Educação Ambiental

Acessos: 6021


 

Conheça os serviços oferecidos pela Gerência de Educação Ambiental e solicite por meio do link


PERGUNTAS FREQUENTES

 

Quais projetos são ofertados pela Gerência de Educação Ambiental?

Os projetos ofertados pela GEA são:
- Biblioteca Móvel Ambiental;
- Descobrindo o Parque;

Além desses, a equipe realiza Palestras em instituições diversas e eventos para toda a comunidade, de acordo com solicitações.

 

Com quanto tempo de antecedência preciso entrar em contato com a GEA para conseguir o agendamento no período que desejo?

A orientação é para que o agendamento seja realizado com, pelo menos, um mês de antecedência, para encontrar dias livres na agenda e para melhor preparação da Equipe.

 

Como posso realizar o agendamento desses projetos?

Solicite por meio do formulário e a GEA entrará em contato com o interessado para o agendamento.

 

Quais são os temas abordados nas palestras?

Os temas principais são:
- arborização urbana;
- compostagem e criação de hortas;
- mata ciliar;
- água e uso consciente;
- consumo consciente;
- resíduos sólidos.

 

Quais assuntos são trabalhados na Biblioteca Móvel Ambiental e qual é a faixa etária predominante dos alunos atendidos?

Na Biblioteca Móvel Ambiental são trabalhados assuntos como:
- História de Londrina e alterações que ocorreram devido à urbanização;
- economia de água e energia;
- consumo consciente e reciclagem de resíduos;
- recursos naturais e a origem dos produtos;
- arborização urbana;
- degradação ambiental;
- guarda responsável de animais domésticos;
- espécies de animais silvestres e de plantas nativas presentes no Município de Londrina.

A Biblioteca Móvel Ambiental é equipada predominantemente com livros e vídeos educativos infantis, portanto a faixa etária indicada para participar é de 6 a 11 anos (primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental I).

 

Os Projetos ofertados pela Gerência de Educação Ambiental são somente para escolas públicas?

Não. As escolas públicas municipais e estaduais são prioridade, mas os projetos atendem também escolas particulares, projetos sociais, empresas e demais instituições que realizarem o agendamento prévio.

 

Os projetos demandam algum custo para a instituição interessada?

Não.

Se houver deslocamento do público-alvo, ficando o custo de locomoção e de lanches a cargo da própria instituição atendida.

 

Os projetos são realizados em dias de chuva?

As palestras sim, pois não necessitam de instalações elétricas e podem ser realizadas em ambientes fechados.

A Biblioteca Móvel Ambiental não, pois é necessário a ligação de um cabo do ônibus à rede elétrica da instituição atendida. Portanto, há risco de choque elétrico e de curto circuito. Além disso, o trajeto de deslocamento dos participantes até o ônibus pode ser longo, sob a chuva. 

O Projeto Descobrindo o Parque também não, pois é realizado em área aberta – Parque Municipal Arthur Thomas. A locomoção dos participantes nas trilhas e a comunicação entre eles e o instrutor ficam inviabilizadas.

Se chover no dia agendado, a equipe da GEA entrará em contato com a instituição para reagendamento.

 

Os Projetos atendem outros municípios, além de Londrina?

A Biblioteca Móvel Ambiental é exclusiva para o Município de Londrina e seus Distritos.

O Projeto Descobrindo o Parque é ofertado para instituições de outros municípios, ficando a cargo destes os custos de deslocamento e de lanches, bem como o contato com a equipe da GEA para agendamento prévio.

 

Quais locais são indicados para descartar resíduos em Londrina?

Cada tipo de resíduo deve ter sua destinação adequada.

Os serviços de coleta pública (orgânicos e rejeitos) e de coleta seletiva (recicláveis) recolhe resíduos de domicílios e de empresas e instituições enquadradas no Decreto Municipal nº 1001/2019 como pequenas geradoras.

Resíduos especiais possuem destinações diferentes, que podem ser consultadas na página Destinação de Resíduos, da SEMA.

Caso o material não se enquadre em nenhum dos tipos apresentados na página ou ainda haja dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental pelos telefones (43)3372-4768 e 4769 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Qual é o horário de funcionamento do Parque Arthur Thomas?

O Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na Rua da Natureza nº 155 – Jardim Piza, funciona das 9h00 às 17h00, todos os dias da semana.

 

Como é realizado o controle de visitantes no Parque Arthur Thomas e como posso me informar a respeito?

O controle de visitantes é realizado por meio de uma catraca instalada no portão de acesso ao Parque e anotado diariamente em um livro de registro, pela equipe da Guarda Municipal que encontra-se de plantão no dia.

Para se informar a respeito das frequências é necessário entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental pelos telefones (43)3372-4768 e 4769 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

É necessário agendamento para visitação ao Parque?

Não. Seja individualmente ou em grupo, caso não precise de nenhum tipo de orientação durante a visita, não é necessário agendamento. O agendamento é necessário apenas para atendimentos referentes ao Projeto Descobrindo o Parque. 

 

A Gerência de Educação Ambiental oferece vagas para estágio? Qual é o procedimento para preencher uma vaga?

Sim. De acordo com procedimento da Prefeitura de Londrina, a GEA oferece vagas para estágios curriculares obrigatórios (não remunerados) e para estágios não obrigatórios (remunerados) para diversos cursos da área ambiental (Geografia, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Técnico em Meio Ambiente, dentre outros) e de Pedagogia.

A seleção para o estágio não obrigatório remunerado é feita por meio de Processo Seletivo.
A Prefeitura divulga a abertura do Processo por meio de Edital, que estabelece os critérios e os prazos para seleção.
Os candidatos aprovados são convocados por ordem de classificação final durante a vigência do Processo, de acordo com as vagas disponibilizadas pelos locais de estágio.
A aprovação no Processo Seletivo não gera direito à convocação do candidato, sendo que as vagas de estágio são abertas de acordo com o interesse e conveniência da Administração Municipal. 

Para a realização de estágio curricular obrigatório não remunerado não é necessária a participação em processos de seleção.
O estudante interessado poderá comparecer diretamente na Secretaria Municipal do Ambiente ou entrar em contato com o setor de interesse a fim de esclarecer dúvidas e verificar a disponibilidade de vagas.
Caso a SEMA tenha interesse na realização do estágio, o próprio setor administrativo interno firmará o termo de compromisso de estágio com o estudante, não sendo necessário passar pela Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura. 

Imprimir