Governança na CGM

Histórico

Em setembro de 2020, o Controlador-Geral do Município, através da Portaria CGM-GAB nº 20/2020, instituiu Grupo de Trabalho com o objetivo de aprimoramento da gestão da Controladoria-Geral do Município (CGM), com base em:

  • Boas práticas de Governança;
  • Gestão de Riscos;
  • Controles Internos;
  • Transparência;
  • Integridade;
  • Auditoria Interna Governamental; e
  • Accountability.

A primeira entrega do Grupo de Trabalho, apresentada ao Controlador-Geral do Município, foi uma minuta de portaria, que instituía a Política de Governança no âmbito da CGM. Na sequência foi publicada no Jornal Oficial do Município a PORTARIA CGM-GAB Nº 22 , de 15 de dezembro de 2020.

A referida portaria dispõe sobre a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Controladoria-Geral do Município de Londrina.

A partir daí, foi decidido que cada uma das 05 (cindo) diretorias da CGM indicaria um servidor para fazer parte do Comitê Interno de Governança.

 

Integrantes do Comitê Interno de Governança na CGM

O Comitê Interno de Governança da CGM é integrado por profissionais de diversas carreiras dentro da CGM (Auditores Internos, Contadores e Técnicos de Gestão Pública), todos com formação das mais variadas (Administração de empresas, Contabilidade e Direito).

  • Angela Biazon Moraes Massoni

          Graduação: Ciências Contábeis (UEL), Tecnólogo em Gestão Pública (IFPR), especialização em Contabilidade e Controladoria  Empresarial (UEL).

  • Fabio Rodrigo Cordeiro

         Graduação: Administração de Empresas (UFPR), graduando em Ciências Contábeis (UNIFIL), MBA em Auditoria Integral (UFPR), especialização em Controladoria (UFPR).

  • Gleyson Arlei de Oliveira

 

  • Jaqueline Claudino da Silva

           Graduação: Administração (UEL), mestrado em Administração - Gestão e Sustentabilidade (UEL)

 

  • Rodolfo Lansoni

          Graduação: Bacharel em Direito (PUC-PR), especialização em Gestão Pública (UEL), especializando em Direito Administrativo (FCE) e especializando em Políticas Públicas (FCE).

 

O que é Governança no Setor Público?

De acordo com o Referencial Básico de Governança do TCU, a Governança no Setor Público é a aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle, que permitem aos mandatários de uma organização pública e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar a sua atuação e monitorar o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e de políticas públicas. Este conceito, derivado principalmente da governança corporativa, foi delineado e adotado pelo TCU em virtude do propósito de apoiar a melhoria do desempenho das organizações públicas jurisdicionadas.

Material Complementar

O Tribunal de Contas da União em seu sítio eletrônico apresenta alguns materiais, dos quais, o CIG-CGM destaca os seguintes:


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