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Perguntas Frequentes

 

- O que é o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI)?

É um equipamento público em que é desenvolvido o Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos voltado às pessoas idosas.
Executa serviços de proteção social básica, articulando-se com a rede de serviços socioassistenciais.

Os CCI's têm dentre seus objetivos desenvolver trabalhos voltados à valorização da pessoa idosa na sociedade, à defesa e à promoção dos direitos do idoso de modo a consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo.

 

- Quantos CCI’s existem no município de Londrina?

Existem atualmente 3 (três) Centros de Convivência da Pessoa Idosa – CCI's em Londrina, quais sejam:

  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste – “Miguel Quessada Pelegrino”;

  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste – “Benedito Camargo Sobrinho”;

  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte – “Otair Sebastião Gonçalves”.

 

- Onde encontro os endereços dos CCI’s?

Os endereços, horários e telefones estão disponíveis no link abaixo.

https://portal.londrina.pr.gov.br/localizacao-contatos-idoso

 

- Como se dá o acesso aos CCI’s?

O acesso aos CCI’s dá-se mediante busca espontânea, sendo realizado um cadastro da pessoa idosa para participação nas diversas atividades ofertadas

 

- Quais atividades são ofertadas para as pessoas idosas nos CCI’s?

Os CCI’s oferecem atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária, dentre outras.

A programação mensal destes espaços pode ser conferida no link abaixo, bem como por telefone ou pessoalmente nos CCI's.

https://portal.londrina.pr.gov.br/eventos-idoso

 

- Quais documentos são necessários para realizar/atualizar o cadastro nos CCI’s?

Somente um documento de identificação civil, contendo RG e CPF, preferencialmente a cédula de identidade, bem como comprovante de residência.

 

- Quais são os principais Serviços ofertados pela Gerência de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI)?

  • Avaliação e encaminhamento para vagas conveniadas com o Poder Público Municipal em: Instituição de Longa Permanência para Idosos(ILPIs); Casa Dia para Idosos; e Abrigo Institucional para Idosos.

  • Serviço de atendimento à pessoa idosa em situação de acumulação;

  • Orientações aos familiares de pessoas idosas em relação a direitos e prestação de cuidados.

 

- O que é a Central de Vagas da Secretaria Municipal do Idoso?

É um serviço que realiza a avaliação e o encaminhamento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade – social, econômica, familiar e demais fragilidades advindas do envelhecimento – para as Instituições de Longa Permanência para Idosos, Casa Dia e Acolhimento, com Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal do Idoso - PML . A Central de Vagas realiza também o monitoramento, acompanhamento e avaliação das instituições colaboradoras.

 

- Como funcionam esses Serviços?

  • ILPIs

Caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em Londrina há no mínimo dois anos, que apresentam vulnerabilidades e desproteções sociais, prioritariamente aqueles que não possuem familiares, ou cuja família não apresente condições de oferecer os cuidados mínimos necessários para uma velhice com condições básicas e dignas.

  • Casa Dia para Idosos

 Atendimento para pessoas idosas que apresentam vulnerabilidades e desproteções sociais na modalidade semi-integral, diurno de(segunda a sexta, exceto feriados), com atendimento especializado realizado por equipe técnica multidisciplinar. Idosos com grau de dependência intermediário, que precisam de supervisão e cuidados, para que seu familiar possa trabalhar. Durante a permanência na Casa Dia, os idosos participam de atividades que propiciam convívio social e atendimentos multiprofissionais.

  • Acolhimento Institucional para Idosos

Serviço que oferece moradia por tempo determinado para pessoas idosas independentes, que se encontrem em situação de rua, desproteção, vulnerabilidades e risco social, com vínculos familiares rompidos, que necessitam de acolhimento durante o período necessário superar a condição de rua.

 

- Quais são as Instituições com Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal do Idoso – PML, que prestam atendimento às pessoas idosas?

O munícipio possui Termo de Colaboração com três Instituições de Longa Permanência para Idosos: Asilo São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza Vieira e Lar das Vovós e Lar dos Vovôs.

E também com a instituição Cristma – Cristo de Ama (Fundação Tamarozzi), que executa o Serviço Casa Dia; e com a Casa do Bom Samaritano, que executa o Serviço de Acolhimento para pessoas Idosas na modalidade Abrigo Institucional.

 

- Quais são os documentos exigidos para solicitar a vaga nas ILPIs, Casa Dia e no Acolhimento Institucional Idoso?

Para avaliação técnica da equipe Central de Vagas da Secretaria Municipal do Idoso, é necessário:

  • Preencher ficha de solicitação de atendimento (http://servicos.londrina.pr.gov.br/Servico/Details/413?banner=true);

  • Apresentar a cópia dos documentos: RG e CPF do idoso, comprovante de renda e endereço do idoso e filhos (na ausência de filhos dos irmãos), relatório médico constando os problemas da saúde física e mental, e prescrição dos medicamentos;

  • Ficha e os documentos devem ser enviados por email, whatsapp ou entregues pessoalmente na recepção da Secretaria Municipal do Idoso, para ser realizada.

Mais informações através do telefone 3771-6340 (das 8h às 17h, de segunda a sexta), ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

- Quais são os critérios para participar destes serviços, ofertados pela Central de Vagas?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em Londrina há pelo menos (2) dois anos, renda mensal de até 1 (um) salário mínimo, que apresentam vulnerabilidades e desproteções sociais e devem passar por avaliação técnica da Secretaria do Idoso. Para as vagas em ILPI, a prioridade é para aqueles que não possuem familiares, ou cuja família não apresente condições de oferecer os cuidados mínimos necessários para uma velhice com condições  dignas.

 

- Como funciona o atendimento às pessoas idosas em situação de acumulação?

Considerando a crescente demanda de notificações envolvendo as pessoas idosas com Transtorno de Acumulação, foi estabelecido um fluxo de ações intersetoriais com as áreas de saúde, meio ambiente e assistência social, afim de garantir o direito de tratamento especializado e de qualidade as pessoas idosas acometidas por este transtorno. Tendo em vista, a complexidade do transtorno de acumulação, torna-se imprescindível a articulação conjunta das políticas públicas do município para um atendimento eficaz à esta população.

 

 

Programas

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal do Idoso tem o objetivo de formular, executar, avaliar e aprimorar a gestão da política municipal de atendimento à pessoa idosa. 


Para tanto, desenvolve de forma intersetorial um conjunto integrado de ações para a defesa de direitos, valorização e socialização da pessoa idosa, estímulo à leitura, ao esporte, dentre outros, visando possibilitar ao idoso londrinense um processo de envelhecimento em condições de dignidade, respeito e autonomia.

Conheça algumas dessas ações avançando as setas abaixo ou utilizando o índice de artigos.


 

 

 

 

 

 

Centros de Convivência da Pessoa Idosa

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa, das Regiões Leste (CCI Leste), Oeste (CCI Oeste) e Norte (CCI Norte), estão vinculados à Gerência de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso.

Os CCI's têm dentre seus objetivos desenvolver trabalhos voltados à valorização, à defesa e à promoção dos direitos da pessoa idosa na sociedade, de modo a consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo.

Oferecem atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária, dentre outras.

A programação mensal destes espaços pode ser conferida no menu "Eventos" deste site, por telefone ou pessoalmente nos CCI's.

 

CCIs reforma

 

CCI Leste

O Centro de Convivência "Miguel Quessada Pelegrino" foi inaugurado em fevereiro de 2012, tem 410 m2 de área construída, e é um equipamento público construído a fim de ampliar a rede de serviços voltados ao público idoso.

Localização:

Rua Gabriel Matokanovic, 260 - Jardim da Luz 

Telefone: 3375-0307

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Linha de ônibus: 112 - Alexandre Urbanas

 

CCI Oeste

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa "Benedito Camargo Sobrinho" foi inaugurado em 2006. Foi reinaugurado no dia 11 de abril de 2013, após reforma que ampliou o local em mais de 443 m² (área construída).

O CCI Oeste conta com salão, auditório, sala de informática, salas de oficinas, cozinha semi-industrial e espaços destinados à equipe técnica.

No local são ofertadas diversas atividades à população idosa de Londrina, tais como: exercícios físicos, oficinas de artesanato, de memória, de psicologia, palestras educativas, dentre outras. Para participar, basta comparecer pessoalmente no CCI e realizar a inscrição.

Localização:

Rua Serra Pedra Selada, 111 - Jd. Bandeirantes

Telefone: 3375-0334

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Linhas de ônibus: 308 ou 314

 

CCI Norte

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa "Otair Sebastião Gonçalves" foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2018.

O local tem 672,75 metros quadrados e possui um auditório com capacidade para 160 pessoas com palco e camarim, auditório multimídia para 50 pessoas, biblioteca, salas para oficinas, sala para técnicos, sala de informática, cozinha, lavanderia, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, pátio de serviço, além de recepção, sala de espera, espaço para administração, jardim interno e duas vagas para deficientes físicos.

O custo da obra foi de R$1.383.692,12 somados a um aditivo no contrato no valor de R$ 70 mil. Todo o recurso é advindo de destinações de parte de Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), que é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Localização:

Rua Luiz Brugin, 570 (esquina com Av. Saul Elkind) - Cj. Maria Cecília

Telefone: 3373-0092

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Linhas de ônibus: 405, 406 e 407

 

Para acessar a programação de atividades acesse a página "Eventos".

 


 

 

 

 

 

Idoso Conectado

 

Projeto de inclusão digital para idosos em parceria com a Celepar. Ensino do uso de celulares e aplicativos.

O curso é realizado durante 3 dias seguidos, com carga horaria de 9 horas no total e emissão de certificado.

Durante as aulas os idosos aprendem como usar o celular (tipo smartphone) e os aplicativos disponíveis. É ensinado desde o básico ao mais complexo: fazer e receber ligações, agendar e salvar contatos, uso da lanterna, relógio, despertador, agenda, tamanho de letra, tempo de iluminação da tela, volume do som, galeria de fotos e vídeos, câmera, uso de dados, acesso wi-fi, redes sociais e aplicativos, tais como Facebook, WhatsApp, Youtube, Google Maps, Uber, e-mail, dentre outros. Tudo isto contribui para a inserção da pessoa idosa na vida comunitária, aproximando-a de seus familiares, de amigos, além de facilitar suas atividades cotidianas.

Já formamos mais de 1300 idosos.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Casa Dia

O "Casa Dia" é um serviço inédito na cidade de Londrina, lançado em abril de 2019. Consiste na oferta de acolhimento a idosos na modalidade de acolhimento semi-integral (segunda a sexta, exceto feriados, das 8 às 17 horas), com atendimento especializado realizado por equipe técnica multidisciplinar. Inclui 5 refeições por dia com cardápio elaborado por nutricionista, atividades recreativas/educativas e acompanhamento familiar.

Público alvo: pessoas idosas em situação de vulnerabilidade de renda, cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária (grau de dependência I e II) e cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele. A triagem das vagas é feita pela Gerência de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI) da Secretaria Municipal do Idoso.

Objetivos principais: - Prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos;

- Prevenir e evitar o isolamento social;

- Evitar a institucionalização, fortalecendo e preservando os vínculos familiares.

Estrutura oferecida: na Casa Dia os idosos atendidos contam com refeições balanceadas (café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde com cardápio elaborado por nutricionista, respeitando orientações médicas de possíveis restrições alimentares), atividades recreativas e comunitárias (de lazer, cultura, educacionais, esporte, etc.) e o acompanhamento pelos familiares será feito por meio de reuniões periódicas em que será relatada a evolução da pessoa idosa na instituição, além de serem fornecidas orientações gerais e esclarecidas eventuais dúvidas.

Equipe técnica ofertada pela instituiçãoCoordenador, Psicóloga, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta, Motorista, Auxiliares de enfermagem e cuidadores, Auxiliar de limpeza e Cozinheira.

Entidade conveniada: “Cristma – Movimento Cristo Te Ama” 

Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fluxo e Protocolo do Serviço Central de Vagas (ILPI e Casa Dia): Portaria SMI-GAB Nº 8, de 16 de fevereiro de 2022

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

 


  

 

 

 

 

  

 

Serviço de Atendimento as Situações de Conflito Familiar

 

O serviço consiste no atendimento as situações de conflitos familiares relacionados aos cuidados da pessoa idosa e/ou ao cuidador que esteja sobrecarregado pelo cuidado à pessoa idosa, desde que o idoso não esteja sofrendo violação de direitos.

Sendo que os atendimentos priorizaram a garantia de direitos dos idosos, indicando mediações as situações de conflito entre os familiares, através do entendimento e de uma resolução amigável mais positiva nestas relações, primando sempre pela qualidade de vida da pessoa idosa.

O objetivo deste serviço é proporcionar atendimento à pessoa idosa em situações envolvendo conflitos familiares, prevenindo situações de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e situações de desproteções a pessoa idosa.

Encaminhamento de caso: O fluxo de encaminhamento das situações de conflitos familiares relacionados aos cuidados da pessoa idosa poderão ocorrer pela rede socioassistencial, saúde, sistema judiciário e/ou população em geral. Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone para contato: (43) 3376-2644

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

Fluxo e Protocolo de Atendimento para os Casos de Conflitos Familiares envolvendo os Cuidados com a Pessoa Idosa: Portaria SMI-GAB Nº 40, de 19 de setembro de 2022


 

 

  

 

 

 

 

Central de Vagas - Encaminhamento de Pessoas Idosas

 

O Projeto Central de Vagas consiste no controle e encaminhamento, pela Secretaria Municipal do Idoso - Gerência de Atenção à Pessoa Idosa, das vagas disponíveis nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI’S) conveniadas com o município.

Este controle é realizado mediante avaliação da equipe que seguem critérios técnicos, definidos a partir da legislação (Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, Política Nacional de Assistência Social).

As instituições conveniadas são:

- Casa do Bom Samaritano;
- Obras Assistenciais São Vicente de Paulo de Londrina – Asilo São Vicente de Paulo;
- Sociedade Espírita de Promoção Social: Lar das Vovozinhas Gilda Marconi e Lar dos Vovôs;
- Lar Maria Tereza Vieira.

 

Atendimento - Vagas em Instituições de Longa Permanência


Secretaria Municipal do Idoso / Gerência de Atenção à Pessoa Idosa

Av. Duque de Caxias, 333 - Prédio da CAAPSML - Jd. Igapó

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 3771-6340

Horário de atendimento: segunda a sexta, 11h às 17h, mediante agendamento prévio

Linhas de ônibus: 202, 203, 206, 210, 212, 217, 222, 601 (Parador), 603, 801, 802, 807, 905

 

Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fluxo e Protocolo do Serviço Central de Vagas (ILPI e Casa Dia): Portaria SMI-GAB Nº 8, de 16 de fevereiro de 2022

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

 


 

  

 

 

 

 

 

Serviço de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Acumulação de Objetos Gerais e/ou Animais

 

O serviço consiste no atendimento de pessoas idosas em situação de acumulação de objetos em gerais e/ou animais e seus familiares, desde que o idoso não esteja sofrendo violação de direitos.

Ofertando atendimento especializado em conjunto com as demais Secretarias Municipais de Londrina, visamos proporcionar ao idoso e seus familiares o acesso as políticas públicas e a garantia de seus direitos.

Encaminhamento de caso: O fluxo de encaminhamentos das situações envolvendo a pessoa idosa em situação de acumulação, poderão ocorrer pela rede socioassistencial, saúde, sistema judiciário e/ou população em geral. Todas as pessoas interessadas na solicitação de atendimento, primeiramente deverão preencher a ficha de solicitação de atendimento anexa abaixo e encaminhar para o e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone para contato: (43) 3376-2644

Ficha de Solicitação de Atendimento - Clique aqui (RAR, 28KB) 

 


 

  

 

 

 

 

Monitoramento e Avaliação das Instituições de Longa Permanência para Idosos

Realizado em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), tem o objetivo de monitorar e avaliar as instituições de longa permanência para idosos (ILPI’S) públicas e particulares, garantindo o cumprimento das diretrizes da política de atendimento à pessoa idosa, bem como das legislações e normativas locais e Estatuto do Idoso.


Estratégias de Ação

- Conhecer as principais dificuldades no atendimento à pessoa idosa inseridas nas ILPI’S para diagnosticar e propor ações resolutivas, garantindo a melhoria e qualidade no atendimento.
- Acompanhamento e visitas sistematizadas.
- Visitas para averiguação de denúncias sobre instituições irregulares e/ou clandestinas em parceria com Vigilância Sanitária e Ministério Público - Promotoria do Idoso.
- Reuniões de orientação junto à equipe das ILPI’S.
- Elaboração de pareceres e laudos técnicos ao CMDPI que direcionem a discussão de políticas, programas e projetos.
- Fiscalização das ILPI’S particulares em parceria com o CMDPI.

Programa de Integridade

 

PROGRAMA DE INTEGRIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DO IDOSO

 

O que é Integridade Pública?

De acordo com a OCDE, Integridade pública refere-se ao alinhamento consistente e à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público.

Referencial de Combate a Fraude e a Corrupção do TCU indica que a atitude mais eficiente e proativa para preservar os recursos públicos é prevenir que sejam desviados dos seus propósitos. Nesse sentido, a gestão da ética e integridade é um componente fundamental para prevenir a fraude e a corrupção.

 

Programa de Integridade

O Programa de Integridade é definido como um conjunto de princípiosnormasprocedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional (art. 2º, inciso I do Decreto nº 1179/2023).

No Município de Londrina, a Lei Municipal nº 13.310/2021 estabeleceu que os órgãos e entidades devem instituir Programa de Integridade, sob a coordenação da Controladoria-Geral do Município (art. 21, caput), com o objetivo de adotar medidas destinadas à prevenção, à detecção e à punição de fraudes e atos de corrupção, devedo estar estruturado nos seguintes eixos:

  1. comprometimento e apoio permanente da alta administração;
  2. definição de unidade responsável pela implementação e acompanhamento do programa no órgão ou entidade, sem prejuízo das demais atividades nela exercidas;
  3. identificação, análise, avaliação e tratamento de riscos de integridade sob orientação técnica da Controladoria-Geral do Município;
  4. promoção de treinamentos e eventos que disseminem, incentivem e reconheçam boas práticas na gestão pública; e
  5. monitoramento contínuo do programa de integridade por meio de indicadores.

 

 

 

Fases e Procedimentos

Decreto nº 1179 de 26 de Setembro de 2023 regulamentou as fases e os procedimentos para a conformação, a execução e o monitoramento dos Programas de Integridade no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Londrina. Foi alterado pelo Decreto nº 579, de 07 de Maio de 2024. Veja o infográfico abaixo sobre as fases e procedimentos do programa:

 

 

 

PLANO DE INTEGRIDADE

A instituição do Programa de Integridade no Poder Executivo do Município de Londrina se dará com a publicação do Plano de Integridade de cada órgão e entidade (art. 5º, §2º do Decreto nº 1179/2023).

O Plano de Integridade é o documento, aprovado pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período de tempo, devendo ser revisado periodicamente (art. 2º, inciso II do Decreto Municipal nº 1179/2023).

 

Ata de Reunião - Comitê Interno de Gestão Pública - Secretaria Municipal do Idoso (pdf, 61 KB)

 

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