Conferências

 

As conferências públicas são espaços fundamentais para o fortalecimento da democracia e da participação cidadã. Elas permitem que a população se envolva diretamente na construção de políticas públicas, expressando suas opiniões, demandas e propostas. São oportunidades para que os cidadãos dialoguem com os gestores públicos, especialistas e outros atores da sociedade civil, contribuindo para a formulação de soluções que atendam aos interesses coletivos.

Prevista nos artigos 17 e 18 da Lei Nº 11.777 de 19 de dezembro de 2012, a conferência pública tem a função de garantir que as decisões governamentais sejam tomadas de maneira aberta e participativa, permitindo que a sociedade acompanhe, fiscalize e participe ativamente da gestão pública. Além disso, são um mecanismo eficaz para identificar e discutir questões relevantes para a integridade e a eficiência das políticas públicas.

Participar das conferências públicas é um direito e um dever de todo cidadão interessado em contribuir para a melhoria da administração pública. Por meio desse processo, é possível influenciar as prioridades governamentais, garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma ética e responsável, e promover a justiça social.

Como marco na história da transparência pública no Município de Londrina, temos a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle social, realizada em maio de 2013, cujo tema foi "Acompanhamento e Controle da Gestão Pública: a construção de um novo cidadão para uma nova sociedade". 

O evento contou com um público total de quase 500 participantes nas pré-conferências, e no dia oficial da conferência, foi abrilhantada com uma exposição sobre Controle Social, pelo Chefe de Gabinete da Controladoria-Geral do Município de São Paulo, Dany Andrey Secco.

Foram aprovadas 30 propostas, a serem trabalhadas na gestão do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, eleitas a contento da expectativa da sociedade civil organizada. 

O Conselho de Transparência e Controle Social convida todos a se engajarem nessas conferências, que são realizadas a cada 4 anos, fortalecendo assim a cultura de transparência e participação em nossa sociedade.

 


Imprimir