acessibilidade

Programa de Apoio à Inclusão da pessoa com deficiência

O processo de exclusão, historicamente imposto às pessoas com deficiência, deve ser superado por intermédio da implementação de políticas afirmativas e pela conscientização da sociedade acerca das potencialidades desses indivíduos.

A Inclusão Produtiva da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho trata-se de um conjunto de ações que permitem atender a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma integrada, articulada e sustentável, tanto para a empresa quanto para o profissional.

Embora incentivada pela Lei de Cotas em vigor no país, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está longe de gozar de tais garantias, pois falta ampliar as responsabilidades desta garantia além da intervenção estatal, para passar a ser responsabilidade de todos.
  
Os dados do IBGE apontam para 24 milhões de pessoas com deficiência no país, porém essas pessoas não circulam nas ruas, escolas, locais públicos de lazer e cultura, não são vistas. Tal situação resulta em baixa escolaridade deste segmento, dificuldade de inserção social e comunitária e, principalmente, a não inserção no mercado de trabalho.

Autonomia de uma pessoa se avalia pela seus direitos de ir e vir, pela sua inserção na escola e mercado de trabalho. Mas para as pessoas com deficiência essa autonomia fica prejudicada em função da não combinação de todos os fatores elencados.

Objetivando então incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, faz-se necessário a adoção de ações afirmativas, através da aplicação da lei e seu monitoramento, mas principalmente tem que combinar esforços entre Poder Público e sociedade civil, através de sensibilização, pactuação e busca da efetividade dessas ações.

Parceiros

•    Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Londrina;
•    UEL- Departamento de Psicologia Organizacional;
•    Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Atividades

•    Cadastramento para vagas de trabalho da Pessoa com Deficiência;
•    Captação de vagas para PCD;
•    Atendimento psicológico às PCD para traçar perfil psico-profissional;
•    Mapear demanda inserida do Programa;
•    Identificação de empresas que precisam cumprir a lei de cotas;
•    Avaliação do fluxo de atendimento às PCD no Sine;
•    Realização de reuniões com PCD;
•    Realização de reuniões com Setor de RH das empresas;
•    Realização de reuniões com chefias de setores das empresas solicitantes de vagas;
•    Realização de encontros técnicos para discussão de propostas;



Para o cadastro no Programa  preencha o formulário abaixo:
 

 

NVDA

Software Livre - Leitor de Tela para Windows



NVDA é um software compatível com a plataforma Windows. Sua compatibilidade na versão 0.6p3.2 é garantida nos sistemas Windows 2000, Windows XP 32 bits e Windows Vista 32 bits. No Windows 7, o NVDA foi testado e funciona sem dificuldades, já que este último sistema operacional permite fazer a instalação com compatibilidade para versões anteriores do Windows.­


NVDA - v. 2012.3.1
Download do programa - 14 MB

Manual do Leitor de Tela NVDA
Download - formato pdf - 266 KB

Artigo sobre o software leitor de telas NVDA

Download - formato pdf - 3.81 MB

Leitores de Tela  - Orientações Básicas Jaws – NVDA – Virtual Vision - Orca
Download  - formato pdf  - 85.4 KB

Saiba mais sobre o NVDA

DosVox

O que é o Dosvox

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêem no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.

Em que consiste o DOSVOX

O programa é composto por:

Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
Sistema de síntese de fala;
Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
Impressor/formatador para braille;
Diversos programas de uso geral para o cego, como
Jogos de caráter didático e lúdico;
Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;
Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Acesso a Homepages, Telnet e FTP.
Leitor simplificado de telas para Windows


Plataforma mínima para execução

O sistema DOSVOX executa em microcomputadores que executam o Microsoft Windows 95 ou superior. A plataforma mínima para o DOSVOX é um Pentium 133 ou equivalente, sendo possível executá-lo com menor velocidade em máquinas a partir de 486. O computador usado é absolutamente comum, sendo apenas necessária uma placa de som ou a disponibilidade de som "on-board".

DOSVOX para Windows - programa básico

Download do programa no site do DosVox


altProjeto DOSVOX


Fontehttp://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/intro.htm