pago e valores em restos a pagar (inscritos, cancelados e pagos).

Acesse o tutorial para pesquisar as emendas parlamentares no Painel Parlamentar:

Para consultar as emendas parlamentares destinadas ao Poder Executivo do Município de Londrina clique no link abaixo:

 

Emendas individuais impositivas (também conhecidas como "Emendas Pix")

São as transferências disciplinadas pela Emenda Constitucional nº 105/2019. As emendas individuais impositivas apresentadas ao projeto de lei orçamentária anual poderão alocar recursos a Estados, ao Distrito Federal e a Municípios por meio de: 

I - transferência especial; ou 

II - transferência com finalidade definida.

A execução orçamentária e financeira das transferências especiais disciplinadas pela Emenda Constitucional nº 105/2019 estão disponíveis para consulta no link abaixo:

Clique aqui para consultar as Emendas Individuais

Instruções:

1º - Abra o link indicado e digite o nome do parlamentar em "autor da emenda";

2º - Em "Tipo de emenda" selecione "Individual";

3º - Em "UF Beneficiário" selecione "PR" e "Município beneficiário" selecione "Londrina";

4º - Em "Modalidade" selecione "Especial"

5º - Clique em Pesquisar, e encontre "emendas celebradas" ao final da página;

6º - Abra o link "acesso livre" para acessar as informações da execução financeira e orçamentária da emenda.

Emendas parlamentares Estaduais

Nos exercícios de 2022, 2023 e 2024 não foram recebidos repasses financeiros via Emenda Parlamentar Estadual.

 

 

 

Estudo Comparativo de Cidades

 

Capa Estudo Comparativo page 0001

 

 

O Estudo Comparativo 2025 – Londrina e Cidades de Médio Porte, traz um conjunto de informações que objetiva auxiliar a compreensão da dinâmica econômica de Londrina num contexto comparativo que envolve 14 cidades de porte populacional entre 400 a 750 mil habitantes, espalhadas pelas regiões sul, sudeste e centro oeste brasileiro.

Estatuto da Cidade

Guia para implementação pelos municípios e cidadãos
     Download do Estatuto da Cidade - extensão pdf (162Mb) 





O "Estatuto da Cidade" foi estabelecido pela Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana.

Câmara dos Deputados
Presidente: Deputado Aécio Neves


Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior
Presidente: Deputado Djalma Paes


Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República
Ministro Ovídio de Angelis


Caixa Econômica Federal
Presidente: Emílio Carazzai


Instituto Pólis
Câmara dos Deputados
Centro de Documentação e Informação
Coordenação de Publicações
Brasília - 2002
2a edição


Este trabalho tem como objetivo apoiar a ação de todos aqueles que estão envolvidos na implementação do Estatuto da Cidade, seja a partir das Câmaras Municipais e Prefeituras e outros níveis de governo, seja através do Poder Judiciário ou das organizações e entidades da sociedade civil e movimentos populares.

Evolução do PIB, Indústria e Mercado de Trabalho

Evolução_do_PIB_Indústria_e_Mercado_de_Trabalho_em_Londrina.jpg

(clique na imagem para realizar o download da obra completa)

Esta publicação reúne um conjunto de dados econômicos do município de Londrina, com foco no desempenho do PIB, da indústria e do mercado de trabalho. Ao longo de mais de duas décadas, observa-se uma expansão expressiva na geração de empregos no setor de comércio e serviços, que praticamente dobrou no período. Em contraste, a indústria de transformação permaneceu estagnada, apresentando queda significativa tanto no número de estabelecimentos quanto no volume de empregos, especialmente no segmento têxtil.

De acordo com a última estimativa do IPARDES, o PIB per capita de Londrina alcançou aproximadamente R$ 55 mil em 2024. Embora esse desempenho seja inferior à média estadual do Paraná, mantém-se acima da média nacional, evidenciando uma posição intermediária do município no cenário econômico brasileiro.