Atribuições das Diretorias

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Atribuições das Diretorias

DIRETORIAS E RESPECTIVAS RESPONSABILIDADES

 

A Secretaria de Planejamento de Londrina é composta de três diretorias:

Abaixo encontram-se as atribuições de cada uma delas:

 

 DIRETORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI

 

O acesso às novas tecnologias da informação tem importância decisiva para a realização das funções do poder público. Os modernos recursos da informática precisam, cada vez mais, ser colocados à disposição de todos os setores do serviço público.

 

 

DIRETORIA DE ORÇAMENTO

 

 

O Orçamento do Município é um extenso conjunto de valores, agrupados por unidades orçamentárias, funções e subfunções, programas, atividades, projetos e operações especiais. Sua função é permitir que a sociedade acompanhe o fluxo de recursos (receitas e despesas). Para tanto, o governo traduz o seu plano de ação em lei orçamentária. Esta lei passa a representar seu compromisso executivo com a sociedade que lhe delegou poder. Nesse sentido, é um importante instrumento de democratização.

O Orçamento costuma ser, contudo, um verdadeiro enigma para os cidadãos, e até mesmo para setores da administração municipal, pois poucos conhecem e compreendem seu processo de elaboração e as minúcias legais que o envolvem. A sociedade vê debilitada sua possibilidade de participar da elaboração, da aprovação, e, posteriormente, acompanhar a sua execução.

Para evidenciar a transparência e o avanço da cidadania, é preciso simplificar a apresentação do orçamento, tornando-o compreensível para a sociedade. Este é um requisito para garantir que a vontade popular esteja presente nas ações governamentais, ou seja, um instrumento para democratizar o processo orçamentário, que deve estar associado à criação permanente de canais de participação.

 

O Plano Plurianual - PPA

O PPA define as prioridades do governo por um período de quatro anos, e deve conter os programas, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. O PPA estabelece a ligação entre as prioridades de médio prazo e a Lei Orçamentária Anual.

 

A Lei De Diretrizes Orçamentárias - LDO

A LDO estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, bem como sua execução, dispõe sobre alteração na legislação tributária, entre outras. Com base na LDO é elaborada a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com os demais órgãos da Administração Direta e Indireta e o Poder Legislativo.

 

A Lei De Responsabilidade Fiscal (LRF) e o Orçamento

A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101/2000), aprovada em 04 de maio de 2000, introduziu novas responsabilidades para o administrador público com relação aos orçamentos da União, dos Estados e Municípios, como limite de gastos com pessoal, proibição de criar despesas de duração continuada sem uma fonte segura de receitas, entre outros. A Lei introduziu a restrição orçamentária na legislação brasileira e criou a disciplina fiscal para os três Poderes.

 

 

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO

 

O conhecimento, dizem os especialistas do mundo moderno, é o bem mais valioso de qualquer organização, uma espécie de “ouro moderno”. E a sua produção tem que ser cada vez mais rápida, para acompanhar a rapidez das mudanças e as novas necessidades delas decorrentes. Oferecer informações que subsidiem o planejamento e as decisões de caráter público é uma das nossas principais missões.

Por ter sido tão rápido e intenso o crescimento de Londrina, também o acompanharam os problemas típicos dos grandes centros urbanos. À tarefa do poder público de providenciar a infra-estrutura material necessária ao bem-estar social e ao desenvolvimento, somou-se, nas últimas décadas, a necessidade de compreender a complexidade do emaranhado urbano, e de entender os problemas e demandas sócioeconômicas do município na sua totalidade.

Tem sido grande a procura por dados, e sobretudo por análises sobre a realidade atual do município. Parte dela vem sendo satisfeita através da divulgação anual do PERFIL de Londrina, que já está na sua 43ª edição, e que temos procurado melhorar a cada ano, objetivando atender às necessidades do município.

 
 
 
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