O processo de exclusão, historicamente imposto às pessoas com deficiência, deve ser superado por intermédio da implementação de políticas afirmativas e pela conscientização da sociedade acerca das potencialidades desses indivíduos.
A Inclusão Produtiva da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho trata-se de um conjunto de ações que permitem atender a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma integrada, articulada e sustentável, tanto para a empresa quanto para o profissional.
Embora incentivada pela legislação vigente em vigor no país, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está longe de gozar de tais garantias, pois falta ampliar as responsabilidades desta garantia além da intervenção estatal, para passar a ser responsabilidade de todos.
Autonomia de uma pessoa se avalia pela seus direitos de ir e vir, pela sua inserção na escola e mercado de trabalho. Mas para as pessoas com deficiência essa autonomia fica prejudicada em função da não combinação de todos os fatores elencados.
Objetivando então incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, faz-se necessário a adoção de ações afirmativas, através da aplicação da lei e seu monitoramento, mas principalmente tem que combinar esforços entre Poder Público e sociedade civil, através de sensibilização, pactuação e busca da efetividade dessas ações.
UMA INICIATIVA DA SECRETARIA PARA APROXIMAR O PROFISSIONAL COM DEFICIÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO
Se você é trabalhador PCD e está em busca de um vaga de emprego, preencha esse cadastro que assim que a empresa procurar um perfil como o seu a Secretaria nós colocaremos vocês em contato!
Atividades
• Cadastramento para vagas de trabalho da Pessoa com Deficiência;
• Captação de vagas para PCD;
• Avaliação do fluxo de atendimento às PCD no Sine;
• Realização anual do "Dia D" para o trabalhador com deficiência;
• Realização de encontros técnicos para discussão de propostas;
• Guichê e mural de vagas exclusivo para o trabalhador PCD no Sine