Início / inauguração: 28/11/1968
Início / inauguração: 20/08/1949
Início / inauguração: 25/06/1980
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas – Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, nº 835, no Conjunto Habitacional João Paz, zona urbana de Londrina, foi inaugurada em 25.06.80, durante a administração do Prefeito Antonio Belinati. Iniciou suas atividades em dois turnos, com 435 (quatrocentos e trinta e cinco) alunos, no dia 10 de março do mesmo ano, com 09 (nove) salas de aula, uma sala de professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de coordenação pedagógica, uma cantina, dois BWC de alunos, um BWC para professores e um almoxarifado.
A primeira Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, foi fundada em 14 de abril de 1980.
Em 29 de outubro foi criada a Biblioteca Sucursal que passou a funcionar numa das salas da escola.
Com a implantação da Lei 5692/71 nas Escolas Municipais de Londrina, a Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas recebeu autorização para funcionamento através da resolução nº 3857/82, com efeito retroativo a 1980.
A denominação da Escola, que recebeu o nome em homenagem ao Promotor Aristeu dos Santos Ribas, deu-se através do decreto 333/80, de 25/06/80.
Em 1981, a Escola estende o seu atendimento, funcionando de 1ª a 4ª séries no período diurno e de 5ª a 8ª séries no período noturno sendo a entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Londrina, sob a direção da professora Inez Passos Andrade.
Em consulta a documentos sobre o histórico da modalidade de 5ª a 8ª séries Ensino de 1º Grau não obteve-se informações suficientes para a realização de relatos históricos, somente que a documentação referente a estas séries, consta no histórico escolar, decreto n.º 333 de 25/06/1980, de acordo com a Lei 5692/71. Em 1983, a escola sofre uma alteração administrativa e passa a ofertar exclusivamente as primeiras séries do 1º grau, com dois turnos diurnos, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Londrina; um diurno e um noturno, sob responsabilidade do Governo do Estado do Paraná, iniciando desta forma a dualidade administrativa.
Em 1984, com a Administração do Prefeito Wilson Moreira, a Secretaria Municipal de Educação, através de seu Secretário Manoel Barros, estabelece que a escola funcione nos turnos matutino e intermediário e a Escola Estadual de 5ª a 8ª séries nos turnos vespertino e noturno. Portanto, os professores do turno vespertino, sem opção de escolha, passaram a trabalhar no turno intermediário, das 10h30min às 14h30min.
Em 1987, a escola é ampliada, passando a ter 11 (onze) salas de aula, aumentando assim o número de turmas. Até o ano de 1990 o que determinava quem seria a diretora ou diretor de uma escola era o processo de indicação. Em 1989 o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina iniciou uma campanha de discussão sobre o melhor processo para escolha de diretores(as) das escolas municipais: indicação, eleição ou carreira. Após várias reuniões o processo escolhido foi o de eleição direta com a participação de professores(as), funcionários(as) efetivos(as), pais, mães ou responsáveis de alunos(as).
Em 1990 ocorre a primeira eleição para Diretores(as) das Escolas Municipais com a participação de professores e funcionários e esta escola elegeu a diretora Inez Passos Simões que permaneceu nesta função até 1994. No início de 1995 saiu a sua aposentadoria.
Em 1991 reivindicou-se o atendimento para a modalidade de pré-escola, o qual iniciou em 22 de abril de 1991.
No início, o atendimento dos alunos da pré-escola era feito num salão do Centro Comunitário, e, posteriormente, nesse mesmo local, foi construído 01 (uma) sala específica para esse atendimento, sendo finalizada com recursos da Prefeitura Municipal de Londrina. Em 03 de novembro de 1992, através da resolução nº 3803/92, fica autorizado o funcionamento do Ensino Pré - Escolar - Jardim de Infância na Escola. Em decorrência disso, a escola passou a denominar-se: Escola Municipal "Aristeu dos Santos Ribas" Ensino Pré - Escolar e de 1º Grau. Ficando prorrogado até o final do ano letivo de 1997 o prazo de autorização de funcionamento do Ensino Pré - Escolar, conforme resolução 1867/94 de 06 de Abril de 1994, Deliberação nº 30/80, do Conselho Estadual de Educação.
Entretanto, devido a distância e dificuldade de integração administrativa e pedagógica entre escola e pré, constata-se a necessidade do atendimento desta modalidade de ensino ser feito na própria escola. Em 09 de Dezembro de 1994, ocorre a segunda eleição direta para Diretores(as) das Escolas Municipais de Londrina e a candidata Maria Cristina Villa, que tinha cargo de supervisão há anos nesta escola, desta vez sendo a eleição com participação dos professores, funcionários, pais ou responsáveis de alunos e alunos maiores de 16(dezesseis) anos.
Em 1995, assume o cargo de direção a servidora Maria Cristina Villa que deu continuidade ao cargo de supervisão enquanto Projeto Transdisciplinar nas funções de Direção e Supervisão até final de 2008. A escola é ampliada, através do Recurso do MEC/FNDE, com a construção de uma sala específica para o atendimento de Educação Infantil, tendo seu início de funcionamento em 16/08/95 e inauguração em 01 de Novembro de 1996, facilitando assim a organização pedagógica e administrativa desta modalidade.
Em 1996, ocorre a reforma parcial da escola com recurso próprio da Prefeitura, tendo como melhoria a pintura. A ampliação e reforma se dá na administração Prefeito Luiz Eduardo Cheida e Secretário de Educação Luiz Carlos Bruschi. Em 27 de fevereiro de 1996, é implantado o Conselho Escolar de acordo com o disposto na Lei nº 6021, de 28 de Dezembro de 1994, tendo a sua primeira eleição nessa mesma data.
Em 1997, elabora-se o primeiro Projeto Político Pedagógico descritivo em documento próprio de acordo com o solicitado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Até 1997 a escola mantinha a dualidade administrativa, sendo Maria Cristina Villa a diretora das turmas de pré e 1ª a 4ª séries nos turnos da manhã e intermediário no horário das 7h30 às 14h30, como Escola Municipal "Aristeu dos Santos Ribas" - Ensino Pré - Escolar e de 1º Grau, e sendo Lúcia Hatsue Simomura Muraguchi, funcionária do estado, diretora das turmas de 5ª a 8ª séries nos turnos vespertinos e noturno no horário das 14h30min. às 22h30min. como Colégio Estadual Sagrado Coração. A dualidade administrativa era conflitante, a cada ano decorrido a escola apresentava-se mais depredada devido a conduta administrativa da direção estadual acompanhada da indisciplina de parte dos alunos. A maioria dos reparos da escola eram administrados pelo setor municipal. A direção estadual não demonstrava empenho em fazer os acertos. Em decorrência destes problemas a reivindicação dos professores do município se deu em torno do rompimento com a dualidade administrativa através da construção de outra instituição de ensino específica para atendimento desta modalidade.
Em meados de 1996 iniciou a construção de uma outra escola destinada para este fim situada bem próxima a este estabelecimento de ensino na Rua Rudolf Keilhold, nº 173, Conjunto Habitacional Semiramis Barros Braga, com término em janeiro de 1998.
Em 1998 as atividades escolares iniciam com a formação de 19 (dezenove) turmas atendendo no mês de Março o total de 520 (quinhentos e vinte) alunos matriculados.
Com o término da construção da nova escola a modalidade de 5ª a 8ª mudou-se para o novo local com a mesma denominação de Colégio Estadual Sagrado Coração, no Conjunto Habitacional João Paz, assim esta escola deixou de ter dualidade administrativa passando o prédio escolar a atender especificamente o ensino Pré-escolar e de 1ª a 4ª séries, eliminando, o turno intermediário. Em virtude disso, o horário de funcionamento desta escola passou a ser no turno matutino das 7h30min. às 11h30min. e no vespertino das 12h30min. às 16h30min., sendo este último horário uma proposta que foi aprovada em Assembléia pelos profissionais de educação em exercício nesta escola e pelos pais ou responsáveis de alunos no horário em questão. A partir da saída dos alunos e profissionais do Colégio Estadual Sagrado Coração deste prédio escolar, ficaram evidentes situações como: redução de gastos, valorização dos trabalhos feitos por alunos e professores, a não ocorrência de danos físicos, materiais e depredações ocasionados por alunos de 5ª a 8ª séries nesta escola, tornando-se um local tranqüilo.
Em 03 de Fevereiro de 1998 recebe posse e é designada para exercício na função de diretora, a supervisora, Maria Cristina Villa que foi reeleita com os votos dos pais, professores e funcionários através das Eleições Diretas para Diretores de Escolas Municipais de Londrina para a gestão de mais três anos continuando com o projeto de aglutinação das funções de direção/supervisão com a autorização da Secretaria de Educação. Em 04 de Fevereiro de 1998 deu início as reformas dos banheiros masculino e feminino, da cozinha e construção de uma área de serviço. A escola se responsabilizou com os gastos em materiais e a Prefeitura do Município de Londrina repassou a verba de R$6.000,00 (seis mil reais) para gastos com mão-de-obra licitada. Esta reforma aconteceu na administração do Prefeito Antonio Casemiro Belinati, Secretário de Educação José Dorival Peres e o Secretário da Fazenda Luiz Cezar Guedes.
Em 16 de Março de 1998 a diretora solicita à Secretaria de Educação a inclusão desta escola no Projeto de Descentralização dos Estudos correspondentes às quatro primeiras séries do 1º Grau, no período noturno, para jovens e adultos. Esta solicitação é feita para atender a demanda de 50 (cinqüenta) pessoas cadastradas que demonstraram interesse nesta modalidade de ensino. Em 20 de Maio dá início as aulas de Educação de Jovens e Adultos. Em 18 de Maio é aprovado em Assembléia Geral de pais, professores e funcionários o Estatuto do Conselho Escolar.
Nos anos de 1995, 1997, 1998, 2000 e 2002 a escola participa do Processo de Avaliação do Sistema Educacional do Paraná destacando-se em 1997 e 1998 como a melhor média de todas as escolas participantes do Estado do Paraná, fruto de um trabalho de acompanhamento constante orientado da supervisão, ações compartilhadas dos professores e recuperação de estudos no turno vespertino desenvolvidas com professoras eficientes, maioria dos alunos com estudos permanentes na escola, realidade cultural, sócio-econômica menos preocupante, sem fluxo de entrada e saída e reflexo do empenho da escola no desenvolvimento de uma educação séria em busca da qualidade de ensino.
Em 2000, a direção da escola consegue através da parceria da escola com a Secretaria de Educação o calçamento e a construção de um muro no fundo da escola visando a entrada e saída dos alunos e professores. A escola ganhou em dois aspectos: como a travessia dos alunos se dava diretamente na rua em outra entrada, eles sempre estavam expostos a acidentes com veículos que transitam no local, com a construção este problema foi atenuado e os professores com veículos adquiriram um local de estacionamento evitando furtos e roubos. Em Dezembro de 2000, é reeleita a Supervisora Maria Cristina Villa para a função de Diretora, através das Eleições Diretas para Diretores de Escolas Municipais para a gestão de 03(três) anos, dando continuidade ao Projeto Transdisciplinar de aglutinação nas funções de Direção e Supervisão.
Nos anos de 2002 e 2003 intensifica-se a reivindicação sobre a reforma do prédio escolar, inclusive a construção de uma quadra coberta destinada às aulas de Educação Física e recreação. O recurso foi liberado em 2002 e aguarda a tramitação burocrática da Prefeitura do Município de Londrina, necessária para o início dos trabalhos. No ano de 2002 dá-se continuidade a reivindicação da reforma do prédio escolar. Em 2003 o projeto da reforma é discutido entre as partes, Secretaria de Educação e escola, porém por problemas de ordem técnica o mesmo é devolvido ao engenheiro responsável, o qual demora para a finalização, interrompendo desta forma os trâmites legais das etapas necessárias antes de se dar a execução da reforma: aprovação do projeto, licitação, entre outros.
No final do ano de 2004 o projeto é entregue e na seqüência é aprovado e desde então a justificativa é de que não há recurso financeiro para a execução. Em 2006, a direção solicita providências quanto alguns problemas já identificados e que demandam prioritariamente consertos e reformas independente do projeto. Em virtude deste pedido a Gerência de Planejamento da Secretaria de Educação informa à diretora que foi solicitado uma planilha de orçamento diante da vistoria realizada na escola e que neste ano num primeiro momento os serviços seriam executados diante destas emergências, porém não ocorre a execução de todo o projeto por falta de recurso destinado para as demais mudanças e melhorias do prédio escolar.
Em Dezembro de 2003 é reeleita a diretora Maria Cristina Villa que assume o cargo em 2004 para exercer a função por mais 04(quatro) anos. No início do ano de 2004, a Secretaria de Educação, solicitou que a escola realizasse uma consulta aos pais, mães ou responsáveis de alunos e professoras sobre a concordância ou não do horário de funcionamento da escola, 7h30min. às 11h30min. para o turno matutino e 12h30min. às 16h30min. para o turno vespertino.
Em 19 de Fevereiro de 2004, após realizada a consulta constata-se a confirmação que a maioria das 223 pessoas que compareceu à reunião aponta a concordância com o horário escolar e que não destaca preferência para o horário das 8h às 12h no turno matutino e 13h30min. às 17h30min. no vespertino. Somente 06(seis) votantes manifestaram preferência por outro horário sendo que 04(quatro) preferiram das 8h às 12h, 01(um) optou pelo horário das 13h00 às 17h30 e 01 (um) para que fosse das 14h às 18h, totalizando 2,69% desfavoráveis. Conclui-se que 97,3% demonstraram satisfação com o horário em vigência desde 1998.
Em 2007, através do Decreto nº 534, de 11 de Setembro de 2007, que trata da regulamentação do processo de Eleição de Diretores e Diretoras das Unidades Escolares da Rede Municipal de Londrina, coloca no art. 13, parágrafo 2, que havendo somente um registro de candidatura na unidade, fica prejudicada a realização do pleito, passando a cargo da Secretaria Municipal de Educação nomear o diretor ou diretora inscrito no processo, ficando vetada a indicação de candidatos ou candidatas não eleitos(as) neste pleito na Rede Municipal de Ensino. Como nesta escola o único registro de candidatura foi o da supervisora Maria Cristina Villa, a Comissão Eleitoral Central, em conformidade com o decreto, dispensa o processo eleitoral para direção nesta unidade escolar, nomeada e empossada em 2008 como diretora para mandato de 03(três) anos.
Em 2007, na Administração do Prefeito Nedson Luiz Micheleti e a Secretária de Educação Carmen Lucia Baccaro Sposti, inicia-se a construção da quadra coberta com término em Março deste ano. Esta obra é entendida como uma conquista devido a morosidade e foi bem vinda, pois beneficia muitos alunos, alunas e professoras desta escola. É um espaço destinado às aulas de Educação Física, recreação e lazer. Em Novembro de 2007 realizou-se uma consulta às professoras e pais, mães e responsáveis de alunos sobre a aprovação ou não da alteração do horário de funcionamento dos turnos matutino e vespertino. A proposta apresentada pela escola para o turno matutino foi a entrada às 8(oito) horas e para o turno vespertino às 13(treze) horas. Vale salientar que a proposta já havia sido apresentada em Fevereiro de 2007 e constatou-se que a maioria ficou satisfeita. Participaram desta decisão 294 (duzentos e noventa e quatro) pessoas, das quais 05 (cinco) discordaram e 289 (duzentos e oitenta e nove) concordaram. Tal mudança visou facilitar a organização escolar; evitar os atrasos constantes dos alunos no horário matutino às 7h30min., sobretudo no inverno e melhorar a qualidade de vida das professoras.
NOSSO PATRONO
Aristeu dos Santos Ribas nasceu em 18 de Abril de 1916, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Faleceu em 31 de Dezembro de 1979, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Filho de José dos Santos Ribas e de Dona Ana Straube Ribas. Iniciou seus estudos no Colégio Iguaçú, tendo prosseguido nos ginásios Paranaense e Novo Mundo.
Em 1938 bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Paraná, sob o nº 347, em 1939. Neste mesmo ano casou-se com Dona Riquilda Ribas, havendo quatro filhas do casal: Regina Maria Ribas, Ana Silvia Ribas Saccani, Vera Lucia Ribas e Angela Célia Ribas.
Exerceu também o cargo de promotor público nas comarcas de Araucária e Tibagi (1941), Ribeirão Claro (1943), Assaí (1956), Rolândia (1957) e Londrina (1961); de promotor público de entrância especial na Capital do Estado (1965). A partir de 16/09/1970 foi nomeado para o cargo de Procurador da Justiça do Paraná, cargo que exerceu até a sua morte.
Em 15 de Dezembro de 1944 foi nomeado para exercer o cargo de Delegado Regional da 13ª Região Policial, com sede em Londrina. Foi Juiz de Paz da comarca de Londrina em 1949 e vereador da Câmara Municipal de Londrina de 1949 a 1955. Exerceu atividades como advogado nas Comarcas por onde passou, notadamente em Londrina, até 1965. Foi professor Catedrático da Faculdade de Direito de Londrina, desde 1958, quando de sua fundação, havendo sido titular da cadeira de Direito Penal, do curso de Bacharel de Direito. Exerceu o magistério de professor universitário da cadeira de cosmografia, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (que mais tarde vieram compor a F.U.E.L.). Por cinco anos foi professor na Escola de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, lecionando em vários cursos. Foi instrutor e mais tarde Diretor do Curso de Formação de Estagiárias, da Procuradoria Geral da Justiça, por mais de 10 anos. Foi membro da Sub-Comissão Geral de Investigação no Estado do Paraná, nomeado em 02/02/1972 pelo Ministro da Justiça, tendo ocupado a presidência desse órgão de 1973 a 1975, o que constitui por lei, serviço de caráter relevante e título de merecimento funcional.
Participou ,em 1973 ,da Comissão Especial que elaborou o Estatuto Penitenciário do Estado, recebendo por sua atuação, os agradecimentos e elogios do então Governador do Estado, da Assembléia Legislativa e do Sr. Secretário da Justiça. Compôs por duas vezes listas tríplices para o cargo de Desembargador do Tribunal da Justiça do Paraná e para o Tribunal de Alçada.
Contando com mais de 40 anos de Serviço Público, não consta em suas fichas de assentamentos funcionais, nenhuma censura, repreensão ou penalidade de qualquer espécie, ao contrário, constam várias menções honrosas, elogios e agradecimentos, pelo cumprimento das diversas funções que lhe foram atribuídas.