Que unidade devo procurar para saber sobre o andamento de meu processo eletrônico?

Na página https://portal.londrina.pr.gov.br/menu-sei-orientacoes estão dispostas as orientações sobre os tipos de processos disponíveis para petiiconamento.

Nestas orientações, há o nome da unidade gestora do processo. Por exemplo, para o tipo "ACESF: Solicitação de licença-prêmio em compensação / permuta", primeiro tipo da lista, deve ser procurada a ACESF-GP (Gerência de Pessoal).

Caso não haja a informação na página citada, verifique no andamento do seu processo e entre em contato com a última unidade onde ele tramitou. No exemplo abaixo, Gerência de Serviços de Informação.

quem

Como saber se me foi dado acesso ao processo para acompanhamento?

Quando o usuário externo peticiona, automaticamente ele recebe acesso a todos os documentos que ele peticionou (até o recibo eletrônico de protocolo). No entanto, não possui acesso aos documentos produzidos pela Administração Municipal (número preto).

Esse acesso automático é dado por 100 anos.

Veja abaixo:

 

sem acesso

 

Em regra, assim que recebidos os processos via peticionamento, a Administração Municipal  concede acesso ao usuário externo imediatamente.

Essa ação, como todas as demais, fica registrada e visível ao usuário como no exemplo abaixo:

Disponibilizado acesso externo para NOME DO USUÁRIO (E-MAIIL DO USUÁRIO) até DATA (XX dias). Com visualização INTEGRAL/PARCIAL do processo.

Após ser concedido o acesso, os documentos ficam disponíveis ao usuário externo (número azul), como demonstrado abaixo:

 

com acesso

 

Esse acesso específico é dado pelo prazo determinado pela Administração (normalmente de 15 a 90 dias).

 

O que é o documento principal do processo? Onde posso acessá-lo?

O documento principal é o formulário eletrônico que deverá ser preenchido para o peticionamento.

O acesso ao documento principal está destacado abaixo:

doc principal

 

Após preencher devidamente o documento principal, ele deverá ser salvo conforme demonstrado abaixo (canto superior direito) e fechado (canto superior esquerdo).

 

doc principal 2

 

 

 

Por que quando eu vou peticionar um processo, aparece a mensagem: "Deve adicionar pelo menos um Documento Essencial para cada tipo?

Essa mensagem aparece, quando falta anexar um ou mais documentos essenciais (obrigatórios) ao processo.

Na seção documentos essenciais, ao clicar na setinha de "Tipo de Documento", aparecerão quais são os documentos essenciais.

Se não forem anexados ao menos um documento de cada tipo, o sistema não permitirá o peticionamento.

Veja o exemplo: 

3

 

Nesse caso, são 2 (dois) os documentos essenciais:

  1. Comprovante de endereço ou o Contrato social ou o CCMEI.
  2. RG ou CPF ou CNPJ

 

Assim, para o exemplo acima, devem ser anexados no mínimo dois documentos (um do tipo 1. e um do tipo 2.).

 

Não recebi ou não encontrei o e-mail com as instruções

Assim que o usuário externo realiza seu cadastro de usuário externo, ele recebe a seguinte mensagem "IMPORTANTE: As instruções para ativar o seu cadastro foram encaminhadas para o seu e-mail".

Alguns usuários podem não receber o e-mail - devidos a bloqueios de firewall, por exemplo - ou não encontrálo - por estar na caixa de lixo eletrônico e outros fatores.

Não há nenhum prejuízo para o seguimento do cadastro nesse caso, o e-mail automático com as instruções encaminharia o usuário para o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade (disponível em https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-gestao-publica/dgiap/30995-termo-de-declaracao-de-concordancia-e-veracidade-covid19/file_.

Neste termo, logo após o campo de assinatura, há todas as instruções necessárias para liberação do cadastro.