Agenda de Reuniões

Reuniões do COMPAZ:

Endereço Reuniões Semanais (todas as quartas) :

LOCAL: Centro de Pastoral na Rua Dom Bôsco, 145 Jardim Dom Bôsco - Araucárias, em Londrina Pr.
HORÁRIO: das 10h às 12h

Para acessar a agenda completa - clique aqui

 

mark  Agenda de reuniões 2023

 
FEVEREIRO
01/fevereiro 
Reunião de trabalho ampliada*
15/fevereiro Reunião de trabalho ampliada*

MARÇO
01/março Reunião de trabalho ampliada*
15/março Reunião de trabalho ampliada*
29/março Reunião de trabalho ampliada*

ABRIL
12/abril Reunião de trabalho ampliada*

MAIO
10/maio Reunião de trabalho ampliada*
24/maio Reunião de trabalho ampliada*

JUNHO
07/junho Reunião de trabalho ampliada*
21/junho Reunião de trabalho ampliada* (Primeira -15º Abraço no Lago)

JULHO
05/ julho Reunião de trabalho ampliada*
19/julho Reunião de trabalho ampliada*

AGOSTO
02/ agosto 
Reunião de trabalho ampliada* ( Segunda15º Abraço no Lago)
30/agosto Reunião de trabalho ampliada* (Terceira 15º Abraço no Lago)

SETEMBRO
23º SEMANA MUNICIPAL DA PAZ de 23 até 30 setembro
13/setembro Reunião de trabalho ampliada conselho*

OUTUBRO
11/outubro Reunião de trabalho ampliada*
25/outubro Reunião de trabalho ampliada*

NOVEMBRO
08/novembro Reunião de trabalho ampliada*
22/novembro Reunião de trabalho ampliada*

DEZEMBRO
06/dezembro QUARTA Reunião do COMPAZ – confraternização

 *As reuniões de trabalho ampliada agregam reunião de estudo e assuntos administrativos.

Carta

CARTA DO 1° FÓRUM DE EDUCAÇÃO PARA CULTURA DE PAZ

Nós, reunidos em Londrina, no dia 9 de julho, na sede do Legislativo Municipal, durante o 1º Fórum Educação para Cultura de Paz, apoiamos a proposta de criação do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ-Londrina), discutida por mais de 40 entidades e formalizada numa minuta que será encaminhada à Prefeitura de Londrina para sua posterior concretização.

O processo de discussão para a criação do COMPAZ- Londrina foi norteado pelos princípios que regem a CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ, lançada pelo Apelo de Haia pela Paz, em 1999. A CAMPANHA se propõe a ser uma rede organizada internacionalmente para promoção da educação para a paz nas escolas, nas famílias e nas comunidades com o objetivo de transformar a cultura da violência em uma cultura de paz.
O Conselho Municipal da Cultura de Paz de Londrina deverá pautar a sua atuação nos oito eixos da CULTURA DE PAZ:

1. Educação para a Paz
2. Desenvolvimento Sustentável
3. Direitos Humanos
4. Igualdade entre mulheres e homens
5. Participação Democrática
6. Entendimento, Tolerância e Solidariedade
7. Livre Circulação de Informação
8. Paz e Segurança Internacionais

Londrina, 9 de julho de 2007.

CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ
Fundada em 1999, a CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ, lançada pelo Apelo de Haia pela Paz, é uma rede organizada internacionalmente que promove a educação para a paz nas escolas, famílias e comunidades para transformar a cultura da violência em uma cultura de paz. Mais de 140 organizações no mundo apóiam o CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ .

A CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PELA PAZ tem dois objetivos:
1) Criar reconhecimento público e suporte político para a introdução da Educação pela Paz em todas as esferas da educação, incluindo a educação não formal, em todas as escolas do mundo.
2) Promover a educação de professores para que possam ensinar pela paz.

Apelo de Haia pela Paz
A CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PELA PAZ foi lançada em Maio de 1999, na conferência do APELO DE HAIA PARA A PAZ, em Haia, na Holanda. Esta campanha congrega grupos que se concentram em Direitos Humanos, desarmamento, meio ambiente, direitos feministas e justiça social, trabalhando em direção da abolição das guerras agora no século 21.

A necessidade
A humanidade encara desafios de proporções sem precedentes: o desenvolvimento contínuo de armas de destruição de massa, conflitos entre nações e entre grupos étnicos, a propagação do racismo, a violência nas comunidades, a imensa e crescente lacuna entre pobres e ricos em uma economia globalizada, constantes violações dos Direitos Humanos e a degradação do meio ambiente.

Educação para a paz
Para estar preparada para solucionar este emaranhado de problemas, as novas gerações merecem uma educação radicalmente diferente. Os estudantes necessitam de habilidades e conhecimentos para criar e manter a paz. A Educação para a paz que necessitam inclui Direitos Humanos, desenvolvimento e educação ambiental. Segurança e assuntos de desarmamento, reconciliação, prevenção e resolução de conflitos, reconhecimento crítico da mídia, estudo do gênero, não violência e relações internacionais são todos parte de uma Educação para a paz. A metodologia da Educação para a paz encoraja o pensamento crítico e prepara os estudantes para agir de acordo com suas convicções.
Educação para a paz é um processo participativo que muda nosso jeito de pensar e promover o aprendizado da paz e da justiça. Inclui o ensino de e sobre direitos humanos, resposta não-violenta aos conflitos, justiça social e econômica, igualdade entre os gêneros, sustentabilidade ambiental, desarmamento e segurança humana. A metodologia da Educação para a paz encoraja a reflexão, o pensamento crítico e se baseia em valores como dignidade, igualdade e respeito. A Educação para a paz visa preparar estudantes para a participação na escola e na sociedade.

Nos últimos 45 anos, importantes trabalhos têm sido feitos: recomendações da UNESCO por uma educação para o entendimento internacional, para a paz, Direitos Humanos e liberdades fundamentais em 1974; plano de ação da UNESCO de 1994 por uma Educação pela Paz, Direitos Humanos e Democracia, proclamada por ministros de educação e assinada por mais de 144 países; e o firme crescimento nos números de cursos de Educação pela Paz oferecidos em escolas do mundo todo. Mas isso é apenas o começo.
Como a campanha funciona

A CAMPANHA GLOBAL DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ é aberta para as iniciativas de indivíduos e grupos em todo o mundo. Os trabalhos da campanha são postos em prática em cada país, cada comunidade, por grupos que assumem este compromisso e se junto à campanha.

Estes ativistas da campanha organizam fóruns, escrevem cartas, circulam apelos, criam grupos de trabalho, formam delegados para encontrar com representantes dos governos e escrevem artigos para serem publicados. Eles usam cada técnica que possam pensar para construir um suporte para a Educação para a paz.

Disponivel também em: link

Campanha Arma de Brinquedo

 

 
 

Campanha para que todo comércio de Londrina cumpra a  Lei 9.188 que proíbe a venda de “armas de brinquedo” ganha força na cidade.

Arma não é brinquedo... dê abraços!


arma_nao_e_brinquedoA Lei 9.188 /2003 é para o Movimento pela Paz e Não-Violência um instrumento de reflexão que  ajuda a compreensão “dos porquês”, de ao longo de milênios, nós construirmos esta “Cultura de Violência” na qual estamos todos inseridos na atualidade. 

A banalização de todos os tipos de armas de brinquedo que imitam as armas de fogo, é assustador. Metralhadoras que disparam “balas de espumas” a velocidade de 40 unidades por minuto. Embalagens de chicletes e doces no formato de arma de fogo, que “disparam” o docinho na boca das crianças.  Imagine o pai, ou avo ou o tio dando uma metralhadora-brinquedo ao seu  amor pequenino e dizendo:  - “vá brincar de matar seu priminho”. 
Existe um currículo oculto que educa para a violência.  Ele se materializa através destes brinquedos, nos filmes, nas cantigas de roda, nas historinhas infantis, nos super-heróis, nos discursos triviais bélicos do dia a dia. Existe uma perpetuação  desta cultura a qual estamos todos mergulhados, a Cultura de Violência. Como podemos “mudar o mundo”? Como Educar para a Paz? 
Em 2009 o Conselho Municipal de Cultura de Paz, que tem a função de formular políticas públicas em prol de uma Cultura de Paz, visitou o Prefeito Municipal e pediu que os fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda que “fiscalizassem” as lojas. Prontamente o executivo assumiu o compromisso de fazer valer a Lei em Londrina. Os conselheiros, junto com os fiscais foram conversar com os comerciantes, mas também , com os pais, professores, mães, avós, enfim os educadores, para que fizéssemos na cidade uma grande CAMPANHA  para fazer valer esta Lei, e também nos tornarmos uma referencia nacional neste aspecto educativo. 

Confira na íntegra a lei 9.188 que proíbe a comercialização de armas de brinquedo no Município de Londrina.

Nome (opcional):

 

 
 
Nome do Estabelecimento Comercial: (*)

 

 
 
Endereço do Estabelecimento: (*)
 
 
Descrever que tipo de arma de brinquedo é comercializada: (*)
 
 
Validação (Insira os números abaixo) Validação (Insira os números abaixo) Atualizar números
  
 
 
 

Competência

Compete ao Conselho Municipal da Cultura de Paz - COMPAZ-LD, a formulação, coordenação, supervisão e avaliação da política voltada a ações pela cultura e educação para a paz, mediante as seguintes atribuições:

I - promover e implementar processo de Cultura e educação para a paz no Município;

II - formular diretrizes e sugerir a promoção de atividades que visem às manifestações da comunidade em geral e parlamentares pela paz, bem como tomar medidas efetivas na busca deste mesmo objetivo nos cenários sócio-econômicos, político, jurídico, filosófico, religioso, educacional e cultural;

III - auxiliar o poder público municipal e a sociedade civil organizada a desenvolver suas atividades a respeito da cultura e educação para a paz;

IV- assessorar o Legislativo, emitindo pareceres e acompanhando a execução de ações parlamentares em questões relativas às manifestações da comunidade pela cultura e educação pela paz;

V - desenvolver estudos, projetos, fóruns apropriados, debates e pesquisas relativos à elaboração de idéias comprometidos com a cultura e educação para a paz no Município;

VI - desenvolver projetos próprios que promovam a participação de toda a sociedade a favor dos ideais de que trata esta resolução, bem como promover
entendimentos e intercâmbios com organizações governamentais e não governamentais, empresariais, movimentos sociais, nacionais e internacionais, pelos mesmos ideais;

VII - propor mecanismos legais que permitam a institucionalização da promoção e defesa da cultura e educação pela Paz e do exercício da cidadania como missão primordial do poder público municipal;

VIII - manter intercâmbio e cooperação com as entidades e órgãos públicos ou privados, nacionais e/ou internacionais de defesa da cultura e educação para a Paz, respeitando as suas diferenças;

IX - estimular e promover programas educativos para a conscientização sobre a cultura e educação pela paz; e

X - elaborar o seu regimento interno.