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Caderno do Censo Agropecuário

capa reduzida

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O Censo Agropecuário pesquisa informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as atividades agropecuárias neles desenvolvidas. Abrange características do produtor e do estabelecimento, economia e emprego no meio rural, pecuária, lavoura e agroindústria. De acordo com o IBGE, O Censo Agropecuário 2017, voltou a ter como referência o ano-safra (outubro de 2016 a setembro de 2017), porém em período distinto daquele adotado no Censo Agropecuário 1995-1996. Para a pesquisa de 2017, foram introduzidas novas tecnologias para o auxílio no trabalho de coleta, como: lista prévia de endereços, utilização de imagens de satélite nos dispositivos móveis de coleta para melhor localização do recenseador em relação ao terreno e uso de coordenadas do endereço e do local de abertura do questionário, as quais permitiram melhor cobertura e avalição do trabalho.

Sua atenção recai sobre temas como a agroindústria rural, as características dos estabelecimentos e dos produtores agropecuários, o perfil do pessoal ocupado com a atividade rural e as origens e finalidades de financiamento e obtenção de recursos que movimentam o setor. Além disso, o material também traz dados e gráficos sobre a pecuária, a horticultura, o cultivo de florestas, a criação de abelhas, a produção de peixes e crustáceos e a produção vegetal, no município e no Estado.

O objetivo do trabalho é contribuir para a compreensão da estrutura, da dinâmica e do nível de produção da atividade agropecuária por meio da abordagem aos temas pertinentes à referida área, dentro das especificidades do município. Desta maneira, espera-se dar continuidade às contribuições inicialmente trabalhadas no Perfil do Município e, através disto, continuar a viabilizar para a sociedade londrinense, instrumentos que dêem suporte efetivo para a reflexão sobre a realidade do setor no âmbito municipal e estadual.

Boa leitura!

Caderno Econômico

capa boletim economico

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O Boletim Econômico é um trabalho elaborado em 2014 pela Gerência de Pesquisas e Informações objetivando trazer uma evolução dos principais aspectos econômicos do Município de Londrina. Os dados publicados foram retirados do IBGE, Ministério do Trabalho, Ministério da Indústria e Comércio Exterior, Ceasa, entre outros órgãos. Sempre é importante salientar que nossa proposta não é esgotar os temas que reportam ao conhecimento da conjuntura econômica municipal, mas contribuir para enriquecer a visão sobre a realidade local.

 

EM ATUALIZAÇÃO NO DECORRER DO ANO DE 2025

Competências da Secretaria

Atualmente, conforme estabelece a Lei Municipal nº 11.610, de 11 de junho de 2012, regulamentada pelo Decreto nº 987, de 8 de agosto de 2012, compete a esta Secretaria de Planejamento:

  • realizar estudos e pesquisas para o planejamento das atividades do Governo Municipal;
  • elaborar o Plano Plurianual de Investimentos;
  • elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • elaborar o Orçamento Fiscal do município, compreendendo a Administração Direta e Indireta, o orçamento de investimento das empresas públicas e o orçamento da seguridade social;
  • controlar a execução orçamentária da administração direta e indireta e dos fundos municipais;
  • implementar a integração das atividades e dos programas do governo municipal;
  • elaborar projetos e estudos que visem à captação de recursos perante as instituições públicas ou privadas;
  • coordenar e executar as atividades, na área de informática da administração municipal;
  • efetuar outras atividades afins, no âmbito de sua competência.

Competências

 

Atualmente, conforme estabelece a Lei Municipal nº 11.610, de 11 de junho de 2012, regulamentada pelo Decreto nº 987, de 8 de agosto de 2012, compete a esta Secretaria de Planejamento:
  • realizar estudos e pesquisas para o planejamento das atividades do Governo Municipal;
  • elaborar o Plano Plurianual de Investimentos;
  • elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • elaborar o Orçamento Fiscal do município, compreendendo a Administração Direta e Indireta, o orçamento de investimento das empresas públicas e o orçamento da seguridade social;
  • controlar a execução orçamentária da administração direta e indireta e dos fundos municipais;
  • implementar a integração das atividades e dos programas do governo municipal;
  • elaborar projetos e estudos que visem à captação de recursos perante as instituições públicas ou privadas;
  • coordenar e executar as atividades, na área de informática da administração municipal;
  • efetuar outras atividades afins, no âmbito de sua competência.