Calendário de Feriados e Pontos Facultativos Oficiais da Cidade

Lei nº 11.468, de 29 de dezembro de 2011

Art.18. São considerados feriados as seguintes datas:


1º de janeiro Confraternização Universal
Carnaval Terça-feira Móvel (suspenso)*
Sexta-feira da Paixão Sexta-feira Móvel
Páscoa Móvel
21 de abril Tiradentes
01 de maio Dia do Trabalho
Corpus Christi Móvel
Sagrado Coração de Jesus
Padroeiro da Cidade 
Móvel; (sexta-feira da semana seguinte a Corpus Christi) 07/06/2024
07 de setembro Independência do Brasil
12 de outubro Nossa senhora Aparecida
02 de novembro Finados
 15 de novembro Proclamação da República
20 de novembro Dia da Consciência Negra (Na Lei Municipal foi suspenso por Liminar - ADIN 1157221-5 – OE – mas é feriado Nacional em razão da Lei 14.759/2023)
10 de dezembro Aniversário da Cidade de Londrina
25 de dezembro Natal

* Suspenso pelo art. 1º do Decreto Legislativo nº 263, de 13 de julho de 2020

Fotos e Vídeos

 

Nessa sessão, você poderá ter acesso a fotos históricas do município, fotos atuais, e ao vídeo institucional da cidade. Basta clicar na sessão de seu interesse no menu de artigos ao lado direito.

 


 


 


Video Institucional de Londrina

Histórico de Prefeitos

A criação do Município ocorreu, através de Decreto Estadual assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade. O primeiro prefeito nomeado foi Joaquim Vicente de Castro.

  


willie fonseca brabazon davids thumbDr. Willie da Fonseca Brabazon Davids
1936 - 1940

Primeiro prefeito eleito da cidade de Londrina, estava na cidade como diretor técnico da Companhia de Terras Norte do Paraná, quando foi escolhido para o posto de prefeito. Anteriormente ocupara a Prefeitura Municipal de Jacarezinho, onde exercera por duas vezes consecutivas o mandato de Deputado Estadual. Era um homem do interior que possuía amplo conhecimento dos problemas locais.

 

 

 

  

Hugo Cabralhugo cabral thumb
1947 - 1951

Cearense de Fortaleza, diplomado pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Instalando-se em Londrina no ano de 1941, formou a fazenda Remancinho, com 500 alqueires. Em seu governo, melhorou radicalmente as estradas do município e instalou um considerável número de escolas. Como político e administrador, Cabral deixou uma imagem de homem dinâmico e diligente.

 

 

 

 

 milton ribeiro menezes thumbMilton Ribeiro de Menezes
1951 - 1955

Concentrou-se em obras de saneamento e nos serviços de pavimentação. Construiu praças e jardins públicos, a Casa da Criança e o Horto Florestal. O IBAM (Instituto Brasileiro de Administação Municipal) o considerou o melhor prefeito do país. Menezes formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi promotor público em Londrina, vereador, presidente do Legislativo local e presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento do norte do Paraná. Foi eleito suplente de senador e exerceu mandato na alta câmara do país. Ocupou a chefia da Casa Civil nos governos de Leon Peres e Parigot de Souza.

 

 

  

Antonio Fernandes Sobrinhoantonio fernandes sobrinho thumb
1955 - 1959

Nascido em Guará, cidade de São Paulo, cursou a Escola Técnica do Comércio José Bonifácio em Santos. Foi presidente da Sociedade Rural do Paraná, na época, uma entidade com muita força política. Na sua gestão, foram criadas as bases do ensino superior de Londrina. Construiu a Concha Acústica, estaçao de passageiros no aeroporto, ampliação do serviço de água e esgotos, a CAAPSML e o Lago Igapó.

 

 

 

 milton ribeiro menezes thumbMilton Ribeiro de Menezes
1959 - 1963

Em seu novo mandato, Menezes tratou de dar prosseguimento às obras de saneamento, criando o Departamento de Água e Esgotos que iniciou o abastecimento de água potável para a população. Criou também o Código de Obras, baseando-se em um modelo do prefeito de São Paulo, o senhor Prestes Maia.

 

 

 

 

 José Hosken de Novaesjose hosken novaes thumb
1963 - 1969

Mineiro da cidade de Carangola, fixou-se em Londrina no ano de 1941. Advogado formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Hosken chefiou o Departamento Jurídico da Prefeitura de Londrina no 1º mandato do Prefeito Milton de Menezes.Seu governo teve um sentido altamente humanitário, voltado inteiramente para as pessoas de menores recursos. Criou o Serviço de Assistência Médica Municipal e Pronto Socorro Odontológico. Aplicou grandes recursos na área de educação, expandiu o Serviço de Água e Esgotos. Criou o SERCOMTEL (Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina) e a COHAB-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), que construiu as primeiras casas populares em Londrina.

 

  

dalton fonseca paranagu thumbDalton Fonseca Paranaguá
1969 - 1973

Natural de Jerumenha, Piauí, Paranaguá formou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e exerceu o cargo de Secretário de Saúde durante o governo estadual de Paulo Pimentel. Construindo dezenas de escolas, Paranaguá garantiu assim vagas para todas as crianças do curso primário do município. Ampliou o serviço telefônico e o SAS (Serviço Autárquico de Saneamento). Instalou uma usina de asfalto e remodelou a frota de veículos da Limpeza Pública. Erradicou as favelas e construiu núcleos como o Vitória Régia, Barravento, Pindorama, etc.

 

 

 

  José Richajose richa thumb
1973 - 1977

Natural de São Fidelis, Rio de Janeiro, Richa formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. Elegeu-se Deputado Federal pelo Partido Movimento Democrático Brasileiro em 1962. No ano de 1972, José Richa elegeu-se então prefeito do município, realizando uma administração que carreou vultosos financiamentos do governo federal para execução de inúmeras obras públicas no setor de saneamento e pavimentação. Construiu também o Estadio do Café, Via Expressa, Projeto CURA, a nova sede do Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, etc. Destaca-se como sua ação mais importante, o Plano Integrado do Distrito Industrial, que agrupou 85 novas indústrias e gerou dez mil novos empregos.

 

 

 antonio cassemiro beinati thumbAntonio Casemiro Belinati
1977 - 1982

Nascido em Campo Grande no Estado do Mato Grosso do Sul, Belinati é radialista. Em sua gestão, criou o calçadão e, através do seu programa de habitação, construiu vinte mil novas unidades, dando origem ao chamado "Cinco Conjuntos". Ampliou o Serviço de Comunicações Telefônicas (SERCOMTEL), aplicou 33% da receita em educação e preocupou-se bastante com problemas básicos de saúde, criando 8 postos de saúde e reformando mais 3. Implantou a ACESF (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), Concluiu a Via Expressa, iniciada pela administração anterior.

 

 

 

 José Antonio Del Cieljose antonio del ciel thumb
1982 - 1983

Assumindo o cargo em 13/04/82, em virtude da desencompatibilização do titular ao cargo de prefeito municipal, de acordo com a lei eleitoral. Em sua gestão, Del Ciel concluiu o Hospital dos Servidores, reurbanizou o Zerão, reestruturou o plano de 1ª a 8ª série, elaborou o regimento escolar das escolas urbanas municipais e concluiu o prédio da Prefeitura.

 

 

 

 wilson rodrigues moreira thumbWilson Rodrigues Moreira
1983 - 1988

Natural de Uberaba, Minas Gerais, formado em Engenharia pela Escola Federal de Engenharia em Itajuba(MG), com fama de econômico, Moreira fez por desconhecer as obras faraônicas, preocupando-se mais com os projetos de alcance social nas áreas de saúde e educação. Foi o mentor da Via Leste (Av. Leste-Oeste) e da nova rodoviária, esta através de um sistema de condomínio, considerado inédito no país. Foi construído o Terminal Urbano de Transporte Coletivo e o Anfiteatro do Zerão, entre outros.

 

 

 

 

Antonio Casemiro Belinatiantonio cassemiro beinati thumb
1989 - 1992

Seu segundo mandato teve como característica melhorar as condições de saúde do povo londrinense. Instalou mais de 40 novos postos, entre os quais uma creche na área central com estrutura moderna, um centro de atendimento médico 24 horas, também na parte central da cidade, além de uma moderna maternidade para assistência gratuita às parturientes. No seu governo, ocorreu a mudança da linha férrea da área central. Surgiu o conjunto dos Sem Terra, uma cidade satélite, com terrenos doados pelo município às pessoas carentes. Foi construído o Autódromo Internacional de Londrina e a implantação do Transporte Emergencial Centralizado (TEC).

 

 

 luiz eduardo cheida thumbLuiz Eduardo Cheida
1993 - 1996

Paulista de Penápolis, Cheida é médico especialista em gastroenterologia, formado pela Universidade Estadual de Londrina. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Londrina, sendo eleito vereador destacado por sua visão dos problemas públicos. Professor de Ecologia e Biologia do 2º grau e autor de livros didáticos na área. Criou a Companhia de Urbanização (COMURB), o Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), a Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), a Coordenadoria Especial da Mulher e a Secretaria de Agricultura. Criou também escolas profissionalizantes nos bairros e distritos e a Escolas Municipais de Artes, Teatro e Dança e o Ballet da Cidade de Londrina. Trouxe diversas indústrias e criou o PDI - Plano de Desenvolvimento Industrial de Londrina. Na área de saúde, foi criado o atendimento domiciliar (médico da família), além de ter reduzido em 30% a mortalidade infantil da cidade.

  

Antonio Casemiro Belinatiantonio cassemiro beinati thumb
1997 - 2000

Antonio Casemiro Belinati eleito novamente em 1996. Em seu terceiro mandato, gestionou a vinda das indústrias Dixie Toga, Atlas Villares e Caninha Oncinha para Londrina. Criou a primeira Secretaria Municipal do Idoso no Brasil. Implantou o "Londrina Convention & Visitors Bureau", para potencialização e captação de eventos turísticos, para o município e região. Na área de Assistência Social, implantou quase 2 mil rampas nas calçadas, facilitando o acesso de portadores de deficiência física. Na área de saúde, construiu o Pronto Atendimento Infantil. Após julgamento político, realizado na Câmara Municipal nos dias 21 e 22 de junho de 2000, teve cassado seu mandato.

 

 
jose scaff thumbJorge Scaff
2000 - 2000

Assumiu o cargo, em 26/05/2000, interinamente, em razão da decisão judicial de afastar o então prefeito. Após, a cassação do mandato de Antonio Belinati, foi eleito indiretamente em 14/07/2000, tomando posse como prefeito do Município de Londrina, em 18/07/2000. Instaurou o processo de transição democrática de governo.

 

 

 

  

Nedson Luiz Micheletinedson luiz micheleti thumb
2001 - 2008

Natural de Rolândia, Paraná, Nedson é formado em Filosofia, pelo Instituto Paulo VI de Londrina e Ciências Sociais, pela UEL. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado do Paraná. Foi deputado federal de 1995 a 1998, representando o Brasil no Habitat 2, realizado em Istambul (Turquia), em 1996. Como presidente da Cohab-Londrina, realizou um projeto de urbanização de favelas premiado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em seu primeiro ano de mandato, implantou programas como Bolsa Escola Municipal, Saúde da Família, Rede da Cidadania e Orçamento Participativo. Estimulou a organização e participação de todos os segmentos sociais, através da participação popular em vários Conselhos Municipais e Conferências, com destaque para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso e 1ª Conferência Municipal de Cultura. Reurbanizou o Lago Igapó II.

  

jose roque neto thumbJosé Roque
2009 - 2009

 O vereador José Roque Neto, o “Padre Roque”, nasceu no distrito de Cambaratiba, município de Ibitinga (SP), em 23 de agosto de 1960. Trabalhou como bóia-fria até os 22 anos. Posteriormente passou a estudar no Seminário Menor, com os padres Claretianos, na cidade de Rio Claro (SP). Mudou-se para a cidade de Paranavaí, no Paraná, onde concluiu a Faculdade de Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória. Em 1990 veio para Londrina onde cursou Teologia e foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1995. Em 2004 pediu licença sacerdotal e quatro anos depois, em 2008 elegeu-se vereador em Londrina pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito presidente do Legislativo no dia 1º de janeiro de 2009 e em razão de questões judiciais envolvendo as eleições para a Prefeitura de Londrina, ocupou interinamente o cargo de Prefeito da cidade no período de janeiro a abril de 2009.

 

 Homero Barbosa Neto prefeitopb thumb
2009 - 2012

 Nasceu em Santa Rita do Passa Quatro (SP), em 19 de setembro de 1966. Ao completar 18 anos, vindo do interior de São Paulo, chegou a Londrina. Formou-se em primeiro lugar no curso de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Recebeu medalha e láurea acadêmica como o melhor aluno do curso de Comunicação Social e como jornalista foi repórter e apresentador de diversos programas policiais e de entretenimento da televisão londrinense. Em 2008, Barbosa elegeu-se para o cargo de prefeito, mas ficou de fora do segundo turno por pouco mais de mil votos, atrás de Luiz Carlos Hauly (PSDB). Antonio Belinati (PP) venceu, mas teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. Foi determinado a realização de um novo segundo turno, ou "terceiro turno", como ficou conhecido. Barbosa venceu com 54,12% dos votos válidos (135.507 votos). Hauly teve 114.867 votos (45,88%). Homero assumiu a prefeitura em 01/05/09. No dia 30/07/2012 teve seu mandato cassado em sessão extraordinária ocorrida na Câmara Municipal.

 

 pref jose joaquim martins ribeiroJosé Joaquim Martins Ribeiro

2012 - 2012

Nasceu em Cornélio Procópio (PR), em 05 de novembro de 1943. Formado em ciências contábeis pela Univerisade Estadual de Londrina (UEL), empresário do setor contabilista e que presidiu por muito tempo o Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Gestões: 1987-1989 - 1995-1996 - 1997-1998), Presidente da Casa do Empreendedor de Londrina de 1988 a 2006. Foi eleito vice prefeito de Londrina juntamente com o até então Prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Joaquim assumiu o cargo de Prefeito em 31/07/2012, um dia após a cassação de Barbosa. Esteve a frente da administração executiva até o dia 20/09/2012, quando renunciou ao cargo.

 

  

Gerson Moraes de Araújo pref gerson araujo

2012 - 2012

O vereador Pastor Gerson Araújo, nasceu em Cambará (PR), em 2 de abril de 1942. É formado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (SP); em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e concluiu especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras (SP). Cursou mestrado em Psicologia Pastoral pela Associação Brasileira Ensino e Cultura (ABECAR). Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez pelo PMDB para o período 1983 a1988. Retornou à Câmara de Vereadores para o mandato 2009-2012, eleito com 2.783 votos pelo PSDB. Foi eleito Presidente da Câmara para a legislatura de 2009-2012. Em decorrência da renúncia de seu antecessor, foi efetivado no cargo de prefeito de Londrina em 20/09/2012 dada a vacância dos cargos de prefeito e de vice-prefeito da cidade, encerrando o seu mandato como prefeito em 31 de dezembro de 2012.

 

 prefeito alexandre lopes kireeffAlexandre Lopes Kireeff

2013 - 2016

Nascido em Marília (SP), em 30 de setembro de 1966. É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas, com estudos em Negociações Internacionais pela USP e Agronegócio pelo P.E.C. da Fundação Getúlio Vargas. É empresário dos setores de Bioenergia, Empreendimentos Imobiliários e Agronegócio. Foi presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) entre 2006 e 2010. Entre outros cargos não remunerados, Kireeff foi membro do Conselho Universitário da UEL, da ADETEC, do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e também do Conselho de Administração do IAPAR.

 

  

Marcelo Belinati prefeito marcelo belinati pb

2017 - Atualmente

Nascido em Londrina, Marcelo Belinati, é formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Hospital Universitário (HU), onde também fez Especialização em Ortopedia e Traumatologia. Na sequência fez pós-graduação em Auditoria e Gestão em Saúde pela Universidade Gama Filho/ Fundação Unimed. Atuou como médico no SAMU e também no INSS, sendo concursado nos dois. É também advogado, formado em Direito pela UEL.Foi eleito o mais votado vereador de Londrina, nos anos de 2004 e 2008. Nos dois mandatos apresentou mais de 500 Projetos de Lei nas mais diversas áreas. Neste período continuou trabalhando normalmente como médico.Em 2014, foi eleito deputado federal com 137.817 votos. Na Câmara dos Deputados atuou como membro na Comissão de Seguridade Social e família (Saúde), na de Defesa do Consumidor, além de subcomissões específicas da área de Saúde e Educação.

 

  

 

FONTES:
Revista Pioneira Folha de Londrina Londrina 60 anos (PML)
Livro de Ata de Posses de Prefeitos
Documentário de Londrina 46º aniversário
CODEL (Companhia de Desenvolvimento de Londrina)
Aspectos Históricos, Físicos Econômicos e Institucionais do Município de Londrina-1978 de Alice Y. Asari e Magda M. Tuma.
Relatórios Anuais de Atividades da Administração Direta e Indireta
Secretaria de Planejamento - Gerência de Pesquisas e Informações
Listagem Nominal de Legislatura da Câmara Municipal de Londrina (Biblioteca da Câmara)
SINCOLON (Sindicato dos Contabilitas de Londrina)
Câmara Municipal de Londrina

História da Cidade de Londrina

          O Norte do Paraná, uma região de terra roxa, muito fértil, era, até poucas décadas, uma extensa floresta. A colonização espontânea foi marcada pelo arrojo de homens saídos de Minas Gerais ou de São Paulo, que foram chegando à área de Cambará, entre 1904 e 1908. Rapidamente, a faixa entre Cambará e o Rio Tibagi – uma linha que representaria o futuro percurso da ferrovia São Paulo-Paraná – foi tomada por grandes propriedades cujos donos, via de regra, as subdividiam em pequenas parcelas vendidas como lotes urbanos ou rurais.

          Enquanto isso, vastas áreas de terra roxa de domínio estadual, localizadas a Oeste do Rio Tibagi, permaneciam praticamente inexploradas, sofrendo os efeitos de um lento e ineficaz plano de colonização do governo. Em 1920, percebia-se uma séria frustração nas expectativas de ocupação da área, em virtude da morosidade do Estado. Havia falta de continuidade, recursos financeiros limitados e uma visível inépcia oficial. O quadro, além disso, já tinha sido agravado com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, que não apenas interrompeu o fluxo de imigrantes como também provocou desconfiança naqueles que já se encontravam na região.


londrina perfil 2008          A partir de 1922, o governo estadual começa a conceder terras a empresas privadas de colonização, preferindo usar seus recursos na construção de escolas e estradas. Em 1924, inicia-se a história da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista na região norte. Naquele ano, atendendo a um convite do governo brasileiro – que sabia do interesse dos ingleses em abrir áreas para o cultivo de algodão no exterior – chega a Missão Montagu, chefiada por Lord Lovat, técnico em agricultura e reflorestamento. Lord Lovat ficou impressionado com a exuberância do solo norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão, com o apoio da “Brazil Plantations Syndicate”, de Londres.

          O empreendimento fracassou, devido aos preços baixos e à falta de sementes sadias no mercado, obrigando a uma mudança nos planos. Foi criada, assim, em Londres, a Paraná Plantations e sua subsidiária brasileira, a Companhia de Terras Norte do Paraná, que transformaria as propriedades do empreendimento frustrado em projetos imobiliários. Já de início, a Companhia concedeu todos os títulos de propriedade da terra, medida inusitada para as condições da região e mesmo do Brasil. Por isso, os conflitos entre colonos antigos e os recém-chegados praticamente não existiram na zona colonizada pelos ingleses.

          Porém, a grande novidade introduzida pela Companhia e que lhe valeria o “slogan” de “a mais notável obra da colonização que o Brasil já viu” foi a repartição dos terrenos em lotes relativamente pequenos. Os ingleses promoveram, desta forma, uma verdadeira reforma agrária, sem intervenção do Estado, no Norte do Paraná, oferecendo aos trabalhadores sem posses a oportunidade de adquirirem os pequenos lotes, já que as modalidades de pagamento eram adequadas às condições de cada comprador. A Companhia explicitaria a sua política: “Favorecer e dar apoio aos pequenos fazendeiros, sem por isso deixar de levar em consideração aqueles que dispunham de maiores recursos”.

          Este sistema estimulou muito a concentração da produção – principalmente cafeeira, a explosão demográfica, a expansão de núcleos urbanos e o aparecimento de classes médias rurais. O projeto de colonização, além disto, trouxe outras inovações, como a propaganda em larga escala, transporte gratuito para os colonos, posse das terras em quatro anos, alguma assistência técnica e financeira, levantamento de toda a área e até o mapeamento do solo em algumas zonas. Londrina surgiu em 1929, como primeiro posto avançado deste projeto inglês. Na tarde do dia 21 de agosto de 1929, chegou a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local denominado Patrimônio Três Bocas, no qual o engenheiro Dr. Alexandre Razgulaeff fincou o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina. O nome da cidade é uma alusão e uma homenagem as “filhas de Londres”, e foi feita pelo Dr. João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná. A criação do Município ocorreu cinco anos mais tarde, através do Decreto Estadual n.º 2.519, assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade. O primeiro prefeito nomeado foi Joaquim Vicente de Castro.

          A primeira década após a fundação foi uma fase de desenvolvimento comercial. Neste período aconteceu um fortalecimento da estrutura comercial de Londrina, quando muitas empresas paulistas se instalaram na região (alimentícia, armarinhos, atacadistas). O setor industrial limitava-se a ordenar a matéria prima regional (maquinas de café e cereais), mantendo a dependência em relação a outros centros urbanos com maior grau de industrialização. As principais realizações no final dos anos 40 foram: a implantação de galerias pluviais, construção de escolas, elaboração do plano urbanístico – o que demonstrou uma preocupação com a ocupação do solo.

          Londrina, já nos anos 50, emergiu no cenário nacional como importante cidade do interior do Brasil. Neste período, apresentou considerada expansão urbana em razão da produção cafeeira no norte do Paraná, em especial na cidade de Londrina, o que levou à intensificação do setor primário de toda região. Nesta década a população passou de 20.000 habitantes para 75.000, sendo que quase metade se encontrava na área rural. No final desse decênio Londrina contava com um complexo urbano que consistia em faculdade, colégios, postos de saúde, hospitais, rádios e complexos destinados ao lazer.

          Nos anos 60 surgiram os primeiros conjuntos habitacionais, que se localizavam à distância de 6 a 7 Km do centro da cidade. Esses centros habitacionais foram edificados pela COHAB e atendiam às populações mais necessitadas da sociedade londrinense. Outro fato importante neste período foi a criação do Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina – SERCOMTEL. Em franco desenvolvimento, na década de 70, Londrina já contava com 230.000 habitantes e uma produção agrícola voltada para o mercado externo. Nesta época criou-se os primeiros centros industriais que visavam o incentivo e a coordenação do desenvolvimento industrial da cidade. Houve uma ampliação na prestação de serviços como educação, sistema de água e esgoto, pavimentação, energia elétrica, comunicação, e a criação do Parque Arthur Thomas, a construção da nova Catedral, Ginásio de Esporte Moringão, entre outras obras.

          A década de 80 foi marcada pela fase de ação administrativa, quando o poder público demonstrou uma preocupação com o capital comercial e desenvolveu ações que incentivaram o planejamento urbano, tais como a retirada da ferrovia do centro, a criação das vias Expressa Norte - Sul e da Avenida Leste-Oeste, bem como a instalação do Terminal Urbano de Transporte Coletivo. Londrina se consolidou como Pólo Regional de bens e serviços e se tornou, definitivamente, a terceira mais importante cidade do Sul do Brasil na década de 90, quando foi desenvolvido o primeiro Plano Diretor. Neste período a cidade apresentava uma estrutura voltada para áreas residenciais em praticamente todo seu território, destacando a região central em razão do desenvolvimento da construção civil, refletida em inúmeros edifícios de padrão médio e alto. A região Norte da cidade, que nas décadas anteriores se enquadrava como região rural, revelou-se como maior área residencial da cidade, apresentando uma concentração de conjuntos habitacionais financiados pelo BNH.

          Década a década, verifica-se que Londrina teve um crescimento constante, consolidando-se como principal ponto de referência do Norte do Paraná, bem como exercendo grande influência e atração regional.


Referências:

CASTELNOU, Antonio Manoel N. Panorama geral da arquitetura londrinense. 1996. Monografia (Graduação de Arquitetura e Urbanismo) – CESULON, Londrina.

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ. Colonização e desenvolvimento do norte do Paraná. 1975. (Publicação comemorativa do cinqüentenário da CMNP).

Mapa da Cidade de Londrina

mapa londrina

 

  • Opção de Pesquisa pelo mapa do Google:  {mapa lat='-23.29273'|lon='-51.173207'}

Clique para visualizar o mapa em detalhes

  • Opção de Pesquisa pelo SIGLON - Sistema de Informação Geográfica de Londrina

https://geo.londrina.pr.gov.br/portal/apps/webappviewer/index.html?id=5360a454d15146a3bcf4ebdbe8e49e03