O que são Desastres?
Os desastres são produtos e, também, processos decorrentes da transformação e crescimento da sociedade, do modelo global de desenvolvimento adotado, dos fatores socioambientais relacionados a modos de vida que produzem vulnerabilidades sociais e, portanto, vulnerabilidade aos desastres.
São eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, onde esses eventos podem ser diferenciados em função da origem. Os desastres ambientais são classificados como humanos ou naturais.
Os desastres humanos são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como acidentes de transito com produtos perigosos, incêndios industriais e contaminações de rios. Já os desastres naturais são causados pelo impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas.
Os impactos ambientais só são tidos como desastres ambientais quando os seus danos e prejuízos são incalculáveis e de difícil restituição. Caso não possua danos ou ocorra em áreas não ocupadas o fenômeno é apenas um evento natural.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional
TIPOS DE DESASTRES:
Significado das cores dos Alertas:
ALERTA AMARELO
Severidade - RISCO MODERADO
Aviso de situação meteorológica com potencial de tornar-se perigosa. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. MONITORE AS POSSÍVEIS EVOLUÇÕES DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS E ALERTAS.
ALERTA LARANJA
Severidade - RISCO ALTO
Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Siga os conselhos das autoridades. PREPARE-SE PARA TOMAR UMA AÇÃO DE EMERGÊNCIA SE NECESSÁRIO.
ALERTA VERMELHO
Severidade - RISCO MUITO ALTO
Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física ou até mesmo à vida humana. Mantenha-se atento sobre as informações dos alertas. Siga as instruções e conselhos das autoridades. TOME UMA AÇÃO DE EMERGÊNCIA.
COBRADE - CODIFICAÇÃO BRASILEIRA DE DESASTRES
CADASTRE-SE para receber os alertas da Defesa Civil.
Fonte: Defesa Civil Estadual - PR