Biblioteca Especializada Infantil

Acessos: 6091

bib infantil

Localização: Praça 1º de Maio, 110 , Centro
CEP: 86010-100 - Londrina - Paraná
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 07h30m às 13h00m
Telefone: (43) 3371-6603

Gestor Cultural/Bibliotecário responsável pela unidade: Marcos Antonio de Moraes


Histórico


A Biblioteca Infantil de Londrina, inaugurada em 10 de dezembro de 1984, foi criada pela Lei n.º 3.757 de 14 de dezembro de 1984, na gestão do governador José Richa e do prefeito Wilson Moreira. Sua sede era localizada no prédio anexo ao da Biblioteca Pública Municipal.

historico 1

    historico 2

 

 

 

 

 

 

Foto: Secretaria Municipal de Cultura*                                                                                                                                                        Foto: Celso Pacheco*

Em 2016, após a entrega do restauro da antiga Casa da Criança, atual Secretaria da Cultura, a Biblioteca Infantil adquiriu um novo e amplo espaço para as suas instalações, onde se encontra até os dias atuais.

historico 3

      historico 4

 

 

 

 

 

 Fachada da Biblioteca Infantil - Antiga Casa da Criança                                                                                                     Entrada da Biblioteca Infantil

A Biblioteca Infantil integra o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, atuando na formação de leitores e na mediação da leitura, do livro e da literatura, por meio de ações culturais para o público infantojuvenil em um espaço de fruição cultural, de lazer e entretenimento e de acesso à informação.
Conta com um calendário de atividades o ano todo, especialmente em datas comemorativas e no período das férias escolares.


*Fotos extraídas do livro: ABRAMO, Maria Angélica. Biblioteca Pública de Londrina: 50 anos no coração da cidade. Londrina: Midiograf, 2001.


Acervo

A Biblioteca Infantil conta com um acervo de mais de 11 mil itens, entre livros de literatura infantil e infantojuvenil, livros didáticos, gibis, dicionários, atlas, enciclopédias, entre outros.
Além do acervo bibliográfico, a biblioteca também disponibiliza jogos como: quebra-cabeça, dominó, de tabuleiro; além de brinquedos e materiais para colorir.

acervo 1

      acervo 2

 

 

 

 

 

 

 

 

acervo 3


Cadastro e empréstimo de livros


O cadastro de usuários é gratuito e é feito diretamente na Biblioteca Infantil, mediante apresentação de documentos pessoais (RG, CPF ou Certidão de Nascimento) e comprovante de residência. O cadastro tem validade de 1 (um) ano e sua renovação ocorre mediante a apresentação de comprovante de endereço atualizado.
Os usuários poderão realizar o empréstimo de até 3 (três) itens por vez, por um prazo de 10 (dez) dias.
A renovação do empréstimo de livros pode ser feita por telefone, desde que os livros não estejam em atraso ou constarem em listas de indicação de leitura escolar/vestibular. São permitidas até 2 (duas) renovações.
A não devolução do material emprestado no prazo implica na suspensão de futuros empréstimos. Cada dia de atraso corresponde a 1 (um) dia de suspensão.

cadastro 1


Atividades


A Biblioteca Especializada Infantil desenvolve atividades culturais gratuitas para o público infantil, geralmente abertas a toda comunidade. Entre as atividades desenvolvidas, estão:


- Oficinas: os leitores têm a oportunidade de participar ativamente do processo de mediação cultural, na qual podem elaborar objetos como dobraduras, realizar atividades artísticas como pintura, desenho, découpage, papel machê, artesanato, etc.

atividades 1

- Contação de histórias: o público tem a oportunidade de conhecer histórias da literatura infantil e infantojuvenil de forma dinâmica, na qual o mediador pode utilizar recursos como a voz, objetos artísticos, instrumentos, figurinos, música, etc., com o objetivo de incentivar a leitura e a imaginação dos participantes.

atividades 2

- Lançamento de livros: o público tem a oportunidade de conhecer, não apenas a história de um determinado livro, mas também os novos escritores e se aproximar do processo de criação de uma obra literária. É uma atividade que possibilita incentivar a interação e a construção conjunta do conhecimento.

atividades 3

- Visitas mediadas: os visitantes têm a oportunidade de realizar a visita guiada no espaço onde a biblioteca está inserida, conhecer o histórico do prédio da antiga Casa da Criança, atual Secretaria da Cultura, além de conhecer o acervo, as atividades culturais e os serviços realizados.

atividades 4


Em breve disponibilizaremos este conteúdo.

Imprimir