A Secretaria Municipal de Governo, órgão diretamente subordinado ao prefeito, apesar de ter sido crida em 12 de fevereiro de 1939, através do Decreto nº 25-A, pelo então prefeito substituto, Adriano Marino Gomes, que instituiu a Secretaria e nomeou George de Freitas Coutinho como secretário, foi reestruturada em 31 de agosto de 1951, quando, pela Lei Municipal nº 119, recebeu o nome de Secretaria Geral, denominação que permaneceu até 30 de dezembro de 1997, com a instituição da Lei nº 7.302, criando a hoje denominada Secretaria de Governo, e regulamentada pelo Decreto 1554 de 05 de dezembro de 2019, cuja estrutura é formada por quatro Assessorias Técnico-Administrativas, três Diretorias, duas Gerencias e uma Coordenadoria.
Com a edição da Lei Orgânica do Município de Londrina, promulgada em 5 de abril de 1990, o Secretário de Governo responderá pelo expediente da Prefeitura caso ocorra vacância no cargo de Prefeito, Vice-Prefeito e o Presidente da Câmara, de acordo com o disposto no § 4º do art. 44.
O registro histórico da secretaria, como se pode observar, é desde a fundação do Município de Londrina, que caracteriza a importância da Secretaria de Governo, que procura prestar assessoramento no planejamento, organização, coordenação e avaliação das atividades de natureza administrativa e técnico-legislativo, estendendo suas ações às questões administrativas que envolvam decisões específicas do Chefe do Executivo, em consonância com as diretrizes e metas da Administração.
SECRETÁRIOS DE GOVERNO: (1998 À 2020)
Secretário de governo Nomeação Exoneração
Alex Canziani Silveira
Secretário na Administração do Prefeito Marcelo Belinati
Dec. 63/2021 - 18/01/2021 | Dec. 347/2022 - 31/03/2022
Juarez Paulo Tridapalli
Secretário na Administração do Prefeito Marcelo Belinati
Dec. 767/2018 - 22/05/2018
Janderson Marcelo Canhada
Secretário na Administração do Prefeito Marcelo Belinati
Dec. 1/2017 - 01/01/2017 | Dec. 766/2018 - 22/05/2018
Paulo Arcoverde Nascimento
Secretário na Administração do Prefeito Alexandre Kireeff
Dec. 49/2013 - 14/1/2013 | Dec. 1510/2016 - 31/12/2016
Zulmar Fachin
Secretário na Administração do Prefeito Alexandre Kireeff
Dec. 3/2013 - 1/1/2013 - 14/1/2013 (exerceu cumulativamente a PGM)
Gervázio Luiz de Martin Junior
Secretário na Administração do Prefeito Gerson Araújo
Dec. 974/2012 - 07/08/2012 - Dec. 1463/2012 - 1/1/2013
Dirceu Sodré
Secretário na Administração do Prefeito Barbosa Neto
Dec. 451/2012 - 16/04/2012 - Dec. 935/2012 - 02/08/2012
Antonio Rogério Lopes Ortega
Secretário na Administração do Prefeito Barbosa Neto
Dec. 390/2012 - 04/04/2012 - Dec. 450/2012 - 16/04/2012
Marco Antonio Cito
Secretário na Administração do Prefeito Barbosa Neto
Dec. 357/2011 - 14/04/2011 - Dec. 389/2012 - 04/04/2012
Telma Tomioto Terra
Secretária na Administração do Prefeito Barbosa Neto
Dec. 1079/2010 - Dec. 356/2011 - 14/04/2011
Jair Gravena
Secretário na Administração do Prefeito Barbosa Neto
Dec. 1.119/09 – 22/12/2009 Dec.1078/10 - 23/10/2010
José do Carmo Garcia
Secretário na Administração do Prefeito Barbosa Neto
Dec. 349/09 – 01/05/2009 Dec. 1.114/09 – 22/12/2009
Tercílio Luiz Turini
Secretário na Administração do Prefeito Roque Neto
Dec. 001/09 – 05/01/2009 Dec. 342/09 – 30/04/2009
Adalberto Pereira da Silva
Secretário na Administração do Prefeito Nedson Micheleti
Dec.001/05 – 01/01/2005 Dec. 996/08 – 01/01/2009
Dec. 501/01 – 17/10/2001 Dec. 582/04 – 01/01/2005
Jorge Zeve Coimbra Neto
Secretário na Administração do Prefeito Nedson Micheleti
Dec. 001/01 – 01/01/2001 Dec. 500/01 – 17/10/2001
Sidnei Dionísio de Oliveira
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 489/99 – 18/10/1999 Dec. 628/00 – 01/01/2001
Edison Mazei Ponti
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 392/99 – 17/08/1999 Dec. 488/99 – 18/10/1999
Wilson Mandelli
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 043/99 – 04/02/1999 Dec. 391/99 – 17/08/1999
Gino Azzolini Neto
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 007/98 – 01/01/1998 Dec. 034/99 – 04/02/1999
SECRETÁRIOS GERAL: (1951 À 1998)
Secretário geral Nomeação Exoneração
Gino Azzolini Neto
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 370/97 – 06/08/1997 Dec. 006/98 – 01/01/1998
Kakunen Kyosen
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 001/97 – 01/01/1997 Dec. 369/97 – 06/08/1997
Alice Cardamone Diniz
Secretária na Administração do Prefeito Luiz Eduardo Cheida
Dec. 228/94 – 26/04/1994 Dec. 741/96 – 01/01/1997
Amadeu Felipe da Luz Ferreira
Secretário na Administração do Prefeito Luiz Eduardo Cheida
Dec. 001/93 – 01/01/1993 Dec.226/94 – 26/04/1994
Waldmir Belinati
Secretário na Administração do Prefeito Luiz Eduardo Cheida
Dec. 095/91 – 25/02/1991 Dec. 590/92 – 01/01/1993
Hermas de Melo
Secretário na Administração do Prefeito Luiz Eduardo Cheida
Dec. 363/90 – 06/08/1990 Dec. 091/91 – 22/02/1991
Wilson Mandelli
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 199/90 – 30/04/1990 Dec.355/90 – 06/08/1990
Haroldo Marçal
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Sem Decreto - 01/01/1989 Dec. 199/90 – 30/04/1990
Paulo Turci
Secretário na Administração do Prefeito Wilson Moreira
Dec. 078/86 – 30/04/1986 Dec.451/88 – 01/01/1989
Délio Nunes Cezar
Secretário na Administração do Prefeito Wilson Moreira
Dec. 081/83 – 01/02/1983 Dec. 077/86 – 30/04/1986
Ademar Troiano
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Del Ciel
Dec. 230/82 – 13/04/1982 Dec. 041/83 – 01/02/1983
Kakunen Kyosen
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 703/81 – 23/11/1981 Dec. 229/82 – 13/04/1982
Ademar Troiano
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 013/78 – 10/01/1978 Dec. 702/81 – 20/11/1981
José Carlos Abraão
Secretário na Administração do Prefeito Antonio Belinati
Dec. 042/77 – 01/02/1977 Dec. 012/78 – 10/01/1978
Manoel Barros de Azevedo
Secretário na Administração do Prefeito José Richa
01/01/1975 Dec. 007/77 – 31/01/1977
Severiano Alves Pereira
Secretário na Administração dos Prefeitos Milton Ribeiro de Menezes e José Hosken de Novaes
Dec. 349/66 – 01/01/1967 Dec. 001/69 - 01/01/1969
Dec. 243/65 – 01/01/1966 Dec. 349/66 – 01/01/1967
Dec. 310/64 – 01/01/1965 Dec. 243/65 – 01/01/1966
Dec. 278/63 – 01/01/1964 Dec. 310/64 – 01/01/1965
Dec. 229/61 – 01/01/1962 Dec. 278/63 – 01/01/1964
Dec. 134/61 – 10/06/1961 Dec. 229/61 – 01/01/1962
Mário Cunha
Secretário na Administração dos Prefeitos Antonio Fernandes Sobrinho e Milton Ribeiro de Menezes
Dec. 268/59 – 07/10/1959 Dec. 134/61 – 10/06/1961
Dec. 235/58 – 01/01/1959 Dec. 054/59 – 01/02/1959
Dec. 137/57 – 01/01/1958 Dec. 235/58 – 01/01/1959
Dec. 181/56 – 01/01/1957 Dec. 137/57 – 01/01/1958
Dec. 182/55 – 01/01/1956 Dec. 181/56 – 01/01/1957
Dec. 170/55 – 13/12/1955 Dec. 182/55 – 01/01/1956
Romildo Giarola
Secretário na Administração do Prefeito Milton Ribeiro de Menezes
Dec. ........... – 01/02/1959 Dec. 268/59 – 07/10/1959
Dec. 127/51 – 01/01/1952 Dec. 017/52 – 11/02/1952
Adriano José Valente
Secretário na Administração do Prefeito Milton Ribeiro de Menezes
Dec. 003/55 – 01/01/1955 Dec. 170/55 – 13/12/1955
Dec. 212/53 – 01/01/1954 Dec. 003/55 – 01/01/1955
Dec. 125/52 – 01/01/1953 Dec. 212/53 – 01/01/1954
Dec. 017/52 – 11/02/1952 Dec. 125/52 – 01/01/1953
Humberto Puiggari Coutinho
Secretário na Administração do Prefeito Milton Ribeiro de Menezes
Dec. 002/51 – 01/01/1951 Dec. 127/51 – 01/01/1952
A Secretaria Municipal de Governo tem por finalidade assistir direta e imediatamente o Chefe do Poder Executivo no desempenho de suas atribuições e, especialmente, na coordenação da ação administrativa, no acompanhamento de programas e políticas governamentais, e no relacionamento com os agentes externos ao Executivo Municipal.
É um órgão da administração direta da Prefeitura do Município de Londrina, sendo sua atuação de apoio direto às ações desenvolvidas pela Prefeitura. Suas atividades estão orientadas em grande maioria para os assuntos de natureza administrativa, bem como a promoção de assuntos de caráter técnico-legislativo, no que tange a edição de leis, decretos e regulamentações.
Compete a Secretaria Municipal de Governo prestar informações quando solicitadas pela Câmara, editar leis, decretos, convênios e outros atos de caráter oficial e promover a sua publicação, estendendo suas ações às questões administrativas que envolvam decisões específicas do Chefe do Executivo, em consonância com as diretrizes e metas da Administração.
Em suas atribuições está a confecção e distribuição do Jornal Oficial do Município de Londrina e a coordenação e acompanhamento da Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta e Indireta.
A Secretaria de Governo integra também a Escola de Governo da PML, responsável pela gestão dos cursos para formação do servidor municipal e dos eventos educacionais ofertados pela Prefeitura de Londrina. A Escola de Governo da PML (EG/PML) busca promover a articulação entre as secretarias, autarquias, fundações municipais e instituições de ensino objetivando efetivar ações educacionais que primem pela excelência na prestação de serviço ao cidadão. Cabe ainda à EG/PML regular os processos que tratam da certificação dos cursos ofertados pela Administração Direta, Autárquica e Fundacional e a manutenção e gestão, técnica e pedagógica, de ambientes virtuais de aprendizagem que subsidiam a formação dos servidores.
REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA MUNIICPAL DE GOVERNO
Decreto Municipal n 1032 de 28/08/2023 - Regimento Interno da Secretaria Municipal de Governo - clique aqui