Deslizamento

O que é DESLIZAMENTO ?

     Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

     Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.

     Há que considerar três fatores de influência na ocorrência dos deslizamentos:

     Tipo de solo - sua constituição, granulometria e nível de coesão;DESLIAMENTO 01

     Declividade da encosta - cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;

     Água de embebição - que contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.

     A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas.

     Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão embaixo.

     Os escorregamentos em áreas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados pela ocupação e ação humana.

     A distribuição geográfica de escorregamentos no Brasil vem afetando mais os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

 

Alerta de DESLIZAMENTO? Saiba como agir!


     Se você mora ou estiver em uma área onde ocorra deslizamento, saiba como agir ao receber um alerta da Defesa Civil!

  • Monitore a área. Fique atento para boletins meteorológicos da Defesa Civil, através de rádio e outras mídias.
  • Fique atento para qualquer movimentação de terra próxima. Preste atenção em indícios como postes ou árvores inclinadas, e cicatrizes no terreno.DESLIZAMENTO 02
  • Saia de casa e vá para um lugar seguro se você perceber uma movimentação de terra por perto.  
  • Veja locais sem risco de deslizamento para onde você possa ir no caso de ser necessário o abandono do local.
  • Planeje a melhor rota de fuga, e defina um ponto de encontro.
  • Evite permanecer em cômodos da edificação próximos à encosta.
  • Vá para o abrigo mais próximo ou para o ponto de encontro definido, e verifique-se que nesse lugar não há risco de outros deslizamentos.
  • Leve consigo apenas o essencial.
  • Ligue para a Defesa Civil, no fone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no fone 193, e informe as autoridades sobre o que está acontecendo.
  • Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno.

FONTE: DEFESA CIVIL ESTADUAL - PR


Imprimir   Email