O Plano Diretor de Geoprocessamento (PDGeo) busca implementar e consolidar novas soluções de Geoprocessamento (conjunto de ações que possibilita a implementação da cultura de Inteligência Geográfica aos processos) na Prefeitura Municipal de Londrina, estabelecendo uma nova normatização para os dados produzidos pelas secretarias e órgãos administrativos municipais. Os conceitos de Geoprocessamento, apresentados neste Plano, atendem tanto os profissionais das áreas de Geotecnologias quanto os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) amparados na definição da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), que o define como um
... conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.
Além da INDE, o Plano também considera o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) fundamental como um instrumento de trabalho que auxiliará os gestores municipais a diagnosticar, conhecer e estabelecer poder sobre o município, garantindo a qualidade e a eficiência da gestão pública, atendendo aos anseios da sociedade Londrinense.
Assim, este documento torna-se um instrumento para o planejamento da gestão pública, contemplando não somente a importância da normatização dos dados geoespaciais, mas convidando toda a sociedade a ser parte atuante nesta, permitindo que as informações norteadoras das ações públicas (não se restringindo ao desempenho econômico-financeiro), sejam apresentadas espontaneamente, de modo rápido e transparente, criando confiança e valor tanto no âmbito interno (PML) como externo (munícipes).
No Brasil, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, promulgada em 4 de maio de 200, obriga que as finanças sejam apresentadas detalhadamente ao Tribunal de Contas (da União, Estado ou dos Municípios), além de estabelecer metas fiscais trienais, permitindo que os governantes consigam planejar as receitas e as despesas.
Em suma, este documento foi criado com os seguintes objetivos principais:
Adquirir e compartilhar conhecimentos técnicos com as demais prefeituras, sendo atuante no avanço tecnológico de todo o país.
Para baixar o Plano Diretor de Geoprocessamento na íntegra clique PDGeo:
Fotos Históricas
Foto Aérea 1974 - formato tiff compactada (238.424 Kb)
Foto Aérea 1949 - formato tiff compactada (2,7 Gb)
Mapas (formatos .pdf)
Aqui estão disponibilizados mapas no formato A0 e 2A0 com extensão pdf.
Município área urbana - Distrito Sede - formato A0 (3.704 Kb - pdf)
Município área urbana - Distrito Sede formato 2A0 - (4.411 Kb - pdf)
Município de Londrina área urbana e Distritos A0 - (1.610 Kb)
Município de Londrina área urbana e Bairros A0 - (1.996 Kb)
Mapas (formatos .shp, kmz e dwg)
Aqui estão disponibilizados mapas nos formatos shp, kmz e dwg, possibilitando assim a utilização nos programas ArcGIS e Autocad, no Google e seus similares. Escolha sua opção e baixe o arquivo que desejar.
Arco Leste
Área abrangência Cartórios Registro Imóveis
Arruamento (05/2022)
Bacia hidrográfica (área urbana)
Bacia hidrográfica (Município)
Bacias do Município (08/23)
Hidrografia (08/23)
Mananciais de Abastecimento (08/23)
Nascentes (08/23)
Base Cartográfica (05/2023)
Celular Estações Radio base
Ciclovias
Cultura Equipamentos
Cultura Patrimônio
Curva de nível (área urbana - 1m)
Curva de nível (área urbana - 5m)
Curva de nível (área urbana - 10m)
Curva de nível (município - 20m)
Divisão Territorial - Lei 13.718/2023 (03/2023)
Eixos de Expansão Urbana, Industrial, Bairros, Regiões, Perímetros e Divisas
Estradas do Município (08/2019)
Educação (04/2023)
Faixa de proteção de comunicações (microondas)
Limites do município (04/2023)
Lotes e glebas (04/2023)
Região Metropolitana de Londrina
Saúde (04/2023)
Unidades de proteção integral
Zona Amortecimento Mata dos Godoy (13/5/2019)
ATENÇÃO!
As informações constantes nos arquivos disponibilizados não devem ser utilizadas para fins de Consulta de
Viabilidade Técnica. Nesse caso entre em contato com os órgãos competentes.
Criado pelo Decreto 582 de 14/5/2012 e alterado pelo Decreto 1.073 de 23/9/2013, o Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON) é um portal onde estão reunidas informações sobre os aspectos físicos e socio-econômicos, em um banco de dados geográfico dedicado a esse tipo de serviços. Sua característica principal é que ele possibilita o georreferenciamento de dados, isto é, qualquer informação pode ser localizada em qualquer ponto (coordenada geográfica) no Município, com o uso de um navegador da preferência do usuário/cidadão.
Conheça os sistemas:
ATENÇÃO!
As informações constantes nos sistemas não devem ser utilizadas para fins de Consulta de
Viabilidade Técnica. Nesse caso entre em contato com os órgãos competentes.