Acondicionamento
|
Embalagem ou guarda de documentos visando à sua preservação e acesso.
|
Amostragem
|
Subconjunto documental representativo do todo, após análise da CADS.
|
Armazenamento
|
Guarda de documentos em depósitos.
|
Arquivamento
|
Ato de organizar, registrar, acondicionar e armazenar em espaço apropriado os documentos acumulados no decurso das atividades da instituição, de modo a conservar e preservar as informações.
|
Arquivo
|
Conjunto de documentos, produzidos, recebidos ou acumulados pelos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município de Londrina, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
|
Arquivo corrente
|
Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas
frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
|
Arquivo digital
|
Arquivos em suporte eletrônico, acessíveis através de computadores, tablets, smartphones etc.
|
Arquivo intermediário
|
Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, aguardam os
prazos prescricionais ou precaucionais.
|
Arquivo municipal
|
Arquivo público mantido pela administração municipal, identificado como o principal agente da política
arquivística nesse âmbito.
|
Arquivo permanente
|
Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor histórico, jurídico ou contábil.
|
Arquivo público
|
Arquivo de entidade coletiva pública, independentemente de seu âmbito de ação e do sistema de
governo do país. Entidade integrante da administração pública.
|
Assinatura digital
|
Assinatura em meio eletrônico, que permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do
documento.
|
Assinatura eletrônica
|
Semelhante à assinatura no papel, porém no meio eletrônico. Para ter valor legal, a assinatura
eletrônica deve ter: comprovação da integridade do documento assinado, identificação e autenticação
do autor da assinatura e registro da assinatura.
|
Atividade-fim
|
Atividade desenvolvida em decorrência da finalidade de uma instituição.
|
Atividade-meio
|
Atividade que dá apoio à consecução das atividades-fim de uma instituição.
|
Avaliação
|
Processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação
de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
|
Backup
|
Cópia de segurança em arquivos em meio eletrônico.
|
Certificado digital
|
Documento eletrônico que tem a função de assinar documentos, identificando,com segurança que o
documento sofreu ou não alteração.
|
Ciclo vital dos
documentos
|
Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo da sua produção à guarda permanente ou eliminação.
|
Classificação
|
Organização dos documentos de um arquivo de acordo com um plano de classificação.
|
Código de classificação
|
Sequência numérica que identifica os grupos, subgrupos, funções, subfunções e séries documentais,
derivado de um plano de classificação.
|
Conservação
|
Conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos.
|
Consulta
|
Busca direta ou indireta de informações.
|
Correspondência
eletrônica (e-mail)
|
Documento arquivístico, desde que contenha informações produzidas ou recebidas no decorrer das
atividades da instituição, que se constituem em fontes de prova dessas atividades.
|
Datas-limite
|
Elemento de identificação cronológica, em que são indicados o início e o término do período de uma
unidade de descrição.
|
Derivadas de acesso
|
Representação digital da imagem física com baixa resolução, afim de facilitar o acesso ao usuário
(visualização em tela, impressão, download ou cópia) e diminuir espaços de armazenamento.
Recomenda-se apresentar nos formatos PNG, JPG ou PDF.
|
Descarte
|
Exclusão de documentos de um arquivo após avaliação.
|
Descrição
|
Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos
para elaboração de instrumentos de pesquisa.
|
Destinação
|
Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para a guarda permanente ou eliminação.
|
Digitalização
|
Processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de dispositivo apropriado,
como um escâner, para fins de consulta.
|
Documento
|
Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo,
prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamento do homem numa
determinada época ou lugar.
|
Documento arquivístico convencional
|
Documento arquivístico produzido, tramitado e armazenado em formato não digital, como documentos registrados em papel, pergaminho, película, fita audiomagnética, fita videomagnética, dentre outros.
|
Documento arquivístico
digital
|
Documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Podem se apresentar em formato digital, textos, imagens fixas, imagens em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados.
|
Documento arquivístico eletrônico
|
Documento arquivístico codificado em forma analógica ou dígitos binários capaz de alcançar efeitos
jurídico ou comprobatórios e, que precisam de equipamentos eletrônicos para serem acessados.
|
Documento ostensivo
|
Documento sem qualquer restrição de acesso.
|
Documento público
|
Documento emanado do poder público, pertencente ao poder público e/ou de arquivo público.
|
Documento reservado
|
Documento cujo assunto não deva ser do conhecimento do público em geral.
|
Documento sigiloso
|
Documento que pela natureza de seu conteúdo requer medidas especiais de acesso.
|
Documento sonoro
|
Documento com dimensões e rotações variáveis, contendo registros fonográficos. Ex.: discos (CD) e fitas audiomagnéticas (cassete).
|
Documento textual
|
Gênero documental integrado por documentos manuscritos, datilografados ou impressos.
|
Documento transmitido eletronicamente
|
Quando um documento é transmitido eletronicamente, o original é aquele que é recebido, e o documento armazenado pelo remetente é considerado uma cópia.
|
Dossiê
|
Unidade documental em que se reúnem informalmente documentos de natureza diversa, para uma
finalidade específica.
|
DPI
|
Dots Per Inch ou Pontos por Polegadas. Representa o número de pontos que podem ser encontrados
em uma polegada de uma determinada imagem. É comum pessoas se referirem ao DPI como resolução da imagem.
|
Eliminação de
documentos
|
Procedimento de destruição de documentos que, esgotadas as finalidades que determinaram sua
produção, não apresentam interesse histórico-cultural para a administração ou para a sociedade.
|
Empréstimo
|
Transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa, com fins de
referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição.
|
Espécie documental
|
Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato.
São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, folheto,
fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.
|
Etiqueta
|
Rótulo afixado sobre as unidades de arquivamento e/ou seu invólucro, contendo informações que
permitem a sua identificação.
|
Fase corrente ou primeira idade
|
Documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo,
fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/acumulador, possuem valor primário.
|
Fase intermediária ou segunda idade
|
Os documentos são de uso eventual pela unidade que os produziu, devendo aguardar os prazos
prescricionais ou precaucionais.
|
Fase permanente ou terceira idade
|
Documentos que, mesmo depois de esgotados os prazos de guarda no Arquivo Corrente e Intermediário, continuam apresentando valor informativo, probatório ou histórico-cultural. Esses documentos devem ser recolhidos ao Arquivo Público, em sua totalidade, para guarda definitiva, como prova, garantia de direitos ou fonte de pesquisa.
|
Formato de arquivo
|
Especificação de regras e padrões descritos, formalmente, para interpretação dos bits constituintes de
um arquivo digital.
|
Formato de arquivo
aberto
|
Quando as especificações são públicas (ex.: .XML, .HTML, .ODF, .RTF, .TXT e .PNG)
|
Formato de arquivo fechado
|
Quando as especificações não são divulgadas pelo proprietário (ex.: .DOC, XLS, PPT etc.)
|
Formato de arquivo padronizado
|
Quando as especificações são produzidas por um organismo de normalização, sendo os formatos abertos e não proprietários (p. ex.: .XML, .PDF/A)
|
Formato de arquivo proprietário
|
Quando as especificações são definidas por uma organização que mantém seus direitos, sendo seu uso gratuito ou não (p. ex.: .PDF, .JPEG, .DOC e .GIF)
|
Função
|
Corresponde ao conjunto das atividades exercidas pelos setores para a consecução de seus objetivos.
Podem ser diretas ou essenciais (funções finalísticas) e indiretas ou auxiliares (funções dministrativas). Cada função está acompanhada do seu respectivo código numérico.
|
Fundo
|
Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.
|
Gestão de documentos
|
Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e
arquivamento dos documentos, em fase corrente e intermediária, independente do suporte, visando a
sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
|
Grupo funcional
|
Corresponde as macrofunções desenvolvidas pelo Município.
|
Guarda permanente
|
Conjunto de documentos cujas as informações são consideradas imprescindíveis ao órgão produtor e
para a comunidade, devendo ser preservados em caráter definitivo, em função de seu valor.
|
Guia
|
Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos.
|
Guia fora
|
Indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária.
|
Higienização
|
Retirada, por meio de técnicas apropriadas, de poeira e outros resíduos, com vistas à preservação dos documentos.
|
Informação
|
Elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contidos em um documento.
|
Integridade do
documento
|
Estado dos documentos que se encontram completos e não sofreram nenhum tipo de corrupção ou
alteração não autorizada nem documentada.
|
Jaqueta
|
Invólucro de plástico ou material similar, contendo um ou mais bolsos, nos quais se inserem microformas.
|
Matriz digital
|
Representação digital da imagem física com alta resolução. Podem ser nos formatos TIFF, PNG ou JPG/JPEG.
|
Metro linear
|
Unidade de medida de extensão dos arquivos. Unidade convencional de medida utilizada para determinar o espaço ocupado pelos documentos nas estantes.
|
Microfilmagem
|
Produção de imagens fotográficas de um documento, em tamanho altamente reduzido.
|
Microfilme
|
Resultante do processo de reprodução de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou
eletrônicos, em diferentes graus de redução, cuja leitura só é possível por meio de leitor de microformas.
|
OCR (Reconhecimento Ótico de Caractere)
|
Tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits. Através do OCR é possível digitalizar uma folha de texto impresso e obter um arquivo de texto editável.
|
Ordenação Alfabética
|
Disposição dos documentos ou pastas de acordo com a sequência das letras do alfabeto, onde o elemento a ser considerado é o nome a que se relaciona o documento.
|
Ordenação Cronológica
|
Disposição dos documentos ou pastas de acordo com a sucessão temporal, podendo ser associada a outro tipo de ordenação como alfabética ou numérica.
|
Ordenação Geográfica
|
Disposição de acordo com as unidades territoriais.
|
Ordenação Numérica
|
Disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos, onde o elemento a ser
considerado é o número a que se relaciona o documento. Depende de um índice auxiliar para busca
de dados.
|
Ordenação Temática
|
Disposição de acordo com temas ou assuntos, mas depende de análise prévia conforme as atividades
institucionais, para que seja possível a vinculação com o assunto relacionado.
|
Páginas de um
“website”
|
Documentos arquivísticos na medida em que tais páginas se constituem em documentos produzidos e
recebidos no decorrer das atividades da instituição que as criou e, portanto, servem como fonte de
prova dessas atividades.
|
PDF (Formato de Documento Portátil)
|
Formato de arquivo desenvolvido para visualizar documentos de maneira independente do aplicativo,
do hardware e do sistema operacional usados para criá-los.
|
Prazo de precaução
|
Intervalo de tempo durante o qual guarda-se o documento por precaução, antes de elimina-lo ou
encaminhá-lo para guarda permanente.
|
Prazo de prescrição
|
Intervalo de tempo durante o qual pode-se invocar a tutela do Poder Judiciário para fazer valer direitos eventualmente violados.
|
Preservação
|
Função arquivística destinada a assegurar as atividades de acondicionamento, armazenamento,
conservação e restauração de documentos. Prevenção da deterioração e danos em documentos,
por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
|
Processo documental
|
Unidade documental em que se reúnem oficialmente documentos de natureza diversa no decurso de
uma ação administrativa ou judiciária, formando um conjunto de material indivisível.
|
Prontuário
|
Dossiê cujo objeto é uma pessoa física. Pode ser funcional, médico ou policial.
|
Recolhimento
|
Quando um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente, com as competências formalmente estabelecidas.
|
Requerimento
|
Instrumento que serve para solicitar algo a uma autoridade pública e que está baseado em atos legais ou em jurisprudência.
|
Restauração
|
Conjunto de procedimentos específicos para recuperação e reforço de documentos deteriorados e
danificados.
|
Restrição ao acesso
|
Limitação do acesso em virtude do estado de conservação do estágio de organização ou da natureza
do conteúdo.
|
Série documental
|
Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados, resultante do exercício da mesma
função ou atividade, documentos estes que têm idêntico modo de produção, tramitação e resolução.
|
Subfunção
|
É a subdivisão das macro funções Municipais em um plano de classificação de documentos.
|
Subgrupo Funcional
|
É a subdivisão do grupo em um plano de classificação de documentos.
|
Suporte
|
Material ou base física sobre a qual a informação é registrada.
|
Tipo documental
|
Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz
respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos
documentais: atestado de frequência de pessoal, atestado de saúde ocupacional, alvará de licença
para construção, alvará de habite-se.
|
Usuário
|
Pessoa física ou jurídica que consulta os arquivos. Também pode ser chamada de consulente, de leitor ou de pesquisador.
|
Utilização
|
Etapa relacionada ao uso e tramitação dos documentos inclui atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como elaboração de normas de acesso à documentação e planos de classificação padronizados para a instituição.
|
Vigência
|
Intervalo de tempo durante o qual o documento produz efeitos administrativos e legais plenos,
cumprindo as finalidades que determinaram a sua produção.
|