acessibilidade

IRSAS

Informatização da Rede de Serviços socioassistenciais
   

       Sistema Irsas- Informatização da Rede de Serviços socioassistenciais desenvolvido pela equipe técnica (assistente social e estagiário de TI) da Secretaria Municipal de Assistência Social em 2005, encontra-se no ar desde então atendendo à Secretaria Municipal de Assistência Social e todos os serviços da Rede Socioassistencial Governamental e Não Governamental. Além disso, esse sistema também está disponível para o INSS, Ministério Público, Cohab, ACESF, CMTU (para o serviço de reciclagem de resíduos sólidos), Conselhos Tutelares, Secretaria de Educação do Município e do Estado, Secretaria de Saúde, Escolas de Educação Especial, Secretaria da Mulher, Secretaria do Idoso. Na Secretaria de Assistência Social o IRSAS é utilizado em todas as suas unidades de atendimento, em todos os seus serviços, inclusive na gestão local dos programas de transferência de renda do governo federal e municipal e na gestão de benefícios municipais.
    O sistema é disponibilizado para a rede de serviços governamental e não governamental de proteção social básica e especial, contemplando todas as peculiaridades dos serviços em questão, registrando diferentes ocorrências conforme especificidades identificadas. Esta função permite que todos os serviços conheçam os atendimentos/vulnerabilidades/encaminhamentos dados pelos outros serviços, sempre compartilhando os dados dentro dos princípios da ética que rege os profissionais e seus conselhos de classe.
    O sistema também atende a necessidade de prontuário digital do público usuário das políticas publicas, emitindo relatórios de conhecimento das vulnerabilidades por bairro/território, conhecimento do perfil do público, dos serviços que cada família faz uso na rede, dos benefícios que utiliza, integrando o atendimento de forma transversal, permitindo ainda que as famílias sejam atendidas sempre a partir de sua história de vida, sem interromper a construção coletiva dada pela rede de serviços e eliminando as distorções nas histórias de vida dadas por cada membro do domicílio, bem como, permite a eliminação de duplicidade de benefícios, contribuindo, assim, para o cumprimento do princípio da eficiência na administração pública, visto possibilitar a otimização dos recursos e ampliação de seu alcance.
     O sistema oportuniza ao gestor conhecimento da realidade, através da vigilância social a emissão de diagnóstico socioterritorial, possibilitando a construção de um planejamento estratégico pautado nas reais necessidades do público em seus territórios.

 

Cadastros:

O cadastro completo de cada pessoa no Irsas é formado várias categorias de informações, tais como:

  • dados pessoais;
  • identificação do domicílio no cadastro único;
  • dados do responsável;
  • filiação;
  • documentos pessoais;
  • escolaridade e escola;
  • situação ocupacional e renda familiar;
  • dados para contato;
  • mapeamento da situação de deficiência;
  • dados do cumprimento das condicionalidades;
  • localização (endereço da residência ou de serviço onde se encontra dentro da rede sócio assistencial);
  • composição familiar;
  • ocorrências (registro de todos os procedimentos realizados); armazenando todo o histórico de atendimento com a família, o registro pode ser efetivado em todos os serviços da rede.
  • avaliação de vulnerabilidade baseado em indicadores de proteção social básica e de proteção social especial;

 

Os relatórios devem permitir:

  • controle sobre as ações desenvolvidas por todos os usuários dos sistema de todas as atividades desenvolvidas pelos serviços socioassistenciais do município.
  • relatórios quantitativos de atendimentos, encaminhamentos e benefícios fornecidos;
  • perfil da população atendida com base territorial;
  • índice de vulnerabilidade das famílias, de uma região, ou de um determinado bairro;
  • perfil dos beneficiários com vários indicadores a serem cruzados;
  • concentração de demanda;
  • subsídio à vigilância social e defesa socioinstitucional
  • mapeamento das vulnerabilidades por território, serviço, outras.
  • distribuição dos benefícios por território – gestão local da política
  • perfil /vulnerabilidades do público beneficiário
  • controle do trabalho técnico – monitoramento dos procedimentos adotados nos serviços
  • controle da gestão de benefícios, programas, projetos e serviços.
  • mapeamento das demandas por território ou serviço
  • controle das atividades realizadas nos serviços
  • diagnóstico socioterritorial e planejamento dos serviços a partir das vulnerabilidades locais e da cobertura dos serviços por público.

 

Possibilidades:

  • controle das ações executadas nos serviços
  • auditoria de registros técnicos
  • prontuário digital
  • gestão de benefícios
  • avaliação de vulnerabilidades
  • controle e gestão da política local

 

Integração com o CADASTRO ÚNICO:

  • base de dados do cadastro único, incorporada ao Irsas
  • possibilita a localização de irregularidades no cadastro único
  • controle dos dados dos beneficiários do cadastro único no âmbito local
  • integração dos programas sociais da união x programas locais
  • inserção em prontuário digital do código da Ubs do beneficiários – cruzamento da base da saúde para execução das condicionalidades
  • gestão local do cadastro único
  • acompanhamento dos procedimentos realizados com os beneficiários na rede de serviços através das “ocorrências”
  • acompanhamento da gestão de benefícios nas três esferas de governo
  • integração dos níveis de gestão (básica e especial- processo de referência e contra referência).

 

     Interface do sistema de cadastro e controle da Secretaria de Assistência Social. O processo de descentralização da Secretaria municipal de Assistência Social e as demais diretrizes que compõe a organização do serviço da mesma fizeram surgir uma essencial necessidade de construção de um sistema que facilitasse a organização das informações visando garantir o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social através de um trabalho mais ágil e eficiente.

Percursos Formativos

Design sem nome SIMPÓSIO MUNICIPAL DE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO SUAS

 

 

 “Desafios, produção de conhecimento e trocas de experiências no trabalho social com famílias no município de Londrina”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Universidade Estadual de Londrina pelo Projeto de Extensão “Trabalho social com famílias e a interseccionalidade entre gênero, classe e raça/etnia: uma proposta de educação permanente para profissionais da Secretaria de Assistência Social de Londrina”, realiza o Simpósio Municipal de trabalho social com famílias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Londrina, no dia 12 de novembro de 2024.

Em 2023, foi realizado o Seminário Municipal sobre Trabalho Social com Famílias que teve como um dos objetivos a reflexão sobre fundamentos e construções teóricas que orientam o trabalho social com famílias na política de assistência social.

Em continuidade a esse processo, o Simpósio tem como finalidades debater sobre os desafios que se colocam ao trabalho social com famílias, possibilitar diálogos e troca de experiências e valorizar as experiências vivenciadas na prática cotidiana que se traduzem em produção de conhecimento e de tecnologias sociais[1] por meio das práticas profissionais desenvolvidas pelas equipes do SUAS em Londrina.

Este Simpósio destina-se a trabalhadores(as), gestores(as) e estagiários(as) do Sistema Único de Assistência Social do município de Londrina, docentes, discentes envolvidos com a área, e a profissionais de outras áreas com as quais esta política de assistência social se relaciona.

O evento terá duas atividades, uma Mesa de Diálogo e uma Mostra de Experiências sobre Trabalho Social com Famílias no SUAS. A Mesa de Diálogo terá a participação de convidadas que dialogarão acerca dos desafios e da produção de conhecimento implicados na realização do trabalho social com famílias. A Mostra de Experiências apresentará as ações desenvolvidas enquanto produção significativa e relevante do conjunto dos(as) trabalhadores(as) do SUAS, se constituindo em oportunidade de diálogo e de troca de experiências. As definições que tratam da Mostra estão dispostas no Edital nº 001/2024/SMAS

¹ A tecnologia social é considerada qualquer técnica, método ou produto surgido da interação entre os conhecimentos popular e científico e que, aplicado a uma determinada situação, traga soluções efetivas para um grupo de pessoas ou comunidades. 

Editais da Mostra de Experiências:

EDITAL Nº 006/SMAS (QUE DILVULGA O ENSALAMENTO DAS PROPOSTAS DEFERIDAS PARA A MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS NO FORMATO DE RELATO).

EDITAL Nº 005/SMAS (ATUALIZA AS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE O SIMPÓSIO MUNICIPAL DE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO SUAS: DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO; A DATA DE DIVULGAÇÃO DO ENSALAMENTO E O FORMATO DE INSCRIÇÃO PARA A MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS).

EDITAL Nº 004/SMAS (DIVULGA O RESULTADO FINAL DAS EXPERIÊNCIAS DEFERIDAS PARA A MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM LONDRINA).

EDITAL Nº 003/SMAS (ESTABELECE A PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E ALTERA A QUANTIDADE DE PROPOSTAS QUE PODEM SER INSCRITAS NA MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO SUAS)

EDITAL Nº 002/SMAS (ESTABELECE A PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO SUAS).

EDITAL Nº 001/SMAS  (ESTABELECE ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM LONDRINA.)

Inscrição para o Simpósio:

As inscrições serão realizadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), conforme as orientações da PROEX/UEL.

O período de inscrição será de 19 de agosto a 06 de novembro de 2024, exclusivamente, pelo endereço eletrônico abaixo:

Link de Inscrição: http://www.uel.br/eventos/sigec/?id=9592

Os participantes interessados em inscrever experiências na Mostra deverão seguir as orientações para inscrição de experiências previstas no Edital Nº 001/2024, com detalhamento nos Anexos I e II.

 Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Programação:

Dia 12/11 - terça-feira 

8h

Acolhida dos participantes, registro de presença e coffee break

8h30

Mesa de Diálogos: Desafios e produção de conhecimento no Trabalho Social com famílias - Anfiteatro Cyro Grossi “Pinicão”

11h20

Debate

12h

Intervalo para almoço

13h-15h

Relatos de experiências – Salas do CESA/UEL

15h30

Exposições de experiências - Corredores 2º Andar do CESA/UEL
16h30 Confraternização e Encerramento - Corredores 2º Andar do CESA/UEL

 

Comissão Organizadora:

 Para a organização do Simpósio foi composto um grupo de trabalho indicado pelas diretorias dos níveis de proteção social da Secretaria Municipal de Assistência Social, com participação das áreas das Proteções Básica e Especial e outras áreas de gestão do SUAS e também por representante da Universidade Estadual de Londrina. Os integrantes do grupo de trabalho foram automaticamente designados para integrar a Comissão Organizadora do evento, sendo eles:

 

●       Adriana Aparecida Santos

Proteção Social Básica/SMAS

●       Ana Cristina Gois Fuentes

Proteção Social Especial/SMAS

●       Caroline Tomaz Sakakura

Proteção Social Básica/SMAS

●       Cássia Maria Carloto

Universidade Estadual de Londrina

●       Edsonia Jadma Marcelino de Souza

Educação Permanente no SUAS/SMAS

●       Guilherme Santa Clara de Paula

Educação Permanente no SUAS/SMAS

●       Ieda Maria Bertola Mazzo Arasaki

Educação Permanente no SUAS/SMAS

●       Kathia Regina Galdino de Godoy

Proteção Social Especial/SMAS

●       Kelly Inacio dos Santos

Proteção Social Especial/SMAS

●       Lázaro Ferreira do Nascimento

Proteção Social Básica/SMAS

●       Marisa Silva

Proteção Social Básica/SMAS

●       Nayara Andre Damião

Proteção Social Básica/SMAS

●       Tatiana de Oliveira Stechi

Vigilância Socioassistencial/SMAS

A Comissão Organizadora do Simpósio tratará também das situações relacionadas ao Edital da Mostra de Experiências.

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Plano Municipal de Assistência Social 2018-2021

O Plano de Assistência Social representa uma estratégia de planejamento construído coletivamente pelos envolvidos na política, é uma oportunidade de reflexão sobre a capacidade de proteção desta política, de reconhecimento dos desprotegidos e das situações que demandam ampliação de proteção.
O Plano Municipal de Assistência Social aqui apresentado está em fase de diálogo com os trabalhadores, gestores e usuários desta política (aberto a sugestões até 17 de dezembro).

Nesta fase de apreciação é possível aos interessados inserir novas diretrizes, ações e prioridades, que se encontram no arquivo (Formulário para sugestão de alteração ou novas diretrizes, ações ou estratégias). O formulário possibilita que os interessados participem ativamente na construção deste plano que irá direcionar as ações desta política pelo período de 2018-2021.

Destacamos que a constante reformulação do diagnóstico, e do plano e o processo participativo serão contínuos.

Após a sistematização das contribuições se dará a aprovação pelo Conselho Municipal de Assistência Social em reunião.

Plano Municipal de Assistência Social 2018-2021

Diretrizes, Ações e Estratégias.

Formulário para sugestão de alteração ou novas diretrizes, ações ou estratégias.