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Integração

 CIÊNCIAS, ENSINO RELIGIOSO, HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 

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Prevenção contra COVID

Legislações que respaldam as atividades remotas

 

- Decreto nº 334 de 17 de março de 2020: suspende as aulas a partir do dia 23/03/2020

Medida Provisória Nº 934, de 1º de Abril de 2020 - altera dias letivos na Educação Básica

- Deliberação 01/2020 CMEL - Instituição de normas para o desenvolvimento de atividades e estudos escolares não presenciais

- Resolução nº  20/2020 SME - medidas de enfrentamento da COVID-19

- Portaria do Comitê para análise dos encaminhamentos pedagógicos

- Resolução nº 25/2020 SME - Orienta sobre o Desenvolvimento de Atividasdes Escolares não Presenciais

Decreto Estadual nº 4942, de 30/06/2020 - Dispõe sobre medidas restritivas regionalizadas para o enfrentamento da COVID-19

- Decreto nº 458 de 11 de abril de 2020 - Estende o prazo da situação de emergência decretada no Município de Londrina, como medida de enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências (Prorroga até 3 de maio de 2020, a suspensão das atividades nas unidades escolares municipais públicas e conveniadas)

- Decreto nº 519 de 29 de abril de 2020 - Prorroga a suspensão das atividades escolares no Município de Londrina (Prorroga até 31 de maio de 2020, a suspensão das atividades nas unidades escolares públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Município de Londrina)

- Decreto nº 621 de 25 de maio de 2020 - Prorroga a suspensão das atividades escolares no Município de Londrina (Prorroga até 31 de julho de 2020, a suspensão das atividades nas unidades escolares públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Município de Londrina)

- Decreto nº 866 de 27 de julho de 2020 - Prorroga a suspensão das atividades escolares no Município de Londrina. (Prorroga até 31 de agosto de 2020, a suspensão das atividades nas unidades escolares, públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Município de Londrina)

- Decreto nº 994 de 26 de agosto de 2020 - Prorroga a suspensão das atividades escolares no Município de Londrina. (Prorroga até 30 de setembro de 2020, a suspensão das aulas presenciais nas unidades escolares, públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Município de Londrina)

- Deliberação nº 02/2020 CMEL , de 01 de setembro de 2020 - Altera da Deliberação nº 01/2020 – CMEL que institui normas para o desenvolvimento de atividades e estudos escolares não presenciais, em razão da Pandemia da Covid – 19 no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Londrina

- Portaria SME-GAB nº 65 de 02 de setembro de 2020 - Designa membros para a composição do Comitê de Estudo para a retomada das Aulas Presenciais, em tempos de COVID-19

- Portaria SME- GAB nº 66 de 02 de setembro de 2020 - Regulamenta o processo de composição da Comissão Central de Gerenciamento da Educação em tempos de pandemia- SME e da Brigada da Pandemia das unidades escolares.

- Decreto nº 1117 de 28 de setembro de 2020 - Prorroga a suspensão das aulas presenciais no Município de Londrina e dá outras providências.

- Resolução nº 019/2020 - CMDCA, de 28 de agosto de 2020

Portaria SME-GAB nº 65, de 02 de setembro de 2020 - Designa membros para a composição do Comitê de Estudo para a retomada das Aulas Presenciais, em tempos de COVID-19.

- Decreto Nº 1245 de 28 de outubro de 2020 - prorroga a suspensão das aulas presenciais no Município de Londrina até 30/11/2020

- Decreto Nº 1387 de 27 de novembro de 2020 - prorroga a suspensão das aulas presenciais no Município de Londrina até 31/12/2020

- Decreto Nº 85 de 23 de janeiro de 2021 - prorroga a suspensão das aulas presenciais no Município de Londrina até 28/02/2021

- Decreto Nº 186 de 15 de fevereiro de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais até 28 de fevereiro de 2021 e dá outras providências

- Decreto Nº 286 de 08 de março de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Londrina até 04 de abril de 2021.

- Decreto Nº 377 de 31 de março de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Londrina até 18 de abril de 2021.

- Decreto Nº 436 de 15 de abril de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Londrina até 30 de abril de 2021.

- Decreto Nº 500 de 30 de abril de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Londrina até dia 16 de maio de 2021. 

Decreto Nº 557 de 13 de maio de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Londrina até 31 de maio de 2021. 

- Decreto Nº 710 de 28 de junho de 2021 - permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Londrina até 30 de julho de 2021.

Decreto Nº 281 de 16 de março de 2022 - revoga o Decreto nº 457 de 09 de abril de 2020.

- Decreto Estadual Nº 10530 - de 16 de março de 2022 - estabelece novas medidas para o uso da máscara facial de proteção individudal no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19

Decreto Estadual Nº 10596 de 29 de março de 2022 - promove alterações no decreto nº 10.530 que estabelece medidas para o uso da máscara facial de proteção individual

 

 

Conselho Estadual de Educação

- Orientações do Conselho Estadual de Educação do PR

- Deliberação 01/2020 do Conselho Estadual do PR

 

Conselho Nacional de Educação

- Esclarecimentos do Conselho Nacional de Educação

MEC / Conselho Nacional de Educação  - Proposta de Parecer sobre Reorganização dos Calendários Escolares e Realização de Atividades Pedagógicas não Presenciais Durante o Período de Pandemia da COVID-19

 

 

O que está acontecendo em outros estados:

- Orientações do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

- Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro

 

Outros documentos:

- Orientações do Ministério Público

- Portaria SME 35/2020 sobre autorização de uso de imagem

- Autorização de uso de imagem - Aluno

- Autorização de uso de imagem - Professor

- Autorização de uso de imagem - Diretor e Coordenador Pedagógico 

- Termo de Responsabilidade para o Ensino Fundamental

- Termo de Responsabilidade para a Educação Infantil

- Secretária de Educação: Maria Tereza - Carta às famílias

- Orientações para as famílias

- Orientações para professores

- PED - Plano de Estudos Dirigidos 

- Famílias - orientações PED

- Professores - orientações PED 

 - Consulta Pedagógica

 

 

 

Matemática

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 Acesso ao Google Drive

 

 

Produção de vídeos


Formadoras responsáveis: Regina Aparecida de Oliveira e Eliane Sborgi Lovo - Apoio Pedagógico de Matemática

 

 

 

Subtração_centenas


O vídeo "Subtração_centenas" tem como objetivo apresentar um algoritmo para subtração com apoio em cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Indicado para estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m30s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil / 2020

 

 

Quanto mede - parte I


O vídeo é o primeiro da série “Quanto mede?” cuja intenção é retomar ideias relacionadas ao estudo das medidas de comprimento. Indicado para estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m56s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil / 2020

 

 

 

Quanto mede - parte II

O vídeo é o segundo da série "Quanto mede?". O objetivo dele é ensinar o estudante a utilizar corretamente a régua para realizar medições de pequenos objetos do seu dia-a-dia. Ele é indicado para estudantes do 4º e 5° ano Ensino Fundamental.
Duração: 3m14s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil / 2020

 

 

 

Quanto mede - parte III

O vídeo "Quanto mede-parte III" mostra algumas relações entre metros, decímetros e centímetros. Indicado para estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 2m49s / Fonte: SME / Londrina/País: Brasil / 2020

 

 

Quanto mede - parte IV


O vídeo "Quanto mede-parte IV" tem como objetivo mostrar as relações entre metro, centímetro e milímetro. Indicado para estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 1m40s / Fonte: SME / Londrina / País: Brasil/2020

 

 

A vida, o tempo e suas relações (horas) - parte III


O vídeo “A vida, o tempo e suas relações (horas) - parte III” tem como objetivo introduzir conceitos relacionados a horas, minutos e segundos. Indicado para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m44s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

  

Horas - Parte 1
 

O vídeo “A vida, o tempo e suas relações” - Horas - Parte 1” tem como objetivo ler e registrar medidas de tempo utilizando relógio analógico. Indicado para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

Horas - Parte 2

 O vídeo “A vida, o tempo e suas relações” - Horas - Parte 1” tem como objetivo ler e registrar medidas de tempo utilizando relógio analógico. Indicado para alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental.

 


Sistema Monetário - Parte I

O vídeo "Sistema Monetário - parte I" apresenta as cédulas e moedas que compõe o Real, a moeda brasileira. O conteúdo direciona para o estudo das relações que se estabelece entre os valores de tais cédulas e moedas: possibilidades de agrupamentos e trocas. Indicado para estudantes a partir de 4º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m57s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Sistema Monetário - Parte II

O vídeo "Sistema monetário - Parte II" tem como objetivo mostrar as relações entre reais inteiros e centavos. O conteúdo direciona para estudo de números decimais a partir do contexto monetário. Indicado para estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m46s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Tratamento da Informação Leitura de Gráficos - Matemática 2º ano

O vídeo possibilita integração com o componente de Ciências. Trata-se de uma proposta que envolve pesquisa e organização de dados, leitura e compreensão de informações apresentadas em gráficos de colunas. O vídeo explora também a resolução de problemas a partir de informações apresentadas em gráficos. Indicado para estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental.
Duração: 4m4s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 

Números Naturais - composição e decomposição


O vídeo apresenta uma proposta de trabalho com o sistema de numeração decimal, em especial a composição e decomposição de números naturais utilizando o material dourado como recurso pedagógico. Indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 6m10s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


A vida, o tempo e suas relações

 O vídeo possibilita integração com os componentes de Ciências, História e Língua Portuguesa. Trata-se de uma proposta de trabalho sobre as medidas de tempo e suas relações com a natureza, em especial, com os seres vivos. O foco do vídeo é a exploração do calendário. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m17s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


A vida, o tempo e suas relações - com animação

 O vídeo possibilita integração com os componentes de Ciências, História e Língua Portuguesa. Trata-se de uma proposta de trabalho sobre as medidas de tempo e suas relações com a natureza, em especial, com os seres vivos. O foco do vídeo é a exploração do calendário. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m17s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


A vida, o tempo e suas relações - parte II com animação

 O vídeo faz parte da série “A vida, o tempo e suas relações” cuja intenção é aprofundar o estudo do calendário. Também possibilita integrações com outros componentes curriculares: Ciências, História e Língua Portuguesa. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m30s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


A vida, o tempo e suas relações - parte II

O vídeo faz parte da série “A vida, o tempo e suas relações” cuja intenção é aprofundar o estudo do calendário. Também possibilita integrações com outros componentes curriculares: Ciências, História e Língua Portuguesa. Indicado para estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m30s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Subtração - parte 1

 O vídeo faz parte de uma série, cujo objetivo é o estudo do algoritmo da subtração, apresenta-se em três partes. A proposta é o trabalho com fatos básicos de subtração envolvendo números naturais. Indicado para estudantes a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m19s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Subtração - parte 2

 O vídeo faz parte de uma série sobre estudos do algoritmo da subtração. O conteúdo deste vídeo envolve operações com números naturais sem uso de desagrupamento. Indicado para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 5m04s  /  Fonte: SME/Londrina    País: Brasil/2020

 


Subtração - parte 3

O vídeo faz parte de uma série sobre estudos do algoritmo da subtração. Indicado para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m54s    Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Multiplicação

O vídeo apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da multiplicação envolvendo números naturais sem agrupamento na dezena. Indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 2m31s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Divisão por técnica convencional

 O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais. A técnica apresentada neste vídeo é a convencional, geralmente encontrada nos livros didáticos. Ele é indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m20s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Divisão por subtrações sucessivas

 O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais. A técnica apresentada neste vídeo é por subtrações sucessivas. Ele é indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 2m14s  /  Fonte: SME/Londrina   /  País: Brasil/2020

 


Divisão por estimativa

 O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais. A técnica apresentada neste vídeo é por estimativa. Ele é indicado para estudantes a partir de 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 3m28s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Divisão de objetos inteiros em partes

 O vídeo compõe uma série onde apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da divisão envolvendo números naturais e racionais. A técnica apresentada neste vídeo é a convencional, geralmente encontrada nos livros didáticos. Ele é indicado para estudantes a partir de 5º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m54s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 


Adição

 O vídeo apresenta possibilidades de trabalho com o algoritmo da adição envolvendo números naturais com agrupamento na dezena. Indicado para estudantes a partir de 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4m05s  /  Fonte: SME/Londrina  /  País: Brasil/2020

 

 

Lives - SME

 

 

 

 

Escolas que encantam, professores que inspiram!

 

 


 

 

Habilidades Precursoras da Alfabetização: Consciência fonológica e princípio alfabético

 

- Material 1 - clique aqui para download

- Material 2 - clique aqui para download

 


 

 

 

Alfabetização: Da Ciência Cognitiva à Prática Escolar 

Para download do material clique aqui

 


 

  

Pandemia, ensino remoto e novas didática - Professora Diene Eire de Mello

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Em busca de OZ"

Venha se inspirar com o Mágico de Oz através de um bate papo com Cleber Fabiano e Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Transmitido ao vivo em 15 de dez. de 2020

 

 


 

 A suspensão é determinação da Lei Federal 9.504/1997

 


 

 

ESCOLA E FAMÍLIA COMO TERRITÓRIO DE AFETO

 

A suspensão é determinação da Lei Federal 9.504/1997

Maria Tereza Paschoal de Moraes conversa com Regina Shudo da Amaná Educacional

 



 

 

Não aguento mais lição de casa! E agora?

 

 A suspensão é determinação da Lei Federal 9.504/1997

A secretária de educação Maria Tereza Paschoal de Moraes conversa com o psicólogo Fernando Zanluchi para esclarecer essa dúvida.

 

 



 

 

Bate papo sobre educação entre César Nunes e Maria Tereza Paschoal de Moraes

 

A suspensão é determinação da Lei Federal 9.504/1997

 César Nunes (Professor da UNICAMP) e Maria Tereza Paschoal de Moraes (Secretária Municipal de Educação de Londrina) conversam sobre educação

 

 



 

 

Bem estar e saúde mental em tempos de pandemia. É possível?

 

 A suspensão é determinação da Lei Federal 9.504/1997

Dr. Marcos Cabrera, Maria Tereza Paschoal de Moraes e Viviane Barbosa Perez conversam sobre bem estar e saúde mental neste momento de pandemia.

 

 

 



 

 

O que é que nós que ensinamos, podemos aprender com a pandemia?

 

A suspensão é determinação da Lei Federal 9.504/1997

 Live do dia 23/06/2020 às 10h 

 

 

david rodrigues

 

  David Rodrigues

  Presidente e fundador da Pró Inclusão
  Conselheiro Nacional de Educação Portugal

   Currículo completo do Professor David Rodrigues

 

Mensagem do Professor Doutor David Rodrigues aos Professores da Rede Municipal de Londrina:

 

"Caros colegas professores:

Esta pandemia desenhou um grande ponto de interrogação sobre a Educação. A escola presencial é o local onde depositamos os recursos para combater a desigualdade e promover os direitos humanos e educacionais dos nossos alunos e suas famílias.

Agora, quando a escola encerra, nós não abandonamos os nossos alunos e procuramos de todas as formas possíveis que a desigualdade não se agrave ainda mais e que nenhum aluno fique para trás.

Eu estou orgulhoso dos meus colegas professores, sobretudo os professores da escola pública por não defraudarem as esperanças de tantas crianças e jovens que depositam em nós e na educação as suas melhores esperanças de uma vida digna e feliz. Sei que temos dúvidas e receios mas o nosso compromisso com a Educação e a humanidade sempre será maior.

Somos professores."

 

Currículo do Professor David Rodrigues