|
Campanha para que todo comércio de Londrina cumpra a Lei 9.188 que proíbe a venda de “armas de brinquedo” ganha força na cidade.
Arma não é brinquedo... dê abraços!
A Lei 9.188 /2003 é para o Movimento pela Paz e Não-Violência um instrumento de reflexão que ajuda a compreensão “dos porquês”, de ao longo de milênios, nós construirmos esta “Cultura de Violência” na qual estamos todos inseridos na atualidade.
A banalização de todos os tipos de armas de brinquedo que imitam as armas de fogo, é assustador. Metralhadoras que disparam “balas de espumas” a velocidade de 40 unidades por minuto. Embalagens de chicletes e doces no formato de arma de fogo, que “disparam” o docinho na boca das crianças. Imagine o pai, ou avo ou o tio dando uma metralhadora-brinquedo ao seu amor pequenino e dizendo: - “vá brincar de matar seu priminho”. Existe um currículo oculto que educa para a violência. Ele se materializa através destes brinquedos, nos filmes, nas cantigas de roda, nas historinhas infantis, nos super-heróis, nos discursos triviais bélicos do dia a dia. Existe uma perpetuação desta cultura a qual estamos todos mergulhados, a Cultura de Violência. Como podemos “mudar o mundo”? Como Educar para a Paz? Em 2009 o Conselho Municipal de Cultura de Paz, que tem a função de formular políticas públicas em prol de uma Cultura de Paz, visitou o Prefeito Municipal e pediu que os fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda que “fiscalizassem” as lojas. Prontamente o executivo assumiu o compromisso de fazer valer a Lei em Londrina. Os conselheiros, junto com os fiscais foram conversar com os comerciantes, mas também , com os pais, professores, mães, avós, enfim os educadores, para que fizéssemos na cidade uma grande CAMPANHA para fazer valer esta Lei, e também nos tornarmos uma referencia nacional neste aspecto educativo.
Confira na íntegra a lei 9.188 que proíbe a comercialização de armas de brinquedo no Município de Londrina.
|