acessibilidade

Programa de Integridade

 

Em cumprimento ao disposto na legislação vigente e com o objetivo de fortalecer a integridade pública em âmbito municipal, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulhers (SMPM) instituiu seu Programa de Integridade, conforme determina o art. 13 do Decreto Municipal nº 1179 de 26 de setembro de 2023 e o art. 21 da Lei Municipal nº 13.310 de 20 de Dezembro de 2021.

 

O Programa de Integridade da SMPM tem por objetivo avaliar, planejar e propor um conjunto de ações que fortaleçam a integridade institucional, buscando melhorias em matéria de governança, gestão de riscos, controles internos, transparência, cumprimento dos procedimentos e normas, prevenção, detecção e remediação de atos ilícitos, dentre outros.

 

O Plano de Integridade da SMPM foi elaborado por seu Comitê Interno de Governança, sempre sob a orientação e acompanhamento da Controladoria-Geral do Município, por meio da Diretoria de Transparência e Integridade.

 

Anexos:

Plano de Integridade da SMPM - Versão 1.00, aprovado por meio da Portaria SMPM-GAB 11, de 16 de dezembro de 2024, publicada no Jornal Oficial 5369, de 19 de dezembro de 2024, página 7.

 

Portaria SMPM-GAB 01, de 22 de janeiro de 2025: atualiza o Comitê Interno de Governança da SMPM, formado por:

I - Marisol de Oliveira Chiesa, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, na qualidade de coordenadora;

II - Fernanda Serenário, matrícula 14.224-7, Assessora de Gabinete;

III - Rosangela Portella Teruel, matrícula 16.091-1, Assessora de Planejamento e Gestão.

Sala da Mulher Empreendedora

 

A Sala da Mulher Empreendedora foi inaugurada em 14 de agosto de 2023, sendo a primeira do Paraná e do sul do Brasil, e a terceira no país.

O espaço, que visa fomentar o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira da mulher, é uma parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o Sebrae Paraná.

 

Serviços ofertados:

- Orientações para formalização e regularização de empresas;

- Orientação para emissão da Guia DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional;

- Orientação sobre a Declaração Anual do MEI - Microeemprendedor Individual;

- Capacitação para melhorar a gestão da sua empresa.

 

IMPORTANTE: O atendimento é realizado mediante agendamento prévio que deve ser feito no endereço https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamento/?idLocal=367

 

Mais informações

Endereço: Rua Valparaíso, s/n (esquina com Av. Higienópolis), Prq. Guanabara

Atendimento: segunda a sexta, das das 12h às 18h

Telefone/Whatsapp: 3378-0002

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como chegar: linhas 209, 213, 613, 800, 806

 

 

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres

 

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres

Dados de atendimento

 

Apresentamos nesta seção dados dos atendimentos realizados pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CAM) e pela Casa Abrigo Canto de Dália (CACD).

 

Importante destacar que para cada mulher que acessa estes serviços, a equipe realiza vários atendimentos, tais como: orientação jurídica, encaminhamentos na área de serviço social e psicologia, auxílio para inserção ou reinserção no mercado de trabalho (inclusão social e produtiva), dentre outros.

 


 

ANO: 2023

 

* Atendimentos CAM

 

NÚMERO DE ATENDIMENTOS
Casos novos  Casos recorrentes* Não se enquadram como violência doméstica e familiar Total de mulheres atendidas
473 147 72 692

 * Caso recorrente é aquele ocorrido após 6 meses a contar da data de desligamento e/ou evasão do serviço

 

Dos 473 casos novos atendidos, a principal queixa relaciona-se à violência psicológica (49,89%), seguida da violência física (44,61%).

Com relação ao âmbito da violência, 89,43% dos casos ocorreram no âmbito da relação conjugal.

No que se refere à idade das mulheres atendidas, a maioria possui entre 26 e 35 anos (32,14%), seguida da faixa etária entre 36 e 45 anos (23,68%).

A região da cidade com maior incidência de casos atendidos foi a Norte (30,23%), seguida pelas regiões Oeste (16,49%) e Sul (16,07%).

Por fim, com relação à raça/etnia, 46,09% das mulheres atendidas se declaram brancas e 38,9%, negras ou pardas.

  

TIPOS DE ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Busca ativa Acolhida Psicologia Serviço Social Inclusão social e produtiva Orientação jurídica Total de atendimentos
428 1209 1749 2327 2289 653 8658

 

* Atendimentos CACD

 

NÚMERO DE PESSOAS ACOLHIDAS
Mulheres acolhidas Crianças e adolescentes (dependentes) Total de pessoas acolhidas
98 96 194

 

TIPOS DE ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Psicologia Serviço Social Pedagogia Orientação jurídica Total de atendimentos
1997 2744 503 142 5386

 


 

ANO: 2022

 

* Atendimentos CAM

 

NÚMERO DE ATENDIMENTOS
Casos novos  Casos recorrentes* Não se enquadram como violência doméstica e familiar Total de mulheres atendidas
322 96 49 467

 * Caso recorrente é aquele ocorrido após 6 meses a contar da data de desligamento e/ou evasão do serviço

 

Dos 322 casos novos atendidos, a principal queixa relaciona-se à violência física (47,83%), seguida da violência psicológica (45,34%).

Com relação ao âmbito da violência, 87,27% dos casos ocorreram no âmbito da relação conjugal.

No que se refere à idade das mulheres atendidas, a maioria possui entre 26 e 35 anos (27,64%), seguida da faixa etária entre 36 e 45 anos (22,98%).

A região da cidade com maior incidência de casos atendidos foi a Norte (29,50%), seguida pelas regiões Centro (19,88%) e Oeste (14,91%).

Por fim, com relação à raça/etnia, 44,72% das mulheres atendidas se declararam brancas e 38,51%, negras ou pardas.

  

TIPOS DE ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Busca ativa Acolhida Psicologia Serviço Social Orientação jurídica Total de atendimentos
286 745 1964 3977 853 7825

 

* Atendimentos CACD

 

NÚMERO DE PESSOAS ACOLHIDAS
Mulheres acolhidas Crianças e adolescentes (dependentes) Total de pessoas acolhidas
69 104 173

 

TIPOS DE ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Psicologia Serviço Social Pedagogia Orientação jurídica Atividades coletivas* Total de atendimentos
428 385 675 59 99 1646

 * Atividades coletivas: oficinas, assembleias, etc.

 

 

 

Você não está Sozinha

Disponibilizamos abaixo alguns materiais de divulgação e de orientação. Clicando no nome do arquivo, é possível fazer o download do material.

capa cartaz cam

Cartaz - Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM)

  capa formas de violencia

Cartaz - formas de violência

 

capa cartaz fluxo violencia
Cartaz - fluxo de atendimento

 

capa cartilha

Cartilha - Você não está Sozinha