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Assembleias CMEL

Cronograma do Processo de Eleição e Indicação de Conselheiros(as) para o suprimento de Vacâncias do CMEL

Processo SEI N.º 19.022.051778/2025-13

Atividades Data Horário Local

Edital de Convocação

N.º 01/2025-CMEL

21/03/2025 17hr Link

Edital de Convocação

N.º 02/2025-CMEL

23/05/2025 ----- Link

Inscrições de Candidatos: entrega da documentação e preenchimento do Termo de Anuência

Até 21/04/2025

30/04/2025

Até as 18hr

Envio único de documentação para o

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 Termo de Anuência – preenchimento formulário conforme item 2.2 do

Edital N.º 01/2025-CMEL

(clique aqui)

Divulgação da Relação Nominal dos Candidatos Inscritos

Edital nº 03/2025-CMEL

JOM 5480

23/04/2025

05/05/2025

---- Clique aqui
Apresentação de Impugnações e Recursos

Até 24/04/2025

06/05/2025

Até as 12h

Envio único de documentação para o

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital nº 04/2025-CMEL  Candidaturas Homologadas

JOM 5481

25/04/2025

07/05/2025

---- Clique aqui
Apresentação de Impugnações e Recursos 09/05/2025 ----

Envio único de documentação para o

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Edital Nº 05/2025-CMEL  Candidaturas Homologadas pós apresentação de recurso

Aguardando publicação no JOM

09/05/2025 ---- Clique aqui

Errata

Aguardando publicação no JOM

12/05/2025

Editais:
N.º 04/2025-CMEL e
N.
º 05/2025-CMEL

Clique aqui
Cronograma de Horários dos Segmentos Representativos

28/04/2025

09/05/2025

---- Clique aqui
Edital N.º 06/2025-CMEL:
Retificação Horário Inscrição para Participação na Assembleia
22/05/2025 ---- (clique aqui)

Edital Nº. 07/2025 - CMEL:

Alteração de Plataforma de Reunião on-line

 

27/05/2025 ---- (clique aqui)
Inscrição de Participantes por Segmento Representativo

De 28/04/2025

à

30/05/2025

Até as 11h (clique aqui)
Assembleia de Eleição 30/05/2025 Conforme Cronograma de Horários Ambiente Virtual:
Plataforma Google Meet
(em breve)

Edital N.º 08/2025-CMEL

Resultado Final da Assembleia Extraordinaria Candidatos(as) Eleitos

02/06/2025 ----

(clique aqui)

Publicação de
Decreto Municipal de
Designação dos(as) Conselheiros(as)

16/06/2025 ----- (clique aqui)

  

 

Atas de Reuniões

Reuniões 2025:

Reuniões Ordinárias 
Ata 1ª Ordinária - 20/02/2025      
Ata 2ª Ordinária - 27/03/2025
Ata 1ª Extraordinária - 03/04/2025
Ata 3ª Ordinária - 22/04/2025
Ata 4ª Ordinária - 22/05/2025 
Ata 5ª Ordinária - 26/06/2025
Ata 6ª Ordinária - 22/07/2025
Ata 7ª Ordinária - prevista 
Ata 8ª Ordinária - prevista 
Ata 9ª Ordinária - prevista 
Ata 10ª Ordinária - prevista 
Ata 11ª Ordinária - prevista 

 

Reuniões 2024:

Reuniões Ordinárias   Reuniões Extraordinárias  Reuniões Especiais
Ata 1ª Ordinária - 22/02/2024           Ata 1ª Extraordinária - 22/02/2024        Ata 1ª Especial - 22/02/2024    
Ata 2ª Ordinária - 21/03/2024   Ata 2ª Extraordinária - 01/03/2024         
Ata 3ª Ordinária - 25/04/2024    
Ata 4ª Ordinária - 23/05/2024    
Ata 5ª Ordinária - 20/06/2024    
Ata 6ª Ordinária - 31/07/2024    
Ata 7ª Ordinária - 29/08/2024    
Ata 8ª Ordinária - 26/09/2024    
Ata 9ª Ordinária - 31/10/2024    
Ata 10ª Ordinária - 28/11/2024    
Ata 11ª Ordinária - 11/12/2024    

 

Reuniões 2023:

Reuniões Ordinárias   Reuniões Extraordinárias   
Ata 1ª Ordinária - 16/02/2023            Ata 1ª Extraordinária - 18/05/2023  
Ata 2ª Ordinária - 16/03/2023    
Ata 3ª Ordinária - 27/04/2023    
Ata 4ª Ordinária - 18/05/2023    
Ata 5ª Ordinária - 15/06/2023    
Ata 6º Ordinária - 05/07/2023    
Ata 7ª Ordinária - 18/08/2023    
Ata 8ª Ordinária - 28/09/2023    
Ata 9ª Ordinária - 19/10/2023    
Ata 10ª Ordinária - 18/11/2023    
Ata 11ª Ordinária -  13/12/2023    

  

Reuniões 2022:

 Reuniões Ordinárias  Reuniões Extraordinárias  Reuniões Especial
Ata 1ª Ordinária - 10/02/2022  Ata 1ª Extraordinária - 10/02/2022  Ata 1ª Especial- 10/02/2022
Ata 2ª Ordinária - 10/03/2022  Ata 2ª Extraordinária - 27/04/2022  
Ata 3ª Ordinária - 07/04/2022  Ata 3ª Extraordinária - 08/12/2022  
Ata 4ª Ordinária - 12/05/2022    
Ata 5ª Ordinária - 09/06/2022    
Ata 6ª Ordinária - 05/07/2022    
Ata 7º Ordinária - 11/08/2022    
Ata 8ª  Ordinária - 15/09/2022    
Ata 9ª Ordinária - 13/10/2022    
Ata 10ª Ordinária - 10/11/2022    
Ata 11ª Ordinária - 08/12/2022    

 

Reuniões 2021:

 Reuniões Ordinárias Reuniões Extraordinárias 
Ata 1ª ordinária - 25/02/2021  Ata 1ª Extraordinária - 28/04/2021
Ata 2ª ordinária - 18/03/2021  
Ata 3ª ordinária - 15/04/2021  
Ata 4ª ordinária - 13/05/2021  
Ata 5ª ordinária - 17/06/2021   
Ata 6ª ordinária - 08/07/2021  
Ata 7ª ordinária - 19/08/2021  
Ata 8º ordinária - 16/09/2021  
Ata 9ª ordinária - 27/10/2021  
Ata 10ª ordinária - 18/11/2021  
Ata 11ª ordinária - 15/12/2021  

 

Reuniões 2020:

 Reuniões Ordinárias Reuniões Extraordinárias Reunião Especial 
 Ata 1º ordinária Ata 1ª extraordinária  1ª Especial
 Ata 2º ordinária Ata 2ª extraordinária  
 Ata 3º ordinária Ata 3ª extraordinária  
 Ata 4º ordinária Ata 4ª extraordinária  
 Ata 5ª ordinária Ata 5ª extraordinária  
 Ata 6ª ordinária Ata 6ª extraordinária  
 Ata 7ª ordinária Ata 7º extraordinária  
 Ata 8ª ordinária Ata 8ª extraordinária  
  Ata 9ª extraordinária  
  Ata 10ª extraordinária  
     

 

Reuniões 2019:

Reuniões Ordinárias

 Reuniões Extraordinárias Reunião Especial
1ª reunião ordinária
 1ª reunião extraordinária 
 1ª reunião especiall 
2ª reunião ordinária  2ª reunião extraordinária  
3ª reunião ordinária
3ª reunião extraordinária (SECRETA): normas estabelidas pelo regimento interno do CMEL, conforme Art 55
4ª reunião ordinária  4ª reunião extraordinária  
5ª reunião ordinária    
6ª reunião ordinária    
7ª reunião ordinária    
8ª reunião ordinária    
9ª reunião ordinária    
10ª reunião ordinária    
11º reunião ordinária    

 

Reuniões 2018

 Reuniões Ordinárias       Reuniões Extraordinárias Reunião Especial  
1ª reunião ordinária   1ª reunião extraordinária 1ª reunião especial
2ª reunião ordinária   2ª reunião extraordinária  
3ª reunião ordinária   3ª reunião extraordinária  
4ª reunião ordinária   4ª reunião extraordinária  
5ª reunião ordinária   5ª reunião extraordinária  
6ª reunião ordinária   6ª reunião extraordinária  
7ª reunião ordinária   7ª reunião extraordinária  
8ª reunião ordinária
             8ª reunião extraordinária (SECRETA): normas estabelidas pelo regimento interno do CMEL, conforme Art 55 
9ª reunião ordinária   9ª reunião extraordinária  
10ª reunião ordinária   10ª reunião extraordinária  
11ª reunião ordinária   11ªreunião extraordinária  
12ª reunião ordinária      

 

 

Calendário de Reuniões

Anexo I da Deliberação nº 02/2024-CMEL

Cronograma de Atividades e Agenda de Reuniões do CMEL para o ano de 2025

MÊS

DIA / HORÁRIO

ATIVIDADES

SITUAÇÃO

Janeiro

26/12/2024 à 21/01/2025

  • Recesso do Conselho Pleno
  • Férias Equipe Administrativa
--------------

Fevereiro

CEB - 12/02

CLN - 13/02

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Realizada

20/02

18h/22h

  • 1ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL - art. 55)
Realizada

Março

CEB - 19/03

CLN - 20/03

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Realizadas

27/03

18h/22h

  • 2ª Reunião Ordinária  (Sessão Pública: regimento interno do CMEL  art. 55)
Realizada

Abril

 03/04

18h/20h

  •  1ª Reunião Extraordinária CMEL

Ambiente Virtual: https://meet.google.com/nnq-pmpb-ano

(Sessão Pública: regimento interno do CMEL  art. 55)

Realizada

CEB - 16/04

CLN - 17/04

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
 

24/04

18h/22h

  • 3ª Reunião Ordinária  (Sessão Pública: regimento interno do CMEL  art. 55)
Realizada

Maio

CEB - 14/05

CLN - 15/05

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Realizada

22/05

18h/22h

  • 4ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL art. 55)
Realizada

Junho

CEB – 11/06

CLN - 12/06

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Realizada

26/06

18h/22h

  • 5ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL art. 55)
Realizada

Julho

CEB - 23/07

CLN - 23/07

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Realizada

24/07

18h/22h

  • 6ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL art. 55)
Realizada

Agosto

CEB – 13/08

CLN – 14/08

●        Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)

Prevista

19/08

18h/22h

  • 7ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL art. 55)
Prevista

Setembro

 A definir

  • Encontro Nacional da UNCME

 

 --------

 

CEB - 17/09

CLN - 18/09

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Prevista

23/09

18h/22h

  • 8ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL art. 55)
Prevista

Outubro

CEB – 22/10

CLN – 22/10

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Prevista

28/10

18h/22h

  • 9ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL art. 55)
Prevista

Novembro

CEB – 19/11

CLN – 19/11

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Prevista

25/11

18h/22h

  • 10ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL  art. 55)
Prevista

Dezembro

CEB - 15/12

CLN - 15/12

  • Reunião de Câmaras (Restrita aos Colegiados)
Prevista

16/12

18h/22h

  • 11ª Reunião Ordinária (Sessão Pública: regimento interno do CMEL  art. 55)
Prevista

Definir data

  • Confraternização
------------

As datas, horários e local de reunião poderão sofrer alterações conforme demandas próprias do CMEL.

As reuniões poderão ser realizadas em formato: on-line, híbrido ou presencial, por decisão do Plenário.

  

 

 

 

Competências

I – elaborar seu Regimento Interno a ser aprovado em sessão Plenária, bem como promover sua reformulação;

 

II - fixar normas nos termos da lei, para:
a) a educação infantil e o ensino fundamental;
b) a educação infantil e o ensino fundamental destinados a educandos com necessidades educacionais especiais;
c) o ensino fundamental, destinado a jovens e adultos que a ele não tiveram acesso em idade própria;
d) a criação de estabelecimentos públicos de ensino, de modo a evitar a aplicação inadequada de recursos públicos, conforme art.11, V da LDB;
e) a autorização de funcionamento e credenciamento das instituições de ensino que integram o Sistema Municipal de Ensino;
f) encerramento das atividades de unidade escolar que esteja ofertando a educação infantil ou o ensino fundamental, sob a égide do Sistema Municipal de Ensino de Londrina, desprovida de autorização de funcionamento pelo órgão executor do referido Sistema.
g) a produção, controle e a avaliação de programas de educação a distância;
h) o projeto político pedagógico e o regimento escolar dos estabelecimentos públicos municipais;
i) a matrícula e classificação de alunos, em qualquer ano, série ou etapa, exceto para a primeira série do ensino fundamental a qual independe de escolarização anterior;
j) a progressão regular, nos termos do art. 24, III da LDB;
k) a progressão continuada, nos termos do art. 32 da LDB; e
l) o treinamento em serviço previsto no § 4º do art. 87 da LDB.

 

III – Deliberar:
a) sobre o Plano Municipal de Educação, nos termos da legislação vigente;
b) sobre os Regimentos Escolares e Projetos Políticos Pedagógicos das instituições educacionais do Sistema Municipal de Ensino; e
c) previamente sobre as transferências de bens afetos às Escolas Públicas Estaduais, cessões de logradouros públicos, ou transferências de serviços educacionais do Município;

IV – pronunciar-se previamente sobre a criação de estabelecimentos municipais de ensino;

V - autorizar o funcionamento e supervisionar as instituições de ensino que integram o Sistema Municipal de Ensino;

 

VI – encerrar, a qualquer tempo, as atividades da unidade escolar que esteja ofertando a educação infantil ou o ensino fundamental, sob a égide do Sistema Municipal de Ensino de Londrina, desprovida de autorização de funcionamento pelo órgão executor do referido Sistema.

 

VII – cadastrar as instituições do Sistema Municipal de Ensino;

 

VIII - manifestar-se em processos sobre ampliação, desativação, mudança de endereço, fusão, instalação de dualidade administrativa em unidades escolares municipais.

 

IX - manifestar-se nos processos de municipalização das séries iniciais do ensino fundamental, ofertadas pela rede pública estadual de ensino, e processos de estadualização das séries finais do ensino fundamental, ofertadas pela rede pública municipal de ensino;

 

X – estabelecer medidas que visem à expansão, consolidação e aperfeiçoamento do Sistema Municipal de Ensino, ou propô-las, se não forem de sua alçada;

 

XI – acompanhar e avaliar a execução do Plano Municipal de Educação, das propostas pedagógicas educacionais, e, ao término do ano letivo, os dados estatísticos relativos ao ensino no Município;

 

XII - manifestar-se sobre assuntos de natureza técnico-pedagógica, que lhe forem submetidos;

 

XIII – exercer competência recursal em relação às decisões das entidades e instituições do Sistema Municipal de Ensino, esgotadas as respectivas instâncias;

 

XIV- emitir parecer sobre convênios, acordos ou contratos relativos a assuntos educacionais, que o Poder Público pretenda celebrar:

 

XV - estabelecer critérios para fins de obtenção de apoio técnico e financeiro do Poder Público pelas instituições de ensino privadas sem fins lucrativos;

 

XVI - articular-se com o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Valorização do Magistério – FUNDEB e com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE, designando conselheiro para composição do primeiro;

XVII – manter intercâmbio com o Sistema de Ensino do Estado, Conselho Nacional de Educação, com os demais Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos, visando à sintonia na consecução da Política Educacional no município;

 

XVIII - acompanhar e fiscalizar:
a) a execução orçamentária do Município, zelando pelo cumprimento do disposto no art. 212 da Constituição Federal, parágrafo 1¬º e do art. 161 da Lei Orgânica do Município de Londrina c/c o art. 69 da Lei Federal nº 9.394/96, avaliando o uso efetivo dos recursos municipais na expansão e desenvolvimento do ensino;
b) a aplicação de recursos destinados ao município, resultantes de transferência de outras instâncias governamentais e de outras fontes; e
c) a prioridade da oferta do ensino fundamental e da educação infantil pelo município, nos termos do art. 11, inciso V, da Lei Federal nº 9.394/96.

 

IX - gerenciar os recursos destinados ao Conselho Municipal de Educação, constantes do Orçamento do Município de Londrina;

 

XX - eleger o Presidente, o Vice-Presidente e os Secretários do CMEL por votação direta;

 

XXI – declarar a vacância do mandato do conselheiro, nos termos desta Lei e do Regimento Interno do Conselho;

 

XXII - acompanhar, estabelecer critérios e fiscalizar a concessão de bolsas de estudos, em qualquer nível de ensino, a serem custeadas com recursos municipais;

 

XXIII - fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à manutenção e ao custeio do ensino em conformidade com o art. 161 da Lei Orgânica Municipal;

 

XXIV – colaborar com o Poder Executivo na definição das políticas de educação escolar do Município, elaborando propostas para o Plano Municipal de Educação, bem como para as Leis Orçamentárias Anuais e Plurianuais;

 

XXV – fomentar estudos e pesquisas para o conhecimento da realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da política de educação no Município de Londrina.

 

XXVI – estabelecer, se necessário, deliberação em regime de colaboração com o Estado do Paraná, e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil e o ensino fundamental, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

 

XXVII - formalizar, se necessário, deliberação interconcilial, em regime de colaboração com o Conselho Estadual de Educação para autorizar, credenciar e supervisionar as escolas filantrópicas e privadas que ofereçam educação infantil e/ou ensino fundamental e médio.

 

XXVIII - apreciar e deliberar sobre questões omissas no seu Regimento Interno; e

 

XXIX - exercer outras atribuições previstas em lei, ou decorrentes de suas funções.